Buscar

Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais e Saúde Infantil- Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A Organização Mundial da Saúde - OMS - tem como função e preocupação a saúde das famílias. Para orientar sobre a importância dos hábitos de higiene são necessários mecanismos adequados para que as informações cheguem às residências. Nesse sentido, o esforço e a participação de todos é fundamental. Disserte sobre como a escola pode auxiliar a população a adotar hábitos de vida mais saudáveis.
	Resposta Esperada:
A escola possui uma grande função quanto ao ensino sobre boa alimentação e higiene, pois ela não é parte isolada desse sistema, nem isolada da sociedade. À escola cabe auxiliar no conhecimento e na disseminação das informações. A escola tem condições de desenvolver, junto às crianças, hábitos da boa higiene, atitudes corretas, como lavar as mãos, escovar os dentes, jogar o lixo na lixeira ou em locais adequados. Essas pequenas atitudes quando desenvolvidas na escola serão levadas para as casas das crianças, envolvendo outros membros da família.
	2.
	A maneira como o professor conduz o ensino de ciências ainda persiste com as mesmas características do passado. São práticas pedagógicas muito distantes da investigação e da experimentação. O Brasil, já na década de 50, inicia uma educação científica, mas pouco eficiente. Diante deste contexto, disserte sobre os problemas na educação que o Brasil enfrentou na década de 70.
	Resposta Esperada:
Na década de 70, o Brasil estava enfrentado um regime autoritário. O objetivo principal para o país era seu desenvolvimento econômico a qualquer custo, para acompanhar o capitalismo mundial. Para desenvolver rapidamente a nação, ocorreu uma qualificação na mão de obra, o chamado ensino profissionalizante. Essa formação de recursos humanos era para atender à classe alta da população. Com este sistema, a educação passou a ter um destaque secundário, com grande exploração da mão de obra barata, sem especialização, apenas com conhecimentos técnicos e baixa qualidade.

Continue navegando