Buscar

A3 - Xen_Anielle Trizzi_14 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3 – O aluno deve escrever um mini-artigo científico contendo no máximo três páginas e três referências citadas no texto sobre uma destas soluções de virtualização existente no mercado: xen, Virtual Box, VMWare, qemu-386.Ao longo do artigo, você deve explicar as características da solução selecionada, bem como os benefícios e desvantagens de sua utilização, os custos operacionais envolvidos, os aspectos da segurança do sistema em relação às vulnerabilidades enfrentadas e o balanceamento de carga.
Solução escolhida: XEN
O Citrix XenServer é uma plataforma completa e gerenciada de virtualização de servidores baseada em um poderoso hipervisor Xen. Em seu website, a Citrix afirma que a tecnologia Xen é amplamente reconhecida como o software de virtualização mais rápido e seguro do setor (Citrix 2019). 
“O XenServer foi projetado para o gerenciamento eficiente de servidores virtuais Windows e Linux e oferece a consolidação, de servidores de custos/eficácia e a continuidade de negócios. Também dá suporte às necessidades de Storage (dispositivo de armazenamento de dados), gerenciador de multi servidores centralizados, migração em tempo real de máquinas virtuais.” (CITRIX, 2019) 
A edição gratuita do XenServer começa com um hipervisor de 64 bits e gerenciamento centralizado, migração ao vivo e ferramentas de conversão para criar uma plataforma virtual que maximiza a densidade e o desempenho dos hóspedes. As edições premium do XenServer ampliam a plataforma para permitir que organizações de qualquer tamanho integrem e automatizem os processos de gerenciamento, oferecendo uma solução de datacenter virtual. 
Principais características do XenServer
Os principais recursos do Citrix XenServer visam facilitar o gerenciamento da infraestrutura de virtualização. Modelos de VM são um aspecto significativo disso. É possível criar modelos de VM a partir de instantâneos. 
XenMotion: Outro recurso importante dessa plataforma é o XenMotion, que permite a migração de VMs entre hosts. Segundo a Citrix (2019), o XenMotion possui uma feature (característica) que permite a migração ao vivo das máquinas virtuais e com ela você pode movê-las de uma máquina física para outra sem perturbação ou downtime (parada). A empresa Citrix (2010) também afirma que esta funcionalidade está disponível em todas as versões de seu hypervisor.
Console de gerenciamento do XenServer: O console de gerenciamento XenServer, que é um cliente baseado no Windows, diferencia essa plataforma de outras pilhas Xen, pois permite gerenciar VMs em execução em vários hosts em um pool de recursos. Usando esse console de gerenciamento de nível corporativo, você pode instalar, provisionar e executar VMs em um host XenServer. Os administradores também podem configurar um repositório de armazenamento remoto para VMs.
Arquitetura do XenServer: Os principais componentes de arquitetura do Citrix XenServer são a plataforma de hypervisor de 64 bits, o gerenciamento integrado do XenCenter e a migração ao vivo do XenMotion. O programa de instalação do XenServer é essencialmente o usado por versões anteriores do Red Hat Enterprise Linux (RHEL) com certas especificações da Citrix.
Segurança de virtualização: Começando com o Citrix XenServer 7, a versão Enterprise dessa plataforma inclui APIs do Direct Inspect, que permitem que fornecedores terceirizados protejam o sistema operacional, protegendo contra vírus, malwares e rootkits. A versão Enterprise também inclui o recurso de boot medido, que protege o hipervisor, e tags seguras, que garantem que as VMs sejam executadas somente em hardware aprovado.
Backup e recuperação do XenServer: O backup e a recuperação do Citrix XenServer são facilitados com modelos de VM e instantâneos. Além disso, as versões Standard e Enterprise incluem HA, que permite a recuperação localizada da VM no caso de uma falha, e o Site Recovery Manager, que permite que os administradores recuperem VMs de uma falha grave de hardware nas camadas de CPU, rede e / ou armazenamento.
Desvantagens: 
Segundo estudo da GTA UFRJ, apesar de ser um projeto maduro (desde 2003), o Xen ainda possui como uma deficiência os limites em relação às máquinas virtuais (por exemplo, o tamanho máximo da memória e do disco virtual). Apesar de ser um produto Open Source, é possível adquirir suporte comercial através da Citrix.
Outro ponto negativo é o ecossistema de soluções de gerenciamento e automação, recuperação de desastres/replicação, backup e outras necessidades empresárias que praticamente não são atendidas por software de terceiros ou nativamente pela própria solução.
Em termos de ofertas de infraestrutura em nuvem, talvez o Xen seja o produto mais utilizado, afinal a Amazon Web Services utiliza-se de uma versão do Xen, para prover seus serviços.
O grande desafio do Xen é lutar contra o próprio crescimento de outra solução Open Source (do KVM que como mencionei anteriormente vem crescendo devido a afinidade com o OpenStack). Outra dificuldade é a oferta limitada de uma solução Hiperconvergente baseada em Xen, com o mercado se movendo em direção ao Storage definido por software esta carência pode tornar-se um problema no curto prazo.
Balanceamento de Carga: 
WLB como é conhecido e utilizado para fazer o balanceamento de máquinas virtuais através do Pool do XenServer, além de balancear, o WorkLoad Balancing permite a visibilidade da performance de cada VM e de cada host dentro do pool. Disponível através de um appliance virtual rodando em Linux e disponível para quem possui a licença Enterprise ou Platinum do XenServer 6. 
Segundo a Citrix (2012 c), o XenMotion possui uma feature (característica) que permite a migração ao vivo das máquinas virtuais e com ela você pode movê-las de uma máquina física para outra sem perturbação ou downtime (parada). A empresa Citrix (2010 d) também afirma que esta funcionalidade está disponível em todas as versões de seu hypervisor.
Fontes:
http://www.citrix.com/products/xenserver/overview.html;
http://community.citrix.com/download/attachments/29851808/xenserver
http://www.citrix.com/products/xenserver/features/editions.html
https://www.gta.ufrj.br/grad/09_1/versao-final/virtualizacao/quanto%20a%20tecnica.html
2

Outros materiais