Buscar

Aap4 FUNDAMENTOS DE INVESTIGAÇÃO E CRIMINALISTICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aap4 - Fundamentos de Investigação e Criminalística
1) O Direito precisa dos conhecimentos e dos estudos da Medicina Legal para elucidar a situações fáticas que os juristas sozinhos não conseguiriam desvendar. Por isso, França afirma que o perito funciona, no processo judicial, como se fosse um juiz de fato, eis que as questões que envolvem a alteração do mundo natural dificilmente seriam refutadas por outros meios de prova.
De acordo com os seus conhecimentos sobre processo penal, sobre o valor da prova e a função da perícia médica no processo, é possível concluir que o exame de corpo de delito juntado numa ação penal para apurar crime doloso contra deverá ser considerado:
Alternativas:
· a) uma prova de valor superior a todas as demais, já que o Brasil adotou o sistema tarifado de provas
· b) uma conclusão sobre aspectos fáticos à qual o juiz estará necessariamente vinculado, eis que o magistrado não tem condições técnicas para refutar.
· c) um meio de prova que tem o mesmo valor que os demais, embora seja imprescindível juntar esse documento para crimes que deixam vestígiosAlternativa assinalada
· d) uma prova como outra qualquer, embora o juiz só poderá refutar com outra da mesma espécie.
· e) como um mero indício, em todos os casos.
2) Um homem foi preso suspeito de matar um rival com uma machadada na nuca. De acordo com a Polícia Civil, o crime foi motivado por ciúmes do agressor e aconteceu no último dia 12. Após o assassinato, a Justiça decretou a prisão temporária de 30 dias. 
Embora o machado não tenha sido projetado para servir necessariamente como arma, certo é que em situações de briga ou vingança, esse instrumento pode ser usado para lesionar gravemente um pessoa ou mesmo causar a sua morte, como no caso acima. Qual das ações abaixo mais se aproxima de uma lesão provocada pelo machado?
Alternativas:
· a) Ação contundente
· b) Ação Perfurocortante
· c) Ação perfurante
· d) Ação perfurocontudente
· e) Ação cortocontudente
Alternativa assinalada
3) Um homem morreu eletrocutado durante a forte chuva que caiu na cidade na tarde desta quinta-feira, segundo informações da secretaria municipal de Saúde. Ele e mais um outro rapaz foram socorridos pela Polícia Militar, após serem atingidos por fiação elétrica derrubada por uma árvore na Lapa, Zona Oeste da capital.
A eletricidade é um agente que age de ordem física, alterando o estado físico ao provocar sérios danos ou mesmo a morte das vítimas. Isso pode ocorrer pelo excesso de calor, frio ou eletricidade como no caso descrito pela reportagem acima. Analise as assertivas abaixo e identifique as opções corretas:
 I - A queimadura causada por eletricidade e por fogo provocam danos idênticos.
 II - Quando a tensão for de baixa intensidade, isso provocará a morte da vítima atingida.
 III - A marca elétrica significa que a corrente passou pelo corpo com baixa intensidade.
Alternativas:
· a) Nenhuma opção está correta.
· b) Apenas a opção III está corretaAlternativa assinalada
· c) Apenas a opção II está correta
· d) Apenas as opções I e III estão corretas
· e) Todas as opções estão corretas.
4) O ator Michael Massee morreu nesta quarta-feira (26), aos 61 anos. A causa da morte não foi divulgada. A carreira de Massee ficou marcada por um acidente durante a filmagem de "O corvo", em 1993, em que ele matou sem querer com um tiro o colega Brandon Lee. 
Por culpa da produção do filme, foi colocada munição de verdade em vez de uma bala de festim, e o tiro durante as gravações matou o filho de Bruce Lee aos 28 anos.
Se o evento ocorrido acima tivesse sido praticado no Brasil, Michael Massee também não poderia ser condenado por ter atingido um projétil contra o seu colega de trabalho Brandon Lee, tendo em vista que o autor do disparo desconhecia que existia uma munição de verdade dentro da arma. Trata-se de uma história trágica e de muito sofrimento para todos os envolvidos. Independentemente disso, fazia-se necessário realizar um exame de corpo de delito e por este laudo identificar a causa da morte. Qual das ações abaixo mais se aproxima de uma lesão provocada por um projétil?
Alternativas:
· a) Perfurocortante
· b) Lesões cortocontudente
· c) Lesões perfurocontundentesAlternativa assinalada
· d) Ação contundente
· e) Ação cortante

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais