Buscar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - ATIVIDADE 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
ATIVIDADE 4
1 - Ao desenvolver estratégias para a alfabetização e o letramento de seus alunos, o professor do século XXI precisa:
Considerar que independentemente das transformações pelas quais a leitura e a escrita passaram nos últimos tempos como o avanço e o uso de diversos recursos tecnológicos nas práticas de leitura e escrita, nada mudou em termos de alfabetização e letramento. 
Considerar as transformações que a leitura passou nos últimos tempos como o avanço e o uso de diversos recursos tecnológicos nas práticas de leitura, sabendo que essas mudanças não interferiram no campo da escrita. 
Considerar que as transformações e o uso de diversos recursos tecnológicos nas práticas de leitura e escrita, são importantes apenas para as práticas sociais mas não para a escola, no ensino sistemático da escrita.
Considerar que as transformações pelas quais a leitura e a escrita passou nos últimos tempos como o avanço e o uso de diversos recursos tecnológicos nas práticas de leitura e escrita, são importantes apenas para o letramento, mas não para a alfabetização.
Correto: Considerar as transformações pelas quais a leitura e a escrita passaram nos últimos tempos como o avanço e o uso de diversos recursos tecnológicos nas práticas de leitura e escrita. (Mudanças nas práticas sociais da leitura e da escrita, como o uso de recursos tecnológicos, interferem também nas práticas de alfabetização e letramento.)
2 - Considere as situações abaixo:
A professora Joice e a professora Patrícia atuam com duas turmas do último ano da Educação Infantil, mas tem concepções diferentes sobre o processo de alfabetização e letramento das crianças. 
Joice acredita que, independente de investir sistematicamente na alfabetização, deve criar situações constantes para a imersão da criança no mundo da leitura e da escrita favorecendo a interação com diferentes tipos de textos como bilhetes, gibis, jornais, revistas, computadores, livros infantis, entre outros. 
Patrícia discorda de Joice. Para ela esse tipo de estratégia não contribui em nada para a alfabetização e letramento das crianças: ou se trabalha sistematicamente com a alfabetização, utilizando um método específico, na educação infantil, ou não se propõe nenhuma atividade relacionada a leitura e a escrita nessa fase. 
Com base em nossos estudos, qual postura é mais adequada em termos de alfabetização e letramento? 
A professora Joice agiu corretamente, mas a professora Patrícia também está correta, em partes. 
Apenas a professora Patrícia agiu corretamente.
Ambas estão corretas em suas práticas.
Ambas estão equivocadas em suas práticas.
Correto: Apenas a professora Joice agiu corretamente. (É fundamental que as crianças sejam inseridas, desde muito cedo, no mundo da leitura e da escrita. A interação com os materiais escritos e com a leitura é o primeiro passo para a alfabetização e o letramento.)
3 - A turma da professora Juliana iniciou o primeiro ano da alfabetização e a maior parte das crianças ainda está na hipótese pré-silábica. Apenas dois meninos estão na hipótese silábica e uma única menina encontra-se na hipótese silábica-alfabética. Na segunda semana de aula, a professora propôs que escrevessem uma carta para o prefeito, solicitando a construção de um espaço de brincadeiras na escola – um parque com um tanque de areia – como havia na escola anterior. As crianças foram discutindo e narrando o que a professora deveria escrever. Os mais competentes em termos de leitura e escrita, auxiliavam a professora quanto ao uso das letras para escrever algumas palavras e os demais, davam, oralmente, sugestões de como poderiam organizar a carta. Diante dessa proposta da professora Juliana, assinale a alternativa correta:
A professora Juliana agiu corretamente, apenas em partes. A carta deveria ser escrita somente com a participação das crianças que encontra-se na hipótese pré-silábica. 
Correto: A professora Juliana agiu corretamente. Não é necessário saber escrever convencionalmente para que sejam sugeridas propostas envolvendo a leitura e a escrita. (As crianças precisam vivenciar, desde cedo, situações que envolvam leitura e escrita, ainda que não saibam ler e escrever convencionalmente.)
A professora Juliana agiu corretamente, apenas em partes. A carta deveria ser escrita, somente, com a participação dos meninos que encontra-se na hipótese silábica. 
A professora Juliana agiu corretamente, apenas em partes. A carta deveria ser escrita, somente, com a participação da menina que encontra-se na hipótese silábica-alfabética.
A professora Juliana agiu equivocadamente pois crianças nessa hipótese de escrita, não podem contribuir com a produção de uma carta.
4 - Um dos problemas detectados no Brasil pelo Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) do Inep) e pelo Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) da OCDE e também na experiência de muitos educadores é o fato de que muitos alunos até chegam a se alfabetizar, mas não desenvolvem adequadamente suas habilidades de leitura e escrita ao longo do ensino fundamental. São alunos que têm baixo desempenho nas avaliações, dificuldade de compreender o que lêem e dificuldade de se expressar. 
(Brasil, Indicadores de qualidade da educação, 2006, p.15)
Com base nesse fragmento, podemos afirmar que: 
Correto: Estar alfabetizado não pressupõe, automaticamente, o desenvolvimento de competências e/ou habilidades para a leitura e a escrita. A escola precisa oferecer diversas situações que coloquem em jogo o desenvolvimento dessas habilidades. (A escola tem como função, além de alfabetizar, oferecer diversas propostas envolvendo a leitura e a escrita para que as crianças desenvolvam competências para ler, escrever e compreender diversos tipos de textos em variadas situações de leitura e escrita.)
Se esses alunos tem dificuldades em compreender a leitura ou expressarem o que leem, eles não podem estar, em hipótese alguma, alfabetizados. Esses dados estão equivocados.
Se esses alunos foram alfabetizados, a escola não é responsável pela suas dificuldades em compreender a leitura ou expressarem o que leem. A escola já cumpriu plenamente seu papel.
Estar alfabetizado pressupõe, automaticamente, o desenvolvimento de competências e/ou habilidades para a leitura e a escrita. A escola já cumpriu plenamente seu papel.
Estar alfabetizado pressupõe, automaticamente, o desenvolvimento de competências e/ou habilidades para a leitura e a escrita. A escola não precisa oferecer situações que coloquem em jogo o desenvolvimento dessas habilidades.
5 - Atividades voltadas para a aprendizagem do funcionamento da escrita: exercícios para analisar os sons da fala (desenvolvimento da consciência fonológica); reconhecimento de letras e palavras; exercícios de análise e comparação de palavras; ditados com análise posterior do aluno e do professor sobre o que foi escrito; escrita individual; escrita em grupo; análise e correção da própria escrita; escrita do que se lê em voz alta por alunos e professores; escrita de músicas cantadas na sala de aula; jogos com palavras.
Atividades com diversos tipos de textos para os alunos conhecerem os diferentes usos da leitura e da escrita no dia-a-dia: receitas; embalagens; jornais; revistas; cartas; cartazes; convites; etiquetas; listas; anúncios; instruções de jogos; textos expositivos; textos literários; calendário; regras da escola.
(Fonte: Brasil, Indicadores de qualidade da educação, 2006, p.15)
Diante dessas propostas, podemos afirmar que:
 
Diante de alunos em processo de alfabetização, os professores devem priorizar as atividades voltadas para conhecerem os diferentes usos da leitura e da escrita no dia-a-dia.
Na primeira etapa da alfabetização, os professores devem priorizar as atividades voltadas para a aprendizagem do funcionamento da escrita.
Correto: Os professores devem garantir que tais atividades sejam trabalhadas, periodicamente, durante todo o processo de alfabetização. (É dessa forma que a escola possibilitará o desenvolvimento de diversas competências paraa leitura e a escrita.)
Os professores devem garantir que tais atividades sejam trabalhadas, periodicamente, somente no período inicial da alfabetização.
Na primeira etapa da alfabetização, os professores devem priorizar as atividades voltadas para conhecerem os diferentes usos da leitura e da escrita no dia-a-dia.

Continue navegando