Buscar

APOL 3 - Recreação e Lazer

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 3 - Recreação e Lazer
Questão 1/10 - Recreação e Lazer
Atente para a citação:
“[...] o aspecto educativo da recreação é indireto, restrito a aprender espontaneamente pela própria experiência. Dessa forma, não é intencional [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, R. M. Recreação e lazer: aula 2. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 5. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Recreação e lazer: aula 2, assinale a alternativa que indica corretamente a busca e o propósito da dimensão recreacionismo:
	
	A
	É voltada apenas para o lazer pago.
	
	B
	Busca atividades dirigidas em acampamentos.
	
	C
	É voltada ao bem-estar físico dos idosos e das crianças.
	
	D
	É voltada para a diversão, sem nenhum outro propósito.
	
	E
	É voltada ao princípio funcional do treinamento esportivo.
Questão 2/10 - Recreação e Lazer
Atente para a citação:
“[...] Marcellino [...] faz um alerta sobre o que ele considera ser essencial para que o indivíduo se desenvolva com suas oportunidades de lazer”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, R. M. Recreação e lazer: aula 2. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 4. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Recreação e lazer: aula 2, assinale a alternativa que indica corretamente os objetivos alcançados pelas estratégias adotadas pelos programas recreativos:
	
	A
	As estratégias devem levar as pessoas a romperem com a visão conformista de mundo e aderir a uma visão crítica e criativa.
	
	B
	As estratégias utilizadas pelos programas recreativos devem realizar intervenções políticas e manifestações públicas.
	
	C
	Muitas são as estratégias possíveis, como a criação de centros religiosos e parques públicos.
	
	D
	Os programas recreativos devem ter como a principal estratégia o resgate das expressões circenses.
	
	E
	A manipulação, indução e divulgação são as principais estratégias dos programas recreativos.
Questão 3/10 - Recreação e Lazer
Atente para a citação:
"Pimentel [...] ao contrário do lazer, no qual a apreensão do conhecimento é informal, na recreação, esse conhecimento é adquirido por um movimento dirigido".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, R. M. Recreação e lazer: aula 2. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 5. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Recreação e lazer: aula 2, assinale a alternativa que lista corretamente alguns dos diferentes ramos da recreação:
	
	A
	Recreação espacial, recreação aquática e recreação social.
	
	B
	Recreação hospitalar, recreação empresarial, recreação hoteleira e recreação escolar.
	
	C
	Recreação infantil, recreação juvenil e recreação para adultos.
	
	D
	Recreação escolar, recreação acadêmica e recreação profissional.
	
	E
	Recreação virtual, recreação de mídias e recreação de redes sociais.
Questão 4/10 - Recreação e Lazer
Leia o fragmento de texto:
"A diversidade de práticas que faz parte dos interesses físico/esportivo do lazer é expressiva, que de certa forma, atinge a todas as camadas sociais [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, M. R. Recreação e lazer: aula 3. Curitiba: InterSaberes. 2020. p. 3. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Recreação e lazer: aula 3 sobre o lazer em diferentes camadas sociais, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Mesmo em classes sociais mais baixas, o lazer faz parte do dia a dia das pessoas, pois as práticas são adaptadas às condições existentes.
	
	B
	O lazer é percebido apenas nas classes sociais mais altas, uma vez que as condições para a sua realização são favorecidas.
	
	C
	Em classes sociais mais baixas não há espaço para o lazer, pois as pessoas precisam trabalhar muito.
	
	D
	O lazer ocorre apenas nas classes sociais mais baixas, principalmente entre as crianças que têm mais tempo livre.
	
	E
	A classe média é uma das classes que menos se utiliza do lazer, pois não há oportunidades, nem programas de incentivo para a prática do lazer nessa camada social.
Questão 5/10 - Recreação e Lazer
Atente para a citação:
“Uma contribuição de Marcellino [...] para o entendimento de políticas públicas para o lazer diz respeito, à forma como essas políticas devem ser avaliadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, R. M. Recreação e Lazer: Aula 2. Curitiba: InterSaberes, 2020. Texto da rota de aprendizagem. p. 7.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Recreação e lazer: aula 2, assinale a alternativa que lista corretamente os três aspectos qualitativos das políticas públicas de lazer:
	
	A
	Planejamento, organização e realização.
	
	B
	Objetivo da proposta, perfil do público e retorno financeiro.
	
	C
	Aspectos políticos, partidários e de ideologia.
	
	D
	Aspectos esportivos, da arte e da recreação educativa.
	
	E
	A concepção de lazer dos gestores, a formação dos agentes e a intersetorialidade das ações.
Questão 6/10 - Recreação e Lazer
Leia o fragmento de texto:
"Importante destacar que quando Marchi Júnior [...] coloca que a atividade esportiva é competitiva, aceitamos a ideia de que a sua realização ou participação, depende da disputa entre dois ou mais atletas ou equipes".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, M. R. Recreação e lazer: aula 3. Curitiba: InterSaberes. 2020. p. 6. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do texto-base Recreação e lazer: aula 3 sobre o esporte e o lazer, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A dimensão lúdica do esporte deve ser utilizada apenas para fins de treinamento esportivo em caráter competitivo.
	
	B
	Uma vez utilizado como lazer o esporte não mais se caracteriza como esporte propriamente dito.
	
	C
	O esporte realizado para fins de lazer não deve perder suas principais características, como regras oficiais e técnicas.
	
	D
	O esporte deve ser sempre competitivo, e não deve ser realizado para fins de lazer e recreação.
	
	E
	O esporte tem uma dimensão lúdica, de maneira que também pode ser realizado com finalidades recreativas.
Questão 7/10 - Recreação e Lazer
Leia o extrato de texto:
“Outro argumento favorável à disciplina e recreação e lazer nos currículos de Educação Física diz respeito à predominância das atividades físico-desportivas como opção de lazer das pessoas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, M. R. Recreação e lazer: aula 1. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 4. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base Recreação e lazer: aula 1, assinale a alternativa que descreve corretamente a formação dos profissionais de educação física na perspectiva da recreação e lazer:
	
	A
	É preciso compreender a disciplina de recreação e lazer como um fenômeno esportivo.
	
	B
	É necessário abordar os aspectos teóricos da disciplina em detrimento dos aspectos práticos que visam à performance motora.
	
	C
	É necessário ampliar as concepções corporais que se manifestam por meio de jogos e modalidades esportivas.
	
	D
	É necessário ampliar as abordagens desse tema nos planos de ensino e nas ementas das disciplinas, com intuito de compreender que o lazer é uma manifestação sociocultural.
	
	E
	É necessário retirar a disciplina do currículo dos cursos de educação física, porque não existe campo de atuação para os profissionais da área.
Questão 8/10 - Recreação e Lazer
Leia o fragmento de texto:
"[...] sobre a predominância de determinadas áreas no campo do lazer. Para o autor, a excessiva especialização pode provocar, o que ele chama de monocultura do lazer".
Após esta avaliação, caso queira
ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, M. R. Recreação e lazer: aula 3. Curitiba: InterSaberes. 2020. p. 4. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do texto-base Recreação e lazer: aula 3, assinale a alternativa que descreve corretamente uma monocultura do lazer:
	
	A
	Um projeto composto por atividades de teatro, dança e esportes.
	
	B
	Uma atividade que contemple atividades físicas e de leitura.
	
	C
	Uma programação composta apenas de atividades físicas e esportivas.
	
	D
	Atividades livres caracterizam a monocultura do lazer.
	
	E
	Um conjunto de atividades esportivas e culturais.
Questão 9/10 - Recreação e Lazer
Leia o extrato de texto:
“A educação física, tem uma íntima relação com os estudos da recreação e do lazer. Seja pela produção teórica ou na formação de profissionais que atuam na produção e execução de eventos diversos na área”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, R. M. Recreação e lazer: aula 1. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 2. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Recreação e lazer: aula 1, assinale a alternativa que indica corretamente as áreas que contribuíram para a promoção das discussões dos estudos de recreação e lazer:
	
	A
	A política, a ética e a filosofia.
	
	B
	A psicologia, a filosofia e a antropologia.
	
	C
	A ciência, a política e a filosofia.
	
	D
	A ciência, a psicologia e a arte.
	
	E
	O turismo, a pedagogia e a sociologia.
Questão 10/10 - Recreação e Lazer
Leia o extrato de texto:
“Um primeiro argumento que vamos utilizar para justificar a existência da disciplina de recreação e lazer nos cursos de educação física – bacharelado e licenciatura – é a sua relevância social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, M. R. Recreação e lazer: aula 1. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 3. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base Recreação e lazer: aula 1, assinale a alternativa que indica corretamente o público atingido na recreação e lazer:
	
	A
	São crianças, jovens, adultos e idosos.
	
	B
	São apenas os idosos que frequentam os SPAs e grandes hotéis de luxo.
	
	C
	Crianças que frequentam as colônias de férias de escolas e clubes recreativos.
	
	D
	Adultos que frequentam os grandes cruzeiros marítimos.
	
	E
	Pessoas residentes em instituições de longa permanência para idosos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais