Buscar

Avaliação I - Perícia Contábil - Uniasselvi

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Perícia Contábil (CON40)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:656116) ( peso.:1,50)
	Prova:
	24155413
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Se uma empresa estiver realizando uma discussão judicial e que envolva a realização de uma atividade de Perícia Contábil ou Arbitragem, estará enquadrada a uma espécie da Perícia Contábil. Esta espécie está relacionada com o tipo de requerimento ou necessidades dos agentes ativos (sendo processados de acordo com as regras legais específicas). De acordo com os procedimentos processuais do Poder Judiciário, qual é esta espécie de perícia?
	 a)
	Perícia semijudicial.
	 b)
	Perícia extrajudicial.
	 c)
	Perícia judicial.
	 d)
	Perícia arbitral.
	2.
	Quando o magistrado tem necessidade de informações adicionais para poder sentenciar o processo, ele requer o trabalho do perito através de intimação que contempla os dados do litígio, assistentes técnicos se for o caso, inclusive o prazo disponível para a elaboração da perícia. A falta de intimação do despacho de nomeação de perito pode ser suprida pelo juiz, com a ampliação do prazo do art. 421. Entretanto, a indicação do assistente técnico, segundo o art. 421:3 do CPC, é:
	 a)
	Obrigatória.
	 b)
	Facultativa.
	 c)
	É dever do árbitro.
	 d)
	É feita pelo juiz.
	3.
	De acordo com a Resolução 1.243/2009 do Conselho Federal de Contabilidade - CFC -, a perícia contábil é entendida como um conjunto de procedimentos técnico-científicos que têm por finalidade formar elementos de prova e levá-los à instância decisória para subsidiar a constatação de um fato. Tem por finalidade buscar a verdade real dos fatos que são objeto do litígio. Sobre os aspectos da perícia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Tem por objeto principal as atividades operacionais da empresa, e não possui relação pertinente à discussão judicial.
(    ) Visa avaliar, verificar e analisar as situações, coisas e fatos, e atinge as relações, efeitos e haveres patrimoniais. 
(    ) Sua procedência acontece após estabelecimento, a requerimento ou de ofício.
(    ) O objeto não pode ser com o objetivo da perícia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.cfc.org.br/sisweb/sre/docs/RES_1243.doc. Acesso em: 12 maio. 2020.
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	4.
	O Código de Processo Civil ainda não contemplou o conceito de perícia contábil, apesar de estabelecer normas e procedimentos e tratar também da habilitação do profissional. Para conceituar perícia contábil, é necessário que o profissional tenha razões de raciocínio de forma qualitativa e quantitativa sobre determinada realidade patrimonial. Qual a exigência para a formação do conceito de perícia?
	 a)
	A formação do conceito de perícia deve ser aprovada por um advogado.
	 b)
	A formação do conceito de perícia contábil exige o conhecimento de uma opinião de profissional contábil.
	 c)
	A formação do conceito de perícia não exige conhecimento técnico.
	 d)
	A formação do conceito de perícia contábil não exige razões do raciocínio.
	5.
	Um sistema de controle interno falho pode provocar irregularidades que culminam com a fraude.
Desta forma, as irregularidades contábeis podem gerar as falhas de administração e causar prejuízos para a empresa. Sobre a causa das imperfeições contábeis, analise as seguintes sentenças:
I- O grande volume de trabalho na contabilidade.
II- A complexidade da matéria relacionada à contabilidade.
III- Quaisquer fatores físicos, relacionados à salvaguarda dos ativos da empresa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	6.
	Nas atividades periciais, há aquelas que envolvem diretamente o Poder Judiciário, porém existem perícias que envolvem apenas o Estado (dentro da sua grandiosidade institucional, e com a finalidade principal de ser meio de prova nos ordenamentos institucionais usuais). Qual é esta espécie de perícia?
	 a)
	Perícia semijudicial.
	 b)
	Perícia extrajudicial.
	 c)
	Perícia arbitral.
	 d)
	Perícia judicial.
	7.
	Existem diferentes fins para os quais são realizadas as perícias empresariais e governamentais. Esses fins classificam-se de diversas formas, de acordo com a sua aplicabilidade. Qual é a perícia que se relaciona com fins administrativos?
	 a)
	As atividades periciais que podem ser realizadas como a verificação das atividades do profissional responsável pelo almoxarifado, e se este está controlando os estoques da maneira correta, evitando-se, assim, possíveis desvios ou fraudes.
	 b)
	Para fins regimentais do governo, as perícias são realizadas para as Comissões Parlamentares de Inquérito, e quem as solicita é a Câmara dos Deputados, para verificar se os regulamentos estão sendo devidamente cumpridos ou não pelas empresas e, desta forma, relacionar as empresas que deverão ser autuadas ou não por crimes tributários.
	 c)
	A perícia pode ser realizada para fins sociais e são promovidas pelos sindicatos, para que haja clareza na divulgação e implementação dos acordos salariais e demais benefícios que a empresa possa conceder.
	 d)
	Para esses fins, a perícia pode ser realizada, por exemplo, para verificar se a área de logística externa está controlando o fluxo das mercadorias da empresa.
	8.
	A perícia é uma atividade de profundo cunho técnico e pode ser entendida como um trabalho específico, com profundo rigor na sua execução, que tem por objetivo elucidar os fatos que não se apresentam de forma verdadeira entre as partes envolvidas no problema, ou seja, deve apresentar os pontos que necessitam ser esclarecidos e resolvidos entre as partes envolvidas. Sobre a atividade da perícia, analise as seguintes sentenças:
I- Em função do extremo cunho técnico, a perícia pode ser realizada em qualquer área de atuação das empresas (desde a produção até a área administrativa) pautadas em normas e procedimentos, ou, até mesmo, em situações empíricas, como as atividades rotineiras da emissão de notas fiscais com baixas de estoques.
II- Os procedimentos periciais são realizados através de intuição, apoio, visitas técnicas, camaradagem, negociação, proatividade e determinação. 
III- No que se refere à natureza dos fatos que se deparam, a perícia pode ser classificada como criminal (levantamento de dados e provas para algum processo crime), contábil (levantamento de evidências de possíveis fraudes ou erros contábeis), médica (junta médica especial para conceder benefícios previdenciários), trabalhista (em caso de levantamento de provas para um processo trabalhista), entre outras.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	9.
	A organização e as suas escritas contábeis devem assegurar e confirmar a regularidade administrativa, porém a falha administrativa pode ser causa de irregularidade contábil. Sobre quais as causas de imperfeições contábeis, analise as opções a seguir:
I- O grande volume de trabalho. 
II- A complexidade da matéria.  
III- Exigências legais. 
IV- Fraqueza de conhecimento. 
V- Predeterminação. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, III, IV e V estão corretas.
	 b)
	As opções II, IV e V estão corretas.
	 c)
	As opções I, III e V estão corretas.
	 d)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	10.
	Controles internos falhos nas empresas podem acarretar determinados prejuízos de ordem econômica ou financeira. Para investigar essas imperfeições, há a necessidade de se realizar uma perícia quando o fato está sendo discutido judicialmente. Desta forma, a necessidade de se realizar uma perícia se manifesta nas imperfeições
e inadequações dos controles e atividades da empresa. As irregularidades podem ser classificadas em irregularidades administrativas. Sobre sua subclassificação, analise as seguintes opções:
I- Imperfeições. 
II- Negligências. 
III- Erros. 
IV- Infrações. 
V- Registros efetivos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções II, III e V estão corretas.
	 b)
	As opções I, III e V estão corretas.
	 c)
	As opções I, II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I, II e V estão corretas.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais