Buscar

tecnologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Pergunta 1
/0,6
As gerações que caracterizam a evolução da Educação a Distância é classificada a partir dos recursos tecnológicos que possiblitaram a mediação dos processos de ensino e aprendizagem em cada período. Os REAs, sigal de Recursos Educacionais Abertos, são característicos de qual fase da EaD?
Ocultar opções de resposta 
1. 
4ª fase
2. 
5ª fase
3. 
3ª fase
4. 
6ª fase
5. 
7ª fase
Resposta correta
2. Pergunta 2
/0,6
O termo “Ciberespaço” foi disseminado na área de educação por diversos pesquisadores. Assinale qual obteve maior destaque, em função das pesquisas realizadas e produção literária sobre o tema:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Paulo Freire
2. 
Bates
3. 
Otto Peters
4. 
William Gibson
5. 
Piérre Lévy
Resposta correta
3. Pergunta 3
/0,6
Por volta de 1960, Saymour Papert, então professor e pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachuttes, criou uma teoria para aprendizagem com computadores, denominada de Construcionismo. Sobre a teoria, assinale a alternativa verdadeira:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Através das interações, a construção mental pode ser apresentada pelo aluno a partir de construções realizadas por meio do computador.
Resposta correta
2. 
O Construcionismo apresenta como principal argumento o fato de que o conhecimento pode ser transmitido através de relações do indivíduo com o objeto de conhecimento.
3. 
Para o Construcionismo, os alunos são equivalentes a aparelhos de televisão, isso significa que podem, como as antenas da TV, captar as informações que o professor emite em sala de aula. O conhecimento assim é facilmente reproduzido e atinge uma maior quantidade de pessoas, facilitando a democratização da educação.
4. 
O Construcionismo, nome dado à abordagem computacional do Construtivismo, é ligado à epistemologia genética de Lev Vygotsky, psicólogo e pioneiro no conceito do desenvolvimento intelectual das crianças.
5. 
Papert, criador da teoria Construtivista, considera quatro fatores essenciais para o desenvolvimento cognitivo da criança: biológico, de experiências e exercícios, de interações sociais e de equilibração das ações.
4. Pergunta 4
/0,6
A informática como ferramenta de aprendizagem teve início na década de 1960, quando um aluno de Piaget, chamado Saymour Parpet, criou a linguagem de programação chamada LOGO, na qual as crianças emitiam alguns comandos para um computador, que, através de uma interface gráfica, mostrava o que elas estavam aprendendo, como construir um quadrado, por exemplo. Parpet criou o construcionismo, que corresponde a:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Crítica ao construtivismo
2. 
Abordagem computacional do construtivismo
Resposta correta
3. Incorreta: 
Teoria da aprendizagem comupatcional
4. 
Metodologia ativa
5. 
Ferramentas para uso do computador em sala de aula
5. Pergunta 5
/0,6
A respeito das ferramentas digitais e dos tipos de comunicação existentes, é possível falar:
Ocultar opções de resposta 
1. 
As salas de bate papo possuem comunicação dos tipos um para um e um para muitos, é uma ferramenta síncrona, onde as pessoas se comunicam em tempo real e sem precisar de conexão com a internet;
2. 
O e-mail possui comunicação dos tipos um para um, um para muitos e muitos para muitos, é uma ferramenta síncrona, pois aparecem avisos dos celulares das pessoas quando há um novo e-mail na caixa de entrada;
3. 
Os fóruns de discussão possuem comunicação de um para muitos e muitos para muitos, configurando-se como uma ferramenta assíncrona. É um recurso muito utilizado para esclarecimento de dúvidas e apresentação de soluções referentes a diversas questões;
Resposta correta
4. 
O e-mail, as salas de bate papo, os sites e os fóruns de discussão possuem comunicação do tipo um para muitos. Os usuários dessas ferramentas precisam sempre estar conectados à internet para receber as mensagens e informações. Isso significa que, através deles, a troca de informações se dá em tempos diferentes.
5. 
Os sites possuem comunicação do tipo um para muitos, onde o responsável compartilha informações para pessoas interessadas. É uma ferramenta síncrona;
6. Pergunta 6
/0,6
Leia o fragmento de texto a seguir:De acordo com Castells (2003), a Internet proporciona a formação de uma cultura comunitária virtual e é um espaço composto por diferentes recursos, como os apresentados que as pessoas experienciam as potencialidades do meio, em termos de interação e construção coletiva do conhecimento._______________________é fator fundamental nesse processo, pois é com ela, e a partir dela, que esse conhecimento poderá ser construído. Levando em consideração que em processos de produção de conhecimento compartilhado não existe apenas um detentor do conhecimento, todos são coautores e/ou coprodutores de conhecimento e, por esse motivo, todos são também corresponsáveis pelo conhecimento produzido.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Ocultar opções de resposta 
1. 
A cultura
2. 
A construção do conhecimento
3. 
A Internet
4. 
A rede
5. 
A interatividade
Resposta correta
7. Pergunta 7
/0,6
É verdadeiro afirmar que a Educação à Distância (EaD) data de muitos anos, enquanto a educação online é recente?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Não, porque sem o uso das tecnologias na educação não seria possível o ensino na modalidade à distância;
2. 
Sim, porque o ensino na modalidade à distância, inicialmente, acontecia por correspondência. Todavia utilizou ferramentas como rádio e televisão;
Resposta correta
3. 
Não, porque o ensino na modalidade à distância somente foi regulamentado em abril de 2005
4. 
Não, porque o avanço tecnológico data desde a Segunda Guerra Mundial;
5. 
Sim, porque a EaD iniciou com a promulgação da LDB – LEI 9394/96;
8. Pergunta 8
/0,6
Assinale a alternativa que corresponde a um importante avanço tecnológico na idade média:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Construção naval.
Resposta correta
2. 
Navios de guerra.
3. 
Revolução Industrial.
4. 
Sistema numérico.
5. 
Forja do ferro.
9. Pergunta 9
/0,6
A utilização da internet na educação começou:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Após a 2ª Grande Guerra Mundial;
2. Incorreta: 
A partir dos anos 1960 com maior intensidade após 2010;
3. 
A partir de 2010.
4. 
A partir dos anos 1970, com o advento da TV a cores;
5. 
A partir dos anos 1990, como maior intensidade após os anos 2000;
Resposta correta
10. Pergunta 10
/0,6
As ferramentas digitais dividem-se em duas categorias: síncronas e assíncronas. Assinale abaixo o recurso que representa a categoria síncrona.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Email
2. 
Chat
Resposta correta
3. 
Site
4. 
Mensagens
5. 
Fórum

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais