Buscar

AV2 - POLITICAS PUBLICAS E EDUCAÇÃ1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

POLITICAS PUBLICAS E EDUCAÇÃO
1. gunta 1
/0,6
A expressão “direitos humanos” pode abarcar sentidos bastante amplos, pois comporta direitos fundamentais da pessoa humana (direitos individuais, coletivos e políticos). Assinale a afirmativa correta em relação aos princípios que norteiam a ideia geral de direitos humanos, considerados como valores universais.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Liberdade, indiferença e  solidariedade.
2. 
Omissão, fraternidade, exclusão.
3. 
Igualdade, passividade e omissão.
4. 
Liberdade, igualdade e fraternidade.
Resposta correta
5. 
Exclusão, desigualdade e indiferença.
2. Pergunta 2
/0,6
O ensino médio, com três anos de duração, é a etapa final da educação básica. Sabemos que muitos jovens abandonam a escola por uma série de motivos antes de concluir os estudos. Na tentativa de reverter essa situação, o ensino médio ganhou o status de ensino obrigatório e gratuito, junto com a educação infantil e o ensino fundamental, conforme já estudamos. O art. 35 da LDB afirma que o ensino médio tem finalidades, que podem ser caracterizadas. Desse modo, marque a alternativa abaixo que de forma correta retrata uma das finalidades descritas no art. 35.
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta:
A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de algumas disciplinas. 
2. 
Serão excluídas a filosofia e a sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio.
3. 
A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, mesmo que não seja capaz de se adaptar com flexibilidade às novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores. 
4. 
O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação estética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
5. 
A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos. 
Resposta correta
3. Pergunta 3
/0,6
No Art. 206 foram estabelecidos – oito princípios que devem nortear o ensino no Brasil de acordo com a Constituição. Marque a alternativa correta que retrata um desses princípios.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Garantia de padrão de qualidade do ensino religioso. 
2. 
Piso salarial profissional internacional para os profissionais da educação escolar pública.
3. 
Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
Resposta correta
4. 
Valorização dos profissionais da educação superior.
5. 
Gestão democrática do ensino privado, na forma da lei.
4. Pergunta 4
/0,6
Autores assumem uma postura crítica, interpretando a globalização como uma saída encontrada para a crise do capitalismo e para a constituição de uma nova ordem econômica mundial. Dentre as principais consequências econômicas, políticas e sociais da globalização, marque a alternativa incorreta que retrata as consequências da globalização.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Demissões, desemprego, subemprego. 
2. 
Automação, informatização e terceirização da produção. 
3. 
Implementação de programas de qualidade total e produtividade (processos de reengenharia em vista de maior racionalidade econômica).
4. 
Produtos, capitais e tecnologias sem identidade nacional.
5. 
Recessão, emprego estrutural, exclusão e crise social.
Resposta correta
5. Pergunta 5
/0,6
O art. 14 recomenda que os sistemas de ensino definam normas para a gestão democrática das escolas públicas de educação básica. De acordo com os princípios propostos é correto afirmar:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Participação das comunidades escolar.
2. 
Participação de órgãos internacionais.
3. 
Participação dos docentes na elaboração do projeto pedagógico da escola.
Resposta correta
4. 
Participação de ongs nacionais e internacionais.
5. 
Participação exclusivamente da família por questões sociais de interação.
6. Pergunta 6
/0,6
“As normas relativas aos currículos da educação básica foram aperfeiçoadas por uma série de emendas legislativas introduzidas na LDB durante os governos do presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff.”(Livro-texto, p. 51)
Dentre os conteúdos abaixo, apenas um não foi determinado pelo presidente Lula e pela presidente Dilma no seu governo, assinale-o.
Ocultar opções de resposta 
1. 
A partir da 5° série do ensino fundamental, será introduzido o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, escolhida livremente pela comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição de ensino.
2. 
O ensino da história do Brasil destacará as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente da matriz indígena.
Resposta correta
3. 
De modo geral, os currículos devem abranger o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
4. 
As artes visuais, a dança, a música e o teatro constituirão o componente curricular do ensino da arte.
5. 
A exibição de filmes nacionais deve ser integrada à proposta pedagógica das escolas como componente curricular complementar, sendo obrigatória a exibição por, no mínimo, 2 horas mensais.
7. Pergunta 7
/0,6
Foi no governo de um dos presidentes do Brasil, que o governo conseguiu a reeleição para presidente. Escolha a sentença que cita o presidente em que foi feito esta ação.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Governo de Dilma;
2. 
Governo de FHC;
Resposta correta
3. 
Governo de Bolsonaro;
4. 
Governo de Collor;
5. Incorreta: 
Governo de Lula;
8. Pergunta 8
/0,6
O Art. 19 da LDB/96 esclarece que as instituições de ensino ______________ são aquelas criadas ou incorporadas, mantidas ou ________________ pelo Poder Público; as instituições _________________ são aquelas mantidas e administradas por pessoas _______________ (indivíduos) ou jurídicas (______________) de direito privado. 
Assinale a sequência que completa a frase em seu sentido CORRETO, de acordo com a legislação vigente.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Sociais/administradas/privadas/bem-intencionadas/empresas.
2. 
Públicas/organizadas/particulares/físicas/negócios.
3. 
Públicas/administradas/privadas/físicas/empresas.
Resposta correta
4. 
Comunitárias/sequenciadas/confessionais/religiosas/instituições.
5. 
Particulares/gerenciadas/públicas/abastadas/empresas.
9. Pergunta 9
/0,6
O art. 11 da LDB define as atribuições dos municípios no sistema federativo de ensino. Escolha a sentença correta que retrata as atribuições correspondentes:
Mostrar opções de resposta 
10. Pergunta 10
/0,6
Em 1995, ao assumir seu primeiro mandato presidencial, FHC anunciou como meta prioritária de seu governo a melhoria da qualidade da educação, especialmente do ensino fundamental, e o acesso ao ensino público para todas as crianças em idade escolar. O programa Acorda Brasil: Está na Hora da Escola, apresentado por FHC, baseia-se em cinco pontos. Sobre esses pontos, marque a alternativa que apresenta um desses pontos descritos de forma correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Melhoria da qualidade de alguns livros didáticos.
2. Incorreta:
Reforma curricular (estabelecimento de Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN – e BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e Avaliação das escolas.
3. 
Avaliação das escolas confessionais. 
4. 
Formação de professores por meio da educação a distância.
Resposta correta
5. 
Redistribuição de verbas diretamente para as escolas.
Ajuda para a página atual

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais