A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Projeto Integrador - CRM - Cerveja Skol - Grupo 11

Pré-visualização | Página 2 de 4

no nível de qualidade esperado pelo cliente. E ela tem sido bem-sucedida em relação a isso. Mas desde o ano de 1971, quando lançou a primeira cerveja em lata em Folha de Flandres, a Skol também ocupou a posição de estar sempre trazendo inovações para a satisfação de seu público. As novidades nunca cessaram: A primeira lata de alumínio, em 1989, que preserva a cerveja gelada por muito mais tempo, a cerveja long neck com tampa de rosca e a lata com 473 ml (o famoso latão), em 1993, e muitas outras novidades, sendo a última delas, a “Long Neck Abre Fácil. Puxou, abriu”.
Apesar de comercializar um produto com teor alcoólico, a Ambev tem como uma de suas causas, a conscientização do consumo responsável. Na última década, a empresa desenvolveu inúmeros projetos sociais baseados nessa ideia, incluindo o Jovem Responsa, que ao lado de diversas ONGS, visou à prevenção do consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade. Em Heliópolis, a maior comunidade da cidade de São Paulo, por exemplo, houve a inusitada “Balada Black”, onde os jovens puderam se divertir com total ausência de bebidas alcoólicas.
A ação se estendeu a alguns comerciantes da região, que passaram a proibir a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade, e conscientizar os demais clientes sobre o consumo responsável. Esses bares receberam o nome de “Bares de Responsa”. Os estabelecimentos que cumpriram as premissas do programa foram premiados pela empresa com uma reforma. No ano de 2011, o número de bares beneficiados chegou a 355.
Os valores que a Ambev tem dentro de uma comunidade não param por aí. Há inúmeros projetos de causas sociais e sustentabilidade que foram e veem sendo desenvolvidos pela empresa em ritmo ininterrupto. Entre eles podemos listar:
- Bem Ambev, um programa de voluntariado criado em 2013, que tem o objetivo de engajar a população para atuar em causas de interesse da sociedade e em sintonia com os projetos socioambientais da empresa.
- Maués, a terra do Guaraná, O município de Maués, no coração da Amazônia, onde se deu início a história do Guaraná Antarctica, em 1921, é o maior produtor do fruto base do refrigerante. As atividades de fomento e pesquisa em Maués acontecem na Fazenda Santa Helena, onde desde 1971 a empresa desenvolve as melhores técnicas de cultivo do fruto, compartilhando o conhecimento com os produtores da região. A área de 1.070 hectares é considerada o maior banco genético de guaraná do mundo. Também em Maués é mantida a unidade de extrato, inaugurada em 1962, de onde sai toda a matéria-prima utilizada na produção do Guaraná Antarctica. Há um grande desenvolvimento econômico, social e ambiental na região, estimulando a produção e a ampliação da lavoura, aumentando a produtividade e capacitando agricultores. Todos os anos, no Dia do Guaraná, a empresa oferece consultoria, treinamento e assistência técnica aos agricultores. 
- Fundação Zerrenner, uma Instituição que presta serviços na área de educação. Hoje, a fundação possui duas escolas voltadas para os filhos dos funcionários e para alunos das comunidades locais: Cambuci, em São Paulo, e Sete Lagoas, em Minas Gerais. A Fundação foi pioneira na introdução do ensino técnico industrial no Brasil, que hoje é desenvolvido na Escola Técnica Walter Belian, situada na cidade de São Paulo. Além disso, a instituição ainda conta com programas de bolsas de estudos para alunos de colaboradores em Recife e no Rio de Janeiro, em fase Piloto, em que concede bolsas de até 70% em escolas de ponta das cidades.
2.2 PÚBLICO-ALVO
A cerveja Skol é a mais vendida do Brasil, o que faz com haja uma grande variedade no perfil de seus consumidores. É um produto presente em todas as classes sociais, apreciado por ambos os sexos, sendo eles jovens, adultos e pessoas de terceira idade. Em uma análise geral, o produto não é consumido por abstêmios, ou consumidores que optam por outra marca ou outro tipo de bebida alcoólica.
A cerveja transita no atacado, distribuição e varejo, sendo que há diversas ocasiões e situações em que o produto é consumido, podendo variar desde uma única unidade para apenas um consumidor, até centenas que poderão ser revendidas em um único evento.
O consumo da cerveja Skol está presente, principalmente, em encontros sociais, confraternizações em geral, datas comemorativas e eventos culturais.
Por outro lado, há muitos consumidores que bebem a cerveja casualmente. Ela está sempre presente na geladeira de milhares de brasileiros, que a consomem pelo simples prazer que o produto lhes proporciona. Raros são aqueles que irão beber a cerveja unicamente pelo seu paladar. 
O consumo está associado à sensação de prazer e relaxamento, mesmo quando consumido em pequena quantidade. A natureza da relação entre o consumidor e o produto (saudável ou não saudável) vai depender do bom senso, cultura e moralidade do indivíduo. 
Assim como há diversos perfis de consumidores, há diversos padrões de consumo. O consumidor pode comprar a cerveja e seguir as normas de moderação, ou pode comprá-la com o intuito do uso abusivo. Como já foi dito anteriormente, há diversas campanhas de conscientização sobre o consumo do álcool e suas consequências, desenvolvidas pela própria AMBEV. Além disso, o consumo do produto só é permitido para maiores de idade, cidadãos responsáveis pelos seus atos.
	
2.3 OS 4 Ps DE MARKETING
2.3.1 PRODUTO
Vamos falar um pouco sobre o produto cerveja Skol Pilsen, este que tem comercialização a nível nacional em diversos tipos e modelos de embalagens, entre elas temos: Embalagens em vidro e latas de alumínio. Nos modelos de vidro temos as opções de 1 litro, 600 ml, 300 ml e 275 ml a famosa long neck.
Já nos modelos em latas de alumínios, temos as opções de 550 ml, 473 ml, 350 ml e 269 ml. Existe opções de compra de caixas com 24 unidades, 15 unidades, 12 unidades, 6 unidades ou simplesmente 1 unidade, todas encontradas em atacadistas e varejistas em todas as regiões do território brasileiro.
O hábito de compra da cerveja Skol é de conveniência, sendo que sua grande força está na venda direta, ou seja nos bares, restaurantes e lojas de conveniência, porém esse hábito tem mudado de uns anos para cá, o mercado “atacarejo” tem crescimento constante ano após ano, o que torna a estratégia muito bem elaborada pela Ambev de vendas diretas, perder forças. Suas concorrentes Brahma, Antártica por exemplo, apesar de pertencer ao mesmo grupo também perdem força, principalmente com a nova estratégia da Heineken (dona da Kaiser e Schin) que tem ampliado sua participação no mercado nacional. Segundo pesquisas feitas pelo Bradesco, o mercado de produto “de desconto” cujas marcas não fazem diferença para o consumidor e o qual a cerveja Skol pertence, avançou de 19% para 25% em 2018, e o mercado de cervejas “premium” também avançou de 5% para 12% nos últimos 10 anos. As cervejas artesanais também crescem, de acordo com pesquisa feita pela A.T. Kearney em parceria com a MindMiners aponta que 12% dos entrevistados consomem cervejas artesanais frequentemente e 53% já consumiram algumas vezes.
De acordo com a Euromonitor a cerveja Skol é a 6ª marca de cerveja mais consumida no mundo e a 1º mais consumida no Brasil com quase 30% de participação no mercado de cervejas.
2.3.2 PREÇO
A formação de preço é uma das tarefas mais importantes para a gestão financeira. Ela garante que seu produto seja lucrativo, cubra os custos e, ao mesmo tempo, seja competitivo e atrativo para os clientes.
A detentora da marca Skol, trabalha com modelo de precificação os 3 Cs, custos, competidores e clientes. Cada um dos Cs, tem impacto direto na formação de preço final do produto.
No Brasil por exemplo, temos diferenças de preços por região, existe variações de preços que chegam a 40% de um estado para outro e até mesmo temos variações consideráveis dentro de um mesmo estado.
Essa variação de preço entre regiões tem alguns motivos por exemplo: região econômica, custos, impostos e logística.
A detentora da marca Skol tem enfrentado alguns problemas para manter seus preços competitivos no último ano,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.