MINI ANÁLISE ATENDIMENTO FRITZ PERLS

MINI ANÁLISE ATENDIMENTO FRITZ PERLS


DisciplinaPsicologia88.000 materiais590.745 seguidores
Pré-visualização1 página
A princípio, Perls começa a falar sobre a projeção e a integração na Gestalt Terapia. Ele traz como se as pessoas devessem se integrar, pois muitas de nossas partes são alienadas, ou seja, não aceitamis como somos por completo. Porém, como somos seres de totalidade, precisamos compreender esse todo e integrar essa totalidade. Do contrário, essas projeções vão aparecendo ao longo do nosso cotidiano.
No vídeo, é possível observar Fritz trabalhando com o \u201caqui e agora\u201d e a autoconscientização. Ele pergunta o tempo inteiro para o cliente coisas como \u201co que você está sentindo agora?\u201d, \u201co que você sente neste momento?\u201d, e traz a pessoa para a experiência, para a sensação que ela está vivenciando naquele momento ao fazer determinado trabalho, ao vivenciar determinada característica, ao falar sobre determinado assunto.
Pode-se observar no vídeo também como Perls realiza trabalho em grupo, introduzindo a Gestalt Terapia, incluindo a \u201chot seat\u201d, onde ele pede que a pessoa fique lá na frente para realizar o atendimento. É feito um trabalho individual dentro de um grupo. Quando um participante do grupo entra no diálogo sobre o atendimento individual, ele acaba agregando algo para o trabalho que está acontecendo. O cliente no vídeo acaba trazendo mais características dele do que a da pessoa que está sentada, então, Perls acaba pedindo para que ele tome o lugar da pessoa que está sentada.
Depois disso, Perls introduz as técnicas de cadeira vazia e a de repetição, que são formas de experimento que facilitam a integração.