Buscar

Técnicas de Pesquisa em Geografia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Técnicas de Pesquisa em Geografia
Leia a citação:
“A análise de redes sociais difere das formas convencionais de abordagem porque não centra atenção nos indivíduos e seus atributos, mas sim na possibilidade de existência de laços entre eles”.
Após essa avaliação, caso você queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATOS, R.; BRAGA, F. Redes sociais, redes territoriais e migrações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 14., 2004, Caxambú. Anais... Belo Horizonte: ABEP, 2004. p. 8.  http://www.abep.org.br/~abeporgb/publicacoes/index.php/anais/article/viewFile/1289/1253. Acesso em: 26 mar. 2020.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base Redes Sociais, redes territoriais e migrações sobre a relação entre os métodos de análise de rede social e os movimentos migratórios, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Os métodos de análise de redes sociais não abordam os movimentos migratórios, pois avaliam as características estáticas da sociedade.
	
	B
	Os métodos de análise de redes sociais não evidenciam aspectos de conexão.
	
	C
	Os métodos de análise de redes sociais possibilitam evidenciar a contribuição que as migrações fornecem no âmbito econômico e demográfico.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “Os métodos de análise de redes sociais permitem imprimir novas abordagens diante dos movimentos migratórios, tendo em vista que as características estruturais dos fluxos podem mostrar, com maior clareza, a contribuição econômico-demográfica das migrações na expansão dos centros urbanos brasileiros, bem como revelar algumas das conexões que dão formato a rede urbana atual” (texto-base, p. 8).
	
	D
	O formato da rede urbana atual não está associado aos métodos de análise das redes sociais.
	
	E
	Os métodos de análise das redes sociais são verificados por meio estatísticos oferecidos pelas grandes empresas de software e de tecnologia da informação.
Questão 2/10 - Técnicas de Pesquisa em Geografia
Leia o fragmento de texto:
“Um aspecto essencial da análise de redes sociais (ARS) é a natureza das informações a serem trabalhadas.”
Após essa avaliação, caso você queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATOS, R.; BRAGA, F. Redes sociais, redes territoriais e migrações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 14., 2004, Caxambú. Anais... Belo Horizonte: ABEP, 2004. p. 8.  http://www.abep.org.br/~abeporgb/publicacoes/index.php/anais/article/viewFile/1289/1253. Acesso em: 26 mar. 2020.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Redes sociais, redes territoriais e migrações sobre a relação dos dados relacionais com a análise de redes sociais, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	A localidades da rede são os atores, enquanto os laços são dados pelos fluxos migratórios.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: "Um aspecto essencial da análise de redes sociais (ARS) é a natureza das informações a serem trabalhadas. Os dados relacionais são mais adequados do que dados de atributos, pois pressupõem a existência de pelo menos um par ordenando de atores que possuam uma relação qualquer. Neste estudo, as localidades da rede serão os atores, enquanto os laços serão dados pelos fluxos migratórios. Para representar esse tipo de dado a ARS se utiliza, entre outros recursos metodológicos, da álgebra de matrizes. As matrizes de origem/destino que representam a migração entre um conjunto de municípios podem ser utilizadas como fonte de dados para a ARS, pois permitem ao pesquisador trabalhar com uma série de medidas que descrevam aspectos estruturais da distribuição dos dados [...]" (texto-base, p. 8).
	
	B
	Os dados de atributos são mais adequados do que os dados relacionais porque pressupõem a existência de pelo menos um par ordenando de atores que tenham uma relação qualquer.
	
	C
	Para representar esse tipo de dado a ARS recusa-se a utilização de recursos metodológicos como álgebra de matrizes.
	
	D
	A natureza das informações tem importância secundária para a metodologia de análise de redes sociais.
	
	E
	Os atributos com mais alto grau de confiabilidade são os dados de migrações, uma vez que elas sempre estão registradas nos sistemas.
Questão 3/10 - Técnicas de Pesquisa em Geografia
Leia o fragmento de texto:
“A pesquisa qualitativa responde a questões muito particulares. Ela se preocupa [...] com um nível de realidade que não pode ser quantificado”.  
Após essa avaliação caso você queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHIAPETTI, R. J. N. Pesquisa de campo qualitativa: uma vivência em geografia humanista. GeoTextos, Salvador, v. 6, n. 2, p. 139-162, dez. 2010. p. 144. https://portalseer.ufba.br/index.php/geotextos/article/view/4834. Acesso em: 26 mar. 2020.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Pesquisa de campo qualitativa: uma vivência em geografia humanista sobre a coleta de dados em campo, na pesquisa qualitativa, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Para buscar maior compreensão dos fenômenos, o pesquisador deve coletar dados do entorno de sua área de estudo apenas.
	
	B
	A coleta de dados em campo na pesquisa qualitativa deve ser feita pelo próprio pesquisador.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “Uma característica importante das pesquisas qualitativas é que são exploratórias, ou seja, incentivam os sujeitos a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Elas fazem emergir aspectos subjetivos dos sujeitos e atingem motivações não explícitas ou, mesmo, conscientes, de maneira espontânea. Devem ser usadas quando buscamos percepção e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para interpretação. Por isso, a coleta das informações, nesse tipo de pesquisa, deve ser feita diretamente pelo pesquisador no local dos levantamentos, para que ele tenha maior compreensão dos fenômenos que quer estudar, ou seja, é o próprio pesquisador que deve fazer a pesquisa de campo” (texto-base, p. 144-145).
	
	C
	A coleta de dados em campo na pesquisa qualitativa deve ser feita por meio de serviço terceirizado, cabendo ao pesquisador a análise e interpretação dos dados.
	
	D
	O pesquisador deve deixar de lado a experiência e a apropriação do conhecimento ao realizar uma pesquisa qualitativa, pois ele precisa ser imparcial.
	
	E
	O reconhecimento do objeto na pesquisa qualitativa deve desconsiderar o pesquisador como parte da sociedade e levar em consideração a objetividade da pesquisa.
Questão 4/10 - Técnicas de Pesquisa em Geografia
Leia o fragmento de texto:
“O tamanho da rede refere-se à quantidade de atores e também aos possíveis laços que ela comporta. Em uma rede com dados direcionados, o número de pares ordenados pode ser calculado pela equação: 
N = K . (K - 1)  
Onde:
N – Número de pares ordenados.
K – Número de atores na rede”.
Após essa avaliação, caso você queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATOS, R.; BRAGA, F. Redes sociais, redes territoriais e migrações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 14., 2004, Caxambú. Anais... Belo Horizonte: ABEP, 2004. p. 9.  http://www.abep.org.br/~abeporgb/publicacoes/index.php/anais/article/viewFile/1289/1253. Acesso em: 26 mar. 2020.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Redes Sociais, redes territoriais e migrações sobre o conceito de densidade nos estudos de redes geográficas, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	A densidade integra o grupo de medidas de centralização, que identificam atores que possuem posições estratégicas em função do estabelecimento de um grande número de relações ou então de relações privilegiadas com outros.
	
	B
	A densidade considera a razão entre o número de laços presentes e os laços possíveis na matriz.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “Duas [...] medidas serão apresentadas a seguir: A densidade e o Grau de Centralidade. Tais medidas [...] integram dois grupos: a densidade faz parte das propriedades
básicas de rede, que se referem às relações entre a quantidade de laços e tamanho da rede. O grau de centralidade incorpora as medidas de centralização, que identificam atores que possuem posições estratégicas em função do estabelecimento de um grande número de relações ou então de relações privilegiadas com outros. [...] A densidade é calculada a partir da razão entre o número de laços presentes e os laços possíveis na matriz, e demonstra o nível de conexões existentes, bem como a integração total da rede” (texto-base, p. 9).
	
	C
	A densidade não demonstra o nível de conexões existentes, tampouco a integração total da rede, por se tratar de uma propriedade básica.
	
	D
	A densidade também pode ser denominada grau de centralidade, estando incluída em um grupo de medidas de centralização.
	
	E
	Entre as propriedades básicas da rede, desconsidera-se a densidade.
Questão 5/10 - Técnicas de Pesquisa em Geografia
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“As redes sociais são fundamentalmente o meio pelo qual os sistemas migratórios se processam. As analises devem considerar o migrante não somente por seus atributos pessoais ou intenções individuais, mas sim como uma entidade dotada de relações que se conecta a outros conjuntos definidos por laços de parentesco, amizade, conhecimento, trabalho”.
Após essa avaliação, caso você queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATOS, R.; BRAGA, F. Redes sociais, redes territoriais e migrações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 14., 2004, Caxambú. Anais... Belo Horizonte: ABEP, 2004. p. 4.  http://www.abep.org.br/~abeporgb/publicacoes/index.php/anais/article/viewFile/1289/1253. Acesso em: 26 mar. 2020.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Redes sociais, redes territoriais e migrações sobre fluxos migratórios e redes, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Os fluxos migratórios estão relacionados com o estudo de redes urbanas: o migrante leva consigo suas características.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: "Nos estudos sobre redes urbanas, fica evidente a relação estrita entre a aglomeração populacional e a existência de fatores econômicos diversos, que fazem aumentar a centralidade dos pontos mais dinâmicos, tornando-os pólos de atração para diversos fluxos que constroem a força das redes. Dentre esses fluxos as migrações internas tem especial importância, devido à capacidade do imigrante de levar consigo uma série de elementos indispensáveis à expansão dos centros urbanos como força de trabalho, conhecimento, capital, consumo etc." (texto-base , p. 4).
	
	B
	Os fluxos migratórios geram muitos conflitos e problemas relacionados à perda da identidade cultural da população local.
	
	C
	Os fluxos migratórios dificultam o desenvolvimento dos aspectos culturais e sociais.
	
	D
	As migrações promovem o surgimento e expansão das redes informacionais e portanto devem ser incentivadas.
	
	E
	As migrações ocorrem principalmente pela necessidade de mão de obra de alguns países com deficit populacional.
Questão 6/10 - Técnicas de Pesquisa em Geografia
Leia a citação: 
“[...] torna-se pertinente introduzir determinados dados que qualifiquem melhor os fluxos migratórios, em especial aqueles capazes de impactar as estruturas de relações da rede, inclusive apontando tendências e novos padrões nas articulações entre população e espaço”.
Após essa avaliação, caso você queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATOS, R.; BRAGA, F. Redes sociais, redes territoriais e migrações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 14., 2004, Caxambú. Anais... Belo Horizonte: ABEP, 2004. p. 4.  http://www.abep.org.br/~abeporgb/publicacoes/index.php/anais/article/viewFile/1289/1253. Acesso em: 26 mar. 2020.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base Redes sociais, redes territoriais e migrações sobre o conceito de redes, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O conceito redes possibilita evidenciar os centros urbanos no território mediante o cálculo da densidade e os fluxos migratórios permanentes.
	
	B
	O conceito de redes é pertinente para implantação de softwares de mapeamento e controle de tráfego.
	
	C
	O conceito de redes não está ligado à articulação, mas às características pontuais dos locais.
	
	D
	O estudo das redes demonstra a articulação entre seus usuários e permite o contato virtual com pessoas ao redor do mundo.
	
	E
	O conceito de redes permite compreender aspectos organizacionais de centros urbanos.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “O conceito de redes vem se tornando um caminho analítico para a compreensão de certos aspectos da organização dos centros urbanos e da forma como estes se articulam no território” (texto-base, p. 3).
Questão 7/10 - Técnicas de Pesquisa em Geografia
Atente para o fragmento de texto: 
“As medidas de centralidade geralmente associam-se a ideia de distribuição de poder dentro da rede, considerando que o poder é uma característica que emerge de relações”.
Após essa avaliação, caso você queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATOS, R.; BRAGA, F. Redes sociais, redes territoriais e migrações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 14., 2004, Caxambú. Anais... Belo Horizonte: ABEP, 2004. p. 4.  http://www.abep.org.br/~abeporgb/publicacoes/index.php/anais/article/viewFile/1289/1253. Acesso em: 26 mar. 2020.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Redes sociais, redes territoriais e migrações sobre o grau de centralidade como medida que descreve aspectos estruturais da distribuição de dados em estudos de redes geográficas, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	O grau de centralidade considera a razão entre o número de laços presentes e os laços possíveis na matriz.
	
	B
	O grau de centralidade integra o grupo de propriedades básicas da rede, que identificam atores que têm posições estratégicas em função do estabelecimento de um grande número de relações.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “Duas destas medidas serão apresentadas a seguir: A densidade e o Grau de Centralidade. Tais medidas [...] integram dois grupos: a densidade faz parte das propriedades básicas de rede que se referem às relações entre a quantidade de laços e tamanho da rede. O grau de centralidade incorpora as medidas de centralização, que identificam atores que possuem posições estratégicas em função do estabelecimento de um grande número de relações ou então de relações privilegiadas com outros. [...] Em dados direcionados, esta medida calcula a centralidade para os fluxos de entrada e saída” (texto-base, p. 9, 10).
	
	C
	Entre as medidas de centralização, o grau de centralidade calcula o número de atores com os quais um ator-fonte tem vínculos diretos.
	
	D
	O grau de centralidade não leva em conta os fluxos de entrada e saída em estudos de redes geográficas.
	
	E
	O grau de centralidade integra o grupo de propriedades básicas da rede, mas não leva em consideração os fluxos de entrada e saída em estudos sobre redes.
Questão 8/10 - Técnicas de Pesquisa em Geografia
Leia a citação:
“A existência de muitos vínculos pode tornar o ator cada vez menos dependente de outros, possibilitando o acesso a um maior conjunto de recursos da rede. Por outro lado à existência de um grande número de conexões também capacita ao ator intermediar relações entre outros, conferindo a este posição estratégica [...]”.
Após essa avaliação, caso você queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATOS, R.; BRAGA, F. Redes sociais, redes territoriais e migrações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 14., 2004, Caxambú. Anais... Belo Horizonte: ABEP, 2004. p. 9.  http://www.abep.org.br/~abeporgb/publicacoes/index.php/anais/article/viewFile/1289/1253. Acesso em: 26 mar. 2020.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base Redes sociais, redes territoriais e migrações, entre as medidas que descrevem aspectos estruturais
da distribuição de dados em estudos de redes, pode-se citar a densidade e o grau de centralidade; sobre isso, é afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	A principal propriedade básica das redes é o grau de centralidade.
	
	B
	Do grupo de propriedades básicas da rede, podemos citar o grau de desenvolvimento e o adensamento migratório.
	
	C
	O grau de centralidade incorpora o grupo de medidas de centralização, que estabelece relação entre quantidade de laços e tamanho das redes.
	
	D
	A densidade faz parte do grupo de propriedades básicas da rede.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “Duas dessas medidas serão apresentadas a seguir: A densidade e o Grau de Centralidade. Tais medidas [...] integram dois grupos: a densidade faz parte das propriedades básicas de rede que se referem às relações entre a quantidade de laços e tamanho da rede. O grau de centralidade incorpora as medidas de centralização, que identificam atores que possuem posições estratégicas em função do estabelecimento de um grande número de relações ou então de relações privilegiadas com outros” (texto-base, p. 9).
	
	E
	O grau de centralidade das dinâmicas migratórias é o responsável pela criação de laços possíveis dentro da rede.
Questão 9/10 - Técnicas de Pesquisa em Geografia
Leia o fragmento de texto: 
“[...] a pesquisa de campo é [...] a escolha de uma área para aplicar a teoria da pesquisa”.
Após essa avaliação caso você queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHIAPETTI, R. J. N. Pesquisa de campo qualitativa: uma vivência em geografia humanista. GeoTextos, Salvador, v. 6, n. 2, p. 139-162, dez. 2010. p. 144. https://portalseer.ufba.br/index.php/geotextos/article/view/4834. Acesso em: 26 mar. 2020.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Pesquisa de campo qualitativa: uma vivência em geografia humanista sobre a coleta de dados em campo na pesquisa qualitativa, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	A coleta de dados em campo na pesquisa qualitativa deve ser feita por meio de serviço terceirizado.
	
	B
	A pesquisa em campo não é uma técnica necessariamente in loco.
	
	C
	Buscando a maior compreensão dos fenômenos, o pesquisador deve restringir a coleta de dados ao entorno de sua área de estudo.
	
	D
	A coleta de dados de campo em uma pesquisa demanda a presença do próprio pesquisador.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “Uma característica importante das pesquisas qualitativas é que são exploratórias, ou seja, incentivam os sujeitos a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Elas fazem emergir aspectos subjetivos dos sujeitos e atingem motivações não explícitas ou, mesmo, conscientes, de maneira espontânea. Devem ser usadas quando buscamos percepção e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para interpretação. Por isso, a coleta das informações, nesse tipo de pesquisa, deve ser feita diretamente pelo pesquisador no local dos levantamentos, para que ele tenha maior compreensão dos fenômenos que quer estudar, ou seja, é o próprio pesquisador que deve fazer a pesquisa de campo” (texto-base, p. 144-145). Ainda: “[...] a pesquisa de campo é ‘o recorte que o pesquisador faz em termos de espaço, representando uma realidade empírica a ser estudada a partir das concepções teóricas que fundamentam o objeto da investigação’. Isto é o mesmo que dizer: é a escolha de uma área para aplicar a teoria da pesquisa. [...] ‘a pesquisa de campo consiste na observação dos fatos tal como ocorrem espontaneamente, na coleta de dados e no registro de variáveis presumivelmente relevantes para ulteriores análises’. Em campo, podemos estabelecer relações constantes entre determinadas condições e determinados eventos observados” (texto-base, p. 145).
	
	E
	A pesquisa em campo consiste na observação dos dados, independentemente da forma de coleta.
Questão 10/10 - Técnicas de Pesquisa em Geografia
Leia a citação: 
“Segundo Ruiz [...], ‘a pesquisa de campo consiste na observação dos fatos tal como ocorrem espontaneamente, na coleta de dados e no registro de variáveis presumivelmente relevantes para ulteriores análises’”.
Após essa avaliação caso você queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHIAPETTI, R. J. N. Pesquisa de campo qualitativa: uma vivência em geografia humanista. GeoTextos, Salvador, v. 6, n. 2, p. 139-162, dez. 2010. p. 144. https://portalseer.ufba.br/index.php/geotextos/article/view/4834. Acesso em: 26 mar. 2020.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base Pesquisa de campo qualitativa: uma vivência em geografia humanista sobre a pesquisa em campo, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O trabalho em campo serve apenas para averiguar as teorias; por isso, não é necessária a coleta de dados em campo.
	
	B
	O trabalho em campo é um instrumento de pesquisa, mas não é um método de investigação.
	
	C
	Na pesquisa em campo, é possível observar tão somente o funcionamento do sistema.
	
	D
	A pesquisa em campo consiste na observação dos fenômenos e não necessita dos dados, pois é baseada em percepção.
	
	E
	A pesquisa em campo representa o recorte espacial.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com texto-base: “a pesquisa em campo é ‘o recorte que o pesquisador faz em termos de espaço, representando uma realidade empírica a ser estudada a partir das concepções teóricas que fundamentam o objeto da investigação’. Isto é o mesmo que dizer: é a escolha de uma área para aplicar a teoria da pesquisa. [...] ‘a pesquisa de campo consiste na observação dos fatos tal como ocorrem espontaneamente, na coleta de dados e no registro de variáveis presumivelmente relevantes para ulteriores análises’. Em campo, podemos estabelecer relações constantes entre determinadas condições e determinados eventos observados” (texto-base, p. 145).
Questão 10/10 - Técnicas de Pesquisa em Geografia
Leia o trecho de texto: 
“É de se esperar que as localidades que polarizam a rede urbana de um país de grande extensão como o Brasil podem ser identificadas, então, a partir da concentração populacional, aliada à expressividade regional da sua população urbana”.
Após essa avaliação, caso você queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATOS, R.; BRAGA, F. Redes sociais, redes territoriais e migrações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 14., 2004, Caxambú. Anais... Belo Horizonte: ABEP, 2004. p. 6. http://www.abep.org.br/~abeporgb/publicacoes/index.php/anais/article/viewFile/1289/1253. Acesso em: 26 mar. 2020.
De acordo com a citação e com os conteúdos presentes no texto-base Redes sociais, redes territoriais e migrações sobre o estudo de redes urbanas, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Os estudos de redes urbanas não apontam uma relação evidente entre aglomerações populacionais e fatores econômicos.
	
	B
	De acordo com estudos de redes urbanas, fatores econômicos podem resultar em polos atrativos para migrações.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “Nos estudos sobre redes urbanas, fica evidente a relação estrita entre a aglomeração populacional e a existência de fatores econômicos diversos, que fazem aumentar a centralidade dos pontos mais dinâmicos, tornando-os polos de atração para diversos fluxos que constroem a força das redes. Dentre esses fluxos as migrações internas têm especial importância, devido à capacidade do imigrante de levar consigo uma série de elementos indispensáveis à expansão dos centros urbanos como força de trabalho, conhecimento, capital, consumo etc. [...]” (texto-base, p. 5).
	
	C
	Sob a perspectiva das redes urbanas, o migrante apresenta contribuições negativas para a formação de centros urbanos, tendo em vista que difere das particularidades locais.
	
	D
	Os migrantes representam uma pequena parcela da população urbana, sendo ainda os principais atores das população rural.
	
	E
	As redes migratórias são uma espécie de rede social em que o papel das relações de pare
Questão 1/10 - Técnicas de Pesquisa em Geografia
Leia o fragmento de texto:
“Então... navegamos... no sentido de fluir... (como no movimento contínuo da corrente de um rio), de conduzir a pesquisa de campo... de pesquisar em locais situados nas margens ao longo do rio das Contas, no município de Itacaré”.
Após essa avaliação caso você queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHIAPETTI, Rita Jaqueline Nogueira. Pesquisa de campo qualitativa: uma vivência em geografia humanista. GeoTextos, Salvador, v. 6, n. 2, p. 139-162, 2010. p. 150.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Pesquisa de campo qualitativa: uma vivência em geografia humanista, assinale a alternativa que apresenta corretamente qual foi o primeiro procedimento realizado pelos pesquisadores no Rio das Contas para obter êxito na pesquisa:
Nota: 0.0
	
	A
	Fazer um mapeamento geomorfológico para identificar o curso do rio.
	
	B
	Realizar uma aproximação com as pessoas do local para fazer as entrevistas.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: "[...] [Na] visão de Minayo [...], para obtermos êxito na pesquisa de campo, primeiramente, 'devemos buscar uma aproximação com as pessoas da área selecionada para o estudo'” (texto-base, p. 152).
	
	C
	Observar a comunidade a distância e enviar as entrevistas pelo correio.
	
	D
	Conferir os dados da entrevista estruturada.
	
	E
	Partir para as perguntas sobre a relação com o ambiente, uma vez que os dados pessoais não foram relevantes para pesquisa.
Questão 2/10 - Técnicas de Pesquisa em Geografia
Atente para a citação:
“O grau de centralidade incorpora as medidas de centralização, que identificam atores que possuem posições estratégicas em função do estabelecimento de um grande número de relações ou então de relações privilegiadas com outros".
Após essa avaliação, caso você queira ler o texto na íntegra ele está disponível em: MATOS, Ralfo; BRAGA, Fernando. Redes sociais, redes territoriais e migrações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 14., 2004 Caxambú. Anais... Belo Horizonte: ABED, 2004. p. 8.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base Redes sociais, redes territoriais e migrações, relacione os conceito às suas respectivas características:
1. Tamanho
2. Densidade
( ) Razão entre o número de laços presentes e os laços possíveis na matriz.
( ) Refere-se a quantidade de atores e também aos possíveis laços que ela comporta.
( ) As opções de destino para os fluxos migratórios são diversas mesmo considerando somente as localidades mais dinâmicas do território.
( ) Demonstra o nível de conexões existentes, bem como a integração total da rede.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	1 – 1 – 2 – 2
	
	B
	1 – 2 – 2 – 1
	
	C
	2 – 1 – 2 – 1
	
	D
	2 – 2 – 1 – 1
	
	E
	2 – 1 – 1 – 2
A sequência correta é: 2 – 1 – 1 – 2.  De acordo com o  texto-base: "[1] O tamanho da rede refere-se à quantidade de atores e também aos possíveis laços que ela comporta. [...] A rede de localidades centrais aqui examinada, compunha-se de 157 pontos em 1980 e 165 em 2000. Em 1980 havia 24.492 laços diretos possíveis entre as localidades dados pela migração interna, e em 2000 esse número cresce para 27.060. Tendo em consideração a extensão territorial do país, esses valores expressam o grande potencial de conexões que uma rede urbana tão ampla pode gerar. As opções de destino para os fluxos migratórios são diversas mesmo considerando somente as localidades mais dinâmicas do território. A [2] densidade é calculada a partir da razão entre o número de laços presentes e os laços possíveis na matriz, e demonstra o nível de conexões existentes, bem como a integração total da rede. (texto-base, p. 9).
Questão 3/10 - Técnicas de Pesquisa em Geografia
Leia o trecho de texto:
“A existência de muitos vínculos pode tornar o ator cada vez menos dependente de outros, possibilitando o acesso a um maior conjunto de recursos da rede”.
Após essa avaliação, caso você queira ler o texto na íntegra ele está disponível em: MATOS, Ralfo; BRAGA, Fernando. Redes sociais, redes territoriais e migrações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 14., 2004 Caxambú. Anais... Belo Horizonte: ABED, 2004. p. 10.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do texto-base Redes sociais, redes territoriais e migrações sobre as medidas de centralidade de uma rede, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	As medidas de centralidade estão vinculadasà distribuição de poder dentro da rede, e este poder é proveniente das relações.
Esta é a alternativa correta. De acordo com texto-base: “As medidas de centralidade geralmente associam-se a ideia de distribuição de poder dentro da rede, considerando que o poder é uma característica que emerge de relações. Atores não possuem poder individualmente, mas esse é resultado da capacidade de dominar ou influenciar outros. [...] grau de centralidade, que calcula o número de atores com os quais um ator-fonte possui vínculos diretos” (texto-base, p. 10).
	
	B
	O grau de centralidade é um cálculo que leva em conta o número de atores que têm vínculos indiretos.
	
	C
	O grau de centralidade está incorporado nas medidas de centralização, não sendo incorporado aos estudos de análises de redes sociais.
	
	D
	Em dados direcionados, essa medida calcula a centralidade somente para os fluxos de saída.
	
	E
	As localidades da Região Norte mostram alguma centralização para os fluxos de entrada de migrantes em grande escala e de diversas regiões do país.
Questão 4/10 - Técnicas de Pesquisa em Geografia
Leia o excerto de texto:
“A especialização funcional das cidades traçava os aspectos mais característicos da rede urbana: fragmentação e descontinuidades, que geravam forte concentração dos fatores de desenvolvimento, os quais foram determinantes na expansão da indústria [...]".
Após essa avaliação, caso você queira ler o texto na íntegra ele está disponível em: MATOS, Ralfo; BRAGA, Fernando. Redes sociais, redes territoriais e migrações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 14., 2004 Caxambú. Anais... Belo Horizonte: ABED, 2004. p. 8.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do texto-base Redes sociais, redes territoriais e migrações, referente ao estudo de redes urbanas, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	A concentração da população em poucas localidades pulverizava as atividades econômicas e fazia com que os movimentos migratórios de maior porte se expandissem para diversas áreas de destino, característica que se manteve durante várias décadas do século XX.
	
	B
	Por meio do estudo de redes urbanas não é possível identificar desigualdades regionais, devido à incapacidade de interconexão, que generaliza a informação.
	
	C
	O estudo de redes urbanas possibilita identificar locais que atraem fatores de desenvolvimento e riscos ambientais.
	
	D
	O estudo de redes urbanas permite identificar quais espaços possuem maiores conexões econômicas.
Esta é a alternativa correta. De acordo com texto-base: “As redes urbanas, em particular, fornecem importantes subsídios ao estudo das desigualdades regionais no Brasil, já que o conjunto das suas articulações pode indicar quais são os subespaços dotados de um maior número de conexões capazes de gerar economias de aglomeração suficientemente fortes para atrair fatores de desenvolvimento” (texto-base, p. 3).
	
	E
	A mobilidade espacial estabelece limites e demarcação espacial por meio de uma divisão social do trabalho tradicionalista.
Questão 5/10 - Técnicas de Pesquisa em Geografia
Atente para a citação:
“Os dados relacionais são mais adequados do que dados de atributos, pois pressupõem a existência de pelo menos um par ordenando de atores que possuam uma relação qualquer. Neste estudo, as localidades da rede serão os atores, enquanto os laços serão dados pelos fluxos migratórios”.
Após essa avaliação, caso você queira ler o texto na íntegra ele está disponível em: MATOS, Ralfo; BRAGA, Fernando. Redes sociais, redes territoriais e migrações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS,
14., 2004 Caxambú. Anais... Belo Horizonte: ABED, 2004. p. 8.
Considerando a citação e os conteúdos presentes no texto-base Redes sociais, redes territoriais e migrações, assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre os métodos de análise de rede social e os movimentos migratórios:
Nota: 0.0
	
	A
	Os métodos de análise de redes sociais não abordam os movimentos migratórios, pois avaliam as características estáticas da sociedade.
	
	B
	Os métodos de análise de redes sociais possibilitam evidenciar a contribuição que as migrações fornecem no âmbito econômico e demográfico.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “Os métodos de análise de redes sociais permitem imprimir novas abordagens diante dos movimentos migratórios, tendo em vista que as características estruturais dos fluxos podem mostrar, com maior clareza, a contribuição econômico-demográfica das migrações na expansão dos centros urbanos brasileiros, bem como revelar algumas das conexões que dão formato a rede urbana atual” (texto-base, p. 8).
	
	C
	Embora não considerem os aspectos de conexão, os métodos de análise de redes sociais possibilitam evidenciar a contribuição que as migrações fornecem no âmbito econômico e demográfico.
	
	D
	Os métodos de análise de redes sociais abordam os movimentos migratórios, mas avaliam apenas as características estáticas da sociedade.
	
	E
	Os métodos de análise de redes sociais possibilitam evidenciar a contribuição que as migrações fornecem estritamente no âmbito cultural.
Questão 6/10 - Técnicas de Pesquisa em Geografia
Leia o fragmento de texto:
“Os significados conferidos ao rio, por estes itacareenses, são sentimentos que demonstram a satisfação psicológica com o ambiente em que vivem, ou seja, com o lugar-rio”.
Após essa avaliação caso você queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHIAPETTI, Rita Jaqueline Nogueira. Pesquisa de campo qualitativa: uma vivência em geografia humanista. GeoTextos, Salvador, v. 6, n. 2, p. 139-162, 2010. p. 160.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Pesquisa de campo qualitativa: uma vivência em geografia humanista, assinale a alternativa que apresenta corretamente como os moradores entrevistados se relacionam com o Rio das Contas:
Nota: 0.0
	
	A
	Alguns entrevistados mencionaram o desejo de aterrar o rio.
	
	B
	Nenhum morador mencionou afetividade relacionada ao corpo hídrico.
	
	C
	Todos os entrevistados mencionaram os aspectos relacionados a subsistência.
	
	D
	Todas as entrevistas apresentaram relações objetivas ligadas ao trabalho.
	
	E
	Todas as entrevistas apresentaram laços de afetividade com o rio.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: "Assim, essas quatro categorias contêm os laços de afetividade sentidos na relação dos sujeitos que vivenciam o rio das Contas, ou seja, o que este rio representa para eles, que sentimentos nutrem por este elemento hídrico e como o rio manifesta-se para eles, reconhecendo-o como um espaço aquático muito importante para as suas vidas" (texto-base, p. 160).
Questão 7/10 - Técnicas de Pesquisa em Geografia
Leia o fragmento de texto:
“Assim, primeiro salvamos em um computador todas as entrevistas gravadas e, depois, fomos ouvindo-as e transcrevendo-as, da maneira como foram faladas.”
Após essa avaliação caso você queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHIAPETTI, Rita Jaqueline Nogueira. Pesquisa de campo qualitativa: uma vivência em geografia humanista. GeoTextos, Salvador, v. 6, n. 2, p. 139-162, 2010. p. 158.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Pesquisa de campo qualitativa: uma vivência em geografia humanista, assinale a alternativa que apresenta corretamente o processo de preparação do material coletado na pesquisa:
Nota: 0.0
	
	A
	As observações acabaram sendo descartadas em função do volume de entrevistas.
	
	B
	As fotografias fizeram parte da etapa de transcrição.
	
	C
	A aplicação das entrevistas foi a etapa que exigiu maior cuidado e tempo.
	
	D
	A transcrição foi a etapa mais difícil de aplicação do método.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: "Depois de passada a etapa de coleta das informações nos três locais da pesquisa, a transcrição das entrevistas foi a etapa mais delicada da aplicação do método da história oral, pois transcrevê-las não foi uma tarefa fácil, demandando muito tempo, atenção e cuidado, para não deixar nenhum detalhe de fora. Assim, primeiro salvamos em um computador todas as entrevistas gravadas e, depois, fomos ouvindo-as e transcrevendo-as, da maneira como foram faladas. A principal preocupação, neste momento, foi somente com a transcrição das entrevistas, sem considerar pontuação ou ortografia. Também, não nos preocupamos em 'limpar o texto', incluindo, assim, palavras repetidas, vícios de linguagem, entre outros aspectos. Em seguida, digitamos as entrevistas e, na etapa seguinte, fizemos a chamada 'limpeza do texto', corrigindo-os e pontuando-os para lhes dar forma adequada, sem modificar seus conteúdos e tomando cuidado para não alterar as falas das pessoas" (texto-base, p. 158-159).
	
	E
	A transcrição foi realizada já com a correção e normatização da língua.
Questão 8/10 - Técnicas de Pesquisa em Geografia
Leia o fragmento de texto:
“[...] foi muito importante aplicarmos pessoalmente os instrumentos de coleta das informações, ou seja, fazer as entrevistas, tirar fotografias e, ainda, observar geograficamente o espaço ao longo do rio em Itacaré”.
Após essa avaliação caso você queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHIAPETTI, Rita Jaqueline Nogueira. Pesquisa de campo qualitativa: uma vivência em geografia humanista. GeoTextos, Salvador, v. 6, n. 2, p. 139-162, 2010. p. 159.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Pesquisa de campo qualitativa: uma vivência em geografia humanista, assinale a alternativa que apresenta corretamente duas das características de uma pesquisa de direcionamento humanista:
Nota: 0.0
	
	A
	Pesquisa quantitativa e experiência vivida.
	
	B
	Pesquisa quantitativa e entrevistas abertas.
	
	C
	Pesquisa qualitativa e experiência vivida.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: "O método e as técnicas adotadas para a pesquisa de campo foram válidos, na medida em que corresponderam ao alcance dos objetivos de nossa pesquisa qualitativa, dentro de uma abordagem humanista. Ao mesmo tempo, foi muito importante aplicarmos pessoalmente os instrumentos de coleta das informações, ou seja, fazer as entrevistas, tirar fotografias e, ainda, observar geograficamente o espaço ao longo do rio em Itacaré, para conhecermos, convivermos e interagirmos com os sujeitos da pesquisa, enfim, vivenciarmos diretamente as situações e os locais da pesquisa. Essa vivência trouxe uma importante contribuição para a qualidade das informações coletadas, além de uma grande experiência vivida na perspectiva da Geografia Humanista" (texto-base, p. 159).
	
	D
	Pesquisa qualitativa e entrevista estruturada.
	
	E
	Pesquisa de capo e utilização de matrizes de análise.
Questão 9/10 - Técnicas de Pesquisa em Geografia
Leia o fragmento de texto:
“As matrizes de origem/destino que representam a migração entre um conjunto de municípios podem ser utilizadas como fonte de dados para a ARS, pois permitem ao pesquisador trabalhar com uma série de medidas que descrevam aspectos estruturais da distribuição dos dados [...]”.
Após essa avaliação, caso você queira ler o texto na íntegra ele está disponível em: MATOS, Ralfo; BRAGA, Fernando. Redes sociais, redes territoriais e migrações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 14., 2004 Caxambú. Anais... Belo Horizonte: ABED, 2004. p. 8.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Redes sociais, redes territoriais e migrações sobre redes sociais (ARS), assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	A natureza das informações tem importância secundária para a metodologia de análise de redes sociais.
	
	B
Atributos individuais podem fornecer importantes informações sobre um subconjunto de atores em estudo, sendo suficientes para mostrar um componente fundamental das redes: as relações.
	
	C
	A análise de redes sociais exclui a identificação dos laços e relações (conexões) entre os indivíduos.
	
	D
	Os atributos individuais são importantes, porém as relações são componentes fundamentais na ARS.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “A análise de redes sociais difere das formas convencionais de abordagem porque não centra atenção nos indivíduos e seus atributos, mas sim na possibilidade de existência de laços entre eles. Atributos individuais podem fornecer importantes informações sobre um subconjunto de atores em estudo, a partir de características próprias que conferem a estes maior importância dentro de um conjunto maior. No entanto, dados dessa natureza não são suficientes para mostrar um componente fundamental das redes: as relações [...]” (texto-base , p. 8).
	
	E
	A análise de redes sociais considera apenas as características individuais.
Questão 10/10 - Técnicas de Pesquisa em Geografia
Leia o fragmento de texto:
“Mesmo que o objetivo deste artigo não tenha sido o de apresentar os resultados da pesquisa, julgamos importante esclarecer que, depois da interpretação das 41 entrevistas feitas com os sujeitos da pesquisa”.
Após essa avaliação caso você queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHIAPETTI, Rita Jaqueline Nogueira. Pesquisa de campo qualitativa: uma vivência em geografia humanista. GeoTextos, Salvador, v. 6, n. 2, p. 139-162, 2010. p. 158-159.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Pesquisa de campo qualitativa: uma vivência em geografia humanista, assinale a alternativa que apresenta corretamente as quatro categorias de interpretação das entrevistas apresentadas nos resultados da pesquisa:
Nota: 10.0
	
	A
	Trabalho, transporte, hidroponia e água potável.
	
	B
	Trabalho, subsistência, pertencimento e alegria.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “[...] agrupamo-las em quatro categorias, quais sejam: trabalho, subsistência, pertença e alegria, com o objetivo de reunir os significados semelhantes que eles deram ao rio das Contas” (texto-base, p. 160).
	
	C
	Subsistência, alegria, transporte e pertencimento.
	
	D
	Alegria, hidroponia, regime de chuvas e trabalho.
	
	E
	Pertencimento, subsistência, trabalho e hidroponia.
Questão 4/10 - Técnicas de Pesquisa em Geografia
Atente para a citação:
“Os dados relacionais são mais adequados do que dados de atributos, pois pressupõem a existência de pelo menos um par ordenando de atores que possuam uma relação qualquer. Neste estudo, as localidades da rede serão os atores, enquanto os laços serão dados pelos fluxos migratórios”.
Após essa avaliação, caso você queira ler o texto na íntegra ele está disponível em: MATOS, Ralfo; BRAGA, Fernando. Redes sociais, redes territoriais e migrações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 14., 2004 Caxambú. Anais... Belo Horizonte: ABED, 2004. p. 8.
Considerando a citação e os conteúdos presentes no texto-base Redes sociais, redes territoriais e migrações, assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre os métodos de análise de rede social e os movimentos migratórios:
Nota: 10.0
	
	A
	Os métodos de análise de redes sociais não abordam os movimentos migratórios, pois avaliam as características estáticas da sociedade.
	
	B
	Os métodos de análise de redes sociais possibilitam evidenciar a contribuição que as migrações fornecem no âmbito econômico e demográfico.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “Os métodos de análise de redes sociais permitem imprimir novas abordagens diante dos movimentos migratórios, tendo em vista que as características estruturais dos fluxos podem mostrar, com maior clareza, a contribuição econômico-demográfica das migrações na expansão dos centros urbanos brasileiros, bem como revelar algumas das conexões que dão formato a rede urbana atual” (texto-base, p. 8).
	
	C
	Embora não considerem os aspectos de conexão, os métodos de análise de redes sociais possibilitam evidenciar a contribuição que as migrações fornecem no âmbito econômico e demográfico.
	
	D
	Os métodos de análise de redes sociais abordam os movimentos migratórios, mas avaliam apenas as características estáticas da sociedade.
	
	E
	Os métodos de análise de redes sociais possibilitam evidenciar a contribuição que as migrações fornecem estritamente no âmbito cultural.
Questão 2/10 - Técnicas de Pesquisa em Geografia
Atente para a citação:
“Os dados relacionais são mais adequados do que dados de atributos, pois pressupõem a existência de pelo menos um par ordenando de atores que possuam uma relação qualquer. Neste estudo, as localidades da rede serão os atores, enquanto os laços serão dados pelos fluxos migratórios”.
Após essa avaliação, caso você queira ler o texto na íntegra ele está disponível em: MATOS, Ralfo; BRAGA, Fernando. Redes sociais, redes territoriais e migrações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 14., 2004 Caxambú. Anais... Belo Horizonte: ABED, 2004. p. 8.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base Redes sociais, redes territoriais e migrações sobre os aspectos estruturais da distribuição de dados em estudos de redes, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	A densidade faz parte do grupo de propriedades básicas da rede.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “Duas dessas medidas serão apresentadas a seguir: A densidade e o Grau de Centralidade. Tais medidas [...] integram dois grupos: a densidade faz parte das propriedades básicas de rede que se referem às relações entre a quantidade de laços e tamanho da rede. O grau de centralidade incorpora as medidas de centralização, que identificam atores que possuem posições estratégicas em função do estabelecimento de um grande número de relações ou então de relações privilegiadas com outros” (texto-base, p. 9).
	
	B
	Do grupo de propriedades básicas da rede, fazem parte tanto a densidade quanto o grau de centralidade.
	
	C
	O grau de centralidade incorpora o grupo de medidas de centralização, o qual determina a relação entre quantidade de laços e tamanho das redes.
	
	D
	A densidade das redes identifica os atores com posições estratégicas no estudo realizado.
	
	E
	As medidas de centralização referem-se à quantidade de laços e o tamanho da rede em estudo.
Questão 9/10 - Técnicas de Pesquisa em Geografia
Leia o fragmento de texto:
“Dados recentes indicam que os fluxos migratórios também são um vetor de desenvolvimento, já que o imigrante pode contribuir positivamente nas localidades de destino”.
Após essa avaliação, caso você queira ler o texto na íntegra ele está disponível em: MATOS, Ralfo; BRAGA, Fernando. Redes sociais, redes territoriais e migrações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 14., 2004 Caxambú. Anais... Belo Horizonte: ABED, 2004. p. 4.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Redes sociais, redes territoriais e migrações sobre os fluxos migratórios e as redes, é correto afirmar que:
	
	A
	Os fluxos migratórios estão relacionados com o estudo de redes urbanas, pois o migrante se adapta ao novo local e deixa de estabelecer características com o local de origem.
	
	B
	Os fluxos migratórios causam muitos conflitos e problemas relacionados à perda da identidade cultural da população local.
	
	C
	Os fluxos migratórios possibilitam o desenvolvimento, entre diversos aspectos, culturais, sociais e até mesmo econômicos.
	
	D
	Os fluxos migratórios devem ser evitados, a fim de que não haja perda da cultura dos imigrantes.
	
	E
	Os movimentos migratórios prejudicam o desenvolvimento econômico e cultural.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais