Buscar

Auditoria de qualidade - questionario

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

.
		Correlacione as colunas com a definição de cada etapa do Ciclo PDCA (preencher os parêntese com Plan, Do, Check ou Act).
(      ____ _ ____    ) monitorar e (onde aplicável) medir os processos e os produtos e serviços resultantes em relação as políticas, objetivos e requisitos, e reportar os resultados.
(       ___ _       _ ) executar ações melhorar o desempenho, conforme o necessário.
(       ___        _ ) estabelecer os objetivos do sistema e seus processos e os recursos necessários para entregar resultados de acordo com os requisitos dos clientes e com as políticas da organização.
(       ___        _ ) implementar o que foi planejado.
A sequência correta da ordem das definições é:
	
	
	
	Act, Do, Plan e Check
	
	
	Do, Plan, Act e Check
	
	
	Check, Act, Plan e Do
	
	
	Plan, Act, Check e Do
	
	
	Check, Plan, Do e Act
	
Explicação:
A sequência correta da ordem das definições tal qual aparecem na questão é Check, Act, Plan e Do.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A abordagem de processo em um sistema de gestão da qualidade proporciona benefícios na sua aplicação. Quais são eles?
	
	
	
	A consideração de processos em termos de valor agregado.
	
	
	O atingimento de desempenho eficaz do processo.
	
	
	Todas as opções estão corretas.
	
	
	Melhoria de processos baseada na avaliação de dados e informação.
	
	
	Entendimento e consciência no atendimento e requisitos.
	
Explicação:
Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A aplicação da abordagem de processo em um sistema de gestão da qualidade proporciona, EXCETO.
	
	
	
	O alcance de desempenho eficaz do processo.
	
	
	Melhoria de processos baseada na avaliação de dados e informação.
	
	
	Entendimento e consciência no atendimento e requisitos.
	
	
	A visão hierárquica dos níveis da organização.
	
	
	A consideração de processos em termos de valor agregado.
	
Explicação:
O processo não considera os níveis hierárquicos da empresa, a hierarquia é estabelecida de acordo com a importância da atividade para o processo.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Em relação a gestão da qualidade, é correto afirmar:
I - A mentalidade de risco é essencial para se conseguir um sistema de gestão da qualidade eficaz.
II - Para estar conforme os requisitos da Norma, uma organização precisa planejar e implementar ações para abordar riscos e oportunidades.
III - Risco é o efeito da incerteza e qualquer incerteza pode ter um efeito positivo ou negativo.
	
	
	
	Somente II e III estão corretas
	
	
	Somente II está correta.
	
	
	Todas estão corretas
	
	
	Somente I e II estão corretas
	
	
	Somente I e III estão corretas
	
Explicação:
Todas estão corretas.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Avalie as afirmações apresentadas sobre a aplicação da abordagem de processos em um sistema de gestão da qualidade e os benefícios que ela proporciona, e responda:
I - O entendimento e consciência no atendimento e requisitos;
II - A consideração de processos em termos de valor agregado;
III - A permanência dos processos baseada na avaliação de dados da concorrência.
IV - O atingimento de desempenho eficaz do processo.
	
	
	
	I, II, e IV são verdadeiras 
	
	
	Todas são verdadeiras
	
	
	I, III e IV são verdadeiras
	
	
	II, III e IV são verdadeiras
	
	
	I, II e III são verdadeiras
	
Explicação:
Melhoria de processos baseada na avaliação de dados e informação.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Qual das opções abaixo representa melhor o objetivo da ISO 9001 e sua relação com o Escopo?
	
	
	
	O objetivo da ISO 9001 é implantar o sistema de gestão, através da definição do escopo dos produtos e serviços das empresas.
	
	
	O objetivo da ISO 9001 é melhorar a qualidade dos produtos e serviços e  garantir que as organizações alcancem seus objetivos.
	
	
	O objetivo do escopo é formalizar o planejamento estratégico da organização para atender os requisitos da NBR ISO 9001:2015.
	
	
	O escopo, alinhado com o objetivo da ISO 9001, define o planejamento estratégico das organizações.
	
	
	O objetivo da ISO 9001 é melhorar o sistema de gestão e, com isso, garantir que as organizações alcancem seus objetivos, assim, tudo aquilo que estiver relacionado ao planejamento estratégico (e a Qualidade, é claro) deverá constar no escopo.
	
Explicação:
O objetivo da ISO 9001 é melhorar o sistema de gestão e, com isso, garantir que as organizações alcancem seus objetivos, assim, tudo aquilo que estiver relacionado ao planejamento estratégico (e a Qualidade, é claro) deverá constar no escopo.
		1.
		Qual das opções abaixo melhor descreve o objetivo da Gestão da Qualidade?
	
	
	
	Garantir que todos os funcionários da empresa tenham qualidade de vida para satisfazer os clientes.
	
	
	Dirigir e controlar uma organização, no sentido de viabilizar melhorias nos produtos e serviços oferecidos, de forma a garantir satisfação completa das necessidades dos clientes, até mesmo superando suas expectativas.
	
	
	Acompanhar a qualidade dos processos na buscar pela excelência operacional.
	
	
	Realizar auditorias de qualidade para verificar a conformidade dos produtos e serviços para garantir os parceiros internos.
	
	
	Conduzir e acompanhar uma organização, no sentido de viabilizar melhorias nos produtos e serviços oferecidos.
	
Explicação:
O objetivo da qualidade é dirigir e controlar uma organização, no sentido de viabilizar melhorias nos produtos e serviços oferecidos, de forma a garantir satisfação completa das necessidades dos clientes, até mesmo superando suas expectativas.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Gestão da Qualidade é focada na qualidade da produção, processos e serviços de uma instituição. Seu objetivo é dirigir e controlar uma organização viabilizando melhorias nos produtos e serviços oferecidos, com a intenção de garantir satisfação e superar as expectativas das necessidades dos clientes. Analise as afirmativas e escolha a opção corretamente relacionada aos sete princípios da gestão da qualidade.
I - O foco no cliente nas necessidades dos cliente contribui para o sucesso da empresa em longo prazo.
II - As decisões empresariais devem ser baseadas na experiência do gestor, o que aumenta a possibilidade de alcance dos resultados esperados.
III - É fundamental entender as atividade da empresa como uma série de processos interligados como um sistema que ajuda a alcançar resultados mais consistentes.
	
	
	
	I e III estão corretas 
	
	
	Somente I está correta
	
	
	I e II estão corretas
	
	
	II e III estão corretas
	
	
	Todas estão corretas
	
Explicação:
As decisões devem ser tomadas baseadas em evidências. Nunca é fácil tomar decisões e elas naturalmente envolvem certo grau de incerteza, mas a possibilidade de obter os resultados esperados é maior se as decisões forem baseadas na análise e na avaliação de dados.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Um dos requisitos da NBR ISO 9001:2015 é o Apoio. Qual dos itens abaixo, melhor descreve este requisito?
	
	
	
	Ajuda a compreender a organização e seu contexto, as necessidades e expectativas de partes interessadas. Determina o escopo do sistema de gestão da qualidade e seus processos para cada tipo de organização.
	
	
	Definição, implantação e controle dos processos para atender os requisitos de produtos e serviços. Realização de análise crítica e implantação de mudanças em caso de derivas de performance nos requisitos. Planeja e controla projetos e desenvolve a identificação, rastreabilidade e liberação de produtos e serviços. Destaca também a importância do Controle de processos, produtos e serviços providos externamente.
	
	
	Garantia dos recursos necessários para a implantação, manutenção e melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade. Também assegura os resultados válidos e confiáveis quando monitoramento ou medição forem utilizados para verificar a conformidade de produtos e serviços com requisitos. Compreende a importância da Conscientização e Comunicação das pessoas
em relação ao Sistema de Gestão da Qualidade e a criação e o controle das informações documentadas.
	
	
	Enfatiza a importância dos conceitos de Liderança e sua aplicação, que juntamente com o comprometimento e foco no cliente. Destaca a importância do desenvolvimento da Política da Qualidade, e de como essa política deve ser comunicada. Diferenciam-se os papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais.
	
	
	Monitoramento, medição, análise e avaliação dos requisitos para garantir satisfação do cliente e a importância das auditorias internas, entradas e saídas de análise crítica realizada pela Direção das organizações.
	
Explicação:
O que melhor descreve o requisito é: Garantia dos recursos necessários para a implantação, manutenção e melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade. Também assegura os resultados válidos e confiáveis quando monitoramento ou medição forem utilizados para verificar a conformidade de produtos e serviços com requisitos. Compreende a importância da Conscientização e Comunicação das pessoas em relação ao Sistema de Gestão da Qualidade e a criação e o controle das informações documentadas.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A ABNT NBR ISO 9001:2015 é uma norma constituída por um número de diferentes requisitos que estão descritos em suas secções:
	
	
	
	Introdução e escopo da norma, Contexto da sociedade, Liderança, Planejamento, Apoio, Avaliação de desempenho e Melhoria.
	
	
	Introdução e escopo da norma, Contexto da organização, Liderança, Planejamento, Operação, Avaliação de desempenho e Certificação (e Recertificação).
	
	
	Introdução e escopo da norma, Contexto da organização, Liderança, Planejamento, Apoio, Operação e Resultados.
	
	
	Introdução e escopo da norma, Contexto da organização, Planejamento, Apoio, Operação, Auditoria de qualidade e Melhoria.
	
	
	Introdução e escopo da norma, Contexto da organização, Liderança, Planejamento, Apoio, Operação, Avaliação de desempenho e Melhoria.
	
Explicação:
Os requisitos que estão descritos em suas secções: Introdução e escopo da norma, Contexto da organização, Liderança, Planejamento, Apoio, Operação, Avaliação de desempenho e Melhoria.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		É  a entidade responsável pela elaboração das normas brasileiras, atua nas avaliações de conformidades e dispõe de programas para certificações de produtos.
	
	
	
	ABNT
	
	
	ISO
	
	
	TQM
	
	
	NBR
	
	
	IMETRO
	
Explicação:
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é  a entidade responsável pela elaboração das normas brasileiras, atua nas avaliações de conformidades e dispõe de programas para certificações de produtos. 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		"Dirigir e controlar uma organização, no sentido de viabilizar melhorias nos produtos e serviços oferecidos, de forma a garantir satisfação completa das necessidades dos clientes, até mesmo superando suas expectativas." É o objetivo da: 
	
	
	
	Qualidade Total 
	
	
	Auditoria da qualidade 
	
	
	Gestão da Qualidade
	
	
	ABNT
	
	
	ISO 9001 
	
Explicação:
O objetivo da Gestão da Qualidade é Dirigir e controlar uma organização, no sentido de viabilizar melhorias nos produtos e serviços oferecidos, de forma a garantir satisfação completa das necessidades dos clientes, até mesmo superando suas expectativas.
	
	 
		
	
		1.
		Qual das opções abaixo melhor descreve o objetivo da Gestão da Qualidade?
	
	
	
	Conduzir e acompanhar uma organização, no sentido de viabilizar melhorias nos produtos e serviços oferecidos.
	
	
	Garantir que todos os funcionários da empresa tenham qualidade de vida para satisfazer os clientes.
	
	
	Acompanhar a qualidade dos processos na buscar pela excelência operacional.
	
	
	Dirigir e controlar uma organização, no sentido de viabilizar melhorias nos produtos e serviços oferecidos, de forma a garantir satisfação completa das necessidades dos clientes, até mesmo superando suas expectativas.
	
	
	Realizar auditorias de qualidade para verificar a conformidade dos produtos e serviços para garantir os parceiros internos.
	
Explicação:
O objetivo da qualidade é dirigir e controlar uma organização, no sentido de viabilizar melhorias nos produtos e serviços oferecidos, de forma a garantir satisfação completa das necessidades dos clientes, até mesmo superando suas expectativas.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Um dos requisitos da NBR ISO 9001:2015 é o Apoio. Qual dos itens abaixo, melhor descreve este requisito?
	
	
	
	Monitoramento, medição, análise e avaliação dos requisitos para garantir satisfação do cliente e a importância das auditorias internas, entradas e saídas de análise crítica realizada pela Direção das organizações.
	
	
	Garantia dos recursos necessários para a implantação, manutenção e melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade. Também assegura os resultados válidos e confiáveis quando monitoramento ou medição forem utilizados para verificar a conformidade de produtos e serviços com requisitos. Compreende a importância da Conscientização e Comunicação das pessoas em relação ao Sistema de Gestão da Qualidade e a criação e o controle das informações documentadas.
	
	
	Ajuda a compreender a organização e seu contexto, as necessidades e expectativas de partes interessadas. Determina o escopo do sistema de gestão da qualidade e seus processos para cada tipo de organização.
	
	
	Enfatiza a importância dos conceitos de Liderança e sua aplicação, que juntamente com o comprometimento e foco no cliente. Destaca a importância do desenvolvimento da Política da Qualidade, e de como essa política deve ser comunicada. Diferenciam-se os papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais.
	
	
	Definição, implantação e controle dos processos para atender os requisitos de produtos e serviços. Realização de análise crítica e implantação de mudanças em caso de derivas de performance nos requisitos. Planeja e controla projetos e desenvolve a identificação, rastreabilidade e liberação de produtos e serviços. Destaca também a importância do Controle de processos, produtos e serviços providos externamente.
	
Explicação:
O que melhor descreve o requisito é: Garantia dos recursos necessários para a implantação, manutenção e melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade. Também assegura os resultados válidos e confiáveis quando monitoramento ou medição forem utilizados para verificar a conformidade de produtos e serviços com requisitos. Compreende a importância da Conscientização e Comunicação das pessoas em relação ao Sistema de Gestão da Qualidade e a criação e o controle das informações documentadas.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Gestão da Qualidade é focada na qualidade da produção, processos e serviços de uma instituição. Seu objetivo é dirigir e controlar uma organização viabilizando melhorias nos produtos e serviços oferecidos, com a intenção de garantir satisfação e superar as expectativas das necessidades dos clientes. Analise as afirmativas e escolha a opção corretamente relacionada aos sete princípios da gestão da qualidade.
I - O foco no cliente nas necessidades dos cliente contribui para o sucesso da empresa em longo prazo.
II - As decisões empresariais devem ser baseadas na experiência do gestor, o que aumenta a possibilidade de alcance dos resultados esperados.
III - É fundamental entender as atividade da empresa como uma série de processos interligados como um sistema que ajuda a alcançar resultados mais consistentes.
	
	
	
	II e III estão corretas
	
	
	Somente I está correta
	
	
	I e II estão corretas
	
	
	I e III estão corretas 
	
	
	Todas estão corretas
	
Explicação:
As decisões devem ser tomadas baseadas em evidências. Nunca é fácil tomar decisões e elas naturalmente envolvem certo grau de incerteza, mas a possibilidade de obter os resultados esperados é maior se as decisões forem baseadas na análise e na avaliação de dados.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		"Dirigir e controlar uma organização, no sentido de viabilizar
melhorias nos produtos e serviços oferecidos, de forma a garantir satisfação completa das necessidades dos clientes, até mesmo superando suas expectativas." É o objetivo da: 
	
	
	
	Qualidade Total 
	
	
	Auditoria da qualidade 
	
	
	ABNT
	
	
	Gestão da Qualidade
	
	
	ISO 9001 
	
Explicação:
O objetivo da Gestão da Qualidade é Dirigir e controlar uma organização, no sentido de viabilizar melhorias nos produtos e serviços oferecidos, de forma a garantir satisfação completa das necessidades dos clientes, até mesmo superando suas expectativas.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		É  a entidade responsável pela elaboração das normas brasileiras, atua nas avaliações de conformidades e dispõe de programas para certificações de produtos.
	
	
	
	TQM
	
	
	IMETRO
	
	
	NBR
	
	
	ISO
	
	
	ABNT
	
Explicação:
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é  a entidade responsável pela elaboração das normas brasileiras, atua nas avaliações de conformidades e dispõe de programas para certificações de produtos. 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A ABNT NBR ISO 9001:2015 é uma norma constituída por um número de diferentes requisitos que estão descritos em suas secções:
	
	
	
	Introdução e escopo da norma, Contexto da sociedade, Liderança, Planejamento, Apoio, Avaliação de desempenho e Melhoria.
	
	
	Introdução e escopo da norma, Contexto da organização, Planejamento, Apoio, Operação, Auditoria de qualidade e Melhoria.
	
	
	Introdução e escopo da norma, Contexto da organização, Liderança, Planejamento, Apoio, Operação e Resultados.
	
	
	Introdução e escopo da norma, Contexto da organização, Liderança, Planejamento, Operação, Avaliação de desempenho e Certificação (e Recertificação).
	
	
	Introdução e escopo da norma, Contexto da organização, Liderança, Planejamento, Apoio, Operação, Avaliação de desempenho e Melhoria.
	
Explicação:
Os requisitos que estão descritos em suas secções: Introdução e escopo da norma, Contexto da organização, Liderança, Planejamento, Apoio, Operação, Avaliação de desempenho e Melhoria.
		1.
		Correlacione as colunas com a definição de cada etapa do Ciclo PDCA (preencher os parêntese com Plan, Do, Check ou Act).
(      ____ _ ____    ) monitorar e (onde aplicável) medir os processos e os produtos e serviços resultantes em relação as políticas, objetivos e requisitos, e reportar os resultados.
(       ___ _       _ ) executar ações melhorar o desempenho, conforme o necessário.
(       ___        _ ) estabelecer os objetivos do sistema e seus processos e os recursos necessários para entregar resultados de acordo com os requisitos dos clientes e com as políticas da organização.
(       ___        _ ) implementar o que foi planejado.
A sequência correta da ordem das definições é:
	
	
	
	Plan, Act, Check e Do
	
	
	Act, Do, Plan e Check
	
	
	Do, Plan, Act e Check
	
	
	Check, Plan, Do e Act
	
	
	Check, Act, Plan e Do
	
Explicação:
A sequência correta da ordem das definições tal qual aparecem na questão é Check, Act, Plan e Do.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A abordagem de processo em um sistema de gestão da qualidade proporciona benefícios na sua aplicação. Quais são eles?
	
	
	
	A consideração de processos em termos de valor agregado.
	
	
	Melhoria de processos baseada na avaliação de dados e informação.
	
	
	Todas as opções estão corretas.
	
	
	O atingimento de desempenho eficaz do processo.
	
	
	Entendimento e consciência no atendimento e requisitos.
	
Explicação:
Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A aplicação da abordagem de processo em um sistema de gestão da qualidade proporciona, EXCETO.
	
	
	
	A visão hierárquica dos níveis da organização.
	
	
	A consideração de processos em termos de valor agregado.
	
	
	Melhoria de processos baseada na avaliação de dados e informação.
	
	
	O alcance de desempenho eficaz do processo.
	
	
	Entendimento e consciência no atendimento e requisitos.
	
Explicação:
O processo não considera os níveis hierárquicos da empresa, a hierarquia é estabelecida de acordo com a importância da atividade para o processo.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Em relação a gestão da qualidade, é correto afirmar:
I - A mentalidade de risco é essencial para se conseguir um sistema de gestão da qualidade eficaz.
II - Para estar conforme os requisitos da Norma, uma organização precisa planejar e implementar ações para abordar riscos e oportunidades.
III - Risco é o efeito da incerteza e qualquer incerteza pode ter um efeito positivo ou negativo.
	
	
	
	Somente II e III estão corretas
	
	
	Todas estão corretas
	
	
	Somente I e III estão corretas
	
	
	Somente II está correta.
	
	
	Somente I e II estão corretas
	
Explicação:
Todas estão corretas.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Avalie as afirmações apresentadas sobre a aplicação da abordagem de processos em um sistema de gestão da qualidade e os benefícios que ela proporciona, e responda:
I - O entendimento e consciência no atendimento e requisitos;
II - A consideração de processos em termos de valor agregado;
III - A permanência dos processos baseada na avaliação de dados da concorrência.
IV - O atingimento de desempenho eficaz do processo.
	
	
	
	II, III e IV são verdadeiras
	
	
	Todas são verdadeiras
	
	
	I, III e IV são verdadeiras
	
	
	I, II, e IV são verdadeiras 
	
	
	I, II e III são verdadeiras
	
Explicação:
Melhoria de processos baseada na avaliação de dados e informação.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Qual das opções abaixo representa melhor o objetivo da ISO 9001 e sua relação com o Escopo?
	
	
	
	O objetivo da ISO 9001 é melhorar o sistema de gestão e, com isso, garantir que as organizações alcancem seus objetivos, assim, tudo aquilo que estiver relacionado ao planejamento estratégico (e a Qualidade, é claro) deverá constar no escopo.
	
	
	O objetivo da ISO 9001 é implantar o sistema de gestão, através da definição do escopo dos produtos e serviços das empresas.
	
	
	O escopo, alinhado com o objetivo da ISO 9001, define o planejamento estratégico das organizações.
	
	
	O objetivo do escopo é formalizar o planejamento estratégico da organização para atender os requisitos da NBR ISO 9001:2015.
	
	
	O objetivo da ISO 9001 é melhorar a qualidade dos produtos e serviços e  garantir que as organizações alcancem seus objetivos.
	
Explicação:
O objetivo da ISO 9001 é melhorar o sistema de gestão e, com isso, garantir que as organizações alcancem seus objetivos, assim, tudo aquilo que estiver relacionado ao planejamento estratégico (e a Qualidade, é claro) deverá constar no escopo.
		1.
		Qual das opções abaixo melhor representa a afirmação de que ¿A Tomada de decisão baseada em evidências, é um dos princípios da qualidade¿:
	
	
	
	Não é difícil compreender que as melhores decisões são feitas quando se baseiam em evidências e não por inferências.
	
	
	Não é difícil compreender que as melhores decisões são feitas quando se baseiam na opinião da equipe.
	
	
	Toda decisão deve ser baseado no feeling do Chefe.
	
	
	É difícil compreender que as melhores decisões são feitas quando se baseiam em evidências e não por inferências.
	
	
	As melhores decisões são tomadas pela alta direção das organizações.
	
Explicação:
Pois não é difícil compreender que as melhores decisões são feitas quando se baseiam em evidências e não por inferências.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		É preciso identificar os atores envolvidos diretamente ou indiretamente com as organizações, por exemplo: os clientes, governo, órgãos regulamentadores, colaboradores, sócios/acionistas e fornecedores. Estes Atores também são conhecidos como:
	
	
	
	Os Fornecedores
	
	
	Stakeholders
	
	
	Os colaboradores
	
	
	Os Clientes
	
	
	Partes interessadas
	
Explicação:
Os clientes, governo, órgãos regulamentadores, colaboradores, sócios/acionistas e fornecedores são exemplos comuns de Stakeholders.
	
	
	
	 
		
	
		3.
Complete a sentença abaixo com o Stakeholder que melhor se encaixa:
"O _________ também é considerado um stakeholder. Ele interfere diretamente no contexto externo da sua organização, atuando no panorama macroeconômico, agindo para conter crises ou controlar a economia."
	
	
	
	O Governo
	
	
	Os Clientes
	
	
	Os Fornecedores
	
	
	Os Colaboradores
	
	
	Partes Interessadas
	
Explicação:
O Governo
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Analise as afirmativas e escolha a que NÃO está de acordo com as auditorias internas.
	
	
	
	Elas permitem que se analisem os processos e se gerem mais possibilidades de identificar oportunidades de melhorias que as auditorias externas.
	
	
	A auditoria interna não tem finalidade de melhoria da qualidade, sua função é a análise do processo atual. 
	
	
	As auditorias internas são ferramentas eficazes para a promoção da melhoria contínua dos processos e do ambiente das organizações.
	
	
	Essa ferramenta permite acompanhar a evolução dos planos de ação e o tratamento das não conformidades.
	
	
	Elas podem ser realizadas por colaboradores internos, os quais fazem parte da organização e conhecem os fluxos e as rotinas desta.
	
Explicação:
Um grande benefício das auditorias internas é a melhoria da qualidade dos processos e a antecipação de eventuais não conformidades que somente seriam encontradas por outros profissionais fora da organização, numa auditoria externa.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Em relação ao SGQ, podemos afirmar:
I - O objetivo da implementação desse sistema é alcançar a perenidade da boa performance da organização.
II - O objetivo final é possuir um SGQ que mantenha os resultados das organizações, uma vez que já tenham sido alcançados os resultados esperados.
III - O importante é buscar o zero defeito e manter os profissionais competentes e motivados nas posições certas.
	
	
	
	Somente II e III estão corretas
	
	
	Somente I e III estão corretas 
	
	
	Todas estão corretas  
	
	
	Somente I e II estão corretas
	
	
	Somente II está correta.
	
Explicação:
O objetivo final é possuir um SGQ que transforme positiva e continuamente os resultados das organizações.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Seja avaliando o alinhamento dos processos com a norma, seja buscando a recomendação para a obtenção da certificação, as organizações passam por auditorias. Para que essas auditorias ocorram, é necessário estabelecer algumas diretrizes. Assinale as opções abaixo representam algumas desses diretrizes, EXCETO:
	
	
	
	Conhecimento e discussão dos problemas
	
	
	Uso de tecnologia para organizar o SGQ
	
	
	Busca da conformidade
	
	
	Entendimento do processo
	
	
	Desconfiar sempre do que está sendo apresentado
	
Explicação:
Desenvolvimento de Confiança: O item 9.2 da NBR ISO 9001:2015 registra que gerar informação é uma das funções das auditorias internas. Para que isso aconteça de forma isenta é preciso que as pessoas não tenham medo de ajudar e não escondam informações e problemas. Se faz necessário, para o estabelecimento de um ambiente de realização da auditoria, criar uma relação de confiança por meio da conscientização de que ela faz parte de um processo de melhoria contínua da organização.
		1.
		Qual das opções abaixo melhor representa a afirmação de que ¿A Tomada de decisão baseada em evidências, é um dos princípios da qualidade¿:
	
	
	
	Não é difícil compreender que as melhores decisões são feitas quando se baseiam em evidências e não por inferências.
	
	
	Não é difícil compreender que as melhores decisões são feitas quando se baseiam na opinião da equipe.
	
	
	É difícil compreender que as melhores decisões são feitas quando se baseiam em evidências e não por inferências.
	
	
	Toda decisão deve ser baseado no feeling do Chefe.
	
	
	As melhores decisões são tomadas pela alta direção das organizações.
	
Explicação:
Pois não é difícil compreender que as melhores decisões são feitas quando se baseiam em evidências e não por inferências.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		É preciso identificar os atores envolvidos diretamente ou indiretamente com as organizações, por exemplo: os clientes, governo, órgãos regulamentadores, colaboradores, sócios/acionistas e fornecedores. Estes Atores também são conhecidos como:
	
	
	
	Partes interessadas
	
	
	Os colaboradores
	
	
	Stakeholders
	
	
	Os Clientes
	
	
	Os Fornecedores
	
Explicação:
Os clientes, governo, órgãos regulamentadores, colaboradores, sócios/acionistas e fornecedores são exemplos comuns de Stakeholders.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Seja avaliando o alinhamento dos processos com a norma, seja buscando a recomendação para a obtenção da certificação, as organizações passam por auditorias. Para que essas auditorias ocorram, é necessário estabelecer algumas diretrizes. Assinale as opções abaixo representam algumas desses diretrizes, EXCETO:
	
	
	
	Uso de tecnologia para organizar o SGQ
	
	
	Conhecimento e discussão dos problemas
	
	
	Busca da conformidade
	
	
	Desconfiar sempre do que está sendo apresentado
	
	
	Entendimento do processo
	
Explicação:
Desenvolvimento de Confiança: O item 9.2 da NBR ISO 9001:2015 registra que gerar informação é uma das funções das auditorias internas. Para que isso aconteça de forma isenta é preciso que as pessoas não tenham medo de ajudar e não escondam informações e problemas. Se faz necessário, para o estabelecimento de um ambiente de realização da auditoria, criar uma relação de confiança por meio da conscientização de que ela faz parte de um processo de melhoria contínua da organização.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Analise as afirmativas e escolha a que NÃO está de acordo com as auditorias internas.
	
	
	
	As auditorias internas são ferramentas eficazes para a promoção da melhoria contínua dos processos e do ambiente das organizações.
	
	
	Elas permitem que se analisem os processos e se gerem mais possibilidades de identificar oportunidades de melhorias que as auditorias externas.
	
	
	A auditoria interna não tem finalidade de melhoria da qualidade, sua função é a análise do processo atual. 
	
	
	Elas podem ser realizadas por colaboradores internos, os quais fazem parte da organização e conhecem os fluxos e as rotinas desta.
	
	
	Essa ferramenta permite acompanhar a evolução dos planos de ação e o tratamento das não conformidades.
	
Explicação:
Um grande benefício das auditorias internas é a melhoria da qualidade dos processos e a antecipação de eventuais não conformidades que somente seriam encontradas por outros profissionais fora da organização, numa auditoria externa.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Em relação ao SGQ, podemos afirmar:
I - O objetivo da implementação desse sistema é alcançar a perenidade da boa performance da organização.
II - O objetivo final é possuir um SGQ que mantenha os resultados das organizações, uma vez que já tenham sido alcançados os resultados esperados.
III - O importante é buscar o zero defeito e manter os profissionais competentes e motivados nas posições certas.
	
	
	
	Somente I e III estão corretas 
	
	
	Todas estão corretas  
	
	
	Somente II está correta.
	
	
	Somente I e II estão corretas
	
	
	Somente II e III estão corretas
	
Explicação:
O objetivo final é possuir um SGQ que transforme positiva e continuamente os resultados das organizações.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Complete a sentença abaixo com o Stakeholder que melhor se encaixa:
"O _________ também é considerado um stakeholder. Ele interfere diretamente no contexto externo da sua organização, atuando no panorama macroeconômico, agindo para conter crises ou controlar a economia."
	
	
	
	Os Clientes
	
	
	Partes Interessadas
	
	
	Os Fornecedores
	
	
	Os Colaboradores
	
	
	O Governo
	
Explicação:
O Governo
		1.
		Depois de criar a sua Política da Qualidade, você precisará levá-la até sua equipe. Existe toda uma questão de conscientização das equipes sobre a Política da Qualidade.
Sobre a política da qualidade é incorreto afirmar:
	
	
	
	Estar disponível para partes interessadas pertinentes, como apropriado.
	
	
	Estar disponível e ser mantida como informação documentada;
	
	
	Ser comunicada, entendida e aplicada na organização.
	
	
	Respeitar a política de Qualidade no cotidiano das organizações é de exclusiva responsabilidade da Alta Direção
	
	
	A política não pode ficar na gaveta!
	
Explicação:
Respeitar a política de Qualidade é de responsabilidade de todos os colabores.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		De acordo com o requisito liderança da Norma NBR ISO 29001:2015, a Alta Direção deve estabelecer, implementar e manter uma política da qualidade que:
	
	
	
	Todas as opções.
	
	
	Inclua um comprometimento em satisfazer requisitos aplicáveis;
	
	
	Proveja uma estrutura para o estabelecimento dos objetivos da qualidade;
	
	
	Inclua um comprometimento com a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade.
	
	
	Seja apropriada ao propósito e ao contexto da organização e apoie seu direcionamento estratégico;
	
Explicação:
Pois todas as opções das letras "a" até a letra "d", representam características que são necessárias e pertinentes que a Política de Qualidade, estabelecida e implementada pela Alta Direção, deve conter.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Analise as definições abaixo relacionadas aos stakeholders e responda corretamente:
I - Os órgãos regulamentadores definem as especificações da manufatura dos produtos ou mesmo da prestação de serviços e não têm ligação com o governo.
II - Os colaboradores são os responsáveis pelo funcionamento de todos os processos organizacionais. Eles são as pessoas que compõem o principal diferencial das empresas.
III - Os sócios acionistas decidem as estratégias de médio e longo prazos, definindo assim o futuro de toda a organização.
	
	
	
	Todas estão corretas  
	
	
	Somente I e II estão corretas
	
	
	Somente II está correta.
	
	
	Somente I e III estão corretas  
	
	
	Somente II e III estão corretas
	
Explicação:
Os órgãos regulamentadores normalmente estão ligados ao governo.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		São todos os elementos que voluntária ou involuntariamente afetam, de forma direta ou indiretamente, as organizações e as respectivas ações:
	
	
	
	Headhunter
	
	
	Worholic
	
	
	Macroambiente
	
	
	Shareholders
	
	
	Stakeholders
	
Explicação:
Os Stakeholders representam a parte interessada. São todos aqueles que de forma direta ou indireta são afetados pela organização.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Algumas ações que podem contribuir para a construção do contexto da organização. Das opções apresentadas, assinale a que NÃO representa uma dessas ações.
	
	
	
	Gerenciar os riscos que, se concretizados, podem resultar em um impacto negativo.
	
	
	Garantir que os desafios definidos no SGQ estejam alinhados com as estratégias de todas as partes interessadas.
	
	
	Garantir que os desafios definidos no SGQ estejam comunicados a todas as partes interessadas.
	
	
	Tomar decisões baseadas em fatos.
	
	
	As decisões devem ser baseadas no feeling do chefe.
	
Explicação:
Apesar de ser importante a experiência do gestor, a tomada de decisões deve ser baseada em fatos.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		De acordo com o requisito 5.2.1 da ISO 9001:2015, a Alta Direção deve estabelecer, implementar e manter uma política da qualidade que:
	
	
	
	Proveja uma estrutura para o estabelecimento dos objetivos da qualidade;
	
	
	Inclua um comprometimento com a melhoria continua do sistema de gestão da qualidade.
	
	
	Inclua um comprometimento em satisfazer requisitos aplicáveis;
	
	
	Todas as opções estão corretas.
	
	
	Seja apropriada ao propósito e ao contexto da organização e apoie seu direcionamento estratégico;
	
Explicação:
Todas as opções anteriores.
	
	 
		
	
		1.
		Depois de criar a sua Política da Qualidade, você precisará levá-la até sua equipe. Existe toda uma questão de conscientização das equipes sobre a Política da Qualidade. Sobre a política da qualidade é incorreto afirmar:
	
	
	
	Respeitar a política de Qualidade no cotidiano das organizações é de exclusiva responsabilidade da Alta Direção
	
	
	Estar disponível para partes interessadas pertinentes, como apropriado.
	
	
	A política não pode ficar na gaveta!
	
	
	Ser comunicada, entendida e aplicada na organização.
	
	
	Estar disponível e ser mantida como informação documentada;
	
Explicação:
Respeitar a política de Qualidade é de responsabilidade de todos os colabores.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		De acordo com o requisito liderança da Norma NBR ISO 29001:2015, a Alta Direção deve estabelecer, implementar e manter uma política da qualidade que:
	
	
	
	Proveja uma estrutura para o estabelecimento dos objetivos da qualidade;
	
	
	Seja apropriada ao propósito e ao contexto da organização e apoie seu direcionamento estratégico;
	
	
	Inclua um comprometimento com a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade.
	
	
	Inclua um comprometimento em satisfazer requisitos aplicáveis;
	
	
	Todas as opções.
	
Explicação:
Pois todas as opções das letras "a" até a letra "d", representam características que são necessárias e pertinentes que a Política de Qualidade, estabelecida e implementada pela Alta Direção, deve conter.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Analise as definições abaixo relacionadas aos stakeholders e responda corretamente:
I - Os órgãos regulamentadores definem as especificações da manufatura dos produtos ou mesmo da prestação de serviços e não têm ligação com o governo.
II - Os colaboradores são os responsáveis pelo funcionamento de todos os processos organizacionais. Eles são as pessoas que compõem o principal diferencial das empresas.
III - Os sócios acionistas decidem as estratégias de médio e longo prazos, definindo assim o futuro de toda a organização.
	
	
	
	Somente II está correta.
	
	
	Todas estão corretas  
	
	
	Somente I e II estão corretas
	
	
	Somente I e III estão corretas  
	
	
	Somente II e III estão corretas
	
Explicação:
Os órgãos regulamentadores normalmente estão ligados ao governo.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		São todos os elementos que voluntária ou involuntariamente afetam, de forma direta ou indiretamente, as organizações e as respectivas ações:
	
	
	
	Shareholders
	
	
	Headhunter
	
	
	Macroambiente
	
	
	Worholic
	
	
	Stakeholders
	
Explicação:
Os Stakeholders representam a parte interessada. São todos aqueles que de forma direta ou indireta são afetados pela organização.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Algumas ações que podem contribuir para a construção do contexto da organização. Das opções apresentadas, assinale a que NÃO representa uma dessas ações.
	
	
	
	Garantir que os desafios definidos no SGQ estejam comunicados a todas as partes interessadas.
	
	
	Gerenciar os riscos que, se concretizados, podem resultar em um impacto negativo.
	
	
	Garantir que os desafios definidos no SGQ estejam alinhados com as estratégias de todas as partes interessadas.
	
	
	As decisões devem ser baseadas no feeling do chefe.
	
	
	Tomar decisões baseadas em fatos.
	
Explicação:
Apesar de ser importante a experiência do gestor, a tomada de decisões deve ser baseada em fatos.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		De acordo com o requisito 5.2.1 da ISO 9001:2015, a Alta Direção deve estabelecer, implementar e manter uma política da qualidade que:
	
	
	
	Seja apropriada ao propósito e ao contexto da organização e apoie seu direcionamento estratégico;
	
	
	Inclua um comprometimento em satisfazer requisitos aplicáveis;
	
	
	Todas as opções estão corretas.
	
	
	Proveja uma estrutura para o estabelecimento dos objetivos da qualidade;
	
	
	Inclua um comprometimento com a melhoria continua do sistema de gestão da qualidade.
	
Explicação:
Todas as opções anteriores.
		1.
		Cada mudança é única e precisa ser tratada assim. A
primeira coisa que você precisa analisar nesse item é a complexidade da mudança que será realizada. De forma geral, existem dois tipos de mudanças a serem consideradas: as que não causam (ou quase não causam) nenhum impacto na sua empresa; e as que podem aumentar seus resultados ou colocar seu __________________________ em risco.
Qual o opção melhor se encaixa na parte sublinhada do texto acima?
	
	
	
	Empreendimento
	
	
	Recurso
	
	
	Nenhuma das opções.
	
	
	Sistema de Gestão da Qualidade
	
	
	Objetivo
	
Explicação:
Sistema de Gestão da Qualidade
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Quais são as características que um objetivo precisa ter par atender o requisito "6.2 Objetivos da Qualidade e planejamento para alcançá-los"?
	
	
	
	Ser mensurável e controlado
	
	
	Ser pertinente para a conformidade dos produtos e serviços e aumentar a satisfação dos clientes
	
	
	Ser coerente com a política da qualidade
	
	
	Ser comunicado e atualizado
	
	
	Todas as opções.
	
Explicação:
Todas as opções anteriores.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Em relação a política da Qualidade, é correto afirmar que a mesma deve:
I - Estar disponível e ser mantida como informação documentada.
II - Ser comunicada, entendida e aplicada na organização.
III - Estar disponível para partes interessadas pertinentes, como apropriado.
	
	
	
	Somente I e III estão corretas.
	
	
	Somente II e III estão corretas.
	
	
	Somente I e II estão corretas.
	
	
	Todas estão corretas.
	
	
	Somente II está correta.
	
Explicação:
 "A política da qualidade deve: ¿ Estar disponível e ser mantida como informação documentada; ¿ Ser comunicada, entendida e aplicada na organização; ¿ Estar disponível para partes interessadas pertinentes, como apropriado. (ABNT, 2015, p. 4)
	
	
	
	 
		
	
		4.
		São os princípios que orientam a tomada de decisão para que se alcance a performance esperada pela empresa. É definida pela alta direção e contribui para o estabelecimento do que é qualidade para a organização.
	
	
	
	Princípios de Gestão
	
	
	Normas ISO
	
	
	ABNT
	
	
	SGQ
	
	
	Política da Qualidade
	
Explicação:
A política da qualidade são os princípios que orientam a tomada de decisão para que se alcance a performance esperada pela empresa. Ela é definida pela alta direção e contribui para o estabelecimento do que é qualidade para a organização. Ela é um compromisso da empresa com os stakeholders.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Alta Direção é responsável por estabelecer, implementar e manter uma política da qualidade na empresa. São características da política da qualidade EXCETO:
	
	
	
	Inclua um comprometimento com a melhoria continua do sistema de gestão da qualidade.
	
	
	Inclua um comprometimento em satisfazer requisitos aplicáveis.
	
	
	Proveja uma estrutura para o estabelecimento dos objetivos da qualidade.
	
	
	Tenha permanente contato com o consumidor para entender melhor suas necessidades.   
	
	
	Seja apropriada ao propósito e ao contexto da organização e apoie seu direcionamento estratégico.
	
Explicação:
... a Alta Direção deve estabelecer, implementar e manter uma política da qualidade que: a) Seja apropriada ao propósito e ao contexto da organização e apoie seu direcionamento estratégico; b) Proveja uma estrutura para o estabelecimento dos objetivos da qualidade; c) Inclua um comprometimento em satisfazer requisitos aplicáveis; d) Inclua um comprometimento com a melhoria continua do sistema de gestão da qualidade.¿ (ABNT, 2015, p. 4)
	
	
	
	 
		
	
		6.
		De acordo com o requisito "6.2 Objetivo da Qualidade e planejamento para alcança-los", são vários os elementos que compõe uma boa definição de objetivo, exceto:
	
	
	
	Ser restrito a consulta da Alta direção.
	
	
	Ser coerente com a política da qualidade.
	
	
	Ser pertinente para a conformidade dos produtos e serviços e aumentar a satisfação dos clientes.
	
	
	Ser mensurável e controlado.
	
	
	Ser comunicado e atualizado.
	
Explicação:
Pois os objetivos não devem ser restritos a consulta da Alta direção, mas a todos os colaboradores de acordo com a pertinência a cada nível estratégico, tático e operacional.
	
	 
		
	
		1.
		Cada mudança é única e precisa ser tratada assim. A primeira coisa que você precisa analisar nesse item é a complexidade da mudança que será realizada. De forma geral, existem dois tipos de mudanças a serem consideradas: as que não causam (ou quase não causam) nenhum impacto na sua empresa; e as que podem aumentar seus resultados ou colocar seu __________________________ em risco.
Qual o opção melhor se encaixa na parte sublinhada do texto acima?
	
	
	
	Recurso
	
	
	Empreendimento
	
	
	Objetivo
	
	
	Sistema de Gestão da Qualidade
	
	
	Nenhuma das opções.
	
Explicação:
Sistema de Gestão da Qualidade
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Quais são as características que um objetivo precisa ter par atender o requisito "6.2 Objetivos da Qualidade e planejamento para alcançá-los"?
	
	
	
	Ser pertinente para a conformidade dos produtos e serviços e aumentar a satisfação dos clientes
	
	
	Todas as opções.
	
	
	Ser mensurável e controlado
	
	
	Ser coerente com a política da qualidade
	
	
	Ser comunicado e atualizado
	
Explicação:
Todas as opções anteriores.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Em relação a política da Qualidade, é correto afirmar que a mesma deve:
I - Estar disponível e ser mantida como informação documentada.
II - Ser comunicada, entendida e aplicada na organização.
III - Estar disponível para partes interessadas pertinentes, como apropriado.
	
	
	
	Somente I e II estão corretas.
	
	
	Somente I e III estão corretas.
	
	
	Somente II e III estão corretas.
	
	
	Somente II está correta.
	
	
	Todas estão corretas.
	
Explicação:
 "A política da qualidade deve: ¿ Estar disponível e ser mantida como informação documentada; ¿ Ser comunicada, entendida e aplicada na organização; ¿ Estar disponível para partes interessadas pertinentes, como apropriado. (ABNT, 2015, p. 4)
	
	
	
	 
		
	
		4.
		São os princípios que orientam a tomada de decisão para que se alcance a performance esperada pela empresa. É definida pela alta direção e contribui para o estabelecimento do que é qualidade para a organização.
	
	
	
	Política da Qualidade
	
	
	Normas ISO
	
	
	SGQ
	
	
	Princípios de Gestão
	
	
	ABNT
	
Explicação:
A política da qualidade são os princípios que orientam a tomada de decisão para que se alcance a performance esperada pela empresa. Ela é definida pela alta direção e contribui para o estabelecimento do que é qualidade para a organização. Ela é um compromisso da empresa com os stakeholders.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Alta Direção é responsável por estabelecer, implementar e manter uma política da qualidade na empresa. São características da política da qualidade EXCETO:
	
	
	
	Tenha permanente contato com o consumidor para entender melhor suas necessidades.   
	
	
	Inclua um comprometimento em satisfazer requisitos aplicáveis.
	
	
	Proveja uma estrutura para o estabelecimento dos objetivos da qualidade.
	
	
	Seja apropriada ao propósito e ao contexto da organização e apoie seu direcionamento estratégico.
	
	
	Inclua um comprometimento com a melhoria continua do sistema de gestão da qualidade.
	
Explicação:
... a Alta Direção deve estabelecer, implementar e manter uma política da qualidade que: a) Seja apropriada ao propósito e ao contexto da organização e apoie seu direcionamento estratégico; b) Proveja uma estrutura para o estabelecimento dos objetivos da qualidade; c) Inclua um comprometimento em satisfazer requisitos aplicáveis; d) Inclua um comprometimento com a melhoria continua do sistema de gestão da qualidade.¿ (ABNT, 2015, p. 4)
	
	
	
	 
		
	
		6.
		De acordo com o requisito "6.2 Objetivo da Qualidade e planejamento para alcança-los", são vários os elementos que compõe uma boa definição de objetivo,
exceto:
	
	
	
	Ser mensurável e controlado.
	
	
	Ser comunicado e atualizado.
	
	
	Ser pertinente para a conformidade dos produtos e serviços e aumentar a satisfação dos clientes.
	
	
	Ser coerente com a política da qualidade.
	
	
	Ser restrito a consulta da Alta direção.
	
Explicação:
Pois os objetivos não devem ser restritos a consulta da Alta direção, mas a todos os colaboradores de acordo com a pertinência a cada nível estratégico, tático e operacional.
	
	 
		
	
		1.
		"Uma das maiores preocupações da NBR ISO 9001:2015 é garantir que os produtos e serviços fornecidos estejam de acordo com as especificações, padões de qualidade e performace pré-definidos pelas organizações. Isso acontece porque interfere diretamente na satisfação do cliente, pois receber produtos diferentes das promissas acordadas na hora da compra pode trazer diversos prejuízos ao comprador. Essa afirmação está relacionada a: 
	
	
	
	Abordagem processo
	
	
	Monitoramento de riscos
	
	
	Conformidade de produtos e serviços
	
	
	Liderança
	
	
	Nenhuma das opções.
	
Explicação:
Esta afirmação está relacionada a Conformidade de produtos e serviços.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		"______ pode ser entendido como - algo que serve para alcançar um fim - ou seja, _______ é tudo aquilo que nos auxilia a alcançar algum objetivo". A palavra que melhor se encaixa nos espaços sublinhados é:
	
	
	
	Risco
	
	
	Resultado
	
	
	Objetivo
	
	
	Recurso
	
	
	Estratégia
	
Explicação:
Recurso
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A organização deve determinar e prover os recursos necessários para assegurar resultados válidos e confiáveis quando monitoramento ou medição for usado para verificar a conformidade de produtos e serviços com requisitos. Para garantir essa verificação, a organização deve assegurar que os recursos providos sejam?
	
	
	
	Adequados para o tipo específico de atividades de monitoramento e medição assumidas e; mantidos para assegurar que estejam esporadicamente apropriados aos seus propósitos.
	
	
	Adequados para qualquer tipo de atividades de monitoramento e medição assumidas e; mantidos para assegurar que estejam continuamente apropriados aos seus propósitos.
	
	
	O mínimo necessário, assumindo riscos para o tipo específico de atividades de monitoramento e medição assumidas e; mantidos para assegurar que estejam continuamente apropriados aos seus propósitos.
	
	
	Adequados para o tipo específico de atividades de monitoramento e medição assumidas e; mantidos para assegurar que estejam continuamente apropriados aos seus propósitos.
	
	
	O mais caros e adequados para o tipo específico de atividades de monitoramento e medição assumidas e; mantidos para assegurar que estejam continuamente apropriados aos seus propósitos.
	
Explicação:
Sejam adequados para o tipo específico de atividades de monitoramento e medição assumidas e; sejam mantidos para assegurar que estejam continuamente apropriados aos seus propósitos.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		É o conhecimento que a empresa adquiriu ao longo do tempo, o qual torna possível que ela execute os processos e, assim, forneça produtos e serviços ao cliente ou outras partes interessadas.
	
	
	
	Missão empresarial
	
	
	Cultura empresarial
	
	
	Capital intelectual
	
	
	Conhecimento organizacional
	
	
	Visão empresarial
	
Explicação:
Conhecimento organizacional é o conhecimento que a empresa adquiriu ao longo do tempo, o qual torna possível que ela execute os processos e, assim, forneça produtos e serviços ao cliente ou outras partes interessadas.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A definição dos objetivos a serem atingidos é um dos requisitos da norma NBR ISO 9001:2015. No item 6.2 ¿ Objetivos da qualidade e planejamento para alcançá-los, estão listadas as características que um objetivo deve ter. Analise as opções e assinale aquela que NÃO representa uma dessas características.
	
	
	
	Ser pertinente para a conformidade dos produtos e serviços e aumentar a satisfação dos clientes.
	
	
	Ser comunicado e atualizado.
	
	
	Ser coerente com a política da qualidade.
	
	
	Ser subjetivo para atender aos requisitos definidos pelos clientes.
	
	
	Ser mensurável.
	
Explicação:
Uma característica subjetiva não pode ser mensurável, logo não é coerente com a política da qualidade.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O norma NBR ISO 9001:2015 relaciona algumas características que devem ser consideradas no momento do planejamento das mudanças.  Assinale a opção que NÃO representa uma dessas características.
	
	
	
	O propósito das mudanças e suas potenciais consequências.
	
	
	A disponibilidade de recursos.
	
	
	A alocação ou realocação de responsabilidades e autoridades.
	
	
	A percepção do gestor.
	
	
	A integridade do sistema de gestão da qualidade.
	
Explicação:
A percepção do gestor não representa uma das características consideradas no planejamento de mudanças, de acordo com a NBR ISO 9001:2015.
		1.
		"Uma das maiores preocupações da NBR ISO 9001:2015 é garantir que os produtos e serviços fornecidos estejam de acordo com as especificações, padões de qualidade e performace pré-definidos pelas organizações. Isso acontece porque interfere diretamente na satisfação do cliente, pois receber produtos diferentes das promissas acordadas na hora da compra pode trazer diversos prejuízos ao comprador. Essa afirmação está relacionada a: 
	
	
	
	Monitoramento de riscos
	
	
	Liderança
	
	
	Nenhuma das opções.
	
	
	Conformidade de produtos e serviços
	
	
	Abordagem processo
	
Explicação:
Esta afirmação está relacionada a Conformidade de produtos e serviços.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		"______ pode ser entendido como - algo que serve para alcançar um fim - ou seja, _______ é tudo aquilo que nos auxilia a alcançar algum objetivo". A palavra que melhor se encaixa nos espaços sublinhados é:
	
	
	
	Objetivo
	
	
	Risco
	
	
	Recurso
	
	
	Resultado
	
	
	Estratégia
	
Explicação:
Recurso
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O norma NBR ISO 9001:2015 relaciona algumas características que devem ser consideradas no momento do planejamento das mudanças.  Assinale a opção que NÃO representa uma dessas características.
	
	
	
	A percepção do gestor.
	
	
	A integridade do sistema de gestão da qualidade.
	
	
	A disponibilidade de recursos.
	
	
	O propósito das mudanças e suas potenciais consequências.
	
	
	A alocação ou realocação de responsabilidades e autoridades.
	
Explicação:
A percepção do gestor não representa uma das características consideradas no planejamento de mudanças, de acordo com a NBR ISO 9001:2015.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		É o conhecimento que a empresa adquiriu ao longo do tempo, o qual torna possível que ela execute os processos e, assim, forneça produtos e serviços ao cliente ou outras partes interessadas.
	
	
	
	Capital intelectual
	
	
	Missão empresarial
	
	
	Conhecimento organizacional
	
	
	Visão empresarial
	
	
	Cultura empresarial
	
Explicação:
Conhecimento organizacional é o conhecimento que a empresa adquiriu ao longo do tempo, o qual torna possível que ela execute os processos e, assim, forneça produtos e serviços ao cliente ou outras partes interessadas.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A definição dos objetivos a serem atingidos é um dos requisitos da norma NBR ISO 9001:2015. No item 6.2 ¿ Objetivos da qualidade e planejamento para alcançá-los, estão listadas as características que um objetivo deve ter. Analise as opções e assinale aquela que NÃO representa uma dessas características.
	
	
	
	Ser mensurável.
	
	
	Ser coerente com a política da qualidade.
	
	
	Ser subjetivo para atender aos requisitos definidos pelos clientes.
	
	
	Ser pertinente para a conformidade dos produtos e serviços e aumentar a satisfação dos clientes.
	
	
	Ser comunicado e atualizado.
	
Explicação:
Uma característica subjetiva não pode ser mensurável, logo não é coerente com a política
da qualidade.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A organização deve determinar e prover os recursos necessários para assegurar resultados válidos e confiáveis quando monitoramento ou medição for usado para verificar a conformidade de produtos e serviços com requisitos. Para garantir essa verificação, a organização deve assegurar que os recursos providos sejam?
	
	
	
	Adequados para qualquer tipo de atividades de monitoramento e medição assumidas e; mantidos para assegurar que estejam continuamente apropriados aos seus propósitos.
	
	
	O mínimo necessário, assumindo riscos para o tipo específico de atividades de monitoramento e medição assumidas e; mantidos para assegurar que estejam continuamente apropriados aos seus propósitos.
	
	
	O mais caros e adequados para o tipo específico de atividades de monitoramento e medição assumidas e; mantidos para assegurar que estejam continuamente apropriados aos seus propósitos.
	
	
	Adequados para o tipo específico de atividades de monitoramento e medição assumidas e; mantidos para assegurar que estejam continuamente apropriados aos seus propósitos.
	
	
	Adequados para o tipo específico de atividades de monitoramento e medição assumidas e; mantidos para assegurar que estejam esporadicamente apropriados aos seus propósitos.
	
Explicação:
Sejam adequados para o tipo específico de atividades de monitoramento e medição assumidas e; sejam mantidos para assegurar que estejam continuamente apropriados aos seus propósitos.
	
	 
		
	
		1.
		"Uma das maiores preocupações da NBR ISO 9001:2015 é garantir que os produtos e serviços fornecidos estejam de acordo com as especificações, padões de qualidade e performace pré-definidos pelas organizações. Isso acontece porque interfere diretamente na satisfação do cliente, pois receber produtos diferentes das promissas acordadas na hora da compra pode trazer diversos prejuízos ao comprador. Essa afirmação está relacionada a: 
	
	
	
	Monitoramento de riscos
	
	
	Conformidade de produtos e serviços
	
	
	Abordagem processo
	
	
	Liderança
	
	
	Nenhuma das opções.
	
Explicação:
Esta afirmação está relacionada a Conformidade de produtos e serviços.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		"______ pode ser entendido como - algo que serve para alcançar um fim - ou seja, _______ é tudo aquilo que nos auxilia a alcançar algum objetivo". A palavra que melhor se encaixa nos espaços sublinhados é:
	
	
	
	Objetivo
	
	
	Resultado
	
	
	Recurso
	
	
	Estratégia
	
	
	Risco
	
Explicação:
Recurso
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O norma NBR ISO 9001:2015 relaciona algumas características que devem ser consideradas no momento do planejamento das mudanças.  Assinale a opção que NÃO representa uma dessas características.
	
	
	
	A disponibilidade de recursos.
	
	
	O propósito das mudanças e suas potenciais consequências.
	
	
	A percepção do gestor.
	
	
	A alocação ou realocação de responsabilidades e autoridades.
	
	
	A integridade do sistema de gestão da qualidade.
	
Explicação:
A percepção do gestor não representa uma das características consideradas no planejamento de mudanças, de acordo com a NBR ISO 9001:2015.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		É o conhecimento que a empresa adquiriu ao longo do tempo, o qual torna possível que ela execute os processos e, assim, forneça produtos e serviços ao cliente ou outras partes interessadas.
	
	
	
	Missão empresarial
	
	
	Cultura empresarial
	
	
	Visão empresarial
	
	
	Capital intelectual
	
	
	Conhecimento organizacional
	
Explicação:
Conhecimento organizacional é o conhecimento que a empresa adquiriu ao longo do tempo, o qual torna possível que ela execute os processos e, assim, forneça produtos e serviços ao cliente ou outras partes interessadas.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A definição dos objetivos a serem atingidos é um dos requisitos da norma NBR ISO 9001:2015. No item 6.2 ¿ Objetivos da qualidade e planejamento para alcançá-los, estão listadas as características que um objetivo deve ter. Analise as opções e assinale aquela que NÃO representa uma dessas características.
	
	
	
	Ser comunicado e atualizado.
	
	
	Ser subjetivo para atender aos requisitos definidos pelos clientes.
	
	
	Ser pertinente para a conformidade dos produtos e serviços e aumentar a satisfação dos clientes.
	
	
	Ser coerente com a política da qualidade.
	
	
	Ser mensurável.
	
Explicação:
Uma característica subjetiva não pode ser mensurável, logo não é coerente com a política da qualidade.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A organização deve determinar e prover os recursos necessários para assegurar resultados válidos e confiáveis quando monitoramento ou medição for usado para verificar a conformidade de produtos e serviços com requisitos. Para garantir essa verificação, a organização deve assegurar que os recursos providos sejam?
	
	
	
	Adequados para qualquer tipo de atividades de monitoramento e medição assumidas e; mantidos para assegurar que estejam continuamente apropriados aos seus propósitos.
	
	
	O mais caros e adequados para o tipo específico de atividades de monitoramento e medição assumidas e; mantidos para assegurar que estejam continuamente apropriados aos seus propósitos.
	
	
	Adequados para o tipo específico de atividades de monitoramento e medição assumidas e; mantidos para assegurar que estejam continuamente apropriados aos seus propósitos.
	
	
	Adequados para o tipo específico de atividades de monitoramento e medição assumidas e; mantidos para assegurar que estejam esporadicamente apropriados aos seus propósitos.
	
	
	O mínimo necessário, assumindo riscos para o tipo específico de atividades de monitoramento e medição assumidas e; mantidos para assegurar que estejam continuamente apropriados aos seus propósitos.
	
Explicação:
Sejam adequados para o tipo específico de atividades de monitoramento e medição assumidas e; sejam mantidos para assegurar que estejam continuamente apropriados aos seus propósitos.
	
	 
		
	
		1.
		A versão 2015 da ISO 9001 acrescentou à norma um item específico relacionado a Gestão do Conhecimento, o item 7.1.6 Conhecimento organizacional, colocando em evidência a importância de gerenciar este tipo de informação. O que corresponde este conhecimento organizacional?
	
	
	
	O Conhecimento Organizacional é o conhecimento que cada funcionário possui devido a sua experiência.
	
	
	O Conhecimento Organizacional são os documentos das empresas.
	
	
	O Conhecimento Organizacional corresponde a toda documentação que serve para obter a certificação da ISSO 9001:2015.
	
	
	O Conhecimento Organizacional corresponde ao conhecimento que sua empresa adquiriu ao longo do tempo para definir sua estratégia.
	
	
	O Conhecimento Organizacional corresponde ao conhecimento que sua empresa adquiriu ao longo do tempo e que torna possível que ela execute os processos que possui e, assim, forneça produtos e serviços ao seu cliente ou outras partes interessadas.
	
Explicação:
O Conhecimento Organizacional corresponde ao conhecimento que sua empresa adquiriu ao longo do tempo e que torna possível que ela execute os processos que possui e, assim, forneça produtos e serviços ao seu cliente ou outras partes interessadas.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Uma ferramenta interessante para aliar a captura do conhecimento à execução dos projetos e tarefas é o PDSA. Nessa metodologia, a letra S compreende uma etapa mais abrangente, em que não basta verificar o que foi feito, mas estudar os resultados, entender e aprender com o que foi executado. Esse ciclo gerará ainda mais conhecimento. O que quer dizer a letra S que substituiu o C (Check) do ciclo clássico PDCA?
	
	
	
	Speed
	
	
	Schedule
	
	
	Strategie
	
	
	Scorecard
	
	
	Study
	
Explicação:
S de Study.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		As formas mais comuns de capturar o conhecimento organizacional são:
	
	
	
	Instruções de trabalho, Entrevistas, Banco de dados e Treinamento
on the job.
	
	
	Instruções de trabalho, Checklists, Entrevistas e Treinamento on the job.
	
	
	Instruções de trabalho, Checklists, Banco de dados e Entrevistas.
	
	
	Instruções de trabalho, Checklists, Banco de dados e Treinamento on the job,
	
	
	Entrevistas, Checklists, Banco de dados e Treinamento on the job,
	
Explicação:
As formas mais comuns de capturar o conhecimento são Instruções de trabalho, Checklists, Banco de dados e Treinamento on the job.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O item 8.3 da norma NBR ISO 9001:2015 aborda especificamente se as organizações possuem um processo de desenvolvimento, concepção e projetos de novos produtos/serviços. Essa abordagem é importante por que?
	
	
	
	Os clientes já acostumados com um determinado produto não vão querer trocar.
	
	
	Inovar para oferecer aos clientes mais benefícios e surpreendê-los é fundamental para a continuidade saudável dos negócios. 
	
	
	Quando o cliente está satisfeito com om produto, dificilmente irá mudar.
	
	
	O planejamento é uma função estratégica e deve ser desenvolvido somente pela cúpula organizacional.
	
	
	A inovação é arriscada, e os gestores devem evitar ao máximo.
	
Explicação:
O item 8.3 da norma NBR ISO 9001:2015 aborda especificamente se as organizações possuem um processo de desenvolvimento, concepção e projetos de novos produtos/serviços. Para que as organizações permaneçam competitivas em seus nichos de atuação, é necessário atender às necessidades atuais e futuras dos clientes. Inovar para oferecer a eles mais benefícios e surpreendê-los é fundamental para a continuidade saudável dos negócios.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Muitas vezes, quando o cliente se declara insatisfeito com os produtos ou serviços da sua empresa, outros potenciais compradores também ficam sabendo, prejudicando assim o engajamento da organização no seu mercado de atuação.
                                                          Por isso,
O planejamento e os controles operacionais são cruciais para redução dos riscos e aumento no aproveitamento das oportunidades. Analise as asserções e responda:
	
	
	
	As duas estão corretas, mas não são complementares.
	
	
	As duas estão corretas e a segunda complementa a primeira.
	
	
	Ambas estão erradas.
	
	
	A primeira está correta e a segunda errada.
	
	
	A segunda está correta e a primeira está errada.
	
Explicação:
Muitas vezes, quando o cliente se declara insatisfeito com os produtos ou serviços da sua empresa, outros potenciais compradores também ficam sabendo, prejudicando assim o engajamento da organização no seu mercado de atuação. Por isso o planejamento e os controles operacionais são cruciais para redução dos riscos e aumento no aproveitamento das oportunidades.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A norma NBR ISO 9001:2015 , no item 8.4, exige que o SGQ permita o acompanhamento e o controle da operação, de forma que exista uma prestação de contas periódica sobre a performance dela própria, além dos produtos/serviços. Em relação aos requisitos exigidos, analise as asserções e responda:
I - Especificações de produtos/serviços claras e documentadas;
II - Acompanhamento dos resultados do processo para assegurar que as expectativas sejam atendidas e, em caso de dificuldade, um alerta deve ser gerado, o problema deve ser analisado e resolvido pela atuação na causa raiz, garantindo o ciclo contínuo de melhoria;
III - Suporte e ambiente de trabalho aceitável, com pessoal qualificado;
IV - O acompanhamento deve durante a operação e alinhado com as definições do SGQ.
	
	
	
	Todas estão corretas.
	
	
	Somente I, II e III estão corretas. 
	
	
	Somente II e III estão corretas.
	
	
	Somente II, III e IV estão corretas.
	
	
	Somente I e II estão corretas.
	
Explicação:
O acompanhamento dever ser antes, durante e depois da operação, alinhado com as definições do SGQ.
		1.
		A versão 2015 da ISO 9001 acrescentou à norma um item específico relacionado a Gestão do Conhecimento, o item 7.1.6 Conhecimento organizacional, colocando em evidência a importância de gerenciar este tipo de informação. O que corresponde este conhecimento organizacional?
	
	
	
	O Conhecimento Organizacional são os documentos das empresas.
	
	
	O Conhecimento Organizacional corresponde ao conhecimento que sua empresa adquiriu ao longo do tempo e que torna possível que ela execute os processos que possui e, assim, forneça produtos e serviços ao seu cliente ou outras partes interessadas.
	
	
	O Conhecimento Organizacional corresponde a toda documentação que serve para obter a certificação da ISSO 9001:2015.
	
	
	O Conhecimento Organizacional é o conhecimento que cada funcionário possui devido a sua experiência.
	
	
	O Conhecimento Organizacional corresponde ao conhecimento que sua empresa adquiriu ao longo do tempo para definir sua estratégia.
	
Explicação:
O Conhecimento Organizacional corresponde ao conhecimento que sua empresa adquiriu ao longo do tempo e que torna possível que ela execute os processos que possui e, assim, forneça produtos e serviços ao seu cliente ou outras partes interessadas.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Uma ferramenta interessante para aliar a captura do conhecimento à execução dos projetos e tarefas é o PDSA. Nessa metodologia, a letra S compreende uma etapa mais abrangente, em que não basta verificar o que foi feito, mas estudar os resultados, entender e aprender com o que foi executado. Esse ciclo gerará ainda mais conhecimento. O que quer dizer a letra S que substituiu o C (Check) do ciclo clássico PDCA?
	
	
	
	Strategie
	
	
	Scorecard
	
	
	Speed
	
	
	Schedule
	
	
	Study
	
Explicação:
S de Study.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Muitas vezes, quando o cliente se declara insatisfeito com os produtos ou serviços da sua empresa, outros potenciais compradores também ficam sabendo, prejudicando assim o engajamento da organização no seu mercado de atuação.
                                                          Por isso,
O planejamento e os controles operacionais são cruciais para redução dos riscos e aumento no aproveitamento das oportunidades. Analise as asserções e responda:
	
	
	
	As duas estão corretas e a segunda complementa a primeira.
	
	
	As duas estão corretas, mas não são complementares.
	
	
	A primeira está correta e a segunda errada.
	
	
	A segunda está correta e a primeira está errada.
	
	
	Ambas estão erradas.
	
Explicação:
Muitas vezes, quando o cliente se declara insatisfeito com os produtos ou serviços da sua empresa, outros potenciais compradores também ficam sabendo, prejudicando assim o engajamento da organização no seu mercado de atuação. Por isso o planejamento e os controles operacionais são cruciais para redução dos riscos e aumento no aproveitamento das oportunidades.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O item 8.3 da norma NBR ISO 9001:2015 aborda especificamente se as organizações possuem um processo de desenvolvimento, concepção e projetos de novos produtos/serviços. Essa abordagem é importante por que?
	
	
	
	Inovar para oferecer aos clientes mais benefícios e surpreendê-los é fundamental para a continuidade saudável dos negócios. 
	
	
	A inovação é arriscada, e os gestores devem evitar ao máximo.
	
	
	Os clientes já acostumados com um determinado produto não vão querer trocar.
	
	
	O planejamento é uma função estratégica e deve ser desenvolvido somente pela cúpula organizacional.
	
	
	Quando o cliente está satisfeito com om produto, dificilmente irá mudar.
	
Explicação:
O item 8.3 da norma NBR ISO 9001:2015 aborda especificamente se as organizações possuem um processo de desenvolvimento, concepção e projetos de novos produtos/serviços. Para que as organizações permaneçam competitivas em seus nichos de atuação, é necessário atender às necessidades atuais e futuras dos clientes. Inovar para oferecer a eles mais benefícios e surpreendê-los é fundamental para a continuidade saudável dos negócios.
	
	
	
	 
		
	
		5.
A norma NBR ISO 9001:2015 , no item 8.4, exige que o SGQ permita o acompanhamento e o controle da operação, de forma que exista uma prestação de contas periódica sobre a performance dela própria, além dos produtos/serviços. Em relação aos requisitos exigidos, analise as asserções e responda:
I - Especificações de produtos/serviços claras e documentadas;
II - Acompanhamento dos resultados do processo para assegurar que as expectativas sejam atendidas e, em caso de dificuldade, um alerta deve ser gerado, o problema deve ser analisado e resolvido pela atuação na causa raiz, garantindo o ciclo contínuo de melhoria;
III - Suporte e ambiente de trabalho aceitável, com pessoal qualificado;
IV - O acompanhamento deve durante a operação e alinhado com as definições do SGQ.
	
	
	
	Somente I, II e III estão corretas. 
	
	
	Somente II e III estão corretas.
	
	
	Somente II, III e IV estão corretas.
	
	
	Somente I e II estão corretas.
	
	
	Todas estão corretas.
	
Explicação:
O acompanhamento dever ser antes, durante e depois da operação, alinhado com as definições do SGQ.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		As formas mais comuns de capturar o conhecimento organizacional são:
	
	
	
	Instruções de trabalho, Checklists, Entrevistas e Treinamento on the job.
	
	
	Instruções de trabalho, Entrevistas, Banco de dados e Treinamento on the job.
	
	
	Entrevistas, Checklists, Banco de dados e Treinamento on the job,
	
	
	Instruções de trabalho, Checklists, Banco de dados e Entrevistas.
	
	
	Instruções de trabalho, Checklists, Banco de dados e Treinamento on the job,
	
Explicação:
As formas mais comuns de capturar o conhecimento são Instruções de trabalho, Checklists, Banco de dados e Treinamento on the job.
	
	 
		
	
		1.
		"Se bem conduzidas, as auditorias internas têm mais chances de analisar os processos que as próprias auditorias externas. Isso acontece pois elas podem ser realizadas por indivíduos mais próximos da organização: _________________________.".
Qual opção melhor preenche a lacuna da frase acima?
	
	
	
	Os auditores externos
	
	
	Nenhuma das opções.
	
	
	Os próprios colaboradores
	
	
	Consultorias externas contratadas
	
	
	Os líderes
	
Explicação:
Os próprios colaboradores são os indivíduos mais próximos das organizações.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Qual o principal objetivo da avaliação de desempenho?
	
	
	
	Definir parâmetros para a contratação de novos funcionários.
	
	
	Definir critério para cargos e salários na organização.
	
	
	Avaliar como as atividades estão sendo desenvolvidas por um grupo de colaboradores, em um determinado período, para que dessa forma a remuneração por atingimento de metas possa ser definida.
	
	
	Avaliar o desempenho individual dos funcionários e comparar com o desempenho do grupo, possibilitando a gratificação por produtividade.
	
	
	Avaliar como as atividades estão sendo desenvolvidas pelos colaboradores, seja em grupo, seja isoladamente, em um determinado período, de forma a melhorar os resultados coletivos e individuais. 
	
Explicação:
A avaliação de desempenho tem como objetivo principal avaliar como as atividades estão sendo desenvolvidas pelos colaboradores, seja em grupo, seja isoladamente, em um determinado período, de forma a melhorar os resultados coletivos e individuais.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		complete as asserções abaixo, com as palavras que melhor se adequam, respectivamente:
"..., enquanto _______ é chegar a uma quantidade, _______ é acompanhar o que foi medido para entender a evolução das quantidades e dados que foram levantados."
	
	
	
	Monitorar e gerir.
	
	
	Monitorar e medir.
	
	
	Auditar e gerir.
	
	
	Auditar e monitorar.
	
	
	Medir e monitorar.
	
Explicação:
Medir e monitorar.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O item 10.1 da versão 2015 da norma NBR ISO 9001 trata da Melhoria. Em relação a essas melhorias, responda:
I - As organizações devem observá-lo de uma forma mais ampla, e não apenas para melhorar produtos e serviços.
II - É preciso melhorar de forma contínua para satisfazer as expectativas dos clientes e se manter competitivo no mercado.
III - Para que a cultura de melhoria contínua funcione, faz-se necessário um sistema de gestão que dê oportunidade ao aproveitamento de metodologias antigas que tiveram sucesso na organização. 
	
	
	
	Somente I e II estão corretas.
	
	
	Somente II e III estão corretas.
	
	
	Somente II está correta.
	
	
	Somente I e III estão corretas.
	
	
	Todas estão corretas. 
	
Explicação:
Para que a cultura de melhoria contínua funcione, faz-se necessário um sistema de gestão que dê oportunidade a novas metodologias, tecnologias, ferramentas etc.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Sobre a avaliação de desempenho é correto dizer:
I - A avaliação de desempenho permite que se identifiquem os pontos de melhoria na organização e também os pontos fortes, para que os colaboradores sejam estimulados a melhorarem a performance cada vez mais.
II - A organização evolui quando os colaboradores se desenvolvem. Por isso é fundamental que se entenda como fazer uma gestão de pessoas eficiente.
III - A avaliação de desempenho é uma das ferramentas mais utilizadas pela gestão de pessoas para conhecer e medir a performance dos colaboradores de uma organização.
	
	
	
	Todas estão corretas.
	
	
	Somente I e II estão corretas.
	
	
	Somente II está correta.
	
	
	Somente I e III estão corretas.
	
	
	Somente II e III estão corretas.
	
Explicação:
Todas estão corretas
	
	
	
	 
		
	
		6.
		"Tomar decisões baseado em evidências é um dos príncipios do Sistema de Gestão de Qualidade, e por isso que a boa medição, analise e monitoramento dos __________ permitirá tratar de forma mais assertiva os problemas com foco na geração de valor e satirfação dos clientes." Assinale a opção que melhor preencha a lacuna do texto acima.
	
	
	
	clientes
	
	
	auditores
	
	
	problemas
	
	
	Key Performance Indicator
	
	
	colaboradores
	
Explicação:
Key Performance Indicator
	
	 
		
	
		1.
		"Tomar decisões baseado em evidências é um dos príncipios do Sistema de Gestão de Qualidade, e por isso que a boa medição, analise e monitoramento dos __________ permitirá tratar de forma mais assertiva os problemas com foco na geração de valor e satirfação dos clientes." Assinale a opção que melhor preencha a lacuna do texto acima.
	
	
	
	problemas
	
	
	auditores
	
	
	clientes
	
	
	Key Performance Indicator
	
	
	colaboradores
	
Explicação:
Key Performance Indicator
	
	
	
	 
		
	
		2.
		complete as asserções abaixo, com as palavras que melhor se adequam, respectivamente:
"..., enquanto _______ é chegar a uma quantidade, _______ é acompanhar o que foi medido para entender a evolução das quantidades e dados que foram levantados."
	
	
	
	Auditar e monitorar.
	
	
	Auditar e gerir.
	
	
	Medir e monitorar.
	
	
	Monitorar e gerir.
	
	
	Monitorar e medir.
	
Explicação:
Medir e monitorar.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Sobre a avaliação de desempenho é correto dizer:
I - A avaliação de desempenho permite que se identifiquem os pontos de melhoria na organização e também os pontos fortes, para que os colaboradores sejam estimulados a melhorarem a performance cada vez mais.
II - A organização evolui quando os colaboradores se desenvolvem. Por isso é fundamental que se entenda como fazer uma gestão de pessoas eficiente.
III - A avaliação de desempenho é uma das ferramentas mais utilizadas pela gestão de pessoas para conhecer e medir a performance dos colaboradores de uma organização.
	
	
	
	Somente I e II estão corretas.
	
	
	Somente II e III estão corretas.
	
	
	Todas estão corretas.
	
	
	Somente II está correta.
	
	
	Somente I e III estão corretas.
	
Explicação:
Todas estão corretas
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O item 10.1 da versão 2015 da norma NBR ISO 9001 trata da Melhoria. Em relação a essas melhorias, responda:
I - As

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais