Buscar

Avaliação discursiva - Curriculo e Didatica na Educação do Surdo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O currículo consiste numa palavra que provem do latim currere e indica caminho, trajetória ou um percurso em meio a relações que se estabelecem entre a sociedade e a escola. Na escola, as questões de currículo inferem em várias dinâmicas no movimento do ensino e da aprendizagem, envolvendo o planejamento, as discussões, os processos de avaliações, entre outros que influenciam na concepção de educação. São direcionamentos, caminhos, principalmente se tratando da vida educacional de professores e alunos, que irão se organizando e se realizando durante todo o processo de formação do sujeito. Com base no exposto, descreva o que é currículo.
	Resposta Esperada:
O conceito de currículo, bem como a sua construção, são fatores que influenciam na qualidade educacional e na formação de alunos e professores, porque o currículo permeia aspectos importantes, como "o que ensinar", "como ensinar", "por que ensinar" e "quando avaliar" os seus resultados nos processos de ensino-aprendizagem. Por se tratar de caminhos educacionais, o currículo não é apenas um campo meramente técnico ou sistemático, mas um instrumento flexível e crítico, que é permeado por questões sociopolítico-econômicas.
	2.
	A cultura surda consiste no jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável ajustando-o com as suas percepções visuais. Isso significa que essa cultura abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo, considerando sua realidade social. Disserte sobre a singularidade da cultura surda.
	Resposta Esperada:
É urgente repensar os métodos e as práticas atuais na educação de surdos. Os alunos surdos em sala de aula estão de diversas formas excluídos de forma significativa. É interessante perceber a reação das pessoas quando ouvem falar em cultura surda. Muitas pessoas pensam que os surdos vivem isolados e, para sua integração à sociedade, é preciso acompanhar o universalismo vigente, ou seja, que eles sigam o padrão normalizador da sociedade e que eles sejam modelados a partir da representação hegemônica que é a cultura ouvintista. O conceito de cultura é transmitido e sentido de várias formas, como teatro, poesia, literatura em língua de sinais e tecnologia

Outros materiais