Buscar

Atividade 01 PRIMEIROS SOCORROS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 01 - PRIMEIROS SOCORROS
Prestar primeiro socorros é a assistência imediata a uma pessoa vítima de um trauma, a fim de proporcionar conforto ou reduzir o risco de morte ou sequelas mais graves. Assim, o socorrista precisa ser proativo, ter liderança e se manter tranquilo. Além disso, deve ter algumas habilidades, como controle do local do acidente, proporcionar segurança à vítima e equipe, bem como saber identificar e reverter os sinais de agravamento do quadro clínico da vítima. 
Nesse contexto, de acordo com Karren et al. (2013, p. 5), a “[…] pessoa capacitada em Primeiros Socorros tem o dever de agir, ou seja, tem a obrigação legal de prestar socorro ou proporcionar atendimento de emergência a vítima de um acidente.
KARREN, K. J. et al. Primeiros socorros para estudantes. 10. ed. São Paulo: Manole, 2013.
Sendo assim, considerando as informações apresentadas aqui e nossa unidade de estudos, imagine a seguinte situação: em determinada tarde de verão, você, socorrista capacitado, resolve fazer uma atividade esportiva em um grande parque da cidade. Lá, depara-se com um corredor de meia idade que, para desviar de uma criança que corria ao longo da via, acaba tropeçando em uma pedra, cai e bate com a cabeça no chão. 
Diante de casos como esse, qual é a relevância de se ter uma capacitação em primeiros socorros?Aborde as competências ética e legal da prestação de socorro, bem como as implicações da não realização deste. Aponte, também, as características da avaliação da vítima preconizada no Suporte Básico de Vida e no sistema de apoio.
R: Ao ser capacitada e está pronta para atender as vastas situações que podem vir à acontecer como nesse caso, é poder garantir ao paciente conforto e assistência em uma determinada situação, controlando o ambiente e conduzindo a situação até a chegada do socorro. No mais, essa capacitação pode salvar vidas inúmeras vidas e evitar sequelas maiores a saúde do paciente. 
A prestação do serviço de socorro é inegável para preservação da vida de todo cidadão. Omissão a prestação de serviço é é crime em todo território brasileiro, porem se a vitima se negar a receber atendimento não se deve forçar a prestação do mesmo. Ao mesmo tempo em que se prestar o serviço deve-se usar a ética no momento do atendimento, fazendo com que a vitima não se sinta constrangida, ofendida e nem deixa-lá em situações constrangedoras, deve-se usar o bom senso na prestação do serviço. 
Além da obrigatoriedade da prestação do socorro, deve-se observar a aplicação correta das manobras, onde uma vez que realizada de forma errada você pode está cometendo risco a vida da vitima e ao mesmo tempo cometendo uma situação de imprudência, imperícia ou negligência. 
É imprescindível ao reconhecer uma situação de emergência, conhecer o ambiente da situação, sinalizar o local para que se evite outros acidentes no local e ter um contato com a vitima, é importante que ela tenha sua privacidade reservada e respeitada e que adquira um vinculo com o socorrista, são etapas importantes que devem ser seguidas para prevenção da vida do paciente.

Continue navegando