Buscar

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1
Tradicionalmente, a escola tinha o professor como o sujeito que avalia, o aluno como o sujeito avaliado e a avaliação ocorria, normalmente, no final de um período em que o professor havia ensinado um determinado conteúdo, tendo,  portanto, uma função apenas de verificar a aprendizagem, de medir o quanto o aluno havia se apropriado daquilo que lhe foi transmitido. A avaliação na perspectiva tradicional tem como base a educação como transmissão do conhecimento pelo professor e memorização dos alunos.
Sobre a avaliação da aprendizagem na concepção tradicional, assinale as sentenças a seguir como verdadeiras ou falsas e marque a alternativa correta:
( ) Tem raízes no período jesuítico, no século XVI.
( ) Aluno é um ser passivo e receptivo.
( ) Avaliação restringe-se a medir a quantidade de informações retidas.
( ) Dava-se atenção especial ao ritual das provas e exames com bancas examinadoras.
( ) O medo era um excelente fator para manter os alunos atentos.
A)V, V, V, V, F.
B)V, V, V, F, F.
C)F, V, V, V, F.
D)F, F, V, V, V.
E)V, V, V, V, V. CORRETA
Questão 2
Os resultados obtidos nos instrumentos de avaliação sinalizam aspectos essenciais do currículo que precisam ser melhor trabalhados, aspectos que os estudantes não estão assimilando, aprendendo como deveriam.O ato de avaliar, na escola, está intrinsecamente articulado às concepções expressas no currículo e interferem nas práticas de ensino do professor. No que se refere à relação entre currículo e avaliação da aprendizagem, analise as alternativas abaixo e indique a correta:
A)Avaliar é um ato isolado porque se concretiza apenas no final do bimestre, sem ter que atender aquilo que está expresso no currículo escolar.
B)A avaliação em nada interfere nas práticas de ensino do professor, apenas nos conteúdos curriculares.
C)A avaliação da aprendizagem não sofre influências do currículo. 
D)A avaliação da aprendizagem se concretiza mediante as concepções do professor e aquelas expressas no currículo escolar. CORRETA
E)Avaliar requer atenção às atividades de memorização para verificar o que sabem os alunos sobre os conteúdos apresentados no currículo.
Questão 3
É preciso que o juízo de valor, além de expressar um valor, um resultado quantitativo, em forma de uma nota ou conceito, informe sobre a qualidade da aprendizagem, para que possamos intervir adequadamente para ajudar os alunos a aprenderem e a se desenvolverem. Essa concepção avaliativa não se efetiva mediante um teste realizado ao final de um conteúdo ou período de tempo durante o processo de ensino e de aprendizagem, mas em uma contínua regulação das aprendizagens do aluno, com vistas a um projeto educativo. É contínua e busca contribuir para a progressão da aprendizagem.
De qual concepção avaliativa se refere a afirmativa acima?
A)Avaliação institucional.
B)Avaliação informativa.
C)Avaliação formativa.CORRETA
D)Avaliação somativa.
E)Avaliação classificatória.
Questão 4
Quando a prática avaliativa está alinhada à perspectiva do modelo liberal conservador (tradicional; não diretiva; tecnicista; renovada progressivista) tende a realizar uma avaliação permeada pelo controle e enquadramento dos sujeitos, seja por meio de coações explícitas ou de forma subjetiva, utilizando-as como instrumentos quantitativos, por meio, muitas vezes, de ameaças. Nesta perspectiva, a utilização de apenas provas enquanto instrumento avaliativo serve para:
A)Medir a inteligência do professor.
B)Conhecer as estratégias que o professor usa para ensinar.
C)As famílias optarem por deixar as crianças em casa ou levá-las para a escola.
D)Saber das dificuldades dos alunos para fazer intervenções.
E)Medir a inteligência dos educandos.CORRETA
Questão 5
Com o crescimento do número de alunos, a necessidade de avaliar a aprendizagem foi surgindo, e a avaliação foi, então, institucionalizando-se. A avaliação passa ser utilizada como forma de controlar a disciplina e motivar os estudantes para que estudem, premiando os que se esforçam e punindo, com a reprovação, aqueles que não aprendem. Essa concepção chegou até nossos dias e ficou conhecida como pedagogia do exame. No entanto, muitos pesquisadores indicam que o ato de avaliar,na concepção formativa, não é algo estático, que ocorre em determinado momento, mas deve estar continuamente presente no trabalho do educador. Dentre outras ações, avaliar pressupõe:
A)Medir a aprendizagem.
B)Verificar a aprendizagem alcançada pelos estudantes.
C)Informar os alunos sobre os critérios pelos quais serão avaliados.CORRETA
D)Identificar os alunos mais inteligentes.
E)Escolher somente a prova como instrumento avaliativo.
Questão 6
De acordo com Villas Boas (2004), a avaliação é uma prática orientada para o futuro, mas é preciso ter claro que não se avalia para atribuir nota, avalia-se para promover a aprendizagem do aluno. Frente ao exposto, qual o papel do professor no processo avaliativo?
VILLAS BOAS, B. M. de F. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004
A)Classificar o aluno examinado como mais ou menos inteligente.
B)Utilizar a nota do aluno para selecionar os grupos de trabalho na sala de aula, ficando juntos os mais fracos.
C)Conhecer o processo de aprendizagem do aluno, para replanejamento pedagógico, com futuras correções do ensino.CORRETA
D)Desenvolver atividade de memorização, porque assim o aluno tira melhores notas.
E)Identificar o nível de inteligência do aluno para saber se ele consegue ou não acompanhar a próxima etapa da escolarização.
Questão 7
Esta modalidade avaliativa tem por função ser um momento de aprendizagem, ao longo do processo de construção do conhecimento, porque ela se preocupa com a apropriação dos saberes, por parte dos alunos. Desta forma, sua principal função é ser um elemento chave de formação.
Essa modalidade é a:
A)Formativa CORRETA
B)Diagnóstica
C)Excludente
D)Classificatória 
E)Somativa
Questão 8
A avaliação pode ter diferentes formatos em função de suas finalidades. Essa modalidade avaliativa surge como um instrumento que busca verificar formas para mediação da trajetória de ensino-aprendizagem. Ao efetivá-la o professor consegue mapear os conhecimentos prévios dos alunos, bem como seus conhecimentos consolidados e aqueles que necessitarão de uma intervenção mais assertiva para que possam ser construídos pelos alunos.
Estamos falando da avaliação na modalidade:
A)Excludente
B)Formativa
C)Includente
D)Somativa
E)Diagnóstica CORRETA
Questão 9
Não basta dizer que o aluno foi bem ou mal, se ele sabe ou não sabe quanto errou ou acertou, se tirou 5 ou 10, A ou D, se seu desempenho é satisfatório, pouco ou muito satisfatório. É preciso que esse juízo de valor, além de expressar um valor, um resultado quantitativo, em forma de uma nota ou conceito, informe sobre a qualidade da aprendizagem, para que possamos intervir adequadamente para ajudar os alunos a aprenderem e a se desenvolverem, ou seja, para pôr em prática a tão propalada avaliação formativa.
O erro assume pressupostos diferentes nas concepções avaliativas. Quando reconhecido como fator presente no processo de ensino e aprendizagem, assinale a alternativa correta, no que se refere a como deve ser considerado na concepção formativa.
A)Indicação de que o aluno deverá ser reprovado. 
B)Um aspecto que não deve ser objeto de reflexão. 
C)Uma limitação da inteligência do aluno
D)Um desvio de conduta.
E)Algo que o aluno não sabe momentaneamente.CORRETA
Questão 10
A avaliação formativa é aquela "pela qual os professores analisam, de maneira frequente e interativa, o progresso dos alunos, para identificar o que eles aprenderam e o que ainda não aprenderam, para que venham a aprender, e para que reorganizem o trabalho pedagógico" (VILLAS BOAS, 2006, p. 78).
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Avaliação formativa e formação de professores - ainda um desafio. Linhas Críticas, Brasília, v. 12, n. 22, p. 75-90, jan./jun. 2006.
A centralidade da avaliação formativa é que ela deve ajudar o aluno a aprender e o professor a ensinar. A concepção de aprendizagem norteadora dessa proposta
nos informa que:
A)O ensino e a aprendizagem são processos complexos e contínuos, que devem ser realizados em parceria, para o professor ressaltar os resultados finais de seus alunos, indicando se eles devem passar ou não de ano.
B)O professor atua para a classificação dos alunos de modo a indicar se eles possuem a nota o suficiente para passar de ano.
C)A aprendizagem é construída por ensaios, tentativas e erros, hipóteses, recuos e avanços; um indivíduo aprenderá melhor se o seu meio envolvente for capaz de lhe dar respostas e regulações sobre diversas formas.CORRETA
D)A aprendizagem é uma atividade linear e o significado que os professores dão ao seu ensino deve ser priorizado no processo de aprendizagem dos seus alunos.
E)O ensino e a aprendizagem são os objetivos mais importantes da escola, cabendo aos educadores corrigir os erros dos alunos para que estes possam ser reprovados com justiça.
Questão 11
A avaliação escolar foi alvo de intensas pesquisas e discussões entre pesquisadores e educadores nos últimos anos. As propostas geradas dessas pesquisas e discussões colocaram "em xeque" a prática avaliativa tradicional. A perspectiva tradicional de avaliação é caracterizada por:
I- possuir uma função punitiva e classificatória.
II- se amparar no princípio da detenção do saber pelo professor.
III- considerar o erro como algo passível de culpa e castigo.
IV- utilizar exames e provas como instrumentos de avaliação.
Assinale a alternativa CORRETA.
A)Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
B)Somente as afirmativas I - II e III estão corretas.
C)Somente as afirmativas II e III estão corretas.
D)Estão corretas I – II – III - IVCORRETA
E)Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
Questão 12
Avaliar a aprendizagem é uma atividade intencional e deve ser, como todo o processo de ensino, planejada pelo professor. Ao afirmar que a avaliação é uma atividade intencional, queremos dizer que ela não ocorre espontaneamente, ou seja, deve ser estruturada e essa estruturação ocorre ____________________________
A)embasada na intencionalidade do aluno.
B)ancorada em conflitos entre o professor e os alunos.
C)a partir da definição de critérios utilizados para a avaliação.CORRETA
D)na falta de compreensão do que se avalia. 
E)a partir da liberdade de expressão do aluno.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais