Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 2 (pronta

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1/2
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Aluno: Viviane Silva de Oliveira 
Curso: Recursos Humano
Disciplina: PSICOLOGIA EMPRESARIAL
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 2 - referente as aulas 5 a 8
Professor: Sandra L. Haerter Armoa
ORIENTAÇÕES 
Cada Atividade respondida de forma correta terá até 1 ponto por anotação correta
	GABARITO
	01
	A
	B
	C
	D
	E
	02
	A
	B
	C
	D
	E
	03
	A
	B
	C
	D
	E
	04
	A
	B
	C
	D
	E
	05
	A
	B
	C
	D
	E
	06
	A
	B
	C
	D
	E
	07
	A
	B
	C
	D
	E
	08
	A
	B
	C
	D
	E
	09
	A
	B
	C
	D
	E
	10
	A
	B
	C
	D
	E
1)A inteligência emocional tem demonstrado estar positivamente relacionada ao desempenho no trabalho em todos os níveis, mas parece ser mais relevante nas funções que demandam um alto grau de interação social. Os grandes líderes demonstram sua inteligência emocional exibindo
a. inteligência prática, orientação para metas, capacidade de falar em público e justiça.
b. liderança para mudanças, pensamento inovador, pensamento lógico e orientação para metas.
c. senso democrático, liderança carismática e sensibilidade para com as necessidades do outro.
d. Humor instável com variabilidade.
e. autoconsciência, autogerenciamento, automotivação, empatia e habilidades sociais.
2) Leia as asserções 
I Volição (do latim volitione) é o processo cognitivo pelo qual um indivíduo se decide a praticar uma ação em particular. É definida como um esforço deliberado e é uma das principais funções psicológicas humanas (sendo as outras afeto, e cognição).
 II Processos volitivos podem ser aplicados conscientemente e podem ser automatizados como hábitos no decorrer do tempo. 
A respeito dessas alternativas, assinale a opção correta.
a) As alternativas I e II são proposições verdadeiras, e a II complementa a I
b) As alternativas I e II são proposições verdadeiras, a II é justificativa da I
c) A alternativa I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
d) A alternativa I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As alternativas I e II são proposições falsas
3) Sobre as asserções assinale:
I Os líderes de uma organização devem ter a capacidade de diagnosticar e prever o comportamento das pessoas envolvidas com uma função organizadora, para conseguir o rendimento máximo das mesmas.
Isto porque,
 II Um gerente capaz de entender, rever, dirigir, modificar e controlar comportamentos é na realidade um cientista de ciências comportamentais
(A) As duas asserções são proposições verdadeiras
 (B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda completa a primeira.
(C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
(D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
(E) As duas asserções são proposições falsas.
4) Em uma organização é dever dos líderes conduzir o grupo pelo desejo de alcançar um objetivo. Podem ser definidos como necessidades, desejos ou impulsos oriundos do indivíduo e dirigidos para objetivos, que podem ser conscientes ou subconscientes, são denominados:
a. Decisão.
b. Liderança
c. Valores,
d. Crenças
e. Motivo
5)A inteligência prática envolve as competências para atividades do dia-a-dia, que permite a pessoa a viver de forma independente. Atividades que são na maioria das vezes orientadas às metas pessoais, ou seja, a atividade tem um objetivo, um propósito, já a inteligência criativa refere-se:
A) Atividade inventiva, ou a capacidade do indivíduo criar algo que não existe para sua sobrevivência, significa ter um pensamento original.
b) A criatividade que se exprime de diferentes maneiras e uma das mais importantes na etapa adulta, é a capacidade de dar as mesmas respostas perante às situações da vida.
c) Compreende a utilização de ferramentas para usar no seu ambiente. Isto significa saber lidar muito bem com todos esquemas seqüenciais, com algarismos.
d) È ter capacidade de conhecer as regras sociais, saber como os comportamentos devem ser.
e) É a capacidade de resolver problemas não necessitam de instruções e de fatores sócio-culturais. Seu funcionamento é influenciado por mecanismos biológicos.
6) Quanto a inteligência emocional pode-se afirmar:
a) Envolve conhecimentos que a pessoa adquiriu durante a vida. A pessoa é capaz de resolver problemas com base em experiências e conhecimentos existentes.
b) É influenciada pelas questões sócio-culturais e podem desenvolver-se com a idade. Podem apresentar progressos. É fruto das nossas práticas culturais. São formas de pensamentos complexos e sofisticados que a pessoa aprimorou ao longo da vida.
c) é saber lidar com suas próprias emoções e de outrem e saber orientar pensamentos e ações na vida social, envolve empatia, autoconhecimento, automotivação e autovalorização.
d) Utilizam uma capacidade intelectual geral, mas também recorrem a habilidades especializadas dependendo da tarefa.
e) Faz parte da conjuntura social que modula o humor de quem tem uma instabilidade emocional.
7) Na empresa onde administro, os funcionários onde gerencio são todos auxiliares de produção, vulgarmente chamados de "peões". Existem várias situações, onde por serem de uma classe menos favorecida, encontro dificuldade para explicar algumas coisas e até "segurar as pontas" em alguns casos. Atualmente estou com um problema, onde o chefe da produção não vai com a cara de um outro funcionário. Sinceramente eu ainda não intendi o motivo da briga, porém, cabe a mim tentar intervir de alguma forma para amenizar a situação e não deixar acarretar em algo pior. Tentei conversar com as 2 partes, mais não obtive nenhum resultado, pois por não terem muito estudo não intenderam e simplesmente falaram "não vou com a cara dele e não trabalho com ele". Eduardo Godzikowski. Comercio de Tintas Piquiri. A expressão 
de sentimentos de maneira socialmente adequada, preservando tanto os direitos/interesses do indivíduo que responde, quanto os de seu interlocutor, é denominado:
a) Passividade;
b) Agressividade;
c) Agressividade/passividade;
d) Assertividade.
e) Conectividade
8) . Existem algumas divergências na literatura ao buscarmos uma definição única. O estado interior e energia psíquica que movimenta as pessoas e que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamento é conhecido como:
a) Liderança;
b) Habilidades específicas;
c) Motivação;
d) Comportamento;
e) Inteligência.
9) Sobre as afirmações:
I A motivação no trabalho influencia a disposição que o funcionário de um hospital tem para cumprir as suas tarefas. Quanto mais motivado está, melhor vai cumprir o seu trabalho.
Por isso é 
II importante que os chefes consigam motivar os seus trabalhadores, porque assim existe a probabilidade de ocorrer um aumento na produtividade.
a. As alternativas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b. As alternativas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa da I
c. A alternativa I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. A alternativa I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. As alternativas I e II são proposições falsas.
10) Os estudos de Goleman (1995) a respeito de inteligência emocional foram fundamentados em pesquisas da área da neurologia. Na sua obra Inteligência emocional, Goleman discorre acerca da existência de duas mentes: a racional, objeto tradicional de estudo, e a emocional. Ambas são faculdades semi-independentes, que refletem o funcionamento de circuitos interligados, mas distintos do cérebro. “Os sentimentos são essenciais para o pensamento e vice-versa”. A inteligência emocional está relacionada a habilidades, tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos e conseguirem seu engajamento a objetivos de interesses comuns. Goleman, em seu livro, mapeia a inteligência emocional em cinco áreas de habilidades
relacionadas a dois tipos de inteligências: a intrapessoal e a interpessoal. Acerca dessa organização, assinale a alternativa que apresenta corretamente um tipo de inteligência e uma área de habilidade.
a. Inteligência intrapessoal é a habilidade de se entender e se formar um modelo verdadeiro e preciso de si mesmo e usá-lo de forma efetiva e construtiva. Uma habilidade a ela relacionada é o controle emocional, em que se lida com seus próprios sentimentos, adequando-os à situação.
b. Inteligência intrapessoal é a habilidade de entender o que motiva as pessoas, como trabalham e como trabalhar cooperativamente com outras pessoas. Uma habilidade relacionada a ela é a automotivação, que é a capacidade de dirigir emoções a serviço de um objetivo essencial.
c. Inteligência intrapessoal é a habilidade de entender outras pessoas, e o que as motiva é como trabalhar cooperativamente com elas. Uma habilidade a ela relacionada é a de reconhecer emoções enquanto ela ocorre.
d. Inteligência interpessoal é a habilidade de entender outras pessoas, e o que as motiva é como trabalhar cooperativamente com elas. Uma habilidade a ela relacionada é a automotivação, ou seja, dirigir as próprias emoções a serviço de um objetivo.
e. Inteligência interpessoal é a habilidade de se entender e de formar um modelo verdadeiro e preciso de si mesmo e usá-lo de forma efetiva e construtiva. Uma habilidade a ela relacionada é o controle emocional, em que se lida com seus próprios sentimentos, adequando-os à situação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais