Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	Maria Nilma dos Santos Oliveira (2530366)
	
	Disciplina:
	Políticas de Informação (BIB100)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:650537) ( peso.:4,00)
	Prova:
	22733655
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A Sociedade da Informação surge a partir dos avanços tecnológicos em rede e as novas exigências do mercado, que possui a informação como um bem social e elemento crucial para emancipação cidadã e da ação governamental. Dentro das políticas de governo desenvolvidas para o acesso à informação no Brasil, encontra-se o e-GOV. Diante disso, disserte sobre o e-Gov no Brasil.
	Resposta Esperada:
O conceito de Governo Eletrônico surgiu a partir do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, em especial, da internet, que propiciou à Administração Pública novas formas de se relacionar com a sociedade e vice-versa. Assim, promoveu a prestação de serviços governamentais sem a necessidade da presença física. O programa de Governo Eletrônico do Brasil surgiu a partir dos anos 2000, a partir da criação de um Grupo de Trabalho Interministerial, via Decreto de 3 de abril de 2000, para examinar e propor políticas, normas e diretrizes vinculadas às novas formas de interação eletrônica
	2.
	O estado informacional se refere a uma fase da evolução humana em que o poder informacional é fator decisivo para os Estados, em seus processos de disputa e controle (PINHEIRO, 2011, p. 1487). De forma emergente, o poder informacional permeia os meios clássicos de poder estatal: instrumental, estrutural e simbólico, constituindo-se como um quarto instrumento. Disserte sobre o estado informacional. 
FONTE: SILVA, Terezinha Elisabeth da; PINHEIRO, Marta Macedo Kerr. Políticas de informação no âmbito do ENANCIB. 2011. Disponível em: http://repositorios.questoesemrede.uff.br/repositorios/bitstream/handle/123456789/1703/Pol%C3%ADticas%20-%20Silva.pdf?sequence=1. Acesso em: 10 mar. 2020.
	Resposta Esperada:
O estado informacional aumenta a capacidade estatal de reunir e processar informações sobre seus cidadãos. Em contrapartida, a capacidade de o cidadão aprender o que o governo tem realizado, investido, decidido ou exterminado tem diminuído. Isso tem acontecido, pois o uso das técnicas de vigilância sobre o indivíduo tem aumentado.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais