Buscar

Atividade Contextualizada- Aspectos Socioantropológicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividade Contextualizada
 UNAMA: UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA.
 CURSO: LETRAS-PORTUGUÊS.
 DISCIPLINA: ASPECTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS.
 PROFESSORA: MARJONE SOCORRO F. DE V. LEITE.
 TUTORA: MARIA EMÍLIA.
 ACADÊMICA: SABRINA NOGUEIRA DE SOUSA.
Para compreender e finalizar nossos estudos, entendemos que seria importante que vocês analisem e respondam as seguintes questões:
 
1-      Tragam como feedback um exemplo de inclusão social como compromisso social da educação nas práticas pedagógicas, além de demonstrar essa prática na maioria das escolas brasileiras.
2-      Elaborem sugestões de como a educação se comporta diante das desigualdades e diferenças, nas práticas pedagógicas das escolas no Brasil.
Respondam e lembrem-se de que suas considerações deverão conter no máximo 30 ( trinta) linhas.
 
 
 É comum considerar que práticas pedagógicas e práticas educativas sejam termos sinônimos, portanto, unívocos. No entanto, quando se fala em práticas educativas, faz-se referência às práticas que ocorrem para a concretização de processos educacionais, ao passo que as práticas pedagógicas se referem às práticas sociais que são exercidas com a finalidade de concretizar processos pedagógicos. Fala-se, então, de práticas da Educação e da Pedagogia.
 Em todas as escolas brasileiras, os educadores adotam diferentes práticas pedagógicas, com intuito de proporcionar qualidade de ensino aos alunos. A mais utilizada, é o método de ensino tradicional, essa abordagem predomina, principalmente, nas instituições públicas a nível estadual e municipal. Isso sinaliza que o Governo brasileiro acredita, de certa forma, que essa é a melhor maneira de ensinar os estudantes de todo o país. Porém, grande parte dos especialistas no assunto, não valorizam mais esse tipo de abordagem de ensino. Logo, porque as características do método educacional tradicional vão contra as tendências atuais em educação, que por inúmeros fatores acredita-se que ele seja inferior ao desenvolvimento do aluno, do que benéfico. Portanto, existem outras práticas pedagógicas com o mesmo objetivo, que por sua vez, pode aumentar o índice de educação no Brasil, algumas delas conhecidas por “inovadoras”. Todavia, a desigualdade começa a se manifestar entre elas, pelo fato de muitos ainda julgarem que o ensino tradicional deve se modernizar, por não ser avançado suficiente para que possa proporcionar educação de qualidade.
 Por que essa disparidade? Será que o “ensino comum” não foi e não está sendo suficiente até hoje para a formação de muitos doutores que estudaram em escolas públicas? Assim como, são úteis os atuais modelos de práticas pedagógicas que possuem uma metodologia de ensino favorável com o uso de tecnologias, nos quais educadores e alunos têm uma visão mais próxima para o futuro, o ensino tradicional não deixa de ser essencial na vida dos estudantes, pelo fato de seu procedimento ser mais simples, não se torna inferior às demais. São apenas diferentes maneiras de evidenciar conhecimento, que devem ser apresentadas em bom senso, para que a desigualdade desapareça e que a inclusão social passe a percorrer nas práticas pedagógicas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais