Buscar

Atividade 4 (A4) - Literatura Contemporânea

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso
	GRA0051 LITERATURA CONTEMPORÂNEA GR1882202 - 202020.ead-6385.11
	Teste
	ATIVIDADE 4 (A4)
	Iniciado
	11/09/20 13:03
	Enviado
	27/09/20 20:13
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	9 em 10 pontos  
	
	
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
0 em 1 pontos
	
	
	
	“Os signos de que a língua é feita, os signos só existem na medida em que são reconhecidos, isto é, na medida em que se repetem; o signo é seguidor, gregário; em cada signo dorme este monstro, um estereótipo: nunca posso falar senão recolhendo aquilo que se arrasta na língua. Assim que enuncio, essas duas rubricas se juntam em mim, sou ao mesmo tempo mestre e escravo não me contento com repetir o que foi dito, com alojar-me confortavelmente na servidão dos signos: digo, afirmo, assento o que repito”.
BARTHES, Roland. Aula . São Paulo: Cultrix, 1987, p. 15
 
Na obra de valter hugo mãe, O uso de uma variedade linguística para a produção dos seus textos literários representa
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
uma forma de contextualizar a língua, dando-lhe um novo posicionamento.
	Resposta Correta:
	 
uma forma de subverter a língua, criando novos significados.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. A língua não se reinventa, reescreve ou se supera, mas se ressignifica, passando a representar o contexto da sociedade angolana.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Deve haver, no mais pequeno poema de um poeta, qualquer coisa por onde se note que existiu Homero”.
PESSOA, Fernando. In: REIS, Carlos. O Conhecimento da Literatura. 2. ed. Coimbra: Almedina, 2008, p. 507.
 
Com base nesse texto, pode-se dizer que o processo intertextual que Murakami realiza no conto “Sherazade” apresenta traços de uma literatura
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
que é produzida em diálogo com textos anteriores.
	Resposta Correta:
	 
que é produzida em diálogo com textos anteriores.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O título do conto traça uma relação intertextual com a obra “As Mil e uma Noites”. Da mesma forma que o sultão não pode matar sherazade enquanto ela não contar todas as histórias, a personagem do conto não tem alternativa a não ser conviver com a mulher sem nome.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Essa  tendência  neodocumental  da  ficção,  com  tinturas  tardo-naturalistas,  constitui  a  referência  óbvia  ao  fenômeno  referido  da  compulsão pelas  situações-limite  na  vida  social.  Desde o  aparecimento  do  Cidade de  Deus,  de  Paulo  Lins,  sucedido  por  muitas  outras  narrativas  da  marginalidade e da exclusão – como o Estação Carandiru de Dráuzio Varella, o Memórias  de  um  sobrevivente  de  Luiz  Alberto  Mendes,  ou  ainda  o  Capão Pecado  de  Ferréz  –  que  o  esforço  testemunhal  dos  narradores,  diante  da desumana  inserção  social  vivenciada,  patenteia-se  na  linguagem  fluida,comunicável,  de  forte  compleição  jornalística,  na  obsessão  etnográfica com  a  contextualização  da  cena  e  dos  caracteres,  bem  como  na  enfática objetivação  da  violência,  em  precisos  recortes  de  extremos  da  torpeza humana”.
DIAS, Ângela Maria. As cenas da crueldade: ficção brasileira contemporânea e experiência urbana. Disponível em: < http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9079/8087>. Acessado em 28 07 2019.
 
Diferente da versão idealizada do amor, cantada por autores do trovadorismo até o romantismo, na obra de Fernando Bonassi o amor é visto como algo luxurioso. Essa premissa já fora explorada em “Senhora”, de José de Alencar, no qual relata-se um casamento como um compra, e a certidão de casamento, um contrato de posse. Essa visão do conceito de amor, antes idealizado, agora, revelado pelos acontecimentos atuais, mostra como o texto literário contemporâneo
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
desvela o amor em todas as suas camadas, rompendo a idealização associada ao termo.
	Resposta Correta:
	 
desvela o amor em todas as suas camadas, rompendo a idealização associada ao termo.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O amor não existe, no texto literário contemporâneo, enquanto uma forma de idealização transcendental. Tomado pela representação luxuriosa, as personagens vivem seus “vários” amores.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	“o discurso literário transmite, com muito mais sutileza que os outros, todas as transformações na inter-orientação sócio-verbal. O discurso retórico, diferentemente do discurso literário, pela própria natureza da sua orientação, não é tão livre na sua maneira de retratar as palavras de outrem. Ele tem, de forma inerente, um sentimento agudo dos direitos de propriedade da palavra e uma preocupação exagerada com autenticidade”.
BAKHTIN, Mikhail . Mar xismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 4. ed. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2006, P. 199.
 
Assim como Rubens Braga, a prosa de Fernando Bonassi apresenta elementos violentos e exagerados, buscando
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
demonstrar o lado realista da vida.
	Resposta Correta:
	 
demonstrar o lado realista da vida.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Na esteira de outros cronistas, os textos de Bonassi procuram mostrar a vida como ela é, mesmo que com contornos sádicos.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	“[...]aquele em que se abafam as vozes dos percursos em conflito, em que se perde a ambiguidade das múltiplas posições, em que o discurso se cristaliza e se faz discurso da verdade única, absoluta, incontestável. Para reconstruir o diálogo desaparecido são, nesse caso, necessários outros textos que, externamente, recuperem a polêmica escondida, os choques sociais, o confronto, a luta. A censura, nos regimes autoritários, a proibição de fala ao filho ou empregado “respondão” são, entre outros, meios de impedir que, pela intertextualidade externa, se retome o diálogo internamente perdido”.
BARROS, Diana Luz Pessoa de; FIORIN, José Luiz (Orgs.). Dialogismo, Polifonia, Intertextualidade. 2. ed. São Paulo: EdUSP, 2003.
 
Há toda uma produção literária que dialoga com os momentos de conflitos. Obras como “O que é isso, Companheiro?”, de Fernando Gabeira, abrange os grupos guerrilheiros durante a ditadura militar brasileira; “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, conta a história da Guerra de Canudos. Por sua vez, Terra Sonâmbula aborda um evento muito comum a vários países africanos que se tornaram independentes ao longo do século XX:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
os conflitos internos causados pela guerra civil que ocorreu logo após a independência, arrasando uma terra que havia acabado de sair de outra guerra.
	Resposta Correta:
	 
os conflitos internos causados pela guerra civil que ocorreu logo após a independência, arrasando uma terra que havia acabado de sair de outra guerra.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Assim como muitos países africanos, Moçambique entrou em uma guerra civil pelo domínio do governo logo após sua independência. Essa série de acontecimentos é mostrada em sua obra, Terra Sonâmbula.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Minha eleição recaiu sobre assunto de caráter interdisciplinar: pensar a literatura a partir da posição que ela passou a ocupar na sociedade midiática e de consumo, e pensar, também, a integração de práticas discursivas distintas nas obras literárias do novo milênio. Creio que, sem a consciência da atual perda do capital simbólico da literatura frente aos outros meios, e sem o reconhecimento dos artifícios a que a indústria cultural recorre para destacar uma obra, e não outra; um escritor, e não outro, nossa percepção de leitores e de estudiosos pode ficar bastante comprometida”.
CADERMATORI, Ligia. O professor e a literatura. São Paulo: Autêntica, 2016, p. 18.
 
A ideia de uma obra que é adaptada para a televisão ou para outros meios não é recente: clássicos da literatura, como “O Conde Monte Cristo”, de Alexandre Dumas,
já foi adaptado para o teatro, musicais e cinema. Porém, entre meados do século XX e início do século XXI temos um novo conceito de autor, o “autor-midiático”, que seria
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
o que cria a obra midiática com elementos do texto literário.
	Resposta Correta:
	 
o que cria a obra midiática com elementos do texto literário.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Contemporaneamente os grandes produtores culturais não são dramaturgos que adaptam seus textos para o cinema, mas intelectuais que pensam o teor da obra midiática com elementos do texto literário.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	“A estreita relação que a literatura brasileira contemporânea tem mantido  com  a  vida  urbana  vem configurando  uma  recorrente  perplexidade diante  da  experiência  histórica,  ficcionalizada  como  absurda  e inverossímil. Para além da crueldade da convivência nas metrópoles ocupadas  pelo  presente  perpétuo  das  imagens  e  pelo  cortejo  dos  males  da desigualdade  social,  o  real  transparece  como  trauma”.
DIAS, Ângela Maria. As cenas da crueldade: ficção brasileira contemporânea e experiência urbana. Disponível em:< http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9079/8087>. Acessado em 28 07 2019.
 
Pode-se dizer que os elementos presentes no realismo urbano de Marçal Aquino sofre influência de
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Lima Barreto e seu modernismo suburbano.
	Resposta Correta:
	 
Lima Barreto e seu modernismo suburbano.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Lima Barreto foi um dos primeiros escritores a colocar no texto literário a vida do subúrbio, na prosa “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, em oposição à vida da alta burguesia presente na obra de vários escritores da mesma época.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Quando pensamos na estrutura tradicional da narrativa, remetemo-nos a um quadro que preserva o fio estrutural e se prende à sucessividade dos fatos. A prosa contemporânea pressupõe uma estrutura na qual os fatos são emaranhados de tal forma que ocultam os elementos sucessivos, formando novas relações na rede textual. Notamos que a perda dessa noção de linearidade leva o narrador a criar mundos puros e autônomos, que se distanciam da comunicação imediata e apostam em uma narrativa que “não transmite o puro em si como a informação, pois é uma forma artesanal de comunicação” (BENJAMIN, p. 205) “Que eram tantas as palavras, de tão diferentes fontes e sabores, que concentravam em si tamanha quantidade de matizes e sentidos, que alguns como eles dois já não conseguiam guardá-los” (NOLL, 2003). Vemos aqui signos que se estilhaçam e apresentam apenas índices de significação”.
FERRARI, Sandra aparecida. “Estrutura narrativa na pós-modernidade”. Disponível em:< http://www.abralic.org.br/eventos/cong2011/AnaisOnline/resumos/TC0582-1.pdf>. Acessado em 28 07 2019.
 
Assim como em muitos romances pós-modernos, Terra Sonâmbula rompe com a estrutura narrativa tradicional ao contar duas histórias ao mesmo:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
a do velho e do menino, e a história relatada nos cadernos de Kindzu, a qual está relacionada com a dos protagonistas.
	Resposta Correta:
	 
a do velho e do menino, e a história relatada nos cadernos de Kindzu, a qual está relacionada com a dos protagonistas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Utilizando de uma ruptura na estrutura narrativa, Mia Couto conta duas histórias que se conectam no tempo e no espaço, de modo que ele prende o leitor ao criar um duplo enredo.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Sendo o conjunto de mediações um ordenador de apropriações distintas da recepção, ele funciona como uma “lente”. As mediações socioculturais constituem-se em parte ativa dos processos de significação, atuando no modo como o receptor vê/lê um determinado produto televisivo (ou um fato social), da mesma forma que são influenciadas pelos modos de ver... Assim, o autor rompe como uma visão de sociedade homogeneizada, vítima indiscriminada dos meios de comunicação de massa, para evidenciar como as mediações dos receptores são sempre ativas e diferentes entre si, pois envolvem outras mediações em relação direta e dinâmica”.
OLIVEIRA, Amanda Leal de. "Estudo sobre O conceito de negociação cultural nos processos de mediação e apropriação da informação" – p. 402-403. Disponível em:<http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/secin2017/secin2107/paper/viewFile/473/286>. Acessado em 27 07 2019.
 
Com base no texto, pode-se dizer que a influência de Kafka em Haruki Murakami ocorre por mostrar a banalidade do cotidiano e
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
seus absurdos.
	Resposta Correta:
	 
seus absurdos.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Da mesma forma que as obras de Kafka mostram como o cotidiano é tomado de eventos absurdos que nos parecem normais, Murakami mostra o cotidiano de se viver em um país que passa por constantes transformações e choque de culturas, o Japão. O absurdo do cotidiano, por si, torna-se o banal.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Eu comecei a escrever poesia primeiro, depois comecei a escrever contos. Contos muito marcados pelo encontro que tive com o escritor chamado Luandino Vieira. (...) ele me autorizou a fazer alguma coisa que aprecio muito fazer. As histórias que eu queria contar não podiam ser contadas no português normal, no português que, afinal, Moçambique adotou como língua oficial. (...) a mesma influência que ele tinha em mim ele tinha a partir de um escritor que nós não conhecíamos, que se chamava Guimarães Rosa. Eu fiquei alertado, avisado, e queria muito esses livros, de Guimarães Rosa. Quando chegou o primeiro livro, Primeiras Estórias, houve um fenômeno curioso. Eu não conseguia entrar naquele texto. Era como se eu lesse, ouvisse vozes, que eram as vozes da minha infância. (...) Era uma linguagem, quase uma linguagem de transe, que permitia que outras linguagens tomassem posse dela. E isto era fundamental num país em que há um amálgama, há uma ficção que se chama Moçambique”.
COUTO, Mia. “Nas pegadas de Rosa”. In: Revista Scripta, PUC-Minas, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 11-13, 2º semestre de 1998. Disponível em:< http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10213>. Acesso em 23 jul. 2017).
 
Mia Couto é considerado, atualmente, um dos maiores escritores de língua portuguesa no mundo. Parte do seu mérito envolve como ele cria toda uma literatura que
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
dialoga com a cultura e a sociedade africana, por uma visão não estereotipada.
	Resposta Correta:
	 
dialoga com a cultura e a sociedade africana, por uma visão não estereotipada.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A literatura de Mia Couto busca representar a história, a cultura, a sociedade moçambicana e, principalmente, suas mestiçagens, de como ela é influenciada tanto pelos africanos, como pelos europeus.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais