Buscar

AOL3 ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

29350 . 7 - Administração de Serviços de Alimentação - 20202.B
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Emmanuelle Lima da Rocha
Nota finalEnviado: 29/09/20 10:14 (BRT)
10/10
1. Pergunta 1
O treinamento é uma das melhores formas de investimento em recursos humanos, trazendo benefícios tanto à empresa quanto ao colaborador. Entre as formas de treinamento correlacione as colunas e marque a alternativa correta.
img_Unidade 2_Questão 5_Administração de Serviços de Nutrição.PNG
1. 1, 3, 2
2. 1, 2, 3
3. 2, 3, 1 Resposta correta
4. 2, 1, 3 
2. Pergunta 2
Existem dois tipos de recrutamento de pessoal: o interno e o externo. Sobre as vantagens e desvantagens de cada tipo de recrutamento, classifique as afirmativas abaixo colocando (1) para recrutamento interno e (2) para recrutamento externo.
( ) Vantagem desse tipo de recrutamento é o estabelecimento de um clima de valorização recíproca entre funcionários e organização.
( ) Vantagem desse tipo de recrutamento é a oportunidade da melhoria de salário e a realização profissional e individual.
( ) Vantagem desse tipo de recrutamento é possibilitar a renovação de ideias, oferecendo a perspectiva de mudança organizacional.
( ) Vantagem desse tipo de recrutamento é que a organização consegue melhores resultados, custos mais racionalizados e economia de tempo.
( ) Desvantagem desse tipo de recrutamento é a possibilidade de um aumento do custo operacional.
1. 2, 2, 1, 2, 1
2. 2, 1, 1, 1, 2
3. 1, 1, 2, 1, 2 Resposta correta
4. 1, 1, 2, 2, 1
3. Pergunta 3
Uma UAN fornece diariamente 1200 refeições, funciona de segunda a sexta. A jornada diária de trabalho é de 8 horas/dia e o minuto refeição é de 9 minutos. Sabendo-se que nessa UAN e registrada uma média de ausência diária de 3 funcionários, marque a alternativa que corresponde a taxa de absenteísmo dessa UAN.
1. 10%
2. 11%
3. 8%
4. 13% Resposta correta
4. Pergunta 4
Empresas modernas estão cada vez mais preocupadas em desenvolver o potencial das pessoas. Nesse sentido, a avaliação de desempenho é utilizada como ferramenta para o crescimento e desenvolvimento do funcionário. Sobre avaliação de desempenho, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I)Consiste no julgamento que o administrador deve fazer a respeito do desempenho de cada colaborador, seguida pela comunicação desse julgamento.
II)A ideia da avaliação de desempenho é julgar se o colaborador é apto ou não para a função que desenvolve, sendo assim uma importante ferramenta de gestão.
III)A avaliação não deve observar apenas o trabalho individual do colaborador, mas a sua relação com a equipe de trabalho.
IV)A avaliação deve ser feita pelo gestor/líder pontuando os pontos fortes e fracos desse colaborador e esse resultado não deve ser divulgado.
1. Apenas I e II estão corretas
2. Apenas I e III estão corretasResposta correta
3. Apenas II e IV estão corretas
4. Apenas II, III estão corretas
5. Pergunta 5
São obrigações mensais do empregador, exceto:
1. Recolhimento de IR, depósito de Fundo de Garantia do Empregado, contribuição sindical.
2. Férias, 13° salário, informação de admissões, demissões e transferências. Resposta correta
3. Informar horas extras e faltas, recolhimento de INSS, recolhimento de SAT/ RAT.
4. Salário, fornecimento de vale-transporte, pagamento de salário-família.
6. Pergunta 6
Garantir e preservar a integridade do trabalhador é o principal objetivo da segurança no trabalho. A NR-9 classifica os riscos de acidentes no ambiente de trabalho. Classifique as situações de acordo com os riscos e marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
1-Risco físico
2-Risco químico
3-Risco biológico
( ) O ASG recolhe diariamente os resíduos sólidos gerados na cozinha. Essa atividade é feita pelo menos três vezes durante o dia. Esse colaborador está exposto a que tipo de risco?
( ) O açougueiro, no exercício do trabalho, entra na câmara fria de congelamento a -20°C, diversas vezes ao dia. Esse colaborador está exposto a que tipo de risco?
( ) O ASG higieniza as panelas e cubas de inox com detergente desincrustrante diversas vezes ao longo do dia de trabalho, além de fazer a limpeza da coifa quinzenalmente. Esse colaborador está exposto a que tipo de risco?
1. 1, 2, 3
2. 2, 3, 1
3. 3, 1, 2 Resposta correta
4. 3, 2, 1
7. Pergunta 7
Em uma UAN de coletividade sadia, o cálculo de pessoal é baseado no gasto em minutos para produzir, higienizar e distribuir uma refeição, de acordo com a faixa de refeições servidas por dia. A UAN de uma fábrica fornece 2.400 refeições ao dia. Considere que o minuto refeição é de 8 minutos, o funcionamento da UAN é se segunda a domingo, exceto feriados. A jornada de trabalho é de 8 horas/dia. Férias de 30 dias e 12 feriados ao ano. Marque a alternativa que indica o índice de pessoal total e o índice de pessoal substituto de dias de descanso.
1. 5 e 44, respectivamente. 
2. 45 e 5 funcionários, respectivamente. Resposta correta
3. 5 e 45, respectivamente.
4. 44 e 5 funcionário, respectivamente.
8. Pergunta 8
Maria é nutricionista de uma UAN que apresenta uma grande rotatividade de funcionários. O gerente da empresa solicitou que Maria fizesse um relatório informando a rotatividade de pessoal da UAN durante o período de dezembro a maio. Sabendo que em dezembro a UAN tinha 35 colaboradores e em maio 30 colaboradores e foram demitidos 8 colaboradores do quadro durante esse período, marque a alternativa que representa a rotatividade de pessoal apresentada no relatório pela nutricionista.
1. 10%
2. 20%
3. 15%
4. 25% Resposta correta
9. Pergunta 9
Para o cálculo de mão de obra em uma UAN hospitalar deve-se considerar que o tempo médio para preparar, distribuir e higienizar uma refeição é de 15 minutos em hospitais. Diante disso, marque a alternativa correta em relação a quantidade de pessoal total para essa UAN. Deve-se considerar que o hospital é particular, possui 120 leitos e são servidas em média para os pacientes 100 desjejuns, 100 almoços e 100 jantares, 60 almoços para funcionários e 80 almoços para acompanhantes. A jornada de trabalho é de 8 horas/dia com regime de 44 horas/semanais. Férias de 30 dias, 52 domingos e 12 feriados. Obs: Para conjunto de 5 desjejuns, considerar 1 refeição.
1. 15 funcionários Resposta correta
2. 16 funcionários
3. 14 funcionários
4. 13 funcionários
10. Pergunta 10
Uma UAN localizada em um hotel de luxo, tem seu quadro de funcionários completo em números, porém, embora os colaboradores sejam comprometidos e assíduos, os hóspedes fazem muitas observações em relação a qualidade dos pratos servidos. Levando em consideração a gestão de recursos humanos, marque a alternativa correta para resolução desse caso.
1. Contratar pessoas que estejam disponíveis para qualquer cargo, não se importando com a função que vão exercer, pois será uma oportunidade de emprego e para a empresa uma possibilidade de agregar valores a quadro de funcionários.
2. Realizar treinamentos para desenvolver qualidades dos recursos humanos, habilitando os colaboradores a serem mais produtivos e modificarem seus comportamentos, contribuindo para os objetivos da UAN. Resposta correta
3. Recrutar, ou seja, escolher candidatos que melhor atendam as demandas da empresa.
4. Fazer seleção de pessoal, ou seja, chamar ou atrair pessoal que possuam as qualidades mínimas para atender às necessidades da UAN.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais