Buscar

ATIVIDADE 01

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Os executivos são acometidos por três conflitos intrapessoais distintos, segundo a autora Fela Moscovici, são eles: a dupla atração, a dupla aversão e a atração e aversão simultâneas.
Agora, analise a seguinte situação: 
Luiz Honório é um executivo que atua como Gerente Administrativo-financeiro, destacado por sua competência na coordenação de uma equipe de 35 pessoas divididas entre o setor administrativo e financeiro de uma empresa nacional de grande porte há 7 anos. Recentemente, recebeu um convite para participar de um processo seletivo no qual irá ocupar a mesma posição, tendo sob sua coordenação de uma equipe de 12 pessoas, sendo que deverá se deslocar uma vez ao mês para o Rio de Janeiro, sede das operações. O salário proposto representa o triplo do que recebe atualmente, ou seja, R$ 24.000,00 mais benefícios (assistência médica e odontológica familiar, Iphone, notebook e veículo fornecidos pela organização, todas as despesas com viagem cobertas, seguro de vida em grupo, vale alimentação no valor de R$ 1.500,00, auxílio educação com cobertura de 80% do valor, incentivo para capacitação profissional (cursos de extensão e pós-graduação), cobertos em 80% do valor). O profissional que coordena o processo seletivo informa que tal Gerente irá assessorar diretamente o Diretor da organização Sr. José Silva. Frente a essas informações, o profissional deverá confirmar sua participação imediata junto à seleção. A partir desse momento, Luiz Honório realiza uma pesquisa na internet na busca de informações sobre a empresa que está interessada em sua participação no processo seletivo para a vaga de Gerente Administrativo-Financeiro. Para sua surpresa, acaba descobrindo que a empresa em questão, está envolvida em sérios escândalos de corrupção, sonegação de impostos e uso indevido do dinheiro público. Luiz Honório passa a viver um intenso conflito, o qual possui uma situação altamente atraente, mas que contém um elemento bloqueador de ordem ética. 
Diante do exposto, analise as alternativas e escolha àquela que representa o conflito vivido pelo executivo na situação acima exposta: 
I – Dupla satisfação e dupla aversão.
II – Atração repulsiva e dupla aversão. 
III – Atração e aversão simultâneas. 
IV – Atração e insatisfação simultâneas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	B
	Apenas a afirmativa III está correta.
Você acertou!
· Apenas a afirmativa III está correta, correspondendo à alternativa “B”.
· O conflito vivido pelo executivo trata-se da Atração e Aversão simultânea, o qual se caracteriza por uma situação altamente atraente (satisfatória), mas que contém um elemento bloqueador e uma ordem valorativa (ética), o que a torna repulsiva. O conflito é mais intenso quanto mais atraente for à situação.
 
Fonte: Aula 2 da rota impressa, tema 3: “Conflitos Intrapessoais”.
	
	C
	Apenas a afirmativas I está correta.
	
	D
	Apenas a afirmativa IV está correta.
	
	E
	Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 2/10 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
O conflito interpessoal é caracterizado pela tentativa de uma pessoa manter a sua opinião e interesse e mostrar que a outra pessoa envolvida está errada. Muitas vezes essa tentativa acaba desencadeando emoções negativas, ou seja, podem chegar a trocar insultos e/ou palavras ásperas, humilhações e responsabilizações com o objetivo de mostrar os erros do outro e não a solução para os problemas. 
O autor Stephen Robbins em seu livro de “Comportamento Organizacional” propõe Técnicas de resolução de Conflitos. Na tabela abaixo, encontram-se técnicas de resolução e estimulação de conflitos, identifique as técnicas de resolução de conflitos e suas respectivas definições. Depois assinale a alternativa que contém a resposta CORRETA.
	1.Designação de um advogado do diabo
	Designação de um crítico para argumentar propositalmente contra as posições majoritárias defendidas pelo grupo.
	2.Solução de Problema
 
	Reunião cara a cara das partes conflitantes com o propósito de identificar o problema e resolvê-lo através de discussão aberta.
	3.Comunicação
	Uso de mensagens ambíguas ou ameaçadoras para aumentar os níveis de conflito.
	4.Evitação
	Retirada ou supressão do conflito.
	5.Trazer pessoas externas
	Adição de empregados a um grupo cujas formações, valores, atitudes ou estilos administrativos sejam diferentes daqueles dos membros presentes.
	6.Suavização
	Amenizar diferenças enquanto dá ênfase a interesses comuns entre as partes conflitantes.
 
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as técnicas 1 e 5 estão corretas.
	
	B
	As técnicas 1,3 e 5 estão corretas.
	
	C
	Apenas as técnicas 2 e 6 estão corretas.
	
	D
	Apenas as técnicas 1 e 2 estão corretas.
	
	E
	As técnicas 2,4 e 6 estão corretas.
Você acertou!
A resposta correta é a alternativa E. As técnicas que dizem respeito à Resolução de Conflitos são as seguintes:
	2.Solução de Problema
 
	Reunião cara a cara das partes conflitantes com o propósito de identificar o problema e resolvê-lo através de discussão aberta.
	4.Evitação
	Retirada ou supressão do conflito.
	6.Suavização
	Amenizar diferenças enquanto dá ênfase a interesses comuns entre as partes conflitantes.
 
Já as técnicas que dizem respeito à Estimulação de Conflitos são as seguintes:
 
	1.Designação de um advogado do diabo
	Designação de um crítico para argumentar propositalmente contra as posições majoritárias defendidas pelo grupo.
	3.Comunicação
	Uso de mensagens ambíguas ou ameaçadoras para aumentar os níveis de conflito.
	5.Trazer pessoas externas
	Adição de empregados a um grupo cujas formações, valores, atitudes ou estilos administrativos sejam diferentes daqueles dos membros presentes.
 
Fonte: Aula 2 da rota impressa, tema 4: “Conflitos Interpessoais”.
Questão 3/10 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Os  cinco (05) tipos de ambientes Organizacionais trabalhados por Charles Perrow, tratam o conflito de forma diferenciada. Assim, abaixo você encontrará duas colunas, uma com a denominação do ambiente, com relação a sua tipologia, a outra com a descrição da tratativa do Conflito em cada um desses ambientes.  Solicitamos assim, a você, que correlacione essas colunas e depois assinale a alternativa Correta.
Nota: 10.0
	
	A
	e d, b, c, a
	
	B
	e, b, d, a, c
	
	C
	d, e, b, c, a
	
	D
	c, e, a, b , d
Você acertou!
A resposta correta é a alternativa “D”, ROTA DA AULA 03: pois os ambientes tratam os conflitos da seguinte forma:
	Tipo de Ambiente
	Tratativa dos Conflitos
	Ambiente Diretivo
	Usam-se frequentemente a autoridade e a hierarquia como meio de solucionar conflitos entre pessoas ou departamentos. Geralmente os desacordos não são inteiramente resolvidos e refluem mais tarde.
	Ambiente Espírito de Equipe
	Os conflitos são enfrentados aberta e sinceramente, examinando-se suas causas e tratando de solucioná-los razoavelmente, de maneira que não voltem a aparecer.
	Ambiente Protetor
	As pessoas tomam cuidado em não deixar aflorar seus conflitos e irritações pessoais, procurando sempre conservar a amizade e a harmonia, mesmo que isso exija ceder nos seus pontos de vista.
	Ambiente Neutro
	Quase não existem desacordos entre as pessoas, porque estas evitam entrar em polêmica ou tratar de assuntos que poderiam gerar controvérsias e dificuldades pessoais.
	Ambiente Político
	Discutem-se os problemas de tal maneira que a maior parte das pessoas acabe aceitando as soluções, da maneira como foram apresentados. Quando as pessoas envolvidas se mantém firmes em seus pontos de vista, o tratamento do problema sofre um esfriamento, adiando-se sua solução para voltar mais tarde ao problema.
	
	E
	a, d, e, c,  b
Questão 4/10 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
A definição de Mudança  é a seguinte:
“Mudança é a transição de uma situação para outra diferente ou a passagem de um estado para outro diferente”.
Estudamos que a mudança é composta de três fases.
Abaixo, uma das alternativas contém corretamente
essas fases, encontre-a e a assinale.
Nota: 10.0
	
	A
	Descongelamento do padrão atual de comportamento, Adoção de novos comportamentos, Recongelamento.
Você acertou!
A resposta correta é a “A “,pois as  etapas estudadas em nossas aulas são:
 
	ETAPAS
	MOVIMENTO
	Descongelamento do padrão atual de comportamento
	Velhas ideias e práticas são derretidas e desaprendidas
	Adoção de novos comportamentos
	Adoção de novas atitudes, valores e comportamentos
	Recongelamento
	Existirá a incorporação de um novo padrão, a internalização e a identificação
Rota da aula 03.
	
	B
	Diagnóstico, Análise, Planejamento.
	
	C
	Análise, Planejamento, Incorporação
	
	D
	Aceitação, Análise, Plano de ação
	
	E
	Diagnóstico da situação, Análise, Adoção de novos padrões
Questão 5/10 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
“Desde a concepção no útero materno até ao momento em que morre, o ser humano vive num processo caracterizado por constantes mudanças. Este processo de mudança, que resulta da interação entre as características biológicas de cada indivíduo e os fatores contextuais onde o indivíduo se encontra inserido (sociedade e cultura), é denominado por desenvolvimento humano (MATTA, 2001; NÚÑEZ, 2005; PAPALIA et al., 2001; PORTUGAL, 2009; TAVARES et al., 2007).”Fonte: Revista Eletrônica de Educação, v. 7, n. 3, p.9-24- ISSN 1982-7199. 
Mediante a exposição dos especialistas, acima mencionada, é possível entender que as mudanças caracterizam o desenvolvimento humano e as mudanças tanto sociais quanto culturais, são fontes geradoras de conflitos. A cada etapa cronológica de desenvolvimento um tipo de conflito é caracterizado. Analise as fases de desenvolvimento abaixo apresentadas com os conflitos correspondentes, verificando se estão corretos. 
I – Terceira Infância (dos 6 anos aos 12 anos) - o primeiro trauma do ser humano, formando a base de nossas angústias.
II – Adolescência (dos 12 anos aos 18/21 anos) - desejo de crescer rápido versus crescimento normal em relação ao físico e social.
III - Segunda Infância (dos 3 anos aos 6 anos) – conflito estabelecido entre aceitar os limites impostos e/ou a liberdade de agir conforme seus desejos.
IV – Jovem Adulto (dos 21 anos aos 40 anos) - conflitos sobre a escolha profissional, a carreira e a família.
V - Meia Idade (dos 40 anos aos 65 anos) - conflito entre as reais conquistas e os sonhos e ideias anteriormente alimentadas. 
Agora assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
Você acertou!
A resposta correta é a alternativa C, pois na Adolescência (dos 12 anos aos 18/21 anos), o conflito que se apresenta é o desejo de crescer rápido versus crescimento normal em relação ao físico e social. O Jovem Adulto (dos 21 anos aos 40 anos) se defronta com conflitos sobre a escolha profissional, a carreira e a família. E na Meia Idade (dos 40 anos aos 65 anos), conflito se estabelece entre as reais conquistas e os sonhos e ideias anteriormente alimentadas. As alternativas I e III estão incorretas. A alternativa I está incorreta, porque na Terceira Infância (dos 6 anos aos 12 anos), os conflitos se encontram na aceitação dos limites ou a liberdade de agir conforme seus desejos e deixar os seus interesses em prol do reconhecimento dos sentimentos dos outros. O primeiro trauma do ser humano, formando a base de nossas angústias, é o conflito que se encontra na fase de Pré-Natal (da concepção ao nascimento). A alternativa III também está incorreta, porque na Segunda Infância (dos 3 anos aos 6 anos), o conflito surge quando a criança tem que deixar o individualismo para tornar-se mais social, deixar a dependência para assumir uma maior independência e iniciativa. Bem como, um autocontrole e um maior cuidado consigo e não o conflito que se estabelece entre aceitar os limites impostos e/ou a liberdade de agir conforme seus desejos, o qual diz respeito a Terceira Infância (dos 6 anos aos 12 anos).
Fonte: Aula 2 da rota impressa, tema 1: “Origens dos conflitos nos sujeitos”.
	
	D
	Apenas as afirmativas III e IV estão incorretas.
	
	E
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
Questão 6/10 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Estudamos em nossas aulas de Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação que os conflitos podem ter a sua origem desde a tenra idade.
 “Portugal (2009, p. 11, da Revista Eletrônica de Educação, v. 7, n. 3, p.9-24) defende que o período da infância e as primeiras experiências de vida do ser humano enquanto criança determina aquilo que o ser humano será enquanto adulto, pois é nesse período que o sujeito aprende sobre si, sobre os outros e sobre o mundo. ”
Frente a essa afirmação de Portugal, é possível dizer que:
I - Para entendermos a origem dos conflitos nos sujeitos, basta apenas vermos o que o indivíduo viveu na sua infância.
II - Compreenderemos que na infância os sujeitos também vivem conflitos e que as suas experiências vividas nestas ocasiões serão um determinante de como lidarão com os demais conflitos no futuro.
III - Verificamos que desde a concepção no útero materno, até o momento em que morre, o ser humano vive um processo caracterizado por constantes mudanças.
 
Após analisar as assertivas acima, assinale a alternativa CORRETA.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
Você acertou!
Pois, para entendermos as origens do conflito deveremos entender o que o indivíduo faz em cada idade e o que ele deixa para trás para iniciar uma nova fase de sua vida. Quando compreendermos este processo e seu funcionamento entenderemos que os conflitos fazem parte da vida das pessoas e que ela chegará a maturidade quando der conta das mudanças e dos conflitos que essas mudanças geram. Portanto a assertiva I está incorreta, por que não basta entendermos apenas o que ele viveu na infância.
Rota da aula 02.
	
	B
	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	
	C
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	
	D
	Nenhuma das assertivas está correta.
	
	E
	Todas as assertivas estão corretas.
Questão 7/10 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
É sabido que a função principal da família é preparar o indivíduo para viver em sociedade, isso quando se trata de uma família funcional, aquela que provê a educação moral, possibilita a intimidade, fornece cuidado e principalmente o afeto. Onde se aprende aprender a falar, a expressar seus sentimentos e a conviver com outras pessoas, adquirindo hábitos e costumes. Entretanto, a família também é considerada uma fonte geradora de conflitos, principalmente os conflitos intrapessoais. 
Sendo assim, identifique os conflitos mais comuns ocorridos na família, por meio da tabela abaixo verificando se os papéis familiares e os conflitos correspondentes a esses papéis estão corretos. Depois, assinale a alternativa que contém a resposta “CORRETA”. 
	PAPÉIS
	CONFLITOS
	1)    CASAL
	DE RELACIONAMENTO
	2)    INDIVÍDUOS
	MARITAL
	3)    PAIS
	PARENTAL
	4)    FAMILIAR
	DE VALOR
Nota: 10.0
	
	A
	Os papéis 1 e 4 e seus respectivos conflitos estão corretos.
	
	B
	Apenas o papel 3 e seu respectivo conflito está correto.
Você acertou!
A resposta correta é a alternativa B, O papel exercido pelos Pais na família e seu respectivo conflito, é o Parental. As demais alternativas estão incorretas, pois o Conflito de Relacionamento diz respeito ao papel Familiar. Na família o Casal possui o conflito dito Marital e os Indivíduos que a ela pertencem possuem conflitos de Valor.
 
Fonte: Aula 2 da rota impressa, tema 2: “Família como geradora de conflitos”.
	
	C
	Os papéis 3 e 4 e seus respectivos conflitos estão corretos.
	
	D
	Apenas o papel 4 e seu respectivo conflito está correto.
	
	E
	Os papéis 2 e 3 e seus respectivos conflitos estão corretos.
Questão 8/10 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Nas organizações, dada a sua grande dinâmica, existem
momentos que propiciam a geração de conflitos, entre eles a mudança, que é a transição de uma situação para outra diferente ou a passagem de um estado para outro diferente.
A mudança nas organizações passa por etapas e seus consequentes movimentos, sendo assim, relacione as etapas 1, 2 e 3 da mudança com seus respectivos movimentos:
         
	ETAPAS
	MOVIMENTO
	1.Primeira etapa:  descongelamento do padrão atual de comportamento.
 
	Descongelamento do padrão atual de comportamento.
 
	2. Primeira etapa: Avaliação dos Problema
 
	Repasse dos problemas para o nível estratégico da organização.
	3. Segunda etapa: Adoção de novos comportamentos
 
	Adoção de novas atitudes, valores e comportamentos.
 
	4.Segunda etapa: estabelecimento de metas,
	Intervenção do nível tático junto às áreas da organização para cumprimento das metas.
	5. Terceira etapa: Recongelamento.
 
	Existirá a incorporação de um novo padrão, a internalização e a identificação.
	6. Terceira etapa:
Estabilização
	Intervenção no nível operacional, para realização das metas e encerramento do processo de mudança.
 
Agora, assinale a alternativa que contempla a sequência CORRETA das etapas que constituem a mudança nas organizações e seus respectivos movimentos.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas a sequência relativa às alternativas 2 e 5, referente às etapas da mudança organizacional e seus movimentos, estão corretas.
	
	B
	A sequência correta relativa às etapas da mudança organizacional e seus movimentos, correspondem à sequência das alternativas 1,3 e 5.
Você acertou!
A resposta correta é a alternativa B.  As etapas que constituem a mudança nas organizações e seus respectivos movimentos, dizem respeito a seguinte sequência das alternativas 1,3 e 5, conforme segue:
:
	1.Primeira etapa:  descongelamento do padrão atual de comportamento.
	Descongelamento do padrão atual de comportamento.
 
	3. Segunda etapa: Adoção de novos comportamentos
 
	Adoção de novas atitudes, valores e comportamentos.
 
	5. Terceira etapa: Recongelamento.
 
	Existirá a incorporação de um novo padrão, a internalização e a identificação.
 
 Já  a sequência das alternativas 2,4 e 6 e as demais alternativas,  não dizem respeito ao processo de Mudança nas Organizações e seus respectivos movimentos.
 
Fonte: Aula 3 da rota impressa, tema 2: “Os diferentes conflitos na estrutura organizacional”.
	
	C
	A sequência correta relativa às etapas da mudança organizacional e seus movimentos, correspondem a sequência das alternativas 2,4 e 6.
	
	D
	Apenas a sequência relativa às alternativas 1 e 2, referente às etapas da mudança organizacional e seus movimentos, estão corretas.
	
	E
	A sequência correta relativa às etapas da mudança organizacional e seus movimentos, correspondem à sequência das alternativas 1,2 e 3.
Questão 9/10 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
O termo “Negociação” provém do latim negocium que é formada pela união dos termos nec (nem + não) + ocium (ócio, repouso) significando atividade difícil e trabalhosa.
Agora analise os dois conceitos que sobre a negociação e verifique os pontos convergentes, divergentes e a ênfase dada pelos autores a cada um deles.
1) “É o processo pelo qual as partes se movem de suas posições iniciais divergentes até um ponto no qual o acordo pode ser obtido” (Steele et Alli, 1995).
2) “Negociação importa em acordo e, assim, pressupõe a existência de afinidades, uma base comum de interesses que aproxime e leve as pessoas a conversarem” (Matos, 1989).
Aprecie as afirmativas abaixo verificando aquelas que se encontram corretas. 
I – A ênfase dada pelo autor Matos está centrada no uso do poder como uma base de interesses para promover o diálogo. 
II – Os pontos convergentes entre os dois conceitos apresentados são os seguintes: o processo de comunicação que leve em conta interesses comum, afinidades e que promova a obtenção de um acordo. 
III - A ênfase dada por Steele entre outros, ao conceito de negociação está relacionada ao processo de comunicação com objetivo de satisfazer as partes naquilo que elas necessitam.
IV – A ênfase do conceito apresentado pelo autor Matos está voltada para a promoção do diálogo e do relacionamento onde haja interesses em comum. 
Agora assinale a alternativa que contempla a resposta CORRETA.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as afirmativas II e III estão incorretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	C
	Apenas a afirmativa IV está correta.
	
	D
	Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Você acertou!
A resposta correta é a alternativa D, porque os pontos que são convergentes referem-se ao processo de comunicação que leve em conta interesses comum, afinidades e que promova a obtenção de um acordo. Embora, ambos enfoquem a comunicação dentro de um contexto com diferentes elementos, onde um autor fala do movimento divergente para a obtenção de um acordo e o outro a existência de afinidades, uma base comum de interesses que aproxime e leve as pessoas a conversarem.
As afirmativas I e III estão incorretas, pois a ênfase dada por Matos no seu conceito não se concentra no uso do poder como uma base de promoção do diálogo. Já para Steele a ênfase dada ao conceito está centrada em um movimento de lados opostos para um ponto em comum, onde é possível a obtenção de um acordo, e não ao processo de comunicação com objetivo de satisfazer as partes naquilo que elas necessitam.
Fonte: Aula 1 da rota impressa, tema 3: “Conceito de Negociação”.
	
	E
	Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 10/10 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
O custo da má gestão do conflito nas organizações pode ocasionar conflitos disfuncionais que nada mais são do que formas destrutivas de conflito, promovendo: barreiras emocionais, agressividade, que afetam negativamente o desempenho do grupo e promovem o desrespeito podendo chegar a dissolução do mesmo, além de proporcionar custos tangíveis e intangíveis para as empresas, podendo se manifestar, principalmente, por meio de emoções represadas. Desta forma, identifique as afirmativas que apresentam os custos “intangíveis” para a organização quando da presença de conflitos que não são bem geridos. 
1. Insatisfação externa (stakeholders)
2. Comportamentos agressivos
3. Retrabalhos
4. Desperdícios
5. Moral baixa
6. Baixa produtividade
7. Crença na incompetência pessoal e profissional
8. Sentimentos de frustração
9. Insatisfação interna (clima organizacional)
Agora, assinale a alternativa que possui a resposta CORRETA.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 6, referem-se aos custos intangíveis para a organização quando da má gestão dos conflitos.
	
	B
	Apenas as afirmativas 1, 3, 5, e 9, referem-se aos custos intangíveis para a organização quando da má gestão dos conflitos.
	
	C
	Apenas as afirmativas 3, 6, 7, e 8, referem-se aos custos intangíveis para a organização quando da má gestão dos conflitos.
	
	D
	Apenas as afirmativas 2, 5, 7 e 8, referem-se aos custos intangíveis para a organização quando da má gestão dos conflitos.
Você acertou!
A resposta correta é a alternativa D. Segundo nossa Rota 3 da disciplina de Administração de Conflitos e Técnicas de Negociação no tema 4, os custos intangíveis se apresentam nas organizações por meio de emoções represadas, que poderão se manifestar como:      
Comportamentos agressivos, Moral baixa, Crença na incompetência pessoal e profissional, Sentimentos de frustração.
 Já os custos tangíveis que podem se manifestar quando da má gestão do conflito nas organizações são os seguintes: Retrabalhos, Desperdícios, Baixa produtividade, Insatisfação interna (clima organizacional), Insatisfação externa (stakeholders).
Fonte: Aula 3 da rota impressa, tema 4: “O custo da má gestão do conflito na organização”.
	
	E
	Apenas as afirmativas 2, 4, 6, e 9, referem-se aos custos intangíveis para a organização quando da má gestão dos conflitos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais