Buscar

Unidade 1 AVA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Unidade 1 – Tecnologia e Sistema de Informação
Tela 02
Nessa unidade, apresentaremos a você os conteúdos básicos relativos à Tecnologia de Informação, Arquitetura de Tecnologia de Informação e Sistema de Informação. Estudar e conhecer a diferença entre Tecnologia e Sistema de Informação é uma experiência fascinante. No dia a dia, utilizamos os sistemas de informação de várias maneiras: seja por meio da compra de produtos via internet ou até mesmo nas atividades diárias nos diferentes processos produtivos, como, por exemplo, na indústria automobilística. A diferença entre informação e dados também é trabalhada na unidade. Você poderá perceber que um conjunto de números e letras, quando apresentados de forma aleatória e sem nenhum significado passam despercebidos pelas pessoas, ou seja, não apresentam nenhum significado naquele momento.
Objetivos:
Ao final desta unidade, esperamos que você:
· Diferencie informação, dados e conhecimento.
· Explique o que é tecnologia de informação.
· Esclareça o significado de arquitetura de informação.
· Diferencie tecnologia de informação e sistema de informação.
Tela 03
O SIGNIFICADO DE INFORMAÇÃO
Nos dias atuais, verificamos uma corrida para a informatização dos processos produtivos, o que pode trazer sérios transtornos para as empresas, como, por exemplo, uma padaria que informatiza o processo de venda e não consegue codificar todos os itens estocados, uma farmácia que codifica incorretamente os medicamentos genéricos, ou até mesmo uma pequena fábrica que não consegue gerenciar o seu estoque. O que podemos perceber é a formação de grandes filas, vendas de produtos com preços diferentes do planejado, problemas no acerto do caixa e, até mesmo, estoque de produtos além do necessário.
Administrar um negócio de sucesso exige sistemas de informação de qualidade para processar todos os dados e estatísticas, tanto financeiros quanto organizacionais. Eliminar os problemas e maximizar a eficiência do trabalho são os objetivos essenciais de qualquer empresa. Mas eles não podem ser alcançados sem um excelente sistema de informação capaz de fornecer os dados que a empresa precisa em questão de segundos e transformá-los em informação com a mesma velocidade. Logo, investir em sistemas de informação é crucial para todas as empresas que pretendem ser bem-sucedidas no mercado. Por meio do investimento em sistemas de informação a empresa ficará bem organizada, e o gestor terá soluções rápidas e tomará decisões mais rápidas sob qualquer circunstância, assim como os funcionários poderão gerenciar todas as informações e melhorar a execução de seus processos de negócios.
Tela 04
DADOS, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Dados, Informação e Conhecimento se relacionam da mesma forma que as organizações em seus níveis estratégicos, conforme pode ser observado pela pirâmide da FIGURA 1. Logo, para um dado chegar a ser conhecimento um longo percurso deve ser percorrido.
Figura 1 – Dados, informação e conhecimento
Fonte: Elaborado pelo autor, 2018.
Os dados não têm nenhum significado além de sua existência em si. Podem existir em qualquer forma, podendo ser utilizáveis ou não. Um exemplo de dados são as linguagens de computador, conforme pode ser observado pela Figura 2, abaixo:
Enquanto dados não têm nenhum significado além de sua existência, podemos entender conhecimento, que está no topo da pirâmide da FIGURA 1, como algo baseado no aprendizado, pensamento e compreensão adequada da área do problema.
Figura 3 – Linguagem de programação (conjunto de dados)
Fonte: SHUTTERSTOCK, 2018.
Os estudos na área de programação fazem com que um analista de sistemas adquira conhecimento sobre a área e, apenas visualizando a imagem apresentada na FIGURA 2, consiga identificar o tipo de linguagem utilizada e para onde pode ser direcionada. Sendo assim, conhecimento é derivado da informação, sendo um processo que se baseia por meio de determinações. O conhecimento não é informação, e informação não é dado, mas aliás, o que significa informação? Veja a resposta e o conceito de informação no tópico a seguir.
Tela 05
Figura 4 – Inteligência artificial
Fonte: SHUTTERSTOCK, 2018.
O conhecimento não é informação, e informação não é dado, mas aliás, o que significa informação?
A informação não pode ser formalizada por meio de uma teoria lógica, ou através da matemática, isto porque irá depender de quem está lidando com ela.
Por exemplo, se apresentarmos uma frase em alemão e você não souber a língua alemã, a frase não será uma informação, não terá sentido. O mesmo acontece com um robô que pode não saber interpretar uma frase em alemão, mesmo sendo uma inteligência artificial.
Podemos entender a informação como:
· o resultado do processamento dos dados;
· algo que tem significado e pode contribuir no processo de tomada de decisões;
· uma coleção de fatos organizados de forma a possuir um valor adicional aos fatos em si;
· um o dado a ser trabalhado ou tratado, agregado com sentido natural e lógico para quem usa a informação.
Veja ao lado no quadro 01 a diferença entre o que é dados e quando os mesmos se tornam informação.
Enquanto dados não têm nenhum significado além de sua existência, podemos entender conhecimento como algo baseado no aprendizado, pensamento e compreensão adequada da área do problema.
Logo, o conhecimento é uma combinação de informações, experiências e compreensões que podem beneficiar o indivíduo ou a organização.
O conhecimento descreve as informações coletadas que estão disponíveis sobre um fato específico ou uma pessoa. O conhecimento desta situação torna possível tomar decisões informadas e resolver problemas. Assim, o conhecimento influencia o pensamento e as ações das pessoas. As máquinas também podem tomar decisões baseadas em novos conhecimentos gerados pela informação. Para ganhar conhecimento, é necessário processar informações.
 O conhecimento está intimamente ligado ao “fazer” e implica know-how e compreensão. É construído por cada indivíduo é um produto de sua experiência, e engloba as normas pelas quais ele avalia novas entradas de seu entorno.
“O conhecimento é uma mistura fluida de experiência estruturada, valores, informação contextual, uma visão especializada e intuição ligada à terra que fornece um ambiente e uma estrutura para avaliar e incorporar novas experiências e informações. Origina e é aplicado na mente dos conhecedores. Nas organizações, frequentemente manifesta-se não só em documentos ou repositórios, mas também em rotinas organizacionais, práticas e normas” (Gamble e Blackwell, 2001, p. 64).
PARA ENTENDER UM POUCO MAIS SOBRE INFORMAÇÃO, CONHEÇA AS SUAS CARACTERÍSTICAS:
Figura 8 – Exemplo de características de Informação
Fonte: SHUTTERSTOCK, 2018.
Para que a informação seja útil para o tomador de decisão ou simplesmente para quem estiver trabalhando com a mesma, ela deve ter certas características e atender a determinados critérios.
Podemos destacar então algumas das características da boa informação:
· Precisa, confiável e clara.
· Completa e econômica.
· Flexível.
· Relevante e simples.
· Veloz, acessível e segura.
Tela 07
Figura 9 – Informação através de códigos binários
Fonte: SHUTTERSTOCK, 2018.
Após a definição de conhecimento, podemos voltar à pirâmide da FIGURA 1 e destacar que, para uma grande quantidade de dados (números, por exemplo), temos um menor número de informação (que pode ser organizada por um conjunto de números inteiros, racionais etc), que se tornam conhecimento através de estudos em diferentes áreas, como a matemática e informática, expressados através de fórmulas e algoritmos de programação.
A informação tem o seu valor no contexto organizacional uma vez que circula por todas as atividades produtivas, por meio de atividades de planejamento, programação, aquisição, distribuição entre outras.
O fluxo de informação é conhecido pelos gestores em virtude de seu valor estratégico como forma de alcance de vantagens competitivas, desta forma, a informação se faz presente:
· Na Infraestrutura
<="" p="" style="box-sizing: border-box; color: rgb(0, 0, 0); font-family:
"Fonte Regular", Arial, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: start; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: 2; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; background-color: rgb(255, 255, 255); text-decoration-style: initial; text-decoration-color: initial;">
Veja pela figura, a informação é disseminada por meio de um smart phone , conectado a internet, para várias partes do mundo,
· Na Arquitetura de Informação
Em mapas que indicam localização e territórios e em planos como uma planta de uma casa, que detalha as áreas e espaços.
Ou ainda, por meio da arquitetura de sistemas baseados em um banco de dados único, conforme a figura, muito comum em sistemas globais de reserva utilizados pelas companhias aéreas.
s.
Muitas empresas têm departamentos de TI para gerenciar computadores, redes e outras áreas técnicas de seus negócios. Os trabalhos de TI incluem programação de computadores, administração de redes, engenharia da computação, desenvolvimento da Web, suporte técnico e muitas outras ocupações relacionadas. Como vivemos na era da informação, a tecnologia da informação tornou-se parte de nossas vidas cotidianas.
ATENÇÃO
Tela 10
Figura 13 – Tecnologia de Informação
Fonte: SHUTTERSTOCK, 2018.
Tecnologia de Informação
É o conjunto de recursos de informação de uma organização, seus usuários e a gerência que os supervisiona, incluindo a infraestrutura de TI e todos os outros sistemas de informação em uma organização.
A tecnologia da informação (TI) pode ser entendida ainda como o uso de qualquer computador, armazenamento, rede e outros dispositivos físicos, infraestrutura e processos para criar, processar, armazenar, proteger e trocar todas as formas de dados eletrônicos.
 A Tecnologia de Informação significa qualquer sistema usado para fornecer informações, refere-se a qualquer coisa relacionada à tecnologia de computação, como rede, hardware, software, Internet ou às pessoas que trabalham com essas tecnologias, como essas da figura ao lado.
A TI é um termo que engloba todas as formas de tecnologia, em suas várias configurações, incluindo dados de negócios, conversas, imagens fixas, filmes e apresentações multimídia, assim como:
· Computadores com uma interface humana.
· Redes de voz, vídeo e dados do equipamento, pessoal e serviços adquiridos, necessários para operá-los.
· Salários e benefícios para o pessoal cujas descrições de emprego especificamente incluem funções de tecnologia, ou seja, serviços de rede, desenvolvimento de aplicações, administração de sistemas.
· Serviços de tecnologia fornecidos por fornecedores, clientes e empresas;
· Custos associados ao fornecimento de tecnologia de informação, desenvolvimento, a aquisição, o licenciamento ou manutenção de software etc.
Desta forma, podemos então entender a TI como o uso de qualquer computador, armazenamento, rede e outros dispositivos físicos, infraestrutura e processos para criar, processar, armazenar, proteger e trocar todas as formas de dados eletrônicos.
 
Tela 11
CONHEÇA, AGORA, ALGUNS EXEMPLOS DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO.
Figura 16 – Telecomunicações
Fonte: SHUTTERSTOCK, 2018.
Nas telecomunicações, por meio de investimentos em comunicação, transmissão, emissão e recepção.
Figura 17 – Informática
Fonte: SHUTTERSTOCK, 2018.
Na informática, por meio de investimentos em dispositivos, sistemas, software e hardware.
Figura 18 – Automação
Fonte: SHUTTERSTOCK, 2018.
Na automação, por meio de investimentos em sistemas de informação e automatização de processos.
Tela 12
MAS O QUE É O SISTEMA DE INFORMAÇÃO?
Figura 19 – Tablete digital
Fonte: SHUTTERSTOCK, 2018.
Um sistema de informação é um tipo especializado de sistema, sendo um processo ou conjunto de componentes que coleta, processa, armazena, analisa e discrimina informações para uma finalidade específica. Pode ser acessado por meio de computadores, telefone e tablets, como pode ser obervado pela figura ao lado.
SAIBA MAIS
Tela 13
SOFTWARE E HARDWARE DE TI
A TI inclui várias camadas de equipamento físico (hardware), ferramentas de virtualização e gerenciamento ou automação, sistemas operacionais e aplicativos (software) usados ​​para executar funções essenciais. Dispositivos de usuário, periféricos e software, como laptops, smartphones ou até mesmo equipamentos de gravação, podem ser incluídos no domínio de TI. A TI também pode se referir às arquiteturas, metodologias e regulamentos que regem o uso e o armazenamento de dados.
Os aplicativos comerciais incluem bancos de dados como o SQL Server, sistemas transacionais como entrada de pedidos em tempo real, servidores de e-mail como o Exchange , servidores da Web como o Apache, gerenciamento de relacionamento com clientes e sistemas de planejamento de recursos empresariais . Esses aplicativos executam instruções programadas para manipular, consolidar, dispersar ou afetar dados para fins comerciais.
Servidores de computador executam aplicativos de negócios. Os servidores interagem com usuários/clientes e outros servidores em uma ou mais redes de negócios. Armazenamento é qualquer tipo de tecnologia que contém informações como dados. As informações podem assumir qualquer forma, incluindo dados de arquivos, multimídia, dados de telefonia e dados da Web, dados de sensores ou formatos futuros. O armazenamento inclui memória de acesso aleatório volátil (RAM), bem como unidades flash não-voláteis de fita , disco rígido e de estado sólido.
As arquiteturas de TI evoluíram para incluir virtualização e computação em nuvem , em que os recursos físicos são abstraídos e agrupados em diferentes configurações para atender aos requisitos do aplicativo. Nuvens podem ser distribuídas entre locais e compartilhadas com outros usuários de TI, ou contidas em um data center corporativo, ou em uma combinação de ambas as implantações.
Tela 14
MAS O QUE SIGNIFICA A ARQUITETURA DE TI?
A arquitetura de TI seria como um mapa ou plano de alto nível dos recursos de informação em uma organização. Desta forma, temos uma orientação das operações da organização, ou seja, um modelo a ser seguido. Pela FIGURA 8, é possível observar de uma forma resumida, a arquitetura de Tecnologia de Informação de um banco de dados a as diferentes interfaces com os usuários, podendo estes serem consumidores finais, fornecedores ou até mesmo usuários internos.
A Tecnologia de Informação pode ser definida como um conjunto organizado de decisões consensuais sobre as políticas e princípios, serviços e soluções comuns, normas e orientações, bem como produtos de fornecedores específicos utilizados pelos fornecedores de TI, dentro ou fora do ambiente organizacional. Os sistemas de informação surgem portando, como parte da Tecnologia de informação, assim como o fluxo de informação, as pessoas e demais equipamentos existentes, mapeados através da Arquitetura de tecnologia de Informação.
Tela 15
A maior parte dos Sistemas de Informação é computadorizada, e que normalmente inclui hardware e software, os usuários do sistema, e os dados em si.
Como vivemos na era da informação, os sistemas de informação computadorizados estão presentes em todos os tipos de indústrias.
Figura 20 – Especialista em segurança do sistema
Fonte: SHUTTERSTOCK, 2018.
CURIOSIDADES
Tela 16
A DIFERENÇA ENTRE SISTEMA DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Para entendermos a diferença entre SI e TI, partimos do pressuposto que a TI é a dimensão tecnológica dos SI, desta forma, podemos definir os sistemas de informação como uma combinação de hardware, software, infraestrutura e pessoal para facilitar o planejamento, o controle, a coordenação e a tomada de decisões em uma organização.
Segundo Stair (2008, p. 11), “um sistema de informação é um tipo especializado de sistema e pode ser definido de inúmeros modos. Nesse propósito, um sistema de informação é uma série de elementos ou componentes interrelacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam
(saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de ‘feedback’.”
De acordo com o Laudon e Jane (2004) um Sistema de Informação possui três atividades básicas: entrada, processamento e saída, desta forma, o feedback destacado por Stair (2008) estabelece que o fluxo de informação dentro de um sistema de informação tem duplo sentido, podendo, desta forma, ser refinado e corrigido.
O Sistema de Informação é então um processo ou conjunto de componentes que coleta, processa, armazena, analisa e discrimina informações para uma finalidade específica. Não podemos deixar de mencionar que a maior parte dos Sistemas de Informação é computadorizada e que normalmente inclui hardware e software, os usuários do sistema, e os dados em si.
Tela 17
Tecnologia de Informação x Sistema de Informação
Tecnologia de Informação tem um escopo mais abrangente, envolvendo vários sistemas de informação e sua arquitetura. O que irá definir o tamanho da Arquitetura de TI serão as necessidades de informação da organização e a forma de como será o seu tratamento e gerenciamento.
Veja no texto a seguir, uma reportagem sobre Tecnologia de Informação e a utilização de sistema de Informação.
EXEMPLO
Tela 18
CONCLUSÃO
Nesta unidade, tivemos a oportunidade de entender a diferença entre dado, informação e conhecimento. Como podemos perceber, dado é apenas um conjunto de números e letras que não carregam significado algum; logo, precisam ser tratados, armazenados para que se tornem informação. No nosso dia a dia, é comum nos depararmos com uma série de números e letras que ficamos sem entender, por exemplo, um letreiro com palavras em outra língua que não seja em português. Se no primeiro momento não entendemos, consideramos apenas um dado, um conjunto de letras soltas. A partir do momento em que construímos conhecimento naquela língua, passamos a interpretar, e os dados se tornam informação. Uma informação sobre processo de matrícula, por exemplo, no curso específico daquela língua só pode ser entendida se alguém conhecer o significado.
Vimos ainda, a diferença de um Sistema de Informação para a Tecnologia de Informação e que o usuário pode encontrar praticamente vários tipos de sistema de informação para adequar às suas necessidades.
No entanto, é importante lembrar que os tipos encontrados existem para lidar com os problemas particulares ou organizacionais e dependem, desta forma, do tipo de empresa, da atividade produtiva e das necessidades em relação a informação.
Tela 19
EXERCÍCIOS
Agora, para avaliar seu nível de aprendizagem sobre esta unidade, você fará alguns exercícios.
Fique atento a cada questão antes de responder. Se tiver alguma dúvida, retorne ao conteúdo.
Tela 20
1
A informação é importante para todos. Por meio da informação nos comunicamos, interpretamos situações e diferentes momentos em nossa vida, nesse sentido, é correto afirmar que informação significa:
a) O conhecimento construído ao longo da vida.b) O resultado do processamento dos dados.c) A transformação dos dados em conhecimento.d) A disseminação do conhecimento por meio dos dados.e) A coleta dos dados e tratamento do conhecimento
Tela 21
2
A Informação possui características próprias que acabam por determinar o seu valor, assinale a alternativa que apresenta corretamente estas características.
a) Clara, precisa, econômica.b) Econômica, inflexível, transparente.c) Coerente, discreta, flexível.d) Segura, clara, inflexível.e) Clara, discreta, lógica.
Tela 22
3
As empresas possuem Tecnologia de Informação (TI) para suportar os processos de negócio, sendo assim, baseado nos seus conhecimentos, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma descrição sobre a Tecnologia de Informação.
a) A TI é um termo que engloba todas as formas de tecnologia, em suas várias configurações.b) A TI é um termo que contempla apenas a base de dados dos grandes sistemas de informação.c) A TI se apresenta como suporte para os sistemas de informação.d) A TI se difere dos sistemas de informação pelas ações gerenciais nas organizações.e) A TI é um termo que engloba apenas as fontes de dados dos sistemas de informação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais