Buscar

Atv02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Por meio do Movimento de Relações Humanas, constatou-se que teóricos, os quais tinham como foco melhorar a eficiência do trabalhador, necessitavam considerar as dimensões humanas do trabalho. Um ponto importante para fundamentar o movimento consiste nos resultados obtidos com a realização da Experiência de Hawthorne, os quais mostraram que a produtividade do trabalho tinha uma forte relação com aspectos. Diante do exposto, quais eram esses aspectos?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Aspectos sociais, psicológicos e com trabalho.
	Resposta Correta:
	 
Aspectos sociais, psicológicos e com trabalho.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Os resultados obtidos com a realização da Experiência de Hawthorne, os quais mostraram que a produtividade do trabalho tinha uma forte relação com aspectos sociais e psicológicos e com o trabalho em si.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Dois grupos de pessoas em uma empresa foram indicados para fazer parte de uma experiência cujo objetivo era avaliar a relação de desempenho entre eles. Esses colaboradores  foram instalados em um local separado na fábrica e foram obrigados a ficarem sobre intensidades diversas de luz, a fim de estabelecer a melhor luminosidade e acrescentar na produtividade. Portanto, a primeira equipe trabalha sob um nível de luminosidade contínua e as outras pessoas trabalham sob situações de iluminação. Para a alegria dos cientistas, independentemente da força da luminosidade, a produtividade aumentou, também, no grupo de trabalhadores sob condições variáveis, demonstrando que o resultado não possuía relação entre a iluminação e a produtividade. Ao final do estudo, foi possível identificar que outros fatores e variáveis, que estavam sendo desconsiderados, exerciam certa influência na produtividade dos trabalhadores. Com base nessas informações e nos conteúdos estudados, assinale a alternativa que apresenta o que passou despercebido pela pesquisa.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Os trabalhadores podiam conversar uns com os outros.
	Resposta Correta:
	 
Os trabalhadores podiam conversar uns com os outros.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Uma mudança importante a destacar era que os trabalhadores podiam conversar uns com os outros e interagir durante o trabalho, portanto a produção aumentou.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	A Escola Humanista pode ser denominada Escola Comportamental da Teoria da Administração. Ela defende a tese de que a administração eficaz virá do entendimento acerca do trabalhador. A Escola Humanística não se preocupava com o método de trabalho, tampouco com a organização. De acordo com o conteúdo estudado, assinale a alternativa que apresenta o foco principal dessa escola.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Concentrar os seus esforços nas pessoas.
	Resposta Correta:
	 
Concentrar os seus esforços nas pessoas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O surgimento da Escola Humanística se deve à Teoria das Relações Humanas, cujo foco consistia nas necessidades das pessoas que trabalhavam nas fábricas.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Um ponto significativo para esclarecer o deslocamento consiste nos efeitos que obtiveram com a prática da Experiência de Hawthorne, a qual viu que a produtividade da maioria dos trabalhos tinha uma forte interação com as questões sociais e psicológicas e com o trabalho feito em si. Desse modo, surgiram os estudiosos que tiveram como foco a preocupação com os indivíduos e de que maneira o comportamentos destes tem impacto na organização. De acordo com o conteúdo estudado, assinale a alternativa que apresenta o responsável pela teoria das Necessidades Humanas ou Hierarquia das Necessidades Humanas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Abraham Maslow.
	Resposta Correta:
	 
Abraham Maslow.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Maslow foi o precursor que desenvolveu a Teoria das Necessidades Humanas ou Hierarquia das Necessidades Humanas.
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 1 pontos
	
	
	
	Cientistas fizeram importantes observações a respeito das diferentes visões dos métodos clássico e humanístico, de Taylor e de Mayo, respectivamente, para o entendimento da postura do trabalhador. Eles constataram que a diferença na visão e na preocupação acerca do trabalho e do trabalhador teve origem com a diferenciação da maneira como os trabalhadores eram vistos. Considerando o exposto, qual é a teoria de gerenciamento a qual afirma que as pessoas podem direcionar os seus próprios esforços?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Hierarquia de Maslow.
	Resposta Correta:
	 
Teoria Y.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. Herzberg focou os seus esforços no  ambiente externo e o trabalho do indivíduo como fatores motivacionais. Já a Hierarquia de Maslow foca nas necessidades e a Teoria X sugere que os funcionários trabalhem sob pressão. Fayol, contudo, desenvolveu a teoria clássica.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Diferentemente de muitos outros pesquisadores e cientistas da sua época, como Taylor, Fayol e Henry Ford, o estudioso preocupado com as necessidades humanas centralizava as suas pesquisas na personalidade e desenvolvimento do ser humano. Para isso, ele estudou e se formou Ph.D em Psicologia. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta o cientista e pesquisador descrito.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Maslow.
	Resposta Correta:
	 
Maslow.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Maslow não tinha qualquer inquietude com a vaidade da estrutura da empresa e com as questões de interesse, como os estudos, os quais foram feitos em Hawthorne, mas sim ao estudo da teoria da pessoalidade e do desenvolvimento do ser humano, de forma separada da preocupação com a competência empresarial.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Durante o nosso estudo, foi possível constatar que existe um perfil de pessoas, as quais devem ser controladas a todo instante, pois são incompetentes, não gostam de assumir responsabilidades e, sempre que possível, evitam o trabalho. Essa é a conclusão que se chegou após alguns estudos sobre os empregados. A partir desse pressuposto, assinale a alternativa que contempla a teoria a qual apresenta esse contexto.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Teoria X.
	Resposta Correta:
	 
Teoria X.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A Teoria X sugeria aos gerentes que coagissem, controlassem e ameaçassem os trabalhadores como forma de motivá-los.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os estudiosos e teóricos da Teoria Clássica da Administração conseguiram satisfazer as necessidades de um mundo industrial em pleno crescimento e expansão. Com o foco voltado para a administração do trabalho, a produtividade individual do trabalhador foi melhorada. Fayol, Taylor e Henry Ford tiveram uma grande participação e contribuição nos processos fabris. De acordo com o conteúdo estudado, assinale a alternativa que apresenta o principal objetivo alcançado por eles.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Aumentar os lucros.
	Resposta Correta:
	 
Aumentar os lucros.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A Escola Humanista teve uma grande contribuição de Abraham Maslow, que enfatiza as necessidades das pessoas as quais fazem parte de qualquer organização.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	A administração burocrática é a forma mais racional de exercer a dominação. Assim, a organização burocrática possibilita o exercício da autoridade e a obtenção da obediência com precisão, continuidade, disciplina, rigor e confiança. Diante do exposto, a burocracia determina os cargos dentro de uma organização seguindo qual princípio?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Hierarquia ou estrutura da autoridade.
	Resposta Correta:
	 
Hierarquia ou estrutura da autoridade.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A estrutura da autoridade: os procedimentos de uma empresa são o que determinam as funções de acordo com o princípio da escala.
Cada função inferior deve ficar sob a responsabilidade de uma supervisão de uma escala superior. Nenhum posto fica sem controle ou fiscalização.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Na Escola Clássica de Administração, os teóricos se preocupavam e consideravam importante aperfeiçoar os sistemas de trabalho, desenvolvendo sistemas mais eficientes e racionais possíveis. Esses teóricos acreditavam que sistemas perfeitos, bem elaborados e eficientes trariam, por si mesmos, os bons resultados almejados. Tendo em vista que a principal motivação do desenvolvimento da Escola de Relações Humanas se deu por estudos e experiências, assinale a alternativa que apresenta o nome do pesquisador responsável por essas realizações.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Elton Mayo.
	Resposta Correta:
	 
Elton Mayo.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A principal motivação do desenvolvimento da Escola de Relações Humanas se deu com os estudos e experiências realizadas por Elton Mayo após o seu ingresso na Harvard University School of Business Administration.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais