Buscar

Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

23762 . 7 - Psicologia do Desenvolvimento - 20202.A
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
Nota finalEnviado: 25/09/20 12:28 (BRT)
9/10
1. Pergunta 1
/1
Leia este excerto da canção Triste, Louca ou Má, de Francisco, el Hombre:
"E um homem não me define
Minha casa não me define
Minha carne não me define
Eu sou meu próprio lar"
Nos três primeiros versos, nota-se uma negação veemente da tentativa de definir uma mulher. No caso, há a recusa de dizer que um marido, uma casa ou a percepção alheia de seu corpo podem resumir quem ela é. Aponte abaixo a opção com a categoria de definição de personalidade que está sendo rejeitada no trecho da música:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Definição de ajustamento de personalidade, pois a mulher da música se recusa a ser definida por seu esforço para se adaptar à sociedade.
2. 
Definição globalizante de personalidade, pois a mulher da música se recusa a ser definida por suas características mensuráveis.
3. 
Definição de essência de personalidade, pois a mulher da música se recusa a ser definida pelas características que lhe são subjetivas.
4. 
Definição integrativa de personalidade, pois a mulher da música se recusa a ser definida pela maneira como organiza a sua conduta.
5. 
Definição biossocial de personalidade, pois a mulher da música se recusa a ser definida pelas reações alheias e características externas a ela.
Resposta correta
2. Pergunta 2
/1
A manipulação de representações mentais de informação, normalmente chamada de pensamento, possui uma série de atributos que lhe são peculiares. Considere as seguintes afirmações sobre esses atributos:
I — Os Conceitos Mentais são os significados que armazenamos na nossa mente. Quando pensamos em uma casa ou uma árvore, por exemplo, estamos representando um conceito mental no nosso pensamento.
II — O Raciocínio Lógico engloba atalhos mentais e regras internalizadas para a solução de um problema. A ele também pode ser associada a criação de novas soluções para um dado problema.
III — Imagens Mentais são as representações de elementos do mundo na nossa mente. Apesar do termo "imagem" sugerir apenas impressões visuais, quando pensamos em um som, por exemplo, também estamos recorrendo a uma imagem mental.
Marque a opção correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Estão corretas as afirmações II e III.
Resposta correta
2. 
Estão corretas as afirmações I e II.
3. 
Está correta apenas a afirmação II.
4. 
Está correta apenas a afirmação I.
5. 
Todas as afirmações estão corretas.
3. Pergunta 3
/1
A interseção entre as áreas da Psicologia e da Aprendizagem traz muitos desafios e perguntas, mas também muitas respostas. Considere as seguintes reflexões que perpassam ambos os campos de estudo:
I — A importância de estudar, reconhecer e compreender as características de transtornos de ordem psicológica está no planejamento da aprendizagem para os indivíduos que padeçam dessas patologias. Uma vez previstas as dificuldades por eles encontradas, o processo de aprendizagem tende a ser mais satisfatório.
II — É desejável que, no momento em que uma escola receba um laudo de avaliação neuropsicológica de um aluno(a), o(a) profissional responsável seja capaz de identificar os códigos do DSM-V e/ou do CID-10 pertinentes ao caso, para ter ciência do tratamento/acompanhamento adequado.
III — Deficiências auditivas, visuais ou motoras configuram um tipo de déficit cognitivo, já que a relação entre a pessoa e o mundo é limitada por uma condição fisiológica. Nesses casos, é necessário traçar uma estratégia de aprendizagem que adapte os conteúdos para esses estudantes.
Marque a opção correta:
Mostrar opções de resposta 
4. Pergunta 4
/1
Em tempos recentes, popularizou-se o termo TDA-H, sigla para Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, às vezes até erroneamente associado a qualquer criança que tenha algum grau de falta de concentração. Outra de suas características é a falta de controle de impulsos que, unida à já previamente mencionada desatenção, pode prejudicar o processo de aprendizagem. Qual das opções abaixo descreve adequadamente um outro transtorno de neurodesenvolvimento que prejudica a aprendizagem?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os Déficits Intelectuais correspondem a dificuldades cognitivas na resolução de problemas e podem ser consequentes de uma lesão durante o nascimento ou o desenvolvimento de uma criança. Ainda assim, indivíduos que apresentam esse transtorno conseguem viver normal e independentemente.
2. 
Os Transtornos de Comunicação dizem respeito às dificuldades de ordem psicológica que uma criança encontra ao tentar utilizar a linguagem. Um dos transtornos mais conhecidos que pertence a essa categoria é a gagueira, que pode acontecer com diferentes níveis de intensidade.
Resposta correta
3. 
Os Transtornos Específicos de Aprendizagem acontecem quando uma criança é incapaz de entender um determinado assunto, suas regras e especificidades. Um exemplo clássico é o do estudante que se sai bem em todas as matérias, mas possui grandes dificuldades em Matemática. É um transtorno que pode ser facilmente superado através da educação formal.
4. 
O Transtorno do Espectro Autista é um dos casos mais intrigantes: pessoas que sofrem desse transtorno geralmente possuem muita dificuldade em criar e manter relações sociais, mas, por outro lado, normalmente possuem uma memória e aptidões intelectuais acima da média.
5. 
Os Transtornos Motores dizem respeito exclusivamente às habilidades manuais de uma criança, ou seja, sua destreza com ambas as mãos, que, nesse caso, é bastante reduzida. Felizmente, a fisioterapia e o acompanhamento profissional contínuo são capazes de tratar o problema de forma eficaz.
5. Pergunta 5
/1
Leia o excerto a seguir.
"No dia 21 de fevereiro de 1799 uma estranha criatura surgiu dos bosques próximos ao povoado de Aveyron, no sul da França. Apesar de andar em posição ereta se assemelhava mais a um animal do que a um ser humano, porém, imediatamente foi identificado como um menino de uns onze ou doze anos. Unicamente emitia estridentes e incompreensíveis grunhidos e parecia carecer do sentido de higiene pessoal, fazia suas necessidades onde e quando lhe apetecia. Foi conduzido para a polícia local e, mais tarde, para um orfanato próximo.
A princípio escapava constantemente e era difícil voltar a capturá-lo. Negava-se a vestir-se e rasgava as roupas quando lhes punham. Nunca houve pais que o reclamassem. 
O menino foi submetido a um minucioso exame médico no qual não se encontrou nenhuma anormalidade importante [...] Um sacerdote que observava ao menino diariamente descreveu esse incidente da seguinte forma:
'Todos estes pequenos detalhes, e muitos outros que poderiam aludir, demonstram que este menino não carece totalmente de inteligência, nem de capacidade de reflexão e raciocínio. Contudo, nos vemos obrigados a reconhecer que, em todos os aspectos que não tem a ver com as necessidades naturais ou a satisfação dos apetites, se percebe nele um comportamento puramente animal. Se possui sensações não desembocam em nenhuma idéia. Nem sequer pode comparar umas as outras. Poderia pensar-se que não existe conexão entre sua alma ou sua mente e seu corpo.'"
(Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_de_Aveyron. Acesso em: 15 mar. 2019.)
De acordo com o excerto exposto e seus conhecimentos sobre os fatores que influenciam o desenvolvimento humano, é correto afirmar que o menino Victor de Aveyron:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Carecia do desenvolvimento relativo aos fatores biológicos de ordem individual, já que uma hipótese válida para o seu comportamento incomum se devia provavelmente a características hereditárias, ou seja, herança de genes familiares que influenciaram sua maturação física e cognitiva.
2. 
Seria capaz de se desenvolver como qualquer outra pessoa assim que atingisse o final da adolescência, uma vez que um dos fatores biológicos de ordem universal relativos ao desenvolvimento da personalidade é a completa mielinização do cérebro humano.
3. 
Possuía algum transtorno ou síndrome, ocasionado
por má formação durante a gestação e/ou abuso de substâncias prejudiciais na gravidez, o que justifica o seu comportamento incomum enquanto um problema de desenvolvimento acarretado por fatores biológicos de ordem individual.
4. 
Não havia se desenvolvido satisfatoriamente porque os fatores biológicos de ordem universal, isto é, aqueles geneticamente predeterminados para a raça humana, foram ignorados na sua infância. Isso explica o fato de Victor exprimir-se apenas por meio de grunhidos ou de dispensar o uso de roupas.
5. 
Desenvolveu-se satisfatoriamente do ponto de vista dos fatores biológicos, tanto pelos de ordem universal quanto individual, posto que era capaz de executar todas as atividades físicas geneticamente programadas para a sua anatomia.
Resposta correta
6. Pergunta 6
/1
O desenvolvimento da personalidade humana pode ser explicado por quatro grandes correntes teóricas. Uma delas, o Modelo Normativo-sequencial, assevera que o desenvolvimento da personalidade acontece em etapas — e, portanto, que ela pode se alterar ao longo da vida. Seus teóricos acreditam que há uma relação psicossocial envolvida no processo, que se modifica de acordo com a idade do indivíduo. Quanto às três outras correntes teóricas, analise as afirmações abaixo:
I) O Modelo da Cronologia dos Eventos põe que não é a idade, mas os acontecimentos ao longo da vida, sejam eles esperados ou não, que afetam e modificam a personalidade de um indivíduo.
II) Os Modelos Tipológicos estabelecem que são o comportamento e as emoções que definem a personalidade de um indivíduo. Depois dos 30 anos, ela se torna praticamente estável.
III) Os Modelos de Traço classificam diferentes tipos e estilos de personalidade, que organizam como o indivíduo ordena esses traços, ainda que eventos possam afetar esse desenvolvimento.
Agora, assinale a opção correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Todas as afirmações estão corretas.
2. 
Estão corretas as afirmações I e II.
3. 
Está correta apenas a afirmação I.
Resposta correta
4. 
Está correta apenas a afirmação II.
5. 
Estão corretas as afirmações I e III.
7. Pergunta 7
/1
A codificação, o armazenamento e a recuperação de informação sobre si e sobre o mundo são funções da memória. A memória de curto prazo normalmente retém uma informação por, no máximo, 25 segundos. Por outro lado, a memória de longo prazo é aquela que geralmente pode ser acessada a qualquer momento. Sobre a sua subdivisão, reflita a respeito das afirmações a seguir:
I) A memória declarativa guarda eventos, acontecimentos.
II) A memória processual descreve como se faz uma determinada atividade.
III) A memória implícita recorda situações emocionais e não se manifesta voluntariamente.
IV) A memória episódica armazena nomes e datas.
V) A memória semântica ocorre quando se tenta lembrar do significado de uma palavra.
Assinale a opção correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Está correta apenas a afirmação II.
2. 
Estão corretas as afirmações I, IV e V.
3. 
Todas as afirmações estão corretas.
4. 
Estão corretas as afirmações II e III.
Resposta correta
5. 
Estão corretas as afirmações I, III, IV e V.
8. Pergunta 8
/1
Um dos principais fatores sociais de desenvolvimento humano é a aquisição da linguagem. Avalie as seguintes afirmações sobre a importância da linguagem no âmbito dos processos mentais.
I — Primeiramente, a linguagem, composta de símbolos organizados com regras sistemáticas, é imprescindível para a comunicação de uns com os outros;
II — Além disso, a linguagem está intrinsecamente ligada à forma como conhecemos e entendemos o mundo, de tal maneira que ela altera essa nossa percepção;
III — Por fim, sabe-se que há uma variedade no tempo de desenvolvimento dos bebês, mas que, de qualquer forma, eles adquirem a linguagem individualmente.
Assinale a opção correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Estão corretas as afirmações I e III.
2. 
Todas as afirmações estão corretas.
3. 
Estão corretas as afirmações II e III.
4. 
Estão corretas as afirmações I e II.
Resposta correta
5. 
Está correta apenas a afirmação III.
9. Pergunta 9
/1
Dentre os múltiplos fatores que influenciam o desenvolvimento humano, podem ser destacados os fatores sociais. São tantas as relações de interdependência que existem na atualidade. É difícil, senão impossível, imaginar uma pessoa completamente alheia à sociedade e aos seus iguais, ou seja, uma pessoa que não possua, mesmo que em grau reduzido, algum tipo de convívio social.
Sobre o desenvolvimento humano, no que tange aos fatores sociais, analise as seguintes afirmações.
I) O primeiro estágio de desenvolvimento social de um indivíduo se dá no núcleo familiar, entendendo-se por "família" qualquer tipo de configuração que contemple a criança e seu(s) cuidador(es). Será nesse ambiente que a criança receberá os primeiros estímulos e modelos para se desenvolver, desde aqueles que compreendem a coordenação motora até os de ordem cognitiva e emocional.
II) O comportamento moral e a internalização de padrões estão intimamente relacionados à ideia de socialização. Pode-se conceituar "socialização" como o processo pelo qual uma criança desenvolve valores, hábitos e habilidades que a propiciam um ingresso saudável na sociedade, não se limitando à obediência de regras para evitar punições ou obter recompensas.
III) As condições socioeconômicas, sejam excelentes ou pouco favoráveis, não são suficientemente relevantes para o desenvolvimento de uma criança. Basta haver um núcleo familiar que forneça estímulos e modelos para que seu desenvolvimento social seja completo.
Agora, assinale a opção correta.
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
Todas as afirmações estão corretas.
2. 
Estão corretas as afirmações I e II.
Resposta correta
3. 
Estão corretas as afirmações I e III.
4. 
Está correta apenas a afirmação III.
5. 
Está correta apenas a afirmação II.
10. Pergunta 10
/1
Unidas à personalidade, existem várias funções cognitivas que dão origem ao processo de consciência, ou seja, fazem com que uma pessoa seja quem ela é. Tendo em mente uma dessas principais funções cognitivas, a sensação, analise as afirmações a seguir.
I) A primeira e mais imediata interação de um indivíduo com o mundo que o cerca se dá pelas sensações. Elas dependem de estímulos internos ou externos para ocorrerem.
II) A experiência sensorial acontece apenas com os cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar.
III) Depois de algum tempo exposta a um certo estímulo sensorial, uma pessoa deixará de notá-lo. Esse fenômeno é chamado de adaptação sensorial.
Agora, assinale a opção correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Todas as afirmações estão corretas.
2. 
Estão corretas as afirmações II e III.
3. 
Está correta apenas a afirmação II.
4. 
Estão corretas as afirmações I e III.
Resposta correta
5. 
Está correta apenas a afirmação I.
Ajuda para a página atual

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais