Buscar

AD1 Informática_Educação_2020-2 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
 
 PEDAGOGIA EAD/UENF – DISCIPLINA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO 
Avaliação a Distância 1 (AD1) – 2º Semestre de 2020 Coordenador Prof: Fermín Alfredo Tang Montané 
 
Polo:São fidelis ____________________________________Curso: ___pedagogia __________________ 
Aluno(a): __Poliana ferreira de Souza pereira______________________________________Nota: ______________ 
 
Realizem as atividades descritas à continuação, na dúvida peçam a orientação do seu tutor. Escolha um navegador de internet adequado (p.e. Google Chrome, Microsoft Edge). As respostas deverão ser colocadas em um arquivo de texto (Microsoft Word ou LibreOffice Writer). 
 
1ª Questão (3,0) Entre os principais usos da internet temos a pesquisa e o acesso à conteúdos referentes às mais diversas áreas de conhecimento. Em particular, temos interesse no conteúdo escolar disponível na rede. Acesse o site: https://escolaeducacao.com.br. No menu que se encontra na parte superior acesse a opção Professores e depois Planos de aula. Escolher um plano de aula. Por exemplo: Planos de aula para o Ensino Fundamental I – Ciências: Conhecendo o corpo humano. Observe que também existem opções em Matemática, História, Português e Artes. 
Estude detalhadamente o plano de aula, seus recursos, desenvolvimento e atividades. Deverá responder os seguintes pontos: 
i) Indicar o ano escolar, a matéria e o tema da aula escolhida. (1,0 ponto). ii) Explicar de maneira resumida em que consiste a aula, o tempo de duração, e quais recursos computacionais e não computacionais são necessários para a sua realização. (2,0 pontos). 
2ª Questão (4,0) Com base no plano de aula escolhido na questão anterior, responda: 
i) Que categorias de programas e/ou aplicativos estão sendo utilizados (ou poderiam ser utilizados) nessa aula. Cite pelo menos dois. Por exemplo, navegador de internet, programas de desenho, editor de texto, apresentações, vídeo, etc. Explique de que forma esses programas são utilizados (ou poderiam ser utilizados) nessa aula. (2,0 pontos) 
 R: Os programas que estão sendo usados são o navegador de internet google chrome, o programa de desenho paint plataforma de vídeos o youtube . estão sendo utilizados para ajudar esclarecer e mostrar como são feitas as figuras geométricas e como fonte de pesquisa , como a tabela de decomposição dos matérias utilizados na aula sobre a reciclagem.
ii) Pesquise e descubra alternativas gratuitas para as categorias de programas citadas acima. Por exemplo, Google Slides, Powerpoint Online, etc. Descreva os requisitos necessários para usar esses programas. 
R; Os programas utilizados são gratuitos basta ter acesso a internet de um computador ou notebook , no site da impressa Microsoft é oferecido o uso de vários desses programas gratuitamente .E os serviços como google slides basta fazer login no google colocar os dados e email ou gmail e logar no google que automaticamente oferece toods esses serviços gratuitos como google slides , youtube entre outro.
3ª Questão (3,0) Mostre a utilização de pelo menos um dos programas citados na questão anterior. Para isso deverá atender os seguintes pontos: 
i) Explique que resultado pretende conseguir com a utilização desse programa. De que maneira o programa será útil na realização de aula escolhida. (1,0 ponto) 
R: estes programas ajudarão na fixação do conteúdo , além de facilitar a visualização das formas geométricas e abordando o conceito passado de uma forma lúdica e sucinta 
ii) Indique no arquivo de respostas, o resultado da utilização do programa escolhido. Esse resultado pode ser colocado na forma de capturas de tela, imagens, ou caso seja necessário, endereços de sites, de vídeos, ou links de compartilhamento de arquivos produzidos por vocês. Por exemplo, um documento google criado por você e armazenado no seu Google drive. 
	 	 	 	 	 	 	 	 	 	 (2,0 pontos)

Outros materiais