Buscar

ATIVIDADE 2 FISICA 1 - UNINGÁ 2020

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE 2 FISICA 1
1. Considere as afirmações abaixo: I - Se um sistema de partículas está submetido a uma força externa, o momento linear total P do sistema não pode variar; II - Nas colisões elásticas, a energia cinética dos corpos envolvidos na colisão pode variar, mas a energia cinética total do sistema permanece a mesma; III - Nas colisões elásticas, a energia cinética dos corpos envolvidos na colisão não pode variar, já que a energia cinética total do sistema deve permanecer constante; IV - Em uma colisão inelástica apenas a energia potencial do sistema se conserva. Estão corretas:
I, IV e V;
I e III;
II, III e V,
II, III e IV;
N.d.a. (Alternativa correta)
2. (IFSC 2012) O bate-estacas é um dispositivo muito utilizado na fase inicial de uma construção. Ele é responsável pela colocação das estacas, na maioria das vezes de concreto, que fazem parte da fundação de um prédio, por exemplo. O funcionamento dele é relativamente simples: um motor suspende, através de um cabo de aço, um enorme peso (martelo), que é abandonado de uma altura, por exemplo, de 10 m, e que acaba atingindo a estaca de concreto que se encontra logo abaixo. O processo de suspensão e abandono do peso sobre a estaca continua até à estaca estar na posição desejada. É CORRETO afirmar que o funcionamento do bate-estacas é baseado no princípio de:
Transformação da energia elétrica do motor em energia potencial elástica do martelo.
A transformação da energia mecânica do martelo em energia térmica da estaca;
A transformação da energia potencial gravitacional em trabalho para empurrar a estaca; (Alternativa correta)
Colisões do tipo elástico entre o martelo e à estaca;
A conservação da quantidade de movimento do martelo;
3. Um coelho de 2 kg se move com velocidade de 2m/s, após avistar um tigre que pretende devora-lo, o coelho triplica sua velocidade inicial. A energia cinética inicial do coelho, após avistar o tigre e a variação da energia cinética do coelho são respectivamente:
N.d.a.
(4 – 0) J;
(4 – 32) J ; (Alternativa correta)
(36 – 0) J;
(4 – 36) J;
4. Determine a energia potencial gravitacional de uma moeda de 10g que é abandonada do alto de uma prateleira de 1,5m.
14,7 J;
N.d.a.
0,147 J; (Alternativa correta)
1,47 J;
147 J;
5. Sabendo que m1=m2=m3, m3 + m4 = 10Kg e m5 = 2*m3 = 2kg. Assinale a alternativa que corresponde a coordenada y do centro de massa (ycm) do sistema abaixo:
6,29.
4,36 m. (Alternativa correta)
N.d.a.
4,77.
1,93 m.
6. Considerando uma bola de 3 Kg que está caindo do alto de um prédio de 30 m de altura, assinale a alternativa que apresenta a sentença correta: I - A energia mecânica da bola equivale a 882 J; II - A energia potencial gravitacional no topo do prédio equivale a 882 J; III - A energia cinética no topo do prédio equivale a 882 J; IV - A 10m de altura a velocidade da bola será aproximadamente 19,8 m/s; V - A energia cinética da bola a 2 m do chão será 3 J.
I, II e IV; (Alternativa correta)
I, II e III;
I e II;
II e IV;
N.d.a.
7. (FATEC 2002) Um bloco de massa 0,60kg é abandonado, a partir do repouso, no ponto A de uma pista no plano vertical. O ponto A está a 2,0m de altura da base da pista, onde está fixa uma mola de constante elástica 150 N/m. São desprezíveis os efeitos do atrito. A máxima compressão da mola vale, em metros:
0,1;
0,2;
N.d.a.
0,396; (Alternativa correta)
0,74;
8. (Adaptado de Halliday 2012) Um volante que gira em torno do eixo central está perdendo velocidade por causa do atrito com o eixo. Após o primeiro minuto de desaceleração sua velocidade angular é 0,9 vez a velocidade angular inicial de 250 rev/min. Supondo que a aceleração angular é constante, a velocidade angular após o segundo minuto será:
100 rev/min;
N.d.a.
250 rev/min;
200 rev/min; (Alternativa correta)
25 rev/min;
9. Considere uma mola elástica ideal, que está submetida a ação de uma força de intensidade 20 N, e está deformada de 3,0 cm. A energia armazenada na mola é do tipo (e tem módulo equivalente) à:
Energia Potencial elástica, U = 0,3 J; (Alternativa correta)
N.d.a.
Energia cinética, K = 0,3 J;
Energia Cinética, U = 0,3 J;
Energia Potencial gravitacional, K = 0,3 J;
10.
I, IV e V; (Alternativa correta)
I e V;
II e III;
N.d.a.
I, III e V;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais