Buscar

ATIVIDADE 4 CURRICULO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE 4 CURRICULO - FMU	
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Em suma, os princípios do respeito à liberdade e apreço à tolerância, consagrados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, vêm sendo fortemente ameaçados nos últimos anos por forças ultraconservadoras e intolerantes, especial mas não unicamente, em relação à igualdade entre os gêneros e ao respeito à diversidade sexual. Por outro lado, os marcos normativos da educação nacional, desde a Constituição Federal, fornecem todo o alicerce necessário para enfrentar essas forças, promover a igualdade e o respeito na educação, e devem prevalecer.
REIS, Toni. LDB: Respeito à Liberdade e Apreço à Tolerância. Disponível em http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/727/715. Acessado em 29 de julho de 2019, às 22h37. 
As diferenças tendem a atrelar valor ao meio social dos estudantes. Considerando o texto, os conhecimentos adquiridos na unidade 4 da disciplina sobre o meio do social dos estudantes, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Inserir no planejamento atividades em que se evidenciem a existência da diversidade cultural, racial, de gênero, de alunos inseridos na educação especial proporciona reflexões e ideais de igualdade, beneficiando todos os envolvidos.
	Resposta Correta:
	 
Inserir no planejamento atividades em que se evidenciem a existência da diversidade cultural, racial, de gênero, de alunos inseridos na educação especial proporciona reflexões e ideais de igualdade, beneficiando todos os envolvidos.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Refletir acerca da diferença dos indivíduos é proporcionar-lhes a oportunidade de aceitarem e serem aceitos pelos seus pares, o que traz benefício a todos.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	O direito à educação, hoje visto de forma consensual como um dos mais básicos a serem garantidos pelo estado, não tem vida longa. De fato, veio a consolidar-se dentro do rol dos mais importantes direitos fundamentais apenas após a Segunda Guerra Mundial, sendo, desde então, objeto de constante esforço para sua consolidação. Em nosso país, dois instrumentos legais fornecem os meios para a sua realização: a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996.
 
MENDES, Fabio Cantergiani Ribeiro. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a Base Legal para uma Nova Disciplina Curricular de Metodologia de Estudo. Disponível em https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/27184/000764106.pdf?sequence=1
Acessado em 26 de julho de 2019, às 13h32.
Leia as assertivas abaixo.
 
I – A LDB, desde a sua promulgação, em 1961, apresentou indicadores que nortearam a formação curricular de todas as escolas do território nacional.
II – Em nenhum momento a LDB foi pensada para que as escolas privadas fossem beneficiadas a partir da distribuição de verbas públicas.
III – A LDB é uma lei que orienta as escolas públicas brasileiras. As escolas particulares confeccionam seu próprio regimento interno.
IV – Inicialmente, a LDB apresentou uma proposta não unificada de currículos nacionais. O currículo do Ensino Médio era incumbência Federal e dos sistemas nos quais estava inserido.
V – O modelo de ensino tradicional foi instaurado na LDB e, até hoje, compõe os seus artigos. Os currículos que se baseiam nesta lei são acríticos e autoritários.
 
Estão corretas as alternativas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Em 1961, quando foi aprovada a primeira LDB, a esfera federal foi responsabilizada por definir cinco disciplinas que comporiam o currículo do Ensino Médio, o qual seria complementado pelos sistemas de ensino em que estava inserido.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Mas muito antes de sua data de nascimento oficial, a Lei de Diretrizes e Bases já estava sendo gestada. Ainda durante as discussões que culminariam na Constituição de 1988, um grupo de educadores começou a discutir suas propostas para a futura nova lei educacional.
“Tradicionalmente, as leis educacionais do Brasil, desde a época da colônia, sempre foram feitas por iniciativa do poder executivo. A atual tem a peculiaridade de ter nascido da sociedade civil, de um movimento dos educadores”, diz Dermeval Saviani, que participou da elaboração do anteprojeto da LDB e é autor do livro A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas (Editora Autores Associados).
“Antes da promulgação da Constituição já sabíamos do dispositivo que manteria com a União a prerrogativa de organizar a educação. Portanto, fizemos uma mobilização para já começar a trabalhar o tema”, relata.
Vinte Anos Depois, LDB Permanece à Espera de Ser Totalmente Implementada. Revista Educação, 2016. Disponível em https://guiadamonografia.com.br/como-fazer-referencia-de-revistas/. Acessado em 28 de julho de 2019, às 14h37.
Marque a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/ 1996 foi sancionada após a reformulação das primeiras versões da LDB, construídas após a queda do Estado Novo. Por isso, ela possui um caráter democrático quando ao seu texto.
	Resposta Correta:
	 
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/ 1996 foi sancionada após a reformulação das primeiras versões da LDB, construídas após a queda do Estado Novo. Por isso, ela possui um caráter democrático quando ao seu texto.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A primeira versão da LDB ocorreu em 1961, após a queda do Estado Novo, e sofreu revisão 10 anos depois. Até que em 1996, a nova LDB, com a Lei nº 9.394/96, entra em vigor.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	A utilização do espaço escolar como forma de preparação para o exercício da cidadania é algo que deve acontecer em todos os momentos do processo de formação dos educandos, desde a educação infantil até a sua etapa final que é o ensino médio... É importante tratar da cidadania a partir de atitude de valorização da solidariedade como princípio ético, como fonte de fortalecimento recíproco, de respeito mútuo a pluralidade cultural e aos Direitos Humanos, oferecendo às crianças e aos adolescentes meios para compreender que todos têm direitos de cidadania, independente de raça, cor, sexo, etnia.
 
MEDEIROS, Alexsandro M. Educar para a Cidadania: LDB e PCN.
Disponível em https://www.sabedoriapolitica.com.br/products/educar-para-a-cidadania-ldb-e-pcn/. Acessado em 26 de julho de 2019, às 17h23.
Uma das finalidades da LDB é o exercício da cidadania.
 
Marque a alternativa correta quanto à efetivação de tornar o estudante um cidadão que exerça os seus direitos.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Umas das ações propostas pela escola para tornar o estudante capaz de exercer a cidadania é apresentar-lhe fatores históricos que contribuíram para que a maioria da comunidade periférica seja negra.
	Resposta Correta:
	 
Umas das ações propostas pela escola para tornar o estudante capaz de exercer a cidadania é apresentar-lhe fatores históricos que contribuíram para que a maioria da comunidade periférica seja negra.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O processo histórico que compôs a sociedade contemporânea tem ligação direta com as questões e reflexões sociais que devem ser feitas em sala de aula, para tornar-se um cidadão consciente de seus direitos e deveres. Nestes currículos a política partidária não pode ser introduzida. Apesar de ser obrigatório cumprir o que afirma a CF de 88, a escola tem a obrigação de proporcionar reflexões acerca da elaboração deste documento, assim, sobre todos os fenômenos sociais que permeiam a sociedade e seu passado histórico.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Encerrando um período de oito anos de renhido embate político, a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei no 9394/96) é aprovada em dezembro de 1996. Em sua formulação final, a LDB sancionada expressa uma estreita sintonia com o ideário e a agenda neoliberais,
o que pode ser constatado pelo exame dos seus 92 artigos. Sem embargo desse perfil, a sua aprovação não pode ser considerada uma monolítica derrota do movimento dos educadores e de outros segmentos sociais organizados na sua luta por uma lei que traduzisse um ordenamento mais democrático do sistema educativo. Uma vez que as relações jurídicas, como expressão de uma determinada realidade social, reproduzem os conflitos e as contradições presentes nessa formação social específica, a LDB aprovada também é resultado dos interesses antagônicos em jogo.
YAMAMOTO, Oswaldo H. A LDB e a Psicologia. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932000000400004. Acessado em 26 de julho de 2019, às 16h47.
 
Leia as afirmações abaixo.
 
I – O caráter político da educação torna o processo educacional democrático e reflexivo quanto às questões sociais. O PPP da escola apresenta esta característica, cujas ideias são postas em prática a partir de discursos emancipatórios e ações voltadas a reflexão destes fenômenos.
II – A criação da LBD, apesar de apresentar preceitos democráticos e reflexivos quanto às questões de desigualdade social, foi escrita atendendo a uma demanda das classes dominantes. Cabe às escolas apresentarem reflexões acerca da realidade social que cerca os sujeitos.
III – Quando leis são promulgadas a partir de ideias propostas pela e para as classes dominantes, mesmo que de maneira indireta e sem a indicação de uma política partidária, não há neutralidade no processo educativo.
IV – Apesar de a LDB apresentar-se como um texto ideário politicamente, ela dá margem à ressignificações do processo educativo, pois visa a sua democracia, quando reflete e tenta igualizar a educação.
V – Conhecer o processo histórico e político está previsto pela LDB e se refere à compreensão deste processo e das influências que ele teve e ainda tem na contemporaneidade. Jamais deve ser atrelado a campanhas político partidárias.
 
Marque a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III, IV e V.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III, IV e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A LDB é um documento que tenta tornar a educação um processo que todos devem ter acesso, apesar de ter sido escrita por ideários de classes dominantes, deste modo, não é neutro. As escolas têm o papel de ressignificar este documento, com o intuito de emancipar e tornar o sujeito crítico para compreender e lutar pelos seus direitos.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Em nosso país, a gestão educacional segue a um sistema determinado por orientações gerais sobrevindas da LDB. Segundo Vieira (2002), essas diretrizes vão estabelecer, pela primeira vez em forma de lei, as incumbências para os estabelecimentos de ensino, bem como prevê a flexibilidade no que se refere às formas de organização. Nesse sentido, a escola é a instituição onde esse direito se viabiliza, e sua função é a socialização do saber sistematizado. Essas orientações vieram para atender a necessidade de haver um ensino o mais padronizado possível a nível nacional, seguindo o exemplo de países desenvolvidos.
 GESTÃO EDUCACIONAL. Infoescola. Disponível em https://www.infoescola.com/educacao/gestao-educacional/. Acessado em 29 de julho de 2019, às 21h40.
VIEIRA, Sofia Lerche (org.) Gestão da escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A Editora (Biblioteca ANPAE), 2002.
O artigo 12º, da Lei nº 9.394/1996, prevê que é incumbência dos estabelecimentos de ensino elaborar e executar sua proposta pedagógica.
Sobre esta previsão, é correto afirmar o que se diz na alternativa:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As escolas devem elaborar o seu próprio Projeto Político Pedagógico, a partir de procedimentos democráticos, como a escuta das propostas de toda a comunidade escolar.
	Resposta Correta:
	 
As escolas devem elaborar o seu próprio Projeto Político Pedagógico, a partir de procedimentos democráticos, como a escuta das propostas de toda a comunidade escolar.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. É incumbência dos estabelecimentos de ensino a elaboração do PPP, o qual atribui a estes locais identidade, valores, o que se espera do processo educativo, o caráter político e social deste processo.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	No artigo n° 206 da Constituição Federal , além da liberdade de aprender e de ensinar, o texto estabelece o pluralismo de ideias. Já a Lei de Diretrizes e Bases para Educação (LDB) de 1996 coloca entre os princípios da Educação, o respeito à liberdade e o apreço à tolerância. Tratar da diversidade na escola não é, portanto, apenas uma forma de atender ao princípio constitucional de pluralismo de ideias. Significa promover a tolerância entre as diversas maneiras de se de expressar e os diferentes pensamentos e modos de viver presentes na nossa sociedade.
 
TODOS PELA EDUCAÇÃO. É Hora de Discutir Diversidade Dentro da Escola. Disponível em https://educacao.estadao.com.br/blogs/educacao-e-etc/e-hora-de-discutir-diversidade-dentro-da-escola/ . Acessado em 26 de julho de 2019, às 18h33.
 
A promoção da diversidade na escola ocorre a partir de algumas ações propostas pela escola.
Leia as afirmações abaixo.
 
I – É reconhecido pela LDB o direito às comunidades indígenas utilizarem a sua própria língua, conforme cultura e identidade das tribos. A isso atribui-se a nomenclatura de educação bilíngue.
II – A superdotação não é uma das características que dará direito ao estudante ser incluído nos critérios avaliativos da educação inclusiva.
III – O Ensino Religioso pode ser uma disciplina obrigatória nas escolas de todo o território nacional e a preferência é pela doutrinação da religião Católica.
IV – O ensino da cultura e história afro-brasileira e indígena, previsto pela lei 10.639/ 2003, valoriza o reconhecimento identitário do povo negro.
V – As condições climáticas e o calendário agrícola podem direcionar a organização dos calendários escolares das escolas do campo.
 
Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, IV e V.
	Resposta Correta:
	 
I, IV e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O ensino bilíngue nas comunidades indígenas é previsto pela LDB, portanto, é permitido que as línguas indígenas sejam incorporadas nos currículos das escolas inseridas nestas comunidades. A incorporação da lei 10.639/03 é de suma importância para o conhecimento e reconhecimento das culturais locais e negras. As escolas do campo podem apresentar características diversificadas, como calendário próprio.
 
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	É por meio da LDB que encontramos os princípios gerais da educação, bem como as finalidades, os recursos financeiros, a formação e diretrizes para a carreira dos profissionais da educação. Além disso, essa é uma lei que se renova a cada período, cabendo à Câmara dos Deputados atualizá-la conforme o contexto em que se encontra a nossa sociedade. Como exemplo, antes o período para terminar o ensino fundamental era de 8 anos. Após a atualização da LDB, o período se estendeu para 9 anos, com idade inicial de 6 anos. Outras atualizações foram feitas, como a revogação dos parágrafos 2º e 4º do Artigo 36, da seção IV, que trata do ensino médio. Daí a importância de sua publicação, visando nortear o povo brasileiro, assegurando-lhe seus direitos e mostrando os seus deveres.
CURSOS CPT. LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394 Completa, Interativa e Atualizada. Disponível em https://www.cpt.com.br/ldb/lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao-completa-interativa-e-atualizada. Acessado em 28 de julho de 2019, às 14h05.
Leia as sentenças abaixo.
I – Para que a LDB entrasse em vigor, houve mais de 10 anos de tramitação no congresso, pois os pensamentos daqueles que participavam da sua elaboração eram divergentes.
II – A LDB é uma lei composta por 96 artigos, os quais regulamentam a educação brasileira, nas esferas públicas e privadas, do Ensino Fundamental ao Ensino Superior.
III – O número da Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional é 9.394/ 1996 e é intitulada como Lei Darcy Ribeiro, em homenagem ao político e pesquisador homônimo.
IV – O presidente Luís Inácio Lula da Silva foi o responsável por sancionar a LDB, a qual começou a ser elaborada durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.
V – A LDB foi elaborada durante um momento de transição na política brasileiro, em que a democracia estava sendo reinstaurada no país.
Marque a alternativa que apresenta a resposta correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As alternativas I, III e V estão corretas.
	Resposta Correta:
	 
As alternativas I, III e V estão corretas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A LDB passou por um processo de 10 anos de tramitação, pois as esferas envolvidas em sua elaboração divergiam em seus pontos de vista. Foi intitulada Lei Darcy Ribeiro, pois o principal atuante para que a sua promulgação fosse efetivada foi o estudioso e político Darcy Ribeiro, que reestruturou o texto e apresentou ao Congresso, após ter tido a tramitação interrompida. A Regime Militar e a Ditadura, no Brasil, após 21 anos, em 1985, havia acabado e o processo de redemocratização estava sendo instaurado e a educação deveria, também, ser contemplada.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	As funções normativas e deliberativas do sistema serão exercidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Pensado como um órgão revestido das características de autonomia, representatividade e legitimidade, como uma instância permanente e renovada por critérios e periodicidade distintos daqueles que vigoram no âmbito da política partidária, o CNE estará, senão imune, pelo menos não tão vulnerável aos interesses da política miúda.
 
SAVIANI, Dermeva l. Organização da Educação Nacional: Sistema e Conselho Nacional de Educação, Plano e Fórum Nacional de Educação. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v31n112/07.pdf
Acessado em 26 de julho de 2019, às 14h07.
O processo educativo voltado para a democracia deve ser realidade nos currículos.
 
Marque a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O objetivo do CNE é o de promover a democracia na educação, a partir de ações normativas, deliberativas e de assessoramento ao ministro. Sua maior missão foi a elaboração do Plano Nacional de Educação e a Base Nacional Comum Curricular.
	Resposta Correta:
	 
O objetivo do CNE é o de promover a democracia na educação, a partir de ações normativas, deliberativas e de assessoramento ao ministro. Sua maior missão foi a elaboração do Plano Nacional de Educação e a Base Nacional Comum Curricular.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O CNE promove a democracia na educação, ou seja, a igualdade de direitos para tornar a educação um processo em que todos tenham acesso. O PNE e a BNCC são documentos produzidos por este conselho e foi o sua mais importante meta.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	A BNCC traz uma grande inovação ao estabelecer 10 competências gerais para nortear as áreas de conhecimento e seus componentes curriculares. Segundo o documento, o desenvolvimento dessas competências é essencial para assegurar os direitos de aprendizagem de todos os estudantes da Educação Básica. Desse modo, as 10 competências gerais comunicam aos educadores uma importante mensagem: quem é o estudante que a BNCC propõe formar.
INSTITUTO AYRTON SENNA. BNCC: Construindo um Currículo de Educação Integral . Disponível em: < https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/BNCC/o-que-e-BNCC.html>. Acesso em: 26 jul. 2019.
 
A Base Nacional Comum Curricular é um documento que rege a educação brasileira. Sabendo disso, marque a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A BNCC tem o intuito de definir, em nível nacional, as aprendizagens essenciais a serem adquiridas pelos alunos. Estes indicadores devem ser incorporados nos currículos até 2020.
	Resposta Correta:
	 
A BNCC tem o intuito de definir, em nível nacional, as aprendizagens essenciais a serem adquiridas pelos alunos. Estes indicadores devem ser incorporados nos currículos até 2020.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. 2020 é o prazo para a incorporação da BNCC nos currículos escolares, a partir da apresentação de aprendizagens essenciais que irão reger a educação nacional.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais