Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Formação e Desenvolvimento de Coleções

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Formação e Desenvolvimento de Coleções (BIB101)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) Formação e Desenvolvimento de Coleções
	Prova:
	23111672
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A comissão de apoio é liderada por um bibliotecário, tem objetivo de apoiar o planejamento das atividades que envolvem a formação e desenvolvimento da coleção e do acervo. Além do referido profissional, recomenda-se que participem diversos representantes das principais áreas de atuação da organização a qual a unidade de informação está subordinada, bem como representantes do setor administrativo e financeiro. Disserte sobre as principais atribuições da comissão de apoio (ROMANI; BORSZCZ, 2006). 
FONTE: ROMANI, C.; BORSZCZ, I. (Org.). Unidades de informação: conceitos e competências: UFSC, 2006.
	Resposta Esperada:
Dentre as principais atribuições desta comissão, encontra-se: a) analisar e avaliar a política de seleção e seus princípios e normas; b) ajudar na realização de uma reavaliação periódica do processo; c) coordenar programas de desenvolvimento de acervo; d) procurar conhecer as características de seus usuários, seus interesses culturais e suas principais atividades profissionais.
	2.
	O movimento do acesso aberto (open access) surge com a iniciativa da comunidade científica para defender o livre acesso às informações científicas por meio da produção, publicação, divulgação e preservação através dos meios eletrônicos. Nesse sentido, disserte sobre o objetivo do movimento do acesso aberto.
	Resposta Esperada:
O movimento do acesso aberto tem como objetivo principal o favorecimento do leitor ao acesso dos conteúdos científicos sem custo e sem restrições de uso, além de proporcionar maior visibilidade à pesquisa científica. Podemos compreender que o acesso aberto dos periódicos é importante para a democratização do conhecimento e do acesso à informação científica.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais