A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Técnicas de Pesquisa em Geografia

Pré-visualização | Página 1 de 6

Questão 1/10 - Técnicas de Pesquisa em Geografia
Leia a citação:
“A análise de redes sociais difere das formas convencionais de abordagem porque não centra atenção nos indivíduos e seus atributos, mas sim na possibilidade de existência de laços entre eles”.
Após essa avaliação, caso você queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATOS, R.; BRAGA, F. Redes sociais, redes territoriais e migrações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 14., 2004, Caxambú. Anais... Belo Horizonte: ABEP, 2004. p. 8.  http://www.abep.org.br/~abeporgb/publicacoes/index.php/anais/article/viewFile/1289/1253. Acesso em: 26 mar. 2020.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base Redes Sociais, redes territoriais e migrações sobre a relação entre os métodos de análise de rede social e os movimentos migratórios, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Os métodos de análise de redes sociais não abordam os movimentos migratórios, pois avaliam as características estáticas da sociedade.
	
	B
	Os métodos de análise de redes sociais não evidenciam aspectos de conexão.
	
	C
	Os métodos de análise de redes sociais possibilitam evidenciar a contribuição que as migrações fornecem no âmbito econômico e demográfico.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “Os métodos de análise de redes sociais permitem imprimir novas abordagens diante dos movimentos migratórios, tendo em vista que as características estruturais dos fluxos podem mostrar, com maior clareza, a contribuição econômico-demográfica das migrações na expansão dos centros urbanos brasileiros, bem como revelar algumas das conexões que dão formato a rede urbana atual” (texto-base, p. 8).
	
	D
	O formato da rede urbana atual não está associado aos métodos de análise das redes sociais.
	
	E
	Os métodos de análise das redes sociais são verificados por meio estatísticos oferecidos pelas grandes empresas de software e de tecnologia da informação.
Questão 2/10 - Técnicas de Pesquisa em Geografia
Leia o fragmento de texto:
“Um aspecto essencial da análise de redes sociais (ARS) é a natureza das informações a serem trabalhadas.”
Após essa avaliação, caso você queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATOS, R.; BRAGA, F. Redes sociais, redes territoriais e migrações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 14., 2004, Caxambú. Anais... Belo Horizonte: ABEP, 2004. p. 8.  http://www.abep.org.br/~abeporgb/publicacoes/index.php/anais/article/viewFile/1289/1253. Acesso em: 26 mar. 2020.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Redes sociais, redes territoriais e migrações sobre a relação dos dados relacionais com a análise de redes sociais, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	A localidades da rede são os atores, enquanto os laços são dados pelos fluxos migratórios.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: "Um aspecto essencial da análise de redes sociais (ARS) é a natureza das informações a serem trabalhadas. Os dados relacionais são mais adequados do que dados de atributos, pois pressupõem a existência de pelo menos um par ordenando de atores que possuam uma relação qualquer. Neste estudo, as localidades da rede serão os atores, enquanto os laços serão dados pelos fluxos migratórios. Para representar esse tipo de dado a ARS se utiliza, entre outros recursos metodológicos, da álgebra de matrizes. As matrizes de origem/destino que representam a migração entre um conjunto de municípios podem ser utilizadas como fonte de dados para a ARS, pois permitem ao pesquisador trabalhar com uma série de medidas que descrevam aspectos estruturais da distribuição dos dados [...]" (texto-base, p. 8).
	
	B
	Os dados de atributos são mais adequados do que os dados relacionais porque pressupõem a existência de pelo menos um par ordenando de atores que tenham uma relação qualquer.
	
	C
	Para representar esse tipo de dado a ARS recusa-se a utilização de recursos metodológicos como álgebra de matrizes.
	
	D
	A natureza das informações tem importância secundária para a metodologia de análise de redes sociais.
	
	E
	Os atributos com mais alto grau de confiabilidade são os dados de migrações, uma vez que elas sempre estão registradas nos sistemas.
Questão 3/10 - Técnicas de Pesquisa em Geografia
Leia o fragmento de texto:
“A pesquisa qualitativa responde a questões muito particulares. Ela se preocupa [...] com um nível de realidade que não pode ser quantificado”.  
Após essa avaliação caso você queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHIAPETTI, R. J. N. Pesquisa de campo qualitativa: uma vivência em geografia humanista. GeoTextos, Salvador, v. 6, n. 2, p. 139-162, dez. 2010. p. 144. https://portalseer.ufba.br/index.php/geotextos/article/view/4834. Acesso em: 26 mar. 2020.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Pesquisa de campo qualitativa: uma vivência em geografia humanista sobre a coleta de dados em campo, na pesquisa qualitativa, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Para buscar maior compreensão dos fenômenos, o pesquisador deve coletar dados do entorno de sua área de estudo apenas.
	
	B
	A coleta de dados em campo na pesquisa qualitativa deve ser feita pelo próprio pesquisador.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “Uma característica importante das pesquisas qualitativas é que são exploratórias, ou seja, incentivam os sujeitos a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Elas fazem emergir aspectos subjetivos dos sujeitos e atingem motivações não explícitas ou, mesmo, conscientes, de maneira espontânea. Devem ser usadas quando buscamos percepção e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para interpretação. Por isso, a coleta das informações, nesse tipo de pesquisa, deve ser feita diretamente pelo pesquisador no local dos levantamentos, para que ele tenha maior compreensão dos fenômenos que quer estudar, ou seja, é o próprio pesquisador que deve fazer a pesquisa de campo” (texto-base, p. 144-145).
	
	C
	A coleta de dados em campo na pesquisa qualitativa deve ser feita por meio de serviço terceirizado, cabendo ao pesquisador a análise e interpretação dos dados.
	
	D
	O pesquisador deve deixar de lado a experiência e a apropriação do conhecimento ao realizar uma pesquisa qualitativa, pois ele precisa ser imparcial.
	
	E
	O reconhecimento do objeto na pesquisa qualitativa deve desconsiderar o pesquisador como parte da sociedade e levar em consideração a objetividade da pesquisa.
Questão 4/10 - Técnicas de Pesquisa em Geografia
Leia o fragmento de texto:
“O tamanho da rede refere-se à quantidade de atores e também aos possíveis laços que ela comporta. Em uma rede com dados direcionados, o número de pares ordenados pode ser calculado pela equação: 
N = K . (K - 1)  
Onde:
N – Número de pares ordenados.
K – Número de atores na rede”.
Após essa avaliação, caso você queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATOS, R.; BRAGA, F. Redes sociais, redes territoriais e migrações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 14., 2004, Caxambú. Anais... Belo Horizonte: ABEP, 2004. p. 9.  http://www.abep.org.br/~abeporgb/publicacoes/index.php/anais/article/viewFile/1289/1253. Acesso em: 26 mar. 2020.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Redes Sociais, redes territoriais e migrações sobre o conceito de densidade nos estudos de redes geográficas, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	A densidade integra o grupo de medidas de centralização, que identificam atores que possuem posições estratégicas em função do estabelecimento de um grande número de relações ou então de relações privilegiadas com outros.
	
	B
	A densidade considera a razão entre o número de laços presentes e os laços possíveis na matriz.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “Duas [...] medidas serão apresentadas a seguir: A densidade e o Grau de Centralidade. Tais medidas [...] integram dois grupos: a densidade faz parte das propriedades