Buscar

ATIVIDADE 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3 – FENÔMENOS DE TRANSPORTE
A mais famosa equação utilizada em fenômenos de transporte tem aproximadamente 300 anos e até hoje é muito utilizada, porque foi a primeira equação a relacionar diferentes tipos de energia que um escoamento pode apresentar durante seu movimento. Usamos tubulações hidráulicas desde a época dos romanos, povos que tinham um complexo sistema de aquedutos para levar a água às suas residências. Hoje, o campo de atuação dos fenômenos de transporte se abriu para uma variedade de novas áreas.
Recentemente, os cientistas passaram a se interessar pelo estudo de fenômenos de transporte aplicado ao corpo humano. Nossos órgãos e nosso Sistema circulatório apresentam um comportamento muito parecido com o sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto de uma cidade. Os cientistas também passaram a fabricar equipamentos que pudessem suprir deficiências apresentadas por nosso corpo, como uma máquina de hemodiálise, que faz a função dos rins enquanto os pacientes esperam por um transplante. Como a fila de transplantes é muito demorada e muitas pessoas não conseguem esperar por um órgão, agora os engenheiros estão pesquisando formas de fabricar órgãos a partir das nossas células e imprimi-los em impressoras 3D, o que eliminaria as filas assim como o risco de rejeição. Já é comum que hospitais tenham engenheiros no seu quadro de funcionários para garantir o funcionamento dos complexos equipamentos industriais, como os robôs, que estão auxiliando os médicos a salvar vidas.
Como o nosso Sistema Sanguíneo pode ser comparado com o sistema de tratamento de água e esgoto de uma cidade: quais as funções que desempenham as artérias, veias e os órgãos como o coração, pulmão e rins? Para finalizar, os alunos podem pesquisar sobre o aumento de vagas de emprego para engenheiros, oferecidas por empresas que trabalham na área médica.
Resposta:
Assim como no nosso corpo o sistema de tratamento de esgoto passa por várias fazes de purificação e descontaminação, assim como acontece com o nosso sangue.
O sistema sanguíneo conta com o Rins para fazer a purificação do sangue, já o sistema de tratamento de água conta com a (ETA) (Estação de tratamento de água) e com a (ETE) (Estação de tratamento de esgoto). Como o nosso corpo tem o nosso coração para fazer o bombeamento do sangue através das veias e do corpo o sistema de tratamento de agua e esgoto conta com o seu sistema automatizado de bombeamento através dos encanamentos distribuídos pela cidade.
A artéria tem como principal função a condução do sangue do coração para os tecidos do corpo, rico em oxigênio e nutrientes. Também leva o sangue venoso como ocorre na artéria pulmonar, que leva o sangue do ventrículo para o pulmão.
As veias transportam o sangue pobre em oxigênio e repleto de resíduos capilares, dos órgãos e tecidos para o coração. O coração bombeia o sangue para todo o corpo, ele funciona como uma bomba dupla, o seu lado esquerdo bombeia sangue oxigenado arterial para diversas partes do corpo, enquanto o lado direito bombeia sangue venoso para os pulmões.
Os pulmões são os órgãos do sistema respiratório, responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. Sua principal função é oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono do corpo. Os rins são órgãos do sistema urinário, relacionados entre outras funções, como o controle da concentração de substâncias no nosso sangue, filtrando as impurezas.
O papel da Engenharia Hospitalar numa unidade de saúde tem se tornado cada vez mais importante nos últimos anos. Embora sua função ainda não esteja estabelecida como profissão, o engenheiro hospitalar tem sido muito solicitado para auxiliar em todos os níveis de decisões técnicas e administrativas. Sua função consiste, sobretudo, em aplicar tecnologia adequada à solução de problemas hospitalares que envolvem uma gama variada de conhecimentos. A Engenharia Hospitalar auxilia no planejamento e desenvolvimento de equipamentos, tecnologia e métodos relacionados diretamente ao serviço de saúde. Este trabalho tem por objetivo dar uma ideia da área de atuação da Engenharia Hospitalar numa unidade de saúde.
Segundo um relatório do ministério do trabalho dos EUA, entre 2010 e 2011 a expectativa era que a taxa de crescimento de emprego para os engenheiros biomédicos aumentasse 72% acima da projeção para a década. Até 2018 serão 12mil novos postos de trabalhos de acordo com o Bureau Of Labor Statistics, as perspectivas de emprego para engenheiros biomédicos de 2016 a 2026 serão de 7% e os salários estarão à $95,090.60 nos EUA, e no Brasil em torno de R$107.040,00 por ano. A Engenharia Hospitalar está entre as 10 profissões mais valorizadas.

Continue navegando