Buscar

Avaliação Final Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	As convenções da OIT são consideradas tratados internacionais, no entanto, de acordo com Neto e Cavalcante (2013), embora as convenções estabelecidas pela OIT possuam caráter normativo, elas não são autoaplicáveis. Explique por que afirma-se que as convenções não são autoaplicáveis? 
FONTE: NETO, Francisco; CAVALCANTE, Jouberto. Direito do Trabalho. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
	Resposta Esperada:
Cada estado-membro tem o poder de determinar quais convenções são aplicáveis ao seu âmbito interno, ou seja, uma vez criada uma convenção, ela não se torna parte do ordenamento jurídico de todos os membros, apenas para aqueles que as ratificarem.
	2.
	A greve é um direito colocado nas mãos do trabalhador, do qual deverá fazer bom uso, eis que nenhum direito poderá ser exercido de forma absoluta e irresponsável. Assim, apesar de ser o direito de greve inviolável, porque assegurado pela Constituição Federal (arts. 9º e 37, inciso VII), é uma medida extrema que se sujeita às limitações legais, as quais, se não observadas, ensejarão a declaração de abusividade do direito de greve. Quando o direito de greve pode ser considerado abusivo?
	Resposta Esperada:
O direito de greve, um direito fundamental dos trabalhadores, será abusivo quando seus titulares excederem manifestamente os limites impostos por fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes. A qualificação abusiva é adquirida por conta do excesso, e não do uso regular, pois por ser excessivo e contrariar o bem-estar social e a previsão legal, o ato é violador e considerado pelo sistema jurídico brasileiro como ilícito.

Continue navegando

Outros materiais