Buscar

Exercícios e Prova de Sistema de Gestão e Planejamento Ambiental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Exercício de Sistema de Gestão e Planejamento Ambiental - Exercício de Fixação 1
Questão 1 
Os instrumentos de planejamento estão ligados com os ordenamentos, isto é um processo integrado de organização do espaço biofísico, tendo como objetivo o uso e a transformação do território, de acordo com as suas capacidades e vocações e a permanência dos valores de equilíbrio biológico e de estabilidade geológica, numa perspectiva de aumento da sua capacidade de vida, seja no setor público nas esferas municipais, estaduais e federais, seja no setor privado dentro das organizações, e se trata de um elemento de organização das relações seres humanos – ambiente natural (fonte de matéria prima e serviços ambientais) – modos de produção. O ordenamento está vinculado com a prática das atividades dentro e fora das instituições e deve conter objetivos claros sobre o desenvolvimento sustentável, organizando ações que irão proporcionar o equilíbrio econômico, social e ambiental. Neste contexto, avalie as afirmativas abaixa e assinale a única alternativa correta:
I - Na escolha do tipo de instrumento de planejamento a ser aplicado na atividade, é importante fazer o delineamento do campo de ação como, por exemplo, o espaço político territorial, os mercados a serem abrangidos.
II - Uma vez escolhido o instrumento, o tema a ser abordado deve ser detalhado de maneira ampla e multidisciplinar, visando dar subsídios para os tomadores de decisões envolvidos no processo.
III - Os profissionais envolvidos na escolha e utilização do instrumento de planejamento escolhido devem estar preparados e conhecer todo o conteúdo relacionado aos objetivos, objeto/ação e tema central enfocado.
A - Afirmativa II correta.
B - Afirmativa III correta.
C - Afirmativas I e II corretas.
D - Afirmativas I, II e III corretas. (Resposta correta)
E - Afirmativas I, III corretas.
Questão 2
Passados quase 50 anos das primeiras iniciativas sobre a implantação de normas de gestão ambiental – que teve sua primeira discussão na conferência das Nações Unidas realizada em Estocolmo (Suécia) no ano de 1972, em que se discutiu os limites do desenvolvimento com críticas severas aos modos desenvolvimentistas adotados e que vem sendo aplicados até a atualidade, percebeu-se que a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental não é algo simples e envolve critérios multifacetados dentro do campo econômico, social, ambiental, político, cultura e educacional. Foi a partir da Conferência das Nações Unidas, realizada no Rio de Janeiro em 1992, a chamada “Rio 92” ou “Eco 92”, que a ONU priorizou o fomento a esta prática de gestão por todos os países, lançando a norma ISO 14.000 como uma meta a ser alcançada pelas empresas. A série ISO possui uma estrutura sistêmica e é regida por procedimentos e critérios, podendo destacar:
A - A ISO é irrelevante e não se aplica nas empresas.
B - Não conformidades com a política ISO. Nada é utilizado.
C - Política ambiental sustentada pela Diretoria Executiva e por acionistas da empresa. (Resposta correta)
D - Política aprovada pelos políticos de cada cidade.
E - Política parcial não sustentada por acionistas da empresa.
Questão 3 
O avanço tecnológico, especialmente no pós-Segunda Guerra Mundial, é notório e evidente em todas as áreas do conhecimento. Um dos resultados deste avanço é o aumento da complexidade dos processos produtivos e também as relações de produção e consumo, formando uma cadeia sistêmica de autocontrole. Desde este momento, o termo sistemas vem sendo mais conhecido e popularizado na sociedade moderna. As novas demandas e a necessidade de se buscar novos caminhos para realizar tarefas nas empresas fazem surgir novas profissões voltadas ao “enfoque sistêmico”, com o objetivo de realizar a função estabelecida com o máximo de eficiência e menores custos possíveis, melhorando assim os fluxos financeiros das empresas. Em relação à abordagem de sistemas, dentro do sistema de gestão e planejamento ambiental, avalie as afirmativas abaixo e assinale a única opção correta:
I - Um sistema pode ser representado por um complexo de elementos em interação, e pode ser definido de várias maneiras, como por exemplo, um sistema de equações diferenciais simultâneas.
II - Sistema é, portanto, uma forma lógica de apreensão da realidade vivenciada em seu tempo e espaço.
III - Quando se constrói sistemas, não se faz com o objetivo da busca de um “reflexo” do mundo real, mas sim a descrição ou destaque daqueles “traços” da realidade, cujo conjunto permite a percepção de uma condição de ordem e a proposição de uma forma operativa voltada para um dado objetivo.
A - Afirmativa I correta.
B - Afirmativa II correta.
C - Afirmativas I e II corretas.
D - Afirmativas I e III corretas.
E - Afirmativas I, II e III corretas. (Resposta correta)
Questão 4 
Os debates sobre o modelo econômico adotado após a Revolução Industrial resultaram na realização de estudos e propostas diversas. Observe os tópicos a seguir:
I - Satisfação das necessidades básicas.
II - Solidariedade com as gerações futuras.
III - Participação da população envolvida.
IV - Preservação dos recursos naturais.
V - Elaboração de um sistema social com emprego, segurança social e respeito a outras culturas.
VI - Programas de educação.
Os aspectos acima fazem parte da proposta de:
A - Desenvolvimento sustentável.
B - Ecodesenvolvimento. (Resposta correta)
C - Economia alternativa.
D - Gestão ambiental.
E - Revolução Industrial.
Questão 5
Os debates sobre o modelo econômico adotado após a Revolução Industrial resultaram na realização de estudos e criação de conceitos diversos. “Aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem suas próprias necessidades” se refere a um conceito de:
A - Desenvolvimento sustentável. (Resposta correta)
B - Gestão ambiental.
C - Inovação ambiental.
D - Sustentabilidade corporativa.
E - Tecnologia ambiental.
Questão 6
O principal objetivo da ISO é desenvolver e promover, por meio de sistemas de gestão, normas e padrões que possam ser inseridos nas redes mundiais do setor econômico e produtivo e que busquem alinhar o consenso dos diferentes países do mundo de forma a fomentar e potencializar as relações comerciais internacionais.
Fonte: Souza, A. M. de. Sistema de gestão e planejamento ambiental. Curitiba: IESDE Brasil, 2017. 176 p.
 Em relação a ISO 14.000, avalie as afirmações a seguir:
I. No Brasil, as normas ISO foram traduzidas e adequadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e têm em média uma revisão sugerida a cada oito anos.
II. A ISO 14.000 traz para dentro da empresa um processo de gerenciamento baseado na melhoria contínua, garantindo redução ou mitigação dos impactos negativos relativos ao meio ambiente com ações executivas de comando e controle.
III. A ISO 14.005 complementa a ISO 14001 provendo diretrizes adicionais para ecodesign.
IV. A certificação no processo da ISO 14.000 é realizada pela própria empresa, por meio da verificação se seus processos internos estão cumprindo as conformidades referenciadas das normas para determinado setor produtivo.
V. A incorporação de políticas de certificação ambiental tem possibilitado um grande avanço na conservação de recursos naturais associada a geração de trabalho, renda e respeito ao trabalhador.
É correto apenas o que se afirmar em:
A - I, II e IV
B - II e IV 
C - II e V (Resposta correta)
D - III e IV
E - IV e V
Questão 7
O processo de implantação de um Sistema de Gestão Ambiental em indústrias gera mudanças significativas na cultura e estrutura destas empresas, transformando os modos operantes e a mentalidade dos seus trabalhadores, gestores e consultores. Diante de um cenário competitivo e com consumidores mais críticos e exigentes com relação à qualidade dos produtos desde sua fase inicial de sua cadeia produtiva até o consumo final, as empresas têm a necessidade de reduzir os custos e adequar os produtos e processos de produção às necessidades do mercado, respeitando as questões ambientais. Como exemplo, as empresas
devem priorizar o manejo sustentável de recursos naturais, que são fontes de matérias primas, e também ter cuidados com a emissão de resíduos, sejam eles líquidos, sólidos ou gasosos. Neste contexto, avalie as alternativas abaixo e assinale a única resposta correta:
I - O consumo responsável se tornou um ato político que tem pressionado as empresas a modernizarem seus sistemas de gestão para que proporcionem maior qualidade de produtos.
II - Permite viabilizar e suportar inovações tecnológicas, contribuam com o desenvolvimento sustentável, garantam o aumento da competitividade e, consequentemente, da sua própria lucratividade.
III - Na busca de atender o consumo mais criterioso e para o cumprimento de legislações específicas sobre meio ambiente, os sistemas de gestão ambiental têm sido uma das alternativas amplamente implantadas nas empresas para alcançarem estes objetivos.
A - Afirmativa I correta.
B - Afirmativa II correta.
C - Afirmativas I e II corretas.
D - Afirmativas I e III corretas.
E - Afirmativas I, II e III corretas. (Resposta correta)
Questão 8 
Houve um tempo em que a noção de natureza e de sobrevivência da espécie humana era inseparável. As comunidades que habitaram a Terra desde sempre mantiveram uma relação de conhecimento e respeito aos ciclos da natureza. À medida em que o homem passou a dominar mais conhecimentos, a relação homem-natureza passou a ficar cada vez mais distante. Sobre esta relação, observe as afirmações a seguir:
I - Movimentos pela conservação da natureza em diversos países
II - Acidentes ambientais de repercussão internacional
III - Lançamento do livro Primavera Silenciosa, de Rachel Carson, sobre os efeitos nocivos do DDT
As afirmações acima correspondem a:
A - Fatores que dificultaram a criação da norma ISO 14000.
B - Fatores que favoreceram a criação da norma ISO 14000.
C - Fatores que favoreceram a Revolução Industrial.
D - Fatos que dificultaram a ascensão das discussões sobre desenvolvimento sustentável.
E - Fatos que favoreceram a ascensão das discussões sobre desenvolvimento sustentável. (Resposta correta)
Questão 9
Nos sistemas produtivos arcaicos e antigos, a organização era considerada suficientemente independente para que seus problemas fossem analisados em torno de estrutura, tarefas e relações internas formais, sem referência alguma ao ambiente externo, pois as atenções estavam concentradas apenas nas operações internas da organização, adotando-se, para isso, enfoques racionalistas. Há um tipo de sistema que de acordo com o segundo princípio da termodinâmica, deve alcançar um estado de equilíbrio em que o sistema permanece constante no tempo e os processos param. O estado de equilíbrio eventualmente alcançado neste tipo de sistema é determinado pelas condições iniciais, significando que a característica principal do sistema é a tendência inerente à movimentação para um equilíbrio estático e à entropia, isto é, o grau de desordem do sistema Churchman (1971). O tipo de sistema descrito neste enunciado pode ser chamado de:
A - Aberto.
B - Defeituoso.
C - Fechado. (Resposta correta)
D - Inutilizável.
E - Tecnológico.
Questão 10
A ascensão do debate sobre desenvolvimento sustentável tem como pano de fundo o modelo de desenvolvimento econômico predominante no mundo. Sobre este tema, observe as afirmações a seguir:
I - Inovações tecnológicas e utilização de máquinas.
II - Inexistência de guerras na Grã-Bretanha e livre circulação de bens.
III - Facilidade na importação de matérias primas das colônias e exportação de bens manufaturados.
IV - Criação do Banco da Inglaterra.
As afirmações acima correspondem a:
A - Fatores que dificultaram a criação da norma ISO 14000.
B - Fatores que dificultaram a Revolução Industrial.
C - Fatores que favoreceram a criação da norma ISO 14000.
D - Fatores que favoreceram a Revolução Industrial. (Resposta correta)
E - Fatos que favoreceram o Feudalismo.
Exercício de Sistema de Gestão e Planejamento Ambiental - Exercício de Fixação 2
Questão 1
Analise a charge a seguir:
Fonte: GGN, 2016. Autoria desconhecida. Disponível em:
A charge visa:
A - Alertar para as consequências do desmatamento desenfreado de florestas. (Resposta correta)
B - Apresentar a quantidade de floresta nativa restante no território brasileiro.
C - Chamar a atenção para a poluição do ar e suas consequências para a saúde humana.
D - Demonstrar a urgência de serem criadas leis mais severas de proteção dos recursos hídricos.
E - Sugerir ações para a conservação de recursos naturais.
Questão 2
A partir da década de 90, as empresas passaram a investir em ações para minimizar os impactos de suas atividades sobre o ambiente natural, respondendo cada vez mais às exigências dos consumidores, à legislação vigente e valendo-se da tecnologia para inovar de forma sustentável.
Utilizar novas tecnologias, usar mais eficazmente a energia e substituir fontes de energia não renováveis por fontes renováveis são ações que podem contribuir para a redução:
A - Da emissão de gases causadores do efeito estufa. (Resposta correta)
B - Da poluição dos rios.
C - Do acúmulo de resíduos em lixões.
D - Do desmatamento da Amazônia.
E - Dos mares.
Questão 3
A questão ambiental é complexa, pois o os sistemas ambientais estão em constante evolução e envolvem fenômenos diversos.
Inundações de ilhas e cidades litorâneas, diminuição das terras férteis para a agricultura, aumento do nível do mar e contaminação do lençol freático por água salgada são consequências previstas para qual dos fenômenos abaixo?
A - Aquecimento Global. (Resposta correta)
B - Chuva ácida.
C - Desmatamento das florestas.
D - Escassez de água potável.
E - Esgotamento das fontes de energia.
Questão 4
Dentre as causas da poluição de rios, está a falta de saneamento básico adequado, que também afeta a saúde de milhões de brasileiros. Observe a afirmação incompleta a seguir sobre este tema:
“O ________ também preocupa, pois nem sempre o descarte segue os padrões determinados pela legislação. Considera-se que um litro de _________ é sete vezes mais tóxico que a mesma quantidade de ________”. Extraído de: FAEL. Sistema de Planejamento e Gestão Ambiental. Vídeo aula 06. Recursos Hídricos.
As lacunas da podem ser completadas, respectivamente, pelas seguintes expressões:
A - esgoto doméstico; esgoto doméstico; esgoto industrial.
B - esgoto doméstico; esgoto industrial; esgoto doméstico.
C - esgoto industrial; esgoto industrial; esgoto doméstico. (Resposta correta)
D - impacto ambiental; esgoto doméstico; esgoto industrial.
E - impacto ambiental; esgoto industrial; resíduos radioativos.
Questão 5
Estima-se que mais de dez milhões de espécies formam a riqueza biológica do planeta, e todas as espécies têm seu papel a cumprir na natureza. Nesse sentido, leia o trecho a seguir:
“Os ecossistemas proveem a purificação da água e do ar, amenizam os fenômenos climáticos violentos (como ciclones, tornados e tufões) e protegem contra desastres naturais (por exemplo, tsunamis e deslizamentos de terra); decompõem o lixo, mantêm os solos férteis e ajudam no controle de erosões. Animais, como as abelhas, vespas e formigas, polinizam as plantas que, enquanto crescem, sequestram carbono da atmosfera. Outros, como a cotia e o mico-leão-dourado, ajudam as florestas e matas dispersando sementes. As fezes animais fertilizam o solo. Por sua vez, as florestas fornecem madeira, alimentos, substâncias medicinais, fibras e produzem recursos genéticos(...). Os sistemas fluviais disponibilizam água doce, o mais essencial dos recursos, movem hidrelétricas para produzir energia, quando navegáveis substituem estradas e são usados como áreas de lazer”.
Fonte: O ECO. Dicionário Ambiental. Disponível em < http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/>
O conjunto de exemplos do trecho acima é denominado:
A - Desenvolvimento sustentável.
B - Ecossistema.
C - Pagamento por serviços da natureza.
D - Serviços ambientais. (Resposta correta)
E - Sistema de gestão ambiental.
Questão 6 
Sabemos que a natureza é formada por vários tipos de ambientes, e que
cada ambiente é ocupado por uma infinidade de seres vivos diferentes, responsáveis pelo equilíbrio ecológico. O conjunto formado pela variedade de seres vivos e de ambientes é chamado de:
A - Biodiversidade. (Resposta correta)
B - Gestão Ambiental.
C - Patrimônio Natural.
D - Recurso Genético.
E - Unidade de Conservação.
Questão 7
Uma empresa do setor de energia está investindo em pesquisas sobre fontes de energias renováveis, como a solar e a eólica. Uma indústria automobilística passou a fabricar carros com motores híbridos, na tentativa de contribuir para a diminuição do uso de combustíveis minerais. Com base no conteúdo estudado, podemos afirmar que essas ações relacionam-se a:
A - Bluewashing.
B - Greenwashing.
C - Inovações criativas.
D - Inovações sustentáveis. (Resposta correta)
E - Planejamento estratégico.
Questão 8
“O problema começou com a Revolução Industrial. A intensificação da queima de combustíveis fósseis levou a uma maior liberação de dióxido de carbono para a atmosfera. Desde então, a temperatura da Terra está aumentando lentamente. Automóveis, veículos a diesel e indústrias são as principais fontes de poluição atmosférica dos centros urbanos atuais”.
Fonte: FAEL. Videoaula 03 – Sistema de Planejamento e Gestão Ambiental.
O trecho acima se refere ao:
A - Crescimento desordenado das cidades e escassez de água.
B - Desmatamento e aquecimento global.
C - Desmatamento e escassez de água.
D - Efeito estufa e aquecimento global. (Resposta correta)
E - Efeito estufa e escassez de água.
Questão 9
A Lei nº 12.305 de 2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos é considerada inovadora no Brasil por estabelecer a responsabilidade compartilhada pela geração de resíduos e determinar a logística reversa, entre outros aspectos que, se implementados, darão ao Brasil status de excelência internacional neste tema. Além das características citadas, a Política Nacional de Resíduos Sólidos também deve contribuir para:
A - Alcançar a meta de reciclagem de 20% dos resíduos. (Resposta correta)
B - Ampliar o número de aterros controlados.
C - Encerrar o funcionamento de aterros sanitários em todo o Brasil.
D - Proibir que catadores de materiais recicláveis trabalhem nesta área.
E - Reduzir a emissão de gases do efeito estufa.
Questão 10 
De acordo com a legislação brasileira, resíduos sólidos são resíduos nos estados sólido e semi-sólido que resultam de atividades da comunidade de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição, além de lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, ou de instalações de controle de poluição, bem como outros líquidos que não possam ser lançados na rede pública de esgotos.
Observe as afirmações a seguir sobre especificidades dos resíduos sólidos:
I - Podem ser classificados em urbanos e industriais
II - Resíduos domiciliares, de limpeza pública, comerciais e da construção civil são tipos de resíduos urbanos
III - A coleta e destinação adequada dos resíduos urbanos domiciliares é de responsabilidade de empresas particulares.
Está correto o exposto nas afirmações:
A - I e II, apenas. (Resposta correta)
B - I, apenas.
C - I, II e III.
D - II e III, apenas.
E - III, apenas.
Exercício de Sistema de Gestão e Planejamento Ambiental - Exercício de Fixação 3
Questão 1 
Sabemos que a natureza é formada por vários tipos de ambientes, e que cada ambiente é ocupado por uma infinidade de seres vivos diferentes, responsáveis pelo equilíbrio ecológico. O conjunto formado pela variedade de seres vivos e de ambientes é chamado de:
A - Biodiversidade. (Resposta correta)
B - Gestão Ambiental.
C - Patrimônio Natural.
D - Recurso Genético.
E - Unidade de Conservação.
Questão 2
Um sistema de gestão ambiental eficiente conta com uma rede de ações e programas que vão variar de acordo com a natureza da empresa. Sobre este tema, observe a relação de atividades a seguir:
I – Gestão de Resíduos Sólidos
II – Gestão de Recursos Hídricos
III – Investimentos em Matriz Energética Sustentável
IV – Voluntariado Corporativo
Assinale a alternativa que se refere a ações que fazem parte de um Sistema de Gestão Ambiental:
A - I e II.
B - I, II e III. (Resposta correta)
C - I,II, III e IV.
D - I.
E - II e III.
Questão 3
A Política Nacional de Meio Ambiente foi instituída pela a Lei 6938 de 1981, e é considerada um dos passos mais importantes no que se refere à implantação de uma estrutura de gestão ambiental no país. Analise as assertivas a seguir sobre a Política Nacional de Meio Ambiente:
I - O grande avanço da Política Nacional de Meio Ambiente foi a instituição de um Sistema Nacional de Meio Ambiente – o SISNAMA – com a definição de estrutura responsável pela proteção e melhoria da qualidade ambiental em nível federal, e orientações para que uma estrutura semelhante fosse criada nos estados e municípios, constituindo uma grande rede de proteção ambiental.
PORQUE
II - A Lei estabelece a lógica do poluidor–pagador, que define que o poluidor, independentemente da existência ou não de culpa, deve indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros afetados por suas atividades.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
A - A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
B - A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
C - As assertivas I e II são falsas.
D - As assertivas I e II são proposições excludentes.
E - As duas assertivas são verdadeiras e complementares. (Resposta correta)
Questão 4
Um tecnólogo em gestão ambiental foi contratado por uma indústria de pequeno porte para implementar um sistema de gestão ambiental. Para tanto, ele passou a pesquisar ferramentas de gestão ambiental industrial. Avalie as afirmativas que seguem, considerando aspectos de gestão ambiental industrial:
I - A gestão ambiental Industrial pode ser definida como um conjunto de políticas, programas, práticas administrativas e operacionais que levam em conta a saúde e a segurança das pessoas e a proteção do meio ambiente através da eliminação ou minimização de impactos e danos ambientais decorrentes de todas as etapas do processo de produção.
II – A série ISO 14 000 é a principal diretriz internacional para a implementação de sistemas de gestão ambiental.
III – A NBR ISO 14001 aplica-se apenas a ao segmento industrial. Para organizações de outros setores, como serviços, há outras normas da série.
Estão corretas apenas as afirmações:
A - I e II. (Resposta correta)
B - I, II e III.
C - I.
D - II e III.
E - III.
Questão 5
Um sistema da gestão ambiental auxilia empresas a identificar, gerenciar, monitorar e controlar questões ambientais de maneira conjunta, e pode ser implementado em todos os segmentos e portes de empresa. A ISO 14 001 é uma importante diretriz para a implementação de sistemas de gestão ambiental. Observe as asserções abaixo sobre a ISO 14 001:
I – A implementação da ISO 14 001 exige que as empresas considerem todas as questões ambientais relativas às suas operações, tais como: utilização eficiente dos recursos, poluição do ar, questões referentes à água e ao esgoto, gestão de resíduos, contaminação do solo e adaptação às mudanças climáticas.
PORQUE
II – A avaliação das interações e consequências das atividades empresariais sobre o meio ambiente é uma etapa inicial muito importante, que leva ao reconhecimento de aspectos e impactos ambientais.
Por isso, para compreender a ISO 14 001 é fundamental compreender também o conceito de aspecto ambiental utilizado pela norma.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
A - A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
B - A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
C - As assertivas I e II são falsas.
D - As assertivas I e II são proposições excludentes.
E - As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa complementa a primeira. (Resposta correta)
Questão 6
A proteção ao meio ambiente no Brasil se fundamenta nos dispositivos legais que tratam do tema – leis, decretos e resoluções – e em políticas públicas
e programas voltados à gestão ambiental. Analise as afirmações a seguir sobre o Sistema Ambiental brasileiro:
I - A Constituição de 1988 foi a primeira constituição a trazer uma preocupação explícita com o meio ambiente.
II - O Objetivo da Política Nacional de Meio Ambiente é integrar e coordenar a política ambiental nacional, compatibilizando a atuação de municípios, estados e governo federal para a proteção ambiental.
III - A legislação brasileira é apontada como uma das mais frágeis do mundo.
Está correto o exposto nas afirmações:
A - I e II, apenas (Resposta correta)
B - I, apenas
C - I, II e III
D - II e III, apenas
E - III, apenas
Questão 7
Um Sistema de Gestão Ambiental é parte do sistema de gestão global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, atingir e manter a política ambiental. Em síntese, o objetivo de um sistema de gestão ambiental é controlar sistematicamente o desempenho ambiental e promover sua melhoria contínua.
Considerando essa perspectiva, avalie as seguintes afirmações sobre a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental:
I - A primeira etapa de um sistema de gestão ambiental deve ser a definição de objetivos, propiciando a reflexão acerca do que se pretende alcançar com este esforço
II - A eficiência de um sistema de gestão ambiental independe do comprometimento da alta gestão
III - Inventariar os processos e sistemas existentes que influenciam o impacto ambiental da empresa sustenta o sistema de gestão ambiental e permite identificar eventuais falhas mais facilmente.
IV - A principal dificuldade enfrentada pelas empresas na implantação de um sistema de gestão ambiental é o investimento necessário para a adequação de equipamentos e dos processos produtivos.
Estão corretas apenas as afirmações:
A - I e II.
B - I, II e III.
C - I, III e IV. (Resposta correta)
D - I,II, III e IV.
E - I.
Questão 8
O licenciamento ambiental, processo que envolve diversos órgãos governamentais, enfrenta críticas da parte de empresários em relação à sua complexidade e morosidade. Por outro lado, pesquisadores e organizações ambientalistas, principalmente, defendem com veemência a sua necessidade sem simplificações.
Sobre o processo de licenciamento ambiental, avalie as afirmações a seguir:
I - No caso de uma obra de significativo impacto ambiental, na fase da licença prévia o responsável deve providenciar o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).
II - O Estudo de Impacto Ambiental consiste em uma consulta pública à população sobre a necessidade do empreendimento em questão.
III – A competência para conceder a licença ambiental cabe ao Município, Estado ou União, e depende da abrangência territorial do empreendimento.
Está correto o exposto nas afirmações:
A - I e II, apenas.
B - I e III, apenas. (Resposta correta)
C - I, apenas.
D - I, II e III.
E - III, apenas.
Questão 9
O licenciamento ambiental é uma exigência legal a que estão sujeitos todos os empreendimentos ou atividades que empregam recursos naturais ou que possam causar algum tipo de poluição ou degradação ao meio ambiente no Brasil. Recentemente, o desastre causado pelo rompimento de uma barragem na cidade de Mariana, em Minas Gerais, ganhou notoriedade internacional.
Leia o texto relacionado a este tema a seguir.
“(...) A estrutura se rompeu no dia 5 de novembro do ano passado, deixando 19 vítimas. Um corpo segue desaparecido. O mar de lama atingiu distritos e cidades, devastou o Rio Doce e chegou ao litoral do Espírito Santo. De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), no dia 23 de junho, a mineradora protocolou o pedido para obtenção da licença prévia, que é a primeira de três etapas para autorização da volta da operação. Segundo a empresa, na data foi entregue o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto no Meio Ambiente (Rima) (...)”
Fonte: Samarco oficializa pedido para obter nova licença em Mariana. Publicado em 01 de Julho de 2016. Disponível em: < http://g1.globo.com/minas-gerais/desastre-ambiental-em-mariana/noticia/2016/07/samarco-oficializa-pedido-para-obter-nova-licenca-em-mariana.html>
Após o desastre, a mineradora responsável teve suas atividades embargadas. A notícia se refere ao processo de licenciamento necessário à retomada das atividades. Se obtiver a licença prévia citada na notícia, a empresa ainda deve aguardar dois outros procedimentos, denominados:
A - Anuência ambiental e licença de instalação.
B - Licença de Instalação e Licença Ambiental Definitiva.
C - Licença de instalação e Licença de Operação. (Resposta correta)
D - Licença social e anuência ambiental.
E - Licença social e anuência de instalação.
Questão 10
Desde o início dos debates sobre desenvolvimento sustentável na década de 70, a agenda ambiental mundial avançou e vem conquistando mais espaço na economia das empresas. Observe a figura a seguir e avalie as afirmações que seguem sobre sustentabilidade e gestão ambiental empresarial:
Fonte: AUTOR DESCONHECIDO. Disponível em: <http://admsustentavelpucminas.blogspot.com.br/p/charges.html
I – A implantação de um sistema de gestão ambiental exige que a empresa abra mão da obtenção de lucros e priorize a conservação ambiental.
II – A figura ilustra a relação muitas vezes controversa entre ganhos econômicos e conservação do meio ambiente.
III – Diversos casos de sucesso no Brasil e no mundo demonstram que os ganhos econômicos podem ser ampliados com a implantação de um sistema de gestão ambiental e com a opção pela estratégia da sustentabilidade.
Estão corretas apenas as afirmações:
A - I
B - I e II
C - I, II e III
D - II
E - II e III (Resposta correta)
Prova de Sistema de Gestão e Planejamento Ambiental - Exercício do Conhecimento
Questão 1
Sobre a Gestão Ambiental do território Brasileiro, o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) prevê a colaboração entre União, Estados e Municípios. Além disso, se tratando de gestão compartilhada, a percepção da população é também um importante aliado ao poder público em relação a leitura da realidade social, tornando-se um meio de apoio aos instrumentos e ferramentas do Sistema de Gestão do Meio Ambiente.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Sobre os agentes sociais, considerando o caráter difuso e coletivo das questões ambientais, a participação popular é um dos instrumentos intrínsecos à execução da gestão ambiental;
PORQUE
A compreensão da percepção da sociedade sobre os problemas e sobre as ações governamentais no processo de gestão pode aproximar o gestor do que a população entende por sua realidade local, ou ainda indicar lacunas existentes no modelo de gestão ambiental.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A - A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
B - A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
C - As asserções I e II são falsas.
D - As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da primeira. (Resposta correta)
E - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
Questão 2
Existe um conjunto de programas, equipamentos, metodologias, dados e usuários que integrados são capazes de realizar diferentes tarefas de gestão e análise de informações através da coleta, armazenamento e processamento de dados georreferenciados. As tecnologias aplicadas compreendem diversos ramos da Ciência da Computação. Sua utilização cresceu em todo mundo, possibilitando um melhor gerenciamento de informações e melhoria nos processos de tomada de decisões em áreas de grande complexidade como planejamento municipal, estadual, federal, gestão ambiental etc. (FILHO e IOCHPE, 1996)
A descrição acima se refere a qual das alternativas abaixo?
A - CBERS
B - Geoprocessamento
C - Sensoriamento Remoto
D - Sistema de Informação Geográfica – SIG (Resposta correta)
E - Sistema de Posicionamento Global – GPS
Questão 3
Os governos locais devem escolher diferentes
Instrumentos de Planejamento sobre as questões ambientais. Os governos municipais, antes visto como meros prestadores de serviços, vem evoluindo para agentes do desenvolvimento local. Sendo assim, eles devem zelar pelo meio ambiente e capacitar-se através da instituição de um Sistema Municipal de Meio Ambiente – SISMUMA, que é um conjunto de órgãos e entidades do Município que são responsáveis pela preservação, conservação, proteção, defesa, melhoria, recuperação e controle do meio ambiente e uso adequado dos recursos ambientais do Município. Este Sistema é uma estrutura político-administrativa que em última instância visa a inserção do componente ambiental no processo de tomada de decisão local, por meio da formulação, implementação e avaliação de políticas ambientais e integração com outras políticas, considerando a realidade e potencialidade de cada região, em conformidade com os princípios de desenvolvimento sustentável.
Disponível em: . Acesso em: 06 dez. 2019 (adaptado)
Analise as afirmativas sobre o SISMUMA:
I. As Prefeituras e Secretarias Municipais são as Entidades de Órgão Superior.
II. O Código Municipal de Meio Ambiente; os Regulamentos e a Lei Orgânica do Município fazem parte da Política Municipal de Meio Ambiente.
III. O Órgão Municipal de Meio Ambiente e o Órgão Central e Executor fazem parte dos Instrumentos do SISMUMA.
IV. O Conselho Municipal de Meio Ambiente é um Órgão Consultivo, Deliberativo e Participativo.
Assinale a alternativa correta:
A - Apenas a afirmativa III está correta
B - As afirmativas I e IV estão corretas
C - As afirmativas I, II e IV estão corretas (Resposta correta)
D - As afirmativas III e IV estão corretas
E - Somente a afirmativa I está correta
Questão 4
A atenção com o meio ambiente vem crescendo progressivamente nos últimos anos e com isso as empresas têm procurado se adequar às normas ambientais para continuarem ativas no mercado. Uma das normas mais reconhecidas mundialmente entre as empresas é a NBR ISO 14001. De acordo com Georges e Benedicto (2012), o número de empresas certificadas vinha crescendo mundialmente, e assim era esperado que esse crescimento continuasse progressivamente, atingindo até a maior parte das empresas do mundo. Porém esse cenário tem se mostrado diferente no Brasil a partir do ano de 2015.
Sobre o gráfico é correto afirmar que:
A - A partir do ano de 2011 até o ano de 2017, houve um aumento constante no número de empresas certificadas pela NBR ISO 14001.
B - A partir do ano de 2015, iniciou-se um declínio expressivo no número de empresas certificadas pela NBR ISO 14001. (Resposta correta)
C - Em 2017 foi o ano em que se obteve o maior número de certificações NBR ISO 14001.
D - No ano de 2014 foram registradas 353 certificações.
E - O ano de 2014 foi o auge de certificações NBR ISO 14001.
Questão 5
As organizações enfrentam um grande desafio quando o assunto é aliar as necessidades dos negócios às necessidades ambientais. O Sistema de Gestão Ambiental é certificado pela NBR ISO 14001 e visa facilitar este processo propiciando visibilidade positiva às organizações. Ao adotar, implementar e manter a certificação ISO 14001 é fornecida às organizações uma estrutura de inovação que visa favorecer a gestão de processos, habilidades, competências e rotinas. No Brasil, a adoção da norma vem ganhando destaque, indicando a preocupação referente as questões ambientas empresariais na direção de uma gestão sustentável.
Disponível em: . Acesso em: 06 dez. 2019 (adaptado)
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A adoção de sistemas de gestão ambiental por parte das empresas trata-se de iniciativas obrigatórias. A certificação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) também é um procedimento obrigatório das organizações, a fim de ter um reconhecimento público desse SGA.
PORQUE
Os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) são alternativas utilizadas pelas organizações para alcançarem seus objetivos ambientais. Define-se SGA como um processo de gestão de uma organização, que visa desenvolver e implantar uma política ambiental e gerir os demais fatores ambientais (ABNT, 2004).
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A - A asserção I é falsa e a II é verdadeira. (Resposta correta)
B - A asserção I e verdadeira e a II é falsa.
C - As asserções I e II são falsas.
D - As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da primeira.
E - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
Prova de Sistema de Gestão e Planejamento Ambiental - Avaliação Objetiva
Questão 1
A proteção ao meio ambiente no Brasil se fundamenta nos dispositivos legais que tratam do tema – leis, decretos e resoluções – e em políticas públicas e programas voltados à gestão ambiental. Analise as afirmações a seguir sobre o Sistema Ambiental brasileiro:
I - A Constituição de 1988 foi a primeira constituição a trazer uma preocupação explícita com o meio ambiente.
II - O Objetivo da Política Nacional de Meio Ambiente é integrar e coordenar a política ambiental nacional, compatibilizando a atuação de municípios, estados e governo federal para a proteção ambiental.
III - A legislação brasileira é apontada como uma das mais frágeis do mundo.
Está correto o exposto nas afirmações:
A - I e II, apenas (Resposta correta)
B - I, apenas
C - I, II e III
D - II e III, apenas
E - III, apenas
Questão 2
Para o estudo de gestão ambiental, recursos naturais são elementos utilizados no processo de desenvolvimento da civilização. Basicamente, os recursos naturais são classificados como:
A - Artificiais e potencialmente renováveis.
B - De uso contínuo e de uso moderado.
C - Potencialmente recicláveis e de uso moderado.
D - Recicláveis e não recicláveis.
E - Renováveis e não-renováveis. (Resposta correta)
Questão 3
Sabemos que a natureza é formada por vários tipos de ambientes, e que cada ambiente é ocupado por uma infinidade de seres vivos diferentes, responsáveis pelo equilíbrio ecológico. O conjunto formado pela variedade de seres vivos e de ambientes é chamado de:
A - Biodiversidade. (Resposta correta)
B - Gestão Ambiental.
C - Patrimônio Natural.
D - Recurso Genético.
E - Unidade de Conservação.
Questão 4
Os debates sobre o modelo econômico adotado após a Revolução Industrial resultaram na realização de estudos e criação de conceitos diversos. “Aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem suas próprias necessidades” se refere a um conceito de:
A - Desenvolvimento sustentável. (Resposta correta)
B - Gestão ambiental.
C - Inovação ambiental.
D - Sustentabilidade corporativa.
E - Tecnologia ambiental.
Questão 5 
A questão ambiental é complexa, pois o os sistemas ambientais estão em constante evolução e envolvem fenômenos diversos.
Inundações de ilhas e cidades litorâneas, diminuição das terras férteis para a agricultura, aumento do nível do mar e contaminação do lençol freático por água salgada são consequências previstas para qual dos fenômenos abaixo?
A - Aquecimento Global. (Resposta correta)
B - Chuva ácida.
C - Desmatamento das florestas.
D - Escassez de água potável.
E - Esgotamento das fontes de energia.
Questão 6
Dentre as causas da poluição de rios, está a falta de saneamento básico adequado, que também afeta a saúde de milhões de brasileiros. Observe a afirmação incompleta a seguir sobre este tema:
“O ________ também preocupa, pois nem sempre o descarte segue os padrões determinados pela legislação. Considera-se que um litro de _________ é sete vezes mais tóxico que a mesma quantidade de ________”. Extraído de: FAEL. Sistema de Planejamento e Gestão Ambiental. Videoaula 06. Recursos Hídricos.
As lacunas da podem ser completadas, respectivamente, pelas seguintes expressões:
A - esgoto doméstico; esgoto doméstico; esgoto industrial.
B - esgoto doméstico; esgoto industrial; esgoto doméstico.
C - esgoto industrial; esgoto industrial; esgoto doméstico. (Resposta correta)
D - impacto ambiental; esgoto doméstico;
esgoto industrial.
E - impacto ambiental; esgoto industrial; resíduos radioativos.
Questão 7 
Para o estudo de gestão ambiental, recursos naturais são elementos utilizados no processo de desenvolvimento da civilização. Petróleo, vento, areia e força da maré são, respectivamente, classificados como recursos naturais:
A - Não-renovável; Reciclável; Não-renovável; Renovável.
B - Não-renovável; Renovável; Não-renovável; Renovável. (Resposta correta)
C - Renovável; Renovável; Não-renovável; Renovável.
D - Renovável; Renovável; Renovável; Não-renovável.
E - Reutilizável; Reciclável; Não-renovável; Renovável.
Questão 8
O processo de implantação de um Sistema de Gestão Ambiental em indústrias gera mudanças significativas na cultura e estrutura destas empresas, transformando os modos operantes e a mentalidade dos seus trabalhadores, gestores e consultores. Diante de um cenário competitivo e com consumidores mais críticos e exigentes com relação à qualidade dos produtos desde sua fase inicial de sua cadeia produtiva até o consumo final, as empresas têm a necessidade de reduzir os custos e adequar os produtos e processos de produção às necessidades do mercado, respeitando as questões ambientais. Como exemplo, as empresas devem priorizar o manejo sustentável de recursos naturais, que são fontes de matérias primas, e também ter cuidados com a emissão de resíduos, sejam eles líquidos, sólidos ou gasosos. Neste contexto, avalie as alternativas abaixo e assinale a única resposta correta:
I - O consumo responsável se tornou um ato político que tem pressionado as empresas a modernizarem seus sistemas de gestão para que proporcionem maior qualidade de produtos.
II - Permite viabilizar e suportar inovações tecnológicas, contribuam com o desenvolvimento sustentável, garantam o aumento da competitividade e, consequentemente, da sua própria lucratividade.
III - Na busca de atender o consumo mais criterioso e para o cumprimento de legislações específicas sobre meio ambiente, os sistemas de gestão ambiental têm sido uma das alternativas amplamente implantadas nas empresas para alcançarem estes objetivos.
A - Afirmativa I correta.
B - Afirmativa II correta.
C - Afirmativas I e II corretas.
D - Afirmativas I e III corretas.
E - Afirmativas I, II e III corretas. (Resposta correta)
Questão 9
A Política Nacional de Meio Ambiente foi instituída pela a Lei 6938 de 1981, e é considerada um dos passos mais importantes no que se refere à implantação de uma estrutura de gestão ambiental no país. Analise as assertivas a seguir sobre a Política Nacional de Meio Ambiente:
I - O grande avanço da Política Nacional de Meio Ambiente foi a instituição de um Sistema Nacional de Meio Ambiente – o SISNAMA – com a definição de estrutura responsável pela proteção e melhoria da qualidade ambiental em nível federal, e orientações para que uma estrutura semelhante fosse criada nos estados e municípios, constituindo uma grande rede de proteção ambiental.
PORQUE
II - A Lei estabelece a lógica do poluidor–pagador, que define que o poluidor, independentemente da existência ou não de culpa, deve indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros afetados por suas atividades.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
A - A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
B - A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
C - As assertivas I e II são falsas.
D - As assertivas I e II são proposições excludentes.
E - As duas assertivas são verdadeiras e complementares. (Resposta correta)
Questão 10
A ascensão do debate sobre desenvolvimento sustentável tem como pano de fundo o modelo de desenvolvimento econômico predominante no mundo. Sobre este tema, observe as afirmações a seguir:
I - Inovações tecnológicas e utilização de máquinas.
II - Inexistência de guerras na Grã-Bretanha e livre circulação de bens.
III - Facilidade na importação de matérias primas das colônias e exportação de bens manufaturados.
IV - Criação do Banco da Inglaterra.
As afirmações acima correspondem a:
A - Fatores que dificultaram a criação da norma ISO 14000.
B - Fatores que dificultaram a Revolução Industrial.
C - Fatores que favoreceram a criação da norma ISO 14000.
D - Fatores que favoreceram a Revolução Industrial. (Resposta correta)
E - Fatos que favoreceram o Feudalismo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais