Buscar

atividade reflexiva gestão educacional unidade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Diana Mendonça da Silva
	RGM: 20374194
	Curso: Pedagogia - Licenciatura
Atividade Reflexiva: Prática de Ensino em Gestão Educacional 
Unidade I – O papel do Gestor Educacional e o Financiamento da Educação Pública. 
- O PNE possui 20 metas. Analise e cite duas metas do Plano e as comente, analisando se você acredita ser possível que se efetivem até o ano de 2024, prazo do PNE. 
Ao analisar a meta 6 que se refere em oferecer educação em tempo integral em, no mínimo 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos (as) alunos (as) da educação básica. Pode-se considerar uma meta muito significativa, porém trabalhosa para realizar.
Oferecer apenas ensino em tempo integral não é suficiente. É necessário oferecer em conjunto um ensino de qualidade, conteúdos excelentes e profissionais qualificados. No ensino em tempo integral é preciso disponibilizar projetos Pedagógicos Esportivos e Culturais, além de uma boa alimentação e materiais de qualidade. Porém é nítido a falta de recursos públicos para financiar esse tipo de ensino, já que demanda um investimento simbólico nessa área.
A meta 11 que visa triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta em pelo menos 50% (cinquenta por cento) da expansão no segmento público, também enfrenta problemas com a falta de recursos público, o que se torna, assim como a meta 6, algo que dificilmente será alcançado.
 Esse tipo de educação exige um alto investimento, tanto em materiais específicos, laboratórios equipados e boa estrutura, como em profissionais especializados. São duas metas de extrema importância não só para a educação mas, para a população em geral, jovens passando mais tempo dentro das escolas e recebendo educação de qualidade, serão futuramente profissionais mais qualificados, com uma farta bagagem acadêmica. Porém, atualmente é nítido que nosso país não possui condições para esses tipos de investimento, por isso acredito que seja muito difícil que o Brasil consiga atingir essas metas, infelizmente.
Referências
- Plano Nacional de Educação. Disponível em: https://www.observatoriodopne.org.br/ acessado em: 02/09/2020

Outros materiais