Buscar

QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL - Testando conhecimento aulas 1 a 10 - 2020 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
1a Aula
		1.
		Sobre os átomos, podemos afirmar que:
	
	
	
	O número de massa, A, corresponde à soma do número de prótons e nêutrons no átomo. O número de prótons no núcleo de um átomo é seu número atômico que é representado pelo símbolo Z. A massa de um átomo está, portanto, concentrada no seu núcleo.
	
	
	O número de atômico, Z, corresponde à soma do número de prótons e nêutrons no átomo. O número de prótons no núcleo de um átomo é seu número de massa que é representado pelo símbolo A. A massa de um átomo está, portanto, distribuída homogeneamente em todo o átomo.
 
	
	
	O número de massa, A, corresponde ao número de prótons no átomo. O número de prótons no núcleo de um átomo é seu número atômico que é representado pelo símbolo Z. A massa de um átomo está, portanto, concentrada no seu núcleo.
 
	
	
	O número de massa, A, corresponde ao número de nêutrons no átomo. O número de prótons no núcleo de um átomo é seu número atômico que é representado pelo símbolo Z. A massa de um átomo está, portanto, concentrada no seu núcleo.
	
	
	O número de massa, Z, corresponde à soma do número de prótons e nêutrons no átomo. O número de prótons no núcleo de um átomo é seu número atômico que é representado pelo símbolo A. A massa de um átomo está, portanto, distribuída homogeneamente em todo o átomo.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A respeito de calor e energia, assinale a opção correta.
	
	
	
	Um sistema fechado não permite a saída nem a entrada de matéria ou energia, ao passo que um sistema isolado permite a passagem de energia, mas não de matéria.
	
	
	Um material isolante térmico, como o isopor, e um material plástico maleável requerem a mesma quantidade de calor para serem aquecidos ou resfriados à mesma temperatura.
	
	
	A energia interna de um sistema pode ser composta de diferentes fontes, como energias química, eletrônica, nuclear e cinética.
	
	
	Conforme a primeira lei da termodinâmica, em um sistema isolado, a energia total varia em função da temperatura.
	
	
	A quantidade de calor necessária para variar a temperatura de um sistema depende do grau de variação da temperatura que se pretende atingir e da pressão inicial do sistema.
	
Explicação:
  
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Combustão é uma reação química de oxidação. Para efeito didático, o triângulo do fogo exemplifica e explica a combustão, atribuindo-se, a cada face, um dos elementos essenciais da combustão. Esses elementos são:
	
	
	
	vibração de moléculas, aumento de volume, estado físico.
	
	
	condução, convecção, irradiação.
	
	
	energia nuclear, energia elétrica, energia química.
	
	
	calor, combustível, comburente.
	
	
	calor, energia química, energia elétrica.
	
Explicação:
  
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A termodinâmica é a ciência que estuda a energia. Aspectos de transferência e transformação de energia são conceitos importantes para o entendimento de diversas situações práticas de atuação do perito, dentro deste contexto. Assim, identifique a afirmativa CORRETA:
	
	
	
	Calor é uma forma de energia que não se transfere.
	
	
	A transferência de energia se da na forma de trabalho e volume.
	
	
	A transferência de energia se dá na forma de calor, trabalho e fluxo de massa.
	
	
	A energia transferida é função exclusiva da massa do sistema.
	
	
	A energia transferida se perde ao final do processo.
	
Explicação:
  
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Em relação à matéria e a mudanças de estado físico, assinale a opção correta.
	
	
	
	Quando a amostra de uma substância sofre um processo de resfriamento, suas partículas passam a se mover mais livremente, com maior velocidade.
	
	
	O estado físico é uma condição específica de uma amostra da matéria que é descrita em termos de sua forma física, do volume, da pressão, da temperatura e da quantidade de substância presente.
	
	
	Os processos de fusão de um sólido e vaporização de um gás podem ser compreendidos em função da redução da liberdade de movimento das partículas componentes dessas substâncias.
	
	
	As partículas de uma amostra de gás apresentam distância desprezível entre si e restrição de movimentos.
	
	
	As partículas de substâncias sólidas interagem pouco entre si.
	
Explicação:
  
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Muitos cientistas acreditam que toda matéria foi criada em uma explosão chamada Big Bang, que produziu muito calor e energia. Sobre matéria é INCORRETO afirmar:
	
	
	
	Toda matéria é constituída de pequenas partículas chamadas átomos.
	
	
	A química envolve o estudo da matéria e do que ela é feita.
	
	
	A matéria é apenas uma coisa que você pode tocar.
	
	
	Os seres vivos e inanimados são feitos de matéria.
	
	
	O meio onde há ausência de matéria é conhecido como vácuo.
	
Explicação:
  
2a Aula
		1.
		Sobre o estado físico das moléculas dos elementos químicos (sólido, líquido ou gasoso) algum tipo de energia está associado a elas. Dentre essas energias, podemos afirmar que:
	
	
	
	Nos estados líquidos, sólidos e gasosos, as energias potencial e cinética estarão presentes, o que possibilita os movimentos de rotação e translação às moléculas.
 
	
	
	Somente no estado líquido, as energias potencial e cinética estarão presentes, o que possibilita os movimentos de rotação e translação às moléculas.
	
	
	Somente no estado gasoso, as energias potencial e cinética estarão presentes, o que possibilita os movimentos de rotação e translação às moléculas.
	
	
	Somente no estado sólido, as energias potencial e cinética estarão presentes, o que possibilita os movimentos de rotação e translação às moléculas.
	
	
	Nos estados líquidos e gasosos, as energias potencial e cinética estarão presentes, o que possibilita os movimentos de rotação e translação às moléculas.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		 Seja qual for o estado físico das moléculas dos elementos químicos, algum tipo de energia está associado a elas. Dentre essas energias, podemos afirmar que:
	
	
	
	No estado plasma, somente a energia vibracional está presente, isto é, as paredes que ao redor de qualquer matéria que se encontre no estado plasma, por exemplo, estão vibrando, mesmo que a vibração só seja perceptível com um equipamento de precisão.
 
	
	
	No estado sólido, somente a energia vibracional está presente, isto é, as paredes que ao redor de qualquer matéria que se encontre no estado sólido, por exemplo, estão vibrando, mesmo que a vibração só seja perceptível com um equipamento de precisão. 
	
	
	No estado gasoso, somente a energia vibracional está presente, isto é, as paredes que ao redor de qualquer matéria que se encontre no estado gasoso, por exemplo, estão vibrando, mesmo que a vibração só seja perceptível com um equipamento de precisão.
	
	
	No estado de vapor, somente a energia vibracional está presente, isto é, as paredes que ao redor de qualquer matéria que se encontre no estado vapor, por exemplo, estão vibrando, mesmo que a vibração só seja perceptível com um equipamento de precisão.
	
	
	No estado líquido, somente a energia vibracional está presente, isto é, as paredes que ao redor de qualquer matéria que se encontre no estado líquido, por exemplo, estão vibrando, mesmo que a vibração só seja perceptível com um equipamento de precisão.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O dióxido de carbono é essencial à vida no planeta, visto que é um dos compostos essenciais para a realização da fotossíntese. Já o monóxido de carbono é extremamente tóxico, pois, se for inalado, irá combinar com a hemoglobina, formando a carboxihemoglobina. Quanto às moléculas desses gases, é correto afirmar-se que
	
	
	
	o dióxido de carbono, assim como a água, possui geometria angular.
	
	
	o número de ligações π é maior no monóxido de carbono.
	
	
	as ligações no monóxido de carbono são mais longas que as ligações no dióxido de carbono.
	
	
	ambas possuem ligações polares.
	
	
	nas ligações π dessas moléculas, tem-se uma superposição frontal dos
orbitais envolvidos.
	
Explicação:
  
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A solubilidade é um dos temas mais relevantes da área da química, tanto por sua importância intrínseca quanto pela variedade de fenômenos e propriedades químicas envolvidas em seu entendimento. O processo de solubilização de uma substância resulta da interação entre a espécie que se deseja solubilizar (soluto) e a substância que a dissolve (solvente) e pode ser definida como a quantidade de soluto que dissolve, em uma determinada quantidade de solvente, em condições de equilíbrio. Solubilidade é, portanto, um termo quantitativo.
 
C. R. Martins, W. A. Lopes e J. B. Andrade. Solubilidade das substâncias orgânicas. In: Química Nova, v. 36, n.° 8, 2013, p. 1.248-1.255 (com adaptações).
Assinale a alternativa em que a regra empírica de "o semelhante dissolve o semelhante" está corretamente expressa.
	
	
	
	Compostos apolares são insolúveis em solventes de baixa polaridade, enquanto compostos de baixa polaridade são solúveis em solventes polares.
	
	
	Compostos polares são solúveis em solventes apolares, enquanto compostos de alta polaridade são solúveis em solventes apolares.
	
	
	Compostos fracamente polares não são solúveis em solventes de baixa polaridade, enquanto compostos de reduzida polaridade são solúveis em solventes polares.
	
	
	Compostos apolares são solúveis em solventes apolares, enquanto compostos de alta polaridade são solúveis em solventes polares.
	
	
	Compostos fortemente polares não são solúveis em solventes polares, enquanto compostos de alta polaridade são insolúveis em solventes polares.
	
Explicação:
  
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Observe a tabela a seguir.
 
Forças intermoleculares mais fortes levam a pontos de ebulição mais altos, quando se aumentam os momentos dipolo e a energia de interação dipolo-dipolo. No entanto, tal fator não é observado nas substâncias apresentadas na tabela. A explicação para isso reside no fato de que
	
	
	
	Nenuma das opções anteriores.
	
	
	o cloro é um átomo pequeno em comparação ao iodo e quanto maior o raio atômico, maior será a força de interação dipolo-dipolo.
	
	
	o HI é uma substância mais eletropositiva do que o HCl, sendo um dos fatores que pode favorecer as forças de ligação de hidrogênio.
	
	
	quanto maior a polaridade das moléculas, mais facilidade ela terá na liberação de cátions H+ , o que dificulta a estabilidade das ligações dipolo-dipolo.
	
	
	as interações de London se fortalecem com o aumento do número de elétrons, prevalecendo nestes casos sobre as interações dipolo-dipolo.
	
Explicação:
  
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Os gases nobres são não reativos e, por essa razão, diz-se que são quimicamente estáveis. Sendo assim sobre esses gases nobres podemos afirmar que:
	
	
	
	As estruturas eletrônicas dos átomos desses elementos, com exceção do hélio, possuem oito prótons em suas camadas mais externas. Os elementos que apresentam essa característica, atendem à chamada regra do octeto estável de prótons. 
	
	
	As estruturas eletrônicas dos átomos desses elementos, com exceção do hélio, possuem seis elétrons em suas camadas mais externas. Os elementos que apresentam essa característica, atendem à chamada regra do sexteto estável de elétrons. 
	
	
	As estruturas eletrônicas dos átomos desses elementos, com exceção do hélio, possuem oito neutros em suas camadas mais externas. Os elementos que apresentam essa característica, atendem à chamada regra do octeto estável de neutros.
	
	
	 As estruturas eletrônicas dos átomos desses elementos, juntamente com hélio, possuem oito elétrons em suas camadas mais externas. Os elementos que apresentam essa característica, atendem à chamada regra do octeto estável de elétrons. 
	
	
	As estruturas eletrônicas dos átomos desses elementos, com exceção do hélio, possuem oito elétrons em suas camadas mais externas. Os elementos que apresentam essa característica, atendem à chamada regra do octeto estável de elétrons. 
3a Aula
		1.
		Existem algumas teorias que definem os ácidos e as bases, de acordo com o químico Arrhenius, podemos afirmar que:
	
	
	
	 Substâncias ácidas, liberam íons hidrogênio (H+) em solução, ao passo que, as bases liberam hidroxilas (OH-) em solução. Quanto mais forte forem o ácido e a base, maior será a quantidade liberada em solução de H+ e de OH-, respectivamente. Portanto, de acordo com essa força, existirão ácidos e bases, fortes e fracas.
	
	
	Substâncias ácidas, liberam íons hidrogênio (OH-) em solução, ao passo que, as bases liberam hidroxilas (H+) em solução. Quanto mais fraco  forem o ácido e a base, maior será a quantidade liberada em solução de OH- e de H+, respectivamente. 
	
	
	Substâncias ácidas, liberam íons hidrogênio (H+) em solução, ao passo que, as bases liberam hidroxilas (OH-) em solução. Quanto mais fraco forem o ácido e a base, maior será a quantidade liberada em solução de H+ e de OH-, respectivamente. 
	
	
	Substâncias ácidas, liberam íons hidrogênio (OH-) em solução, ao passo que, as bases liberam hidroxilas (H+) em solução. Quanto mais forte forem o ácido e a base, maior será a quantidade liberada em solução de OH- e de H+, respectivamente. Portanto, de acordo com essa força, existirão ácidos e bases, fortes e fracas.
	
	
	Substâncias ácidas, liberam íons hidrogênio (OH-) em solução, ao passo que, as bases liberam hidroxilas (H+) em solução. Quanto mais fraco  forem o ácido e a base, maior será a quantidade liberada em solução de OH- e de H+, respectivamente. Portanto, de acordo com essa força, existirão ácidos e bases, fortes e fracas.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Sobre ácido e bases, podemos afirmar que:
	
	
	
	Ácidos e bases são duas classes importantes de compostos orgânicos. Possuem algumas propriedades comuns como, por exemplo, a capacidade de mudar a cor de soluções sob a presença de indicadores ácido-base. Outra característica importante dessas substâncias é a possibilidade de uma potencializar a outra, isto é, uma base pode aumentar  o efeito de um ácido, assim como um ácido é também capaz de diminuir a basicidade de uma substância.
	
	
	Ácidos e bases são duas classes importantes de compostos inorgânicos. Possuem algumas propriedades comuns como, por exemplo, a capacidade de mudar a cor de soluções sob a presença de indicadores ácido-base. Outra característica importante dessas substâncias é a possibilidade de uma potencializar a outra, isto é, uma base pode aumentar  o efeito de um ácido, assim como um ácido é também capaz de diminuir a basicidade de uma substância.
	
	
	Ácidos e bases são duas classes importantes de compostos inorgânicos. Possuem algumas propriedades comuns como, por exemplo, a capacidade de mudar a cor de soluções sob a presença de indicadores ácido-base. Outra característica importante dessas substâncias é a possibilidade de uma neutralizar a outra, isto é, uma base pode neutralizar o efeito de um ácido, assim como um ácido é também capaz de neutralizar a basicidade de uma substância.
	
	
	Ácidos e bases são duas classes importantes de compostos inorgânicos. Possuem algumas propriedades comuns como, por exemplo, a capacidade de mudar a cor de soluções sob a presença de indicadores ácido-base. Outra característica importante dessas substâncias é a possibilidade de uma potencializar a outra, isto é, uma base pode diminuir  o efeito de um ácido, assim como um ácido é também capaz de aumentar a basicidade de uma substância.
	
	
	Ácidos e bases são duas classes importantes de compostos orgânicos. Possuem algumas propriedades comuns como, por exemplo, a capacidade de mudar a cor de soluções sob a presença de indicadores ácido-base. Outra característica importante dessas substâncias é a possibilidade de uma neutralizar a outra, isto é, uma base pode neutralizar o efeito de um ácido, assim como um ácido é também capaz de neutralizar a basicidade de uma substância.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Um técnico em química teve a tarefa de armazenar diferentes
substâncias. Para tanto, resolveu separá-las de acordo com as respectivas funções químicas. As substâncias eram: NaCl, CaCO3, Ca(OH)2, CaO, Na2O, NaOH, H2SO4 e HCl. 
A alternativa que apresenta apenas as substâncias classificados como óxidos é:
	
	
	
	Ca(OH)2 e CaO.
	
	
	CaO e Na2O.
	
	
	H2SO4 e HCl.
	
	
	CaO, Na2O e NaOH.
	
	
	Na2O e NaOH.
	
Explicação:
  
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Dentre as funções inorgânicas, pode-se identificar compostos ácidos, básicos, sais e óxidos. Em um laboratório, foram encontrados frascos identificados com as seguintes fórmulas moleculares: NaCl, H3PO4, CaO e Mg(OH)2. Estes compostos pertencem às seguintes funções inorgânicas, respectivamente:
	
	
	
	ácido, sal, base e óxido.
	
	
	ácido, base, sal e óxido.
	
	
	sal, ácido, óxido e base.
	
	
	base, óxido, sal e ácido.
	
	
	sal, base, óxido e ácido.
	
Explicação:
  
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Em relação às funções químicas, considere as afirmativas abaixo
I ¿ Sais são compostos formados por ânions provenientes de bases e por cátions provenientes de ácidos. 
II ¿ A maioria dos óxidos dos elementos fortemente eletronegativos tem caráter básico. 
III ¿ Os óxidos dos elementos fracamente eletronegativos apresentam ligação tipicamente iônica.
Está correto o que se afirma em
	
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	I, apenas.
	
	
	III, apenas.
	
	
	I, II e III.
	
Explicação:
  
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Existem algumas teorias que definem os ácidos e as bases, de acordo os químicos Brönsted e Lowry:, podemos afirmar que:
	
	
	
	Os ácidos são substâncias que doam número de massa (H+) e as bases são receptores desses número de massa. Para eles, quanto mais forte o ácido, mais fraca será sua base conjugada.
	
	
	Os ácidos são substâncias que doam número atômico (H+) e as bases são receptores desses número atômico. Para eles, quanto mais forte o ácido, mais fraca será sua base conjugada.
	
	
	Os ácidos são substâncias que doam elétrons (H+) e as bases são receptores desses elétrons. Para eles, quanto mais forte o ácido, mais fraca será sua base conjugada.
	
	
	Os ácidos são substâncias que doam prótons (H+) e as bases são receptores desses prótons. Para eles, quanto mais forte o ácido, mais fraca será sua base conjugada.
	
	
	Os ácidos são substâncias que doam neutros  (H+) e as bases são receptores desses neutros. Para eles, quanto mais forte o ácido, mais fraca será sua base conjugada.
4a Aula
		1.
		Sobre a seguinte equação química  2Al2O3 + 3C → x.CO2 + y.Al), para que esteja balanceada é necessário que x e y possuam o seguinte valor:
	
	
	
	x = 3 e y = 4
	
	
	x = 4 e y = 3
	
	
	x = 4 e y = 4
	
	
	x = 3 e y = 2
	
	
	x = 1 e y = 2
	
	
	
	 
		
	
		2.
		 Sobre a seguinte equação química  NaOH (s) + HCl (l) → x.NaCl (s) + y.H2O (aq), para que esteja balanceada é necessário que x e y possuam o seguinte valor:
	
	
	
	x = 0 e y = 1
	
	
	x = 1 e y = 1
	
	
	x = 2 e y = 1
	
	
	 x = 1 e y = 2
	
	
	 x = 1 e y = 0
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Equações químicas balanceadas seguem o princípio da conservação da massa e simbolizam as mudanças qualitativa e quantitativa que ocorre em uma reação química. Assinale a alternativa cujo balanceamento da equação química está correto.
	
	
	
	3 Pb(NO3 )2 (aq) + Na3 PO4(aq) → Pb3 (PO4)2(s) + 3 NaNO3(aq)
	
	
	2 H3PO4(aq) + 3 Na2CO3(aq) → 2 Na3PO4(aq) + CO2(g) + 3 H2O(l)
	
	
	NH4+(aq) + CrO4 2-(aq) + Ba2+(aq) + 2 Cl-(aq) → BaCrO4(s) + 2 NH4 +(aq) + 2 Cl-(aq)
	
	
	4 C10H15N(aq) + 56 O2 (g) → 40 CO2 (g) + 30 H2O(l) + 2 N2 (g)
	
	
	2 Na2S5 (álc) + 9 O2(g) + 10 H2O(l) → 2 Na2S2O3 .5H2O(s) + 6 SO2(g)
	
Explicação:
  
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A principal fonte de sulfeto em águas naturais é o lançamento de esgotos sanitários e de efluentes industriais que contenham sulfato, em condições anaeróbias. Devido à ação biológica, ocorre a transformação do sulfato. Em menor proporção, o íon sulfeto pode também ser gerado da decomposição biológica de matéria orgânica contendo enxofre, notadamente as proteínas albuminoides. A seguinte equação química (não balanceada) representa a redução de sulfato a sulfeto em meio anaeróbio pelas bactérias do gênero Desulphovibrio desulphuricans:                       
                       (w)SO42- +  (x)C + (y) H2O → (z1) (HCO3)- + (z2) H2S
(Extraído e adaptado de: http://www.leb.esalq.usp.br/disciplinas/Fernando/leb360/Fasciculo%207%20-%20Anions%20em%20Aguas.pdf. P.5) 
Os coeficientes de balanceamento w, x, y, z1 e z2 na equação acima são, correta e respectivamente, 
	
	
	
	1, 2, 2, 2, 2.
	
	
	1, 2, 2, 2, 1.
	
	
	3, 3, 2, 2, 1.
	
	
	1, 2, 1, 2, 1.
	
	
	2, 2, 2, 2, 1.
	
Explicação:
  
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Dada a equação
 
Cu + HNO3 → Cu(NO3) 2 + H2O + NO
 
A soma total dos coeficientes mínimos inteiros de todas as espécies químicas envolvidas após o balanceamento da equação é
	
	
	
	20
	
	
	18
	
	
	12
	
	
	11
	
	
	5
	
Explicação:
  
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Existe uma relação muito importante e utilizada na química, entre a massa (m), a quantidade de matéria (n) e a massa molar (M). Tal relação ocorre da seguinte forma:
	
	
	
	m = n / M
	
	
	 m = n x M
	
	
	 m = M / n
	
	
	m = n - M
 
	
	
	m = n + M
	
Aula 5
		1.
		Os aços podem ser classificados em relação à sua estrutura. Sendo assim sobre aços martensíticos podemos afirmar que:
	
	
	
	Aços com teores de elementos de liga que ultrapassam 5%; apresentam dureza muito baixa e elevada usinabilidade;
	
	
	Aços com teores de elementos de liga que ultrapassam 5%; apresentam dureza muito elevada e baixa usinabilidade;
	
	
	Aços com teores de elementos de liga que não ultrapassam 5%; apresentam dureza muito elevada e baixa usinabilidade;
	
	
	Aços com teores de elementos de liga que não ultrapassam 5%; apresentam dureza e usinabilidade muito baixa;
	
	
	Aços com teores de elementos de liga que não ultrapassam 5%; apresentam dureza muito baixa e elevada usinabilidade;
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Os aços podem ser classificados em relação à sua estrutura. Sendo assim sobre aços perlíticos podemos afirmar que:
 
	
	
	
	Aços com ou sem elementos de liga em teores relativamente baixos (até 5%); suas propriedades mecânicas não podem ser melhoradas, por têmpera ou  revenido; 
	
	
	Aços com ou sem elementos de liga em teores relativamente baixos (até 5%); suas propriedades mecânicas podem ser melhoradas, por têmpera e revenido; a usinabilidade pode também ser melhorada pelo teor de carbono;
	
	
	Aços com ou sem elementos de liga em teores relativamente elevados (até 65%); suas propriedades mecânicas podem ser melhoradas, por têmpera e revenido; a usinabilidade pode também ser melhorada pelo teor de carbono;
	
	
	Aços com ou sem elementos de liga em teores elevados  (até 95%); suas propriedades mecânicas podem ser melhoradas, por têmpera e revenido; a usinabilidade pode também ser melhorada pelo teor de carbono;
	
	
	Aços com ou sem elementos de liga em teores elevadíssimos  (até 95%); suas propriedades mecânicas não podem ser melhoradas, por têmpera ou  revenido;
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Quando aplicados ao aço carbono, os tratamentos térmicos de recozimento, normalização, têmpera e revenido têm, respectivamente, estas finalidades:
	
	
	
	restauração da maleabilidade, aumento da dureza, aumento da tenacidade e refino de grão.
	
	
	restauração da dutilidade, refino de grão, elevação da dureza e precipitação de partículas.
	
	
	solubilização, aumento da dutilidade, elevação da dureza e alívio de tensões.
	
	
	refino de grão, aumento da tenacidade, elevação da dureza e solubilização.
	
	
	precipitação de partículas, refino de grão, aumento da tenacidade e elevação da dureza.
	
Explicação:
  
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Em relação aos tratamentos térmicos em ligas de ferro-carbono, assinale a opção correta.
Os aços hipoeutetoides, quando resfriados lentamente de uma região austenítica para a temperatura ambiente, apresentam duas fases sólidas distintas: ferrita primária ou proeutetoide e perlita.
	
	
	Ao aquecer um aço hipereutetoide para a aplicação de um tratamento térmico de têmpera, recomenda-se que a temperatura de austenitização seja superior à temperatura eutética.
	
	
	As ligas com concentração de carbono em massa de 0,8% são inadequadas para tratamentos de solubilização.
	
	
	A austenita, quando super-resfriada por um tratamento de têmpera, mantém sua estrutura à temperatura ambiente, cristalina cúbica de corpo centrado.
	
	
	Os tratamentos térmicos nas referidas ligas podem ser efetuados a temperaturas superiores à linha solidus e inferiores à linha liquidus do diagrama de fases Fe-Fe3C.
	
Explicação:
  
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Acerca dos tratamentos térmicos em ligas ferrosas, assinale a opção correta.
	
	
	
	O objetivo da austêmpera é produzir a estrutura martensítica de forma mais refinada que no processo de têmpera.
	
	
	O objetivo da aplicação da têmpera em um material é aliviar as tensões e diminuir a ductilidade desse material.
	
	
	O recozimento consiste em aquecer um material a elevadas temperaturas por longos períodos de tempo para, posteriormente, ser resfriado de forma lenta.
	
	
	A normalização consiste em aquecer o material a elevadas temperaturas por um breve período de tempo com posterior resfriamento lento, geralmente dentro de um forno aquecido.
	
	
	Na martêmpera, o material é resfriado rapidamente para a formação da martensita e, posteriormente, é aquecido a uma temperatura acima do início da transformação martensítica.
	
Explicação:
  
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Os aços podem ser classificados em relação à sua estrutura. Sendo assim sobre aços austeníticos podemos afirmar que:
	
	
	
	Esses aços são caracterizados por reterem a estrutura austenítica até a temperatura ambiente, devido ao baixo teores de certos elementos de liga (Ni, Mn ou Co); os inoxidáveis, são magnéticos e não resistem ao calor, por exemplo, pertencem a este grupo;
	
	
	Esses aços são caracterizados por reterem a estrutura austenítica até a temperatura ambiente, devido ao baixo teores de certos elementos de liga (Ni, Mn ou Co); os inoxidáveis, são magnéticos e resistentes ao calor, por exemplo, pertencem a este grupo;
	
	
	Esses aços são caracterizados por reterem a estrutura austenítica até a temperatura ambiente, devido ao elevados teores de certos elementos de liga (Fe, H2O ou Cu); os inoxidáveis, são magnéticos e não resistem ao calor, por exemplo, pertencem a este grupo;
	
	
	Esses aços são caracterizados por reterem a estrutura austenítica até a temperatura ambiente, devido ao baixo teores de certos elementos de liga (Ni, Mn ou Co); os inoxidáveis, não magnéticos e resistentes ao calor, por exemplo, pertencem a este grupo;ão magnéticos e não resistem ao calor, por exemplo, pertencem a este grupo;
	
	
	Esses aços são caracterizados por reterem a estrutura austenítica até a temperatura ambiente, devido aos elevados teores de certos elementos de liga (Ni, Mn ou Co); os inoxidáveis, não magnéticos e resistentes ao calor, por exemplo, pertencem a este grupo;
6a Aula
		1.
		Sobre a seguinte equação química  C3H8 +5O2 → x.CO2 + y.H2O , que representa a combustão do propano, para que esteja balanceada é necessário que x e y possuam o seguinte valor:
	
	
	
	x = 0 e y = 1
	
	
	 x = 1 e y = 0
	
	
	x = 3 e y = 4
	
	
	 x = 1 e y = 2
	
	
	 x = 2 e y = 1
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O bronze é uma liga metálica com vários elementos. Além do cobre outros elementos são utilizados. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo sobre seu uso na composição do bronze.
( ) Estanho.
( ) Alumínio.
( ) Silício.
( ) Níquel. 
De cima para baixo tem-se:
	
	
	
	F, V, V e F.
	
	
	V, V, V e V.
	
	
	V, F, F e V.
	
	
	V, F, V e V.
	
	
	F, V, F e V.
	
Explicação:
  
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Com relação aos metais e suas ligas, analise as afirmativas a seguir. 
I. O cobre sendo, após a prata, o melhor condutor de calor e de eletricidade, e apresenta ainda excelente deformabilidade e boa resistência à corrosão. 
II. O alumínio apresenta boa condutibilidade térmica, relativamente alta condutibilidade elétrica e baixo peso específico.
III. O alumínio e suas ligas podem ser utilizados em vários setores industriais como, por exemplo, aeronáutica, automobilística e naval. 
Assinale:
	
	
	
	se somente a afirmativa II estiver correta.
	
	
	se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
	
	
	se somente a afirmativa III estiver correta.
	
	
	se todas as afirmativas estiverem corretas.
	
	
	se somente a afirmativa I estiver correta.
	
Explicação:
  
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O bronze é a liga metálica mais antiga empregada pela Humanidade. Essa liga é formada por:
	
	
	
	estanho e zinco.
	
	
	cobre e zinco.
	
	
	cobre e estanho.
	
	
	zinco e chumbo.
	
	
	estanho e chumbo.
	
Explicação:
  
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Sobre o cobre e suas ligas, analise as afirmativas a seguir.
I - O cobre puro é extremamente dúctil e deformável a quente.
II - Latão e bronze são ligas de cobre.
III - A melhora das propriedades mecânicas é obtida por tratamento térmico.
Está correto o que se afirma em 
	
	
	
	II, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	I, II e III.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I, apenas.
	
Explicação:
  
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Um Engenheiro, ao selecionar vários metais para aplicações de projeto, precisa estar ciente de que algumas ligas são relativamente dúcteis, enquanto outras são relativamente frágeis. Dessa forma as ligas:
	
	
	
	de magnésio não são nem dúcteis nem frágeis.
	
	
	de magnésio são tipicamente dúcteis.
	
	
	de alumínio são tipicamente dúcteis.
	
	
	de alumínio são tipicamente frágeis.
	
	
	de alumínio não são nem dúcteis nem frágeis.
	
Explicação:
  
7a Aula
		1.
		Os polímeros que ocorrem naturalmente têm sido usados há séculos. Assinale a alternativa com exemplos de polímeros natural.
	
	
	
	madeira, borracha, elastômeros, lã, couro e seda.
	
	
	 madeira, borracha, algodão, lã, couro e seda.
	
	
	madeira, borracha, algodão, plásticos, couro e seda.
	
	
	 madeira, borracha, algodão, termoplásticos, couro e seda.
	
	
	madeira, elastômeros, algodão, lã, couro e seda.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Os polímeros que ocorrem naturalmente têm sido usados há séculos. Já os polímeros criados pelo homem, também se mostraram muito úteis. Assinale a alternativa com exemplo de polímero sintético.
	
	
	
	lã
	
	
	madeira
	
	
	seda
	
	
	plástico
	
	
	algodão
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Os polímeros sintéticos mudaram a face da indústria química: superando em valor os quimioterápicos, fertilizantes e corantes, os polímeros passaram a ser a principal fonte de receita dessa indústria na segunda metade do século 20, e criaram um forte vínculo entre a química e a ciência e engenharia de materiais. Com relação ao comportamento mecânico do polímero, aquele que, embora sólido no estado final, em algum estágio do seu processamento pode tornar-se fluido e moldável, por ação isolada ou conjunta de calor e pressão, é classificado como:
	
	
	
	Plástico.
	
	
	Fibra.
	
	
	Borracha.
	
	
	Elastômero.
	
	
	Vidro.
	
Explicação:
  
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Sobre um Polímero linear, podemos afirmar que:
	
	
	
	Cada monômero é ligado somente a outros dois monômeros, existindo a possibilidade de ramificações pequenas que são parte da estrutura do próprio monômero.
	
	
	Cada monômero é ligado somente um monômero, não existindo a possibilidade de ramificações pequenas que são parte da estrutura do próprio monômero.
	
	
	ém conhecido como crosslink, cada monômero
é ligado somente a outros dois monômeros, existindo a possibilidade de ramificações pequenas que são parte da estrutura do próprio monômero.
	
	
	Um monômero pode se ligar a mais de dois outros monômeros, cujas ramificações não são da estrutura do próprio monômero.
	
	
	Também conhecido como crosslink, suas ramificações se interconectam, formando um polímero com massa molecular infinita.
	
Explicação:
A alternativa correta é "Cada monômero é ligado somente a outros dois monômeros, existindo a possibilidade de ramificações pequenas que são parte da estrutura do próprio monômero."
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Avalie as afirmações que seguem com base no tema ¿Plásticos e polímeros¿ atribuindo respectivamente V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
( ) Látex de seringueira é um tipo de polímero natural. 
( ) PVC (policloreto de polivinila ou policloreto de vinil) é um polímero sintético. 
( ) A solubilidade dos polímeros não decorre da possibilidade de haver interações com moléculas de solvente.
	
	
	
	V; V; F.
	
	
	V; F; V.
	
	
	F; V; V.
	
	
	F; V; F.
	
	
	V; V; V.
	
Explicação:
  
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Os polímeros que ocorrem naturalmente têm sido usados há séculos. Já os polímeros criados pelo homem, também se mostraram muito úteis. Assinale a alternativa com exemplo de polímero natural.
	
	
	
	elastômeros
	
	
	borracha
	
	
	termoplásticos
	
	
	plástico
	
	
	 termofixos
8a Aula
		1.
		Os valores da razão rC / rA indicam os valores dos números de coordenação mais comuns para os materiais cerâmicos.  Para o valor de rC/rA < 0,155, temos o número de coordenação igual a:
	
	
	
	2
	
	
	20
	
	
	9
	
	
	11
	
	
	12
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Essas relações entre o número de coordenação e as razões entre os raios do cátion e do ânion têm base em considerações geométricas e supondo os íons como esferas rígidas. Portanto, essas relações são apenas aproximadas e existem exceções. Os valores da razão rC/rA indicam os valores dos números de coordenação mais comuns para os materiais cerâmicos.  Para o valor de 0,155 < rC/rA < 0,225, temos o número de coordenação igual a:
	
	
	
	14
	
	
	15
	
	
	12
	
	
	3
	
	
	9
	
	
	
	 
		
	
		3.
		No processo de fabricação de chapas de vidro, que produto químico é utilizado no aquecedor?
	
	
	
	magnésio.
	
	
	carbono.
	
	
	cloro.
	
	
	estanho.
	
	
	chumbo.
	
Explicação:
   
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Para aqueles materiais cerâmicos nos quais a ligação atômica é predominantemente iônica, as estruturas cristalinas podem ser consideradas como sendo compostas por íons eletricamente carregados, em vez de átomos. Os íons metálicos, ou cátions, são carregados positivamente, pois doaram seus elétrons de valência para os íons não metálicos, ou ânions, que são carregados negativamente. A alternativa que possui uma característica dos íons componentes em materiais cerâmicos cristalinos que influencia a estrutura do cristal: 
 
	
	
	
	o tipo de ligação química.
	
	
	nenhuma das alternativas anteriores.
	
	
	o peso relativo dos cátions e dos ânions.
	
	
	a magnitude da carga elétrica em cada um dos íons componentes.
	
	
	a fórmula química do composto.
	
Explicação:
    
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A peça de vidro é aquecida até uma temperatura acima da região de transição vítrea, porém abaixo do ponto de amolecimento. Ela é então resfriada até a temperatura ambiente em meio a um jato de ar ou, em alguns casos, em um banho de óleo. As tensões residuais surgem das diferenças nas taxas de resfriamento entre as regiões da superfície e do interior. Inicialmente, a superfície se resfria mais rapidamente e, uma vez que tenha resfriado até uma temperatura abaixo do ponto de deformação, ela se torna rígida. Esse tratamento térmico chama-se?
	
	
	
	Austêmpera.
	
	
	Revenimento.
	
	
	Recozimento.
	
	
	Cianetação.
	
	
	Têmpera.
	
Explicação:
   
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Sobre Materiais cerâmicos, podemos afirmar que:
	
	
	
	 terão suas estruturas instáveis independentemente se os cátions estiverem em contato com os ânions.
	
	
	terão suas estruturas estáveis quando os cátions estão em contato com os ânions.
	
	
	terão suas estruturas estáveis quando os cátions não estão em contato com os ânions.
	
	
	terão suas estruturas estáveis independentemente se os cátions estiverem em contato com os ânions.
	
	
	 terão suas estruturas instáveis quando os cátions estão em contato com os ânions.
9a Aula
		1.
		Sobre compósitos, podemos afirmar que:
	
	
	
	Nos compósitos reforçados com partículas, a fase dispersa é equiaxial.
	
	
	Os compósitos reforçados com fibras possuem camadas múltiplas e são projetados para apresentar baixa massa específica e alto grau de integridade estrutural.
	
	
	Nos nanocompósitos, as dimensões das partículas da fase dispersa são da ordem de nanômetros.
	
	
	Nos compósitos reforçados com fibras, apresenta a geometria de uma fibra, ou seja, uma grande razão entre o comprimento e o diâmetro.
	
	
	Os compósitos estruturais possuem camadas múltiplas e são projetados para apresentar baixa massa específica e alto grau de integridade estrutural.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Sobre a classificação dos materiais compósitos, pode-se afirmar que:
	
	
	
	apresenta  duas divisões principais: compósitos reforçados com fibras e compósitos estruturais.
	
	
	apresenta três divisões principais: compósitos reforçados com fibras, compósitos estruturais e nanocompósitos.
	
	
	apresenta três divisões principais: compósitos reforçados com partículas, compósitos reforçados com fibras e nanocompósitos.
	
	
	apresenta quatro divisões principais: compósitos reforçados com partículas, compósitos reforçados com fibras, compósitos estruturais e nanocompósitos.ais.
	
	
	apresenta duas divisões principais: compósitos reforçados com partículas e nanocompósitos.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		São categorias de materiais compósitos, exceto:
	
	
	
	Nanocompósitos.
	
	
	Compósitos estruturais laminados em sanduíche.
	
	
	Compósitos estruturais laminados.
	
	
	Compósitos reforçados com partículas grandes.
	
	
	Compósitos reforçados com fibras alinhadas.
	
Explicação:
    
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Quanto à natureza, os vidros e os carbetos de tungstênio são, respectivamente:
	
	
	
	metálicos e compósitos.
	
	
	cerâmicos e metálicos.
	
	
	poliméricos e compósitos.
	
	
	metálicos e poliméricos.
	
	
	cerâmicos e compósitos.
	
Explicação:
    
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Muitos materiais compósitos são constituídos por apenas duas fases; uma é denominada matriz, a qual é contínua e envolve a outra fase, frequentemente chamada de fase dispersa. As propriedades dos compósitos são função das propriedades das fases constituintes, de sua quantidade relativa e da geometria da fase dispersa. São características geométricas e espaciais das partículas da fase dispersa que podem influenciar as propriedades dos compósitos, exceto:
	
	
	
	forma.
	
	
	tamanho.
	
	
	peso.
	
	
	concentração.
	
	
	distribuição.
	
Explicação:
    
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Sobre a seguinte equação química  Mg + 2HCl → x.MgCl2 + y.H2), para que esteja balanceada é necessário que x e y possuam o seguinte valor:
	
	
	
	 x = 4 e y = 4
	
	
	x = 3 e y = 2
	
	
	 x = 1 e y = 1
	
	
	 x = 4 e y = 3
	
	
	 x = 1 e y = 2
10a Aula
		1.
		O processo de cura de uma tinta é, pois, um fator de complexidade por causa, entre outros, dos seguintes aspectos:
	
	
	
	Faz parte integrante do desenvolvimento de uma tinta; em outras palavras, a forma pela qual a tinta será curada deve ser sempre levada em consideração no momento de seu desenvolvimento;
	
	
	Os processos de cura estão estagnados quanto à evolução, tanto por parte do produtor de tintas quanto por parte
do fabricante do equipamento de cura; 
	
	
	a tinta necessita ter uma composição que permita a ocorrência da cura quando submetida, após a aplicação, à ação da radiação de raios gamas e o equipamento de cura tem de fornecer a radiação adequada.
	
	
	a tinta necessita ter uma composição que permita a ocorrência da cura quando submetida, após a aplicação, à ação da radiação de raio-x e o equipamento de cura tem de fornecer a radiação adequada.
	
	
	a cura por radiação raio-x constitui um exemplo de integração entre a indústria de tintas e a de fabricação do equipamento.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A proteção do meio ambiente é um dos fatores de grande importância no desenvolvimento das tintas e, ultimamente, tem se alcançado uma importante redução na emissão de voláteis como os solventes orgânicos, associados ao processo de cura das tintas. Como exemplo dessa evolução, têm-se:
	
	
	
	Inserção de teores maiores de componentes tóxicos nas formulações de somente das tintas e não dos vernizes.
	
	
	Sistemas aquosos em detrimento de sistemas à base de solventes inorgânicos;
	
	
	Tintas em pó e com o processo de cura por radiação (raio-x);
	
	
	Inserção de teores maiores de componentes tóxicos nas formulações das tintas e vernizes.
	
	
	Sistemas aquosos em detrimento de sistemas à base de solventes orgânicos;
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Sobre as tintas imobiliárias, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
 
( ) As tintas imobiliárias são formuladas principalmente com polímeros de acetato de polivinila (PVA) e com resinas acrílicas.
( ) A água é um dispersante para tintas, bem menos volátil do que os solventes orgânicos comuns, não é tóxica, não é inflamável, é abundante na natureza e seu custo é baixo.
( ) Um obstáculo ao uso da água como dispersante de tintas é que ela precisa ser de alta pureza, sendo destilada ou deionizada.
( ) As tintas alquídicas (ou esmaltes sintéticos) são apropriadas para pinturas em bases de concreto novo e argamassas à base de cal, resultando em acabamento e durabilidade adequados.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
	
	
	
	F - V - F - F.
	
	
	V - F - V - F.
	
	
	F - V - V - V.
	
	
	V - V - F - F.
	
	
	V - F - V - V.
	
Explicação:
  
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Sobre os Pigmentos usados em tintas, podemos afirmar que são:
	
	
	
	Trata-se de um líquido volátil, com baixo ponto de ebulição, essencial às formulações das tintas e vernizes, com o objetivo de dissolução das resinas. São dos tipos: latentes, ativos ou inativos.
	
	
	São compostos de um material altamente particulado com o objetivo de conferir opacidade, cor e, em certo grau, uma barreira contra os processos de degradação produzidos pelos raios ultravioletas.
	
	
	Materiais introduzidos intencionalmente com o objetivo de tornar mais adequados tintas e vernizes para suas aplicações. Como exemplo os dispersantes.
	
	
	Materiais introduzidos intencionalmente com o objetivo de tornar mais adequados tintas e vernizes para suas aplicações. São exemplos: os dispersantes e os antiespumantes
	
	
	São compostos de um material líquido com o objetivo de conferir propriedades translucidas, cor e, em certo grau, uma barreira contra os processos de degradação produzidos pelos raios ultravioletas.
	
Explicação:
A resposta correta é "São compostos de um material altamente particulado com o objetivo de conferir opacidade, cor e, em certo grau, uma barreira contra os processos de degradação produzidos pelos raios ultravioletas."
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A necessidade de proteger o meio ambiente tem sido um fator importante no desenvolvimento tecnológico das tintas; nos últimos anos têm sido alcançados impressionantes progressos, que têm permitido diminuir consideravelmente a emissão de solventes orgânicos quando da aplicação e cura das tintas. São exemplos, exceto:
	
	
	
	Desenvolvimento de tintas em pó e de cura por radiação.
	
	
	A substituição dos sistemas à base de solventes aquosos por sistemas orgânicos.
	
	
	Redução ou eliminação de produtos considerados tóxicos na composição das tintas.
	
	
	A substituição dos sistemas à base de solventes orgânicos por sistemas aquosos.
	
	
	Desenvolvimento dos denominados sistemas de altos sólidos.
	
Explicação:
    
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Sobre Cura da tinta, podemos afirmar que:
	
	
	
	É a primeira etapa do processo industrial de uma tinta, que ocorre antes a aplicação, através de importantes fenômenos físicos;
 
	
	
	É a primeira etapa do processo industrial de uma tinta, que ocorre antes a aplicação, através de importantes fenômenos físicos; é depois da cura que ocorre a formação da película protetora sobre a superfície, evidenciando-se, então, todas as propriedades desejadas da tinta; na maioria dos casos, a cura é consequência de reações físicas que transformam a estrutura polimérica linear em estrutura polimérica tridimensional.
	
	
	É a última etapa do processo industrial de uma tinta, que ocorre após a aplicação, através de importantes fenômenos físicos; é antes da cura que ocorre a formação da película protetora sobre a superfície, evidenciando-se, então, todas as propriedades desejadas da tinta; na maioria dos casos, a cura é consequência de reações químicas que transformam a estrutura polimérica linear em estrutura polimérica tridimensional.
	
	
	 É a última etapa do processo industrial de uma tinta, que ocorre após a aplicação, através de importantes fenômenos físicos; é depois da cura que ocorre a formação da película protetora sobre a superfície, evidenciando-se, então, todas as propriedades desejadas da tinta; na maioria dos casos, a cura é consequência de reações físicas que transformam a estrutura polimérica linear em estrutura polimérica tridimensional.
	
	
	É a última etapa do processo industrial de uma tinta, que ocorre após a aplicação, através de importantes fenômenos químicos e físicos; é durante a cura que ocorre a formação da película protetora sobre a superfície, evidenciando-se, então, todas as propriedades desejadas da tinta; na maioria dos casos, a cura é consequência de reações químicas que transformam a estrutura polimérica linear em estrutura polimérica tridimensional.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais