Buscar

atividade 7 LEG EXERC PROF ENF

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		É um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de enfermagem e a documentação da prática profissional, evidenciando sua contribuição na atenção à saúde da população, aumentando a visibilidade e o reconhecimento profissional. Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.
	
	
	
	educação em enfermagem.
	
	
	Processo de Enfermagem.
	
	
	Consulta de Enfermagem.
	
	
	Sistematização de Assistência Enfermagem.
	
	
	Primary Nursing - diagnóstico de enfermagem.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		De acordo com a resolução COFEN-292/2004 Ao Enfermeiro incumbe planejar, executar, coordenar, supervisionar e avaliar os Procedimentos de Enfermagem prestados aos doadores de órgãos e tecidos, através dos seguintes procedimentos listados abaixo. EXCETO:
	
	
	
	Notificar as Centrais de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos-CNNCDO a existência de potencial doador.
	
	
	Garantir ao responsável legal o direito de discutir com a família sobre a doação, prevalecendo o consenso familiar.
	
	
	Registrar o procedimento de doação de órgãos apenas no prontuário do receptor; uma vez que para o doador esta informação não irá influenciar em nada.
	
	
	Documentar, registrar e arquivar o processo de doação/transplante no prontuário do doador, bem como do receptor
	
	
	Entrevistar o responsável legal do doador, solicitando o consentimento livre e esclarecido por meio de autorização da doação de Órgãos e Tecidos, por escrito.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		De acordo com a Resolução do COFEN n° 381/2011, a coleta de material para colpocitologia oncótica pelo método de Papanicolaou, no âmbito da equipe de Enfermagem é:
	
	
	
	privativa do médico ginecologista.
	
	
	privativa do Enfermeiro e do Médico ginecologista.
	
	
	privativa do Enfermeiro, observadas as disposições legais da profissão.
	
	
	realizada pelas equipes de enfermagem.
	
	
	privativa do médico ginecologista e do enfermeiro obstetra.
	
Explicação:
De acordo com a RESOLUÇÃO COFEN Nº 381/2011 em seu
art. 1º No âmbito da equipe de Enfermagem, a coleta de material para colpocitologia oncótica pelo método de Papanicolau é privativa do Enfermeiro, observadas as disposições legais da profissão.
Parágrafo único: O Enfermeiro deverá estar dotado dos conhecimentos, competências e habilidades que garantam rigor técnico-científico ao procedimento, atentando para a capacitação contínua necessária à sua realização.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Esta resolução normatiza a atuação do Enfermeiro na Captação e Transplante de Órgãos e Tecidos. Dispõe ainda que ao enfermeiro cabe o planejamento, execução, coordenação, avaliação dos procedimentos de enfermagem prestados para ao doador de órgãos/ tecidos. Este deverá notificar as centrais de captação e garantir ao responsável legal o direito e o dever de discutir com a família sobre a doação. Sobre qual resolução o texto se refere?
	
	
	
	Resolução 299/2004
	
	
	Resolução 292/2004
	
	
	Resolução 358/2009.
	
	
	Resolução 299/2005
	
	
	Resolução 389/2011
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O Conselho Federal de Enfermagem, no uso de suas atribuições a que alude a Lei nº 5.905/73 e a Lei 7.498/86, e tendo em vista deliberação do Plenário em sua reunião ordinária Nº 318, realizada em 02/05/2004; CONSIDERANDO a Constituição da República Federativa do Brasil, nos artigos 197 e 199; CONSIDERANDO a Lei 9.434/97, que dispõe sobre a remoção de órgãos tecidos e parte do corpo humano para fins de transplantes e tratamentos; CONSIDERANDO o Decreto nº 2.268/97, que regulamenta a Lei dos Transplantes e cria o Sistema Nacional de Transplantes. RESOLUÇÃO COFEN-292/2004-Normatiza a atuação do Enfermeiro na Captação e Transplante de Órgãos e Tecidos. Marque a opção correta.
	
	
	
	Para atender o disposto no artigo anterior, o estudante deverá apresentar declaração da Instituição de Ensino, A inscrição terá validade de 24 meses, podendo ser renovada por iguais períodos até a data de conclusão do curso.
	
	
	Art. 1º ¿ Fica habilitado o Médico, devidamente inscrito e com situação ético-profissional regular no seu respectivo Conselho Regional de Medicina, assumir a Responsabilidade Técnica do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
	
	
	Artigo 1º Ao Enfermeiro incumbe planejar, executar, coordenar, supervisionar e avaliar os Procedimentos de Enfermagem prestados aos doadores de órgãos e tecidos, através dos seguintes procedimentos.
	
	
	Durante a entrevista com a família e representante legal, deve fornecer as informações sobre o processo de captação que inclui: o esclarecimento sobre o diagnóstico da morte encefálica; o anonimato da identidade do doador para a família do receptor e deste para a família do doador; os exames a serem realizados; a manutenção do corpo do doador em UTI; a transferência e procedimento cirúrgico para a retirada; auxílio hospitalar e a interrupção em qualquer fase deste processo por motivo de parada cardíaca; exames cardíacos ou insistência familiar da doação e da Instituição.
	
	
	Artigo 6º Ao Enfermeiro incumbe planejar, executar, coordenar, minimizar funções, ser submetido ao médico coordenador supervisionar e avaliar os Procedimentos de Enfermagem prestados aos doadores de órgãos e tecidos, através dos seguintes procedimentos.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A Resolução COFEN Nº 389/2011 trata sobre os procedimentos para registro de título de pós-graduação lato e stricto sensu concedido a enfermeiros e lista as especialidades. Sobre a referida citação, assinale a única alternativa CORRETA:
	
	
	
	Banco de Leite Humano não é uma especialização abrangida na resolução.
	
	
	A modalidade de Residência em Enfermagem terá registro no Conselho Federal de Enfermagem, nos moldes de Especialidade conforme área de abrangência.
	
	
	O diploma de mestre ou de doutor e o certificado de especialista, obtidos no exterior, somente serão registrados sem a necessidade de revalidação.
	
	
	O Enfermeiro, portador de diploma de pós-graduação lato e stricto sensu, pode registrá-lo no Conselho Federal de Enfermagem.
	
	
	Os títulos serão registrados de acordo com a denominação constante do diploma ou certificado apresentado.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Quais as etapas da assistência de enfermagem que a Resolução COFEN nº 358/2009 preconiza?
	
	
	
	Coleta de dados (ou Histórico), Diagnóstico, Planejamento, Implementação e Avaliação.
	
	
	Coleta de Diagnósticos de enfermagem anteriores (ou Histórico), Diagnóstico, Planejamento, Implementação e Avaliação.
	
	
	Coleta de dados (ou Histórico), Planejamento, Diagnóstico, Implementação e Avaliação.
	
	
	Coleta de dados (ou Histórico), Diagnóstico, Planejamento, Abnegação e Avaliação.
	
	
	Coleta de dados (ou Histórico), Planejamento, Implementação e Avaliação.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A Resolução COFEN 358/2009 estabelece que o instrumento do processo de enfermagem deve ser realizado de modo deliberado e sistemático em todos os ambientes públicos ou privados em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem. Destaca etapas da assistência de enfermagem a serem cumpridas;
	
	
	
	CONSIDERANDO que a Sistematização da Assistência de Enfermagem organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a operacionalização do processo de Enfermagem; Coleta de dados ou histórico.
	
	
	CONSIDERANDO que a Sistematização da Assistência de Enfermagem organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a operacionalização do processo de Enfermagem.
	
	
	CONSIDERANDO que a Sistematização da Assistência de Enfermagem organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a operacionalização do processo de Enfermagem; Coleta de dados ou histórico, diagnóstico, planejamento, implementação, avaliação de enfermagem.
	
	
	CONSIDERANDO que a Sistematização da Assistência de Enfermagem regulamenta o trabalho profissional
quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a execução do processo de Enfermagem em qualquer Instituição de Saúde.
	
	
	CONSIDERANDO que a Sistematização da Assistência de Enfermagem organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a operacionalização do processo de Enfermagem; somente planejamento de recursos da assistência de enfermagem.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais