Buscar

avaliação final objetiva gestão de pessoas

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Gestão de Pessoas (
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.) ( peso.:3,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A visualização dos elementos existentes na cultura da organização ocorre através dos comportamentos demonstrados espontaneamente pelos profissionais que nela trabalham. Sobre esses elementos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As organizações dão ênfase aos tabus. São eles que as direcionam ao alcance dos objetivos.
(    ) As estórias e mitos são importantes elementos da cultura organizacional, pois, através da sua oficialização em manuais, é possível cobrar os resultados dos colaboradores. 
(    ) Valores são elementos que definem sucesso, pois, através deles, observa-se o cuidado com a qualidade e a propensão a inovação nos produtos e processos. 
(    ) A comunicação é um elemento da cultura organizacional, pois, através dela, são estabelecidas as relações formais ou informais de relacionamento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	2.
	A gestão de pessoas inicia com a provisão seguida da aplicação, e assim sucessivamente, ou seja, provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoramento constituem-se num fluxo contínuo para a gestão de pessoas. Cada uma dessas etapas precisa cumprir com sua função, para não comprometer os resultados do próximo processo. Sobre os processos da gestão de pessoas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Processo de Provisão.
II- Processo de Aplicação.
III- Processo de Manutenção.
IV- Processo de Desenvolvimento.
V- Processo de Monitoração.
(    ) Ocupa-se com o desenho e análise dos cargos e avaliação de desempenho.
(    ) Ocupa-se com a remuneração, benefícios, higiene e segurança e relações sindicais. 
(    ) Ocupa-se com treinamento e desenvolvimento e se origina a partir da expectativa de crescimento e desenvolvimento, dos funcionários e da organização.
(    ) Ocupa-se com as atividades de controle de todos os processos do sistema de gestão de pessoas. 
(    ) Ocupa-se com o planejamento, recrutamento e seleção de pessoas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - IV - V - I.
	 b)
	II - IV - III - I - V.
	 c)
	V - II - III - IV - I.
	 d)
	III - V - II - IV - I.
	3.
	O desenvolvimento dos módulos destinados ao programa de treinamento devem ocorrer de forma a incorporarem todas as informações que os funcionários da organização necessitam conhecer para que possam se integrar e estar aptos a desempenhar plenamente as suas funções. Sobre os módulos do programa de treinamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No módulo institucional, o funcionário deve receber as informações que lhe possibilitem uma visão geral da organização, seu histórico, sua magnitude no ramo de atuação e, principalmente, o quanto ele é importante dentro desse contexto.
(    ) No módulo administrativo, devem ser destacados quais os benefícios a organização dispõe, como refeitório, seguro de vida, estacionamento e também as normas e procedimentos da organização.  
(    ) No módulo de qualidade total, devem ser destacados conceitos sobre produtividade, horários de trabalho, atestados, pagamentos, horas extras, relações trabalhistas e humanas, prevenção e combate a incêndios e CIPA.   
(    ) No módulo segurança do trabalho e patrimonial, devem ser destacados os conceitos de segurança, os equipamentos de proteção individual e coletiva, os riscos de acidentes e suas causas, a limpeza e organização do ambiente de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	4.
	As provas de conhecimento ou de capacidade visam medir aquilo que o indivíduo aprendeu no decorrer de sua vida, por meio de cursos e treinamento ou pela prática. As provas de conhecimento ou de capacidade podem ser classificadas quanto a sua forma de aplicação, quanto à área de conhecimento abrangida e quanto a sua elaboração. Sobre a classificação das provas de conhecimento ou de capacidade, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Forma de aplicação.
II- Área de conhecimento abrangida.
III- Forma de elaboração.
(    ) Conteúdos gerais ou específicos do cargo.
(    ) Oral, escrita ou de realização.
(    ) Tradicional ou objetiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	III - I - II.
	5.
	O modelo de programa de treinamento e desenvolvimento a ser adotado pela organização deve ser desenvolvido de forma modular. Cada módulo se compõe de instrumentos coerentes, como o Manual Básico Conceitual, o Manual do Instrutor e os Testes de Aprendizagem. Sobre esses instrumentos a serem utilizados no desenvolvimento do modelo de programa de treinamento, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Manual Básico Conceitual.
II- Manual do Instrutor.
III- Testes de Aprendizagem.
(    ) Consiste em avaliações de reação para medir o resultado do treinamento em termos de absorção do conteúdo ministrado.
(    ) Consiste em informações de como o instrutor deverá conduzir o programa.
(    ) Consiste em informações teóricas e práticas que serão trabalhadas no programa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	I - III - II.
	6.
	A avaliação de desempenho é capaz de proporcionar algumas vantagens, como feedback entre superior e subordinado, verificação das necessidades de treinamento, constatação de quais funcionários possuem potencial para desempenhar cargos de maior importância etc. No entanto, a avaliação de desempenho também pode apresentar riscos, como subjetividade, unilateralidade, tendência central, efeito halo, supervalorização ou desvalorização da avaliação, entre outros. Sobre o que a organização deve fazer para minimizar os riscos que a avaliação de desempenho pode causar, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Tornar a avaliação de desempenho um instrumento confiável e válido, relacioná-la às atividades do trabalho, elaborá-la de forma padronizada e com vista à praticidade.
	 b)
	Tornar a avaliação de desempenho vinculada aos resultados subjetivos alcançados pelos funcionários e relacioná-la com o que é importante para eles, elaborá-la de forma padronizada e rígida, que impossibilite a análise entre avaliações.
	 c)
	Tornar a avaliação de desempenho vinculada aos resultados desejados pela organização, relacioná-la com as atividades pessoais do funcionário, elaborá-la de forma flexível, porém de difícil aplicação.
	 d)
	Tornar a avaliação de desempenho vinculada aos resultados desejados pelos funcionários, elaborá-la de forma flexibilizada, porém simples.
	7.
	Capital intelectual se refere à soma do conhecimento de todos os indivíduos que compõem uma organização. Essa soma de conhecimento proporciona à organização vantagens competitivas, capacidade mental coletiva, capacidade de criar continuamente e proporcionar valor de qualidade superior. O capital intelectual de uma organização é criado a partir de um intercâmbio. Sobre esse intercâmbio, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Capital humano, Capital estrutural e Capital de clientes.
	 b)
	Capital humano, Capital financeiro e Capital de terceiros.
	 c)
	Capital estrutural, Capital próprio e Capital social.
	 d)
	Capital social, Capital financeiro e Capital de clientes.
	8.
	A gestão de pessoas é uma área de constantes mudanças e transformações. Uma das mudanças mais recentes é a abordagem por meio das competências que estão relacionadas com os conhecimentos e habilidades das pessoas envolvidas. Nesse contexto, a cultura organizacional é um fator preponderantepara o sucesso organizacional. Com relação às mudanças das pessoas e da cultura organizacional, analise as afirmativas a seguir:
I- Anteriormente, o controle era, preponderantemente, exercido por meio de regras e hierarquia; atualmente, leva-se em conta a visão e os valores organizacionais.
II- O fenômeno da globalização influencia, cada vez mais, na cultura organizacional, já que há uma maior influência do mercado internacional.
III- Nos dias atuais, esconder dos colaboradores informações relevantes é fundamental para diminuir a competitividade no mercado.
IV- Antigamente, as organizações se orientavam, principalmente, pelos processos; atualmente, elas se orientam, principalmente, pelos resultados. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	9.
	Referente aos indicadores de desempenho, a etapa de definição é a mais crítica do processo, pois define a eficiência do processo de medição. Na gestão de pessoas não é diferente, pois não se pode gerir o que não é medido, cada processo deve ter os seus indicadores e estes devem estar alinhados com o indicador geral da gestão de pessoas. Não existe outra forma de se avaliar os resultados obtidos da gestão de pessoas, senão por meio de um bom sistema de controle. Com relação ao sistema de controle, analise as sentenças a seguir: 
I- Quantificar, definir metas e indicadores, baseados no objetivo geral da gestão de pessoas.
II- Analisar periodicamente os resultados obtidos.
III- Comparar os resultados internos da organização com as metas de outras organizações.
IV- Efetuar ajustes por meio de ações corretivas, mesmo com resultados satisfatórios.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	10.
	Continuamente, as organizações investem em treinamento e desenvolvimento. No entanto, elas buscam a educação continuada, e os profissionais buscam desenvolver o conhecimento, habilidades e atitudes no decorrer das suas atividades do dia a dia. Sobre os conceitos de Educação Continuada, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Educação a distância.
II- Educação corporativa.
III- Coaching.
IV- Gestão do conhecimento.
(    ) Para as organizações, é um fator relacionado a manter a informação e o conhecimento em fácil acesso.
(    ) Para as organizações, é função de confiança, para o funcionário representa um técnico.
(    ) Só é possível obter a aprendizagem por meios tecnológicos e interligados.
(    ) Formação estratégica, para aprender e desenvolver a capacidade do fazer.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - IV - II - I.
	 b)
	II - I - III - IV.
	 c)
	IV - III - I - II.
	 d)
	I - II - IV - III.
	11.
	A respeito da implementação de programas de treinamento, avalie as afirmações a seguir:
I- O processo de treinamento é composto por quatro estágios: definição das necessidades, projeto e planejamento, execução e avaliação dos resultados.
II- O processo de treinamento é necessário, sendo uma responsabilidade de todos os envolvidos: empresários e alta direção, setor de RH, facilitadores, prestadores de serviços de treinamento, gestores das diversas áreas da empresa e treinandos.
III- Os programas de treinamento devem, prioritariamente, ser contratados de empresas que se destaquem na área a que se destinam, pois elas utilizam os processos mais modernos disponíveis, assegurando, assim, melhor desempenho dos trabalhadores egressos desses programas.
É correto o que se afirma em:
	 a)
	I e II, apenas.
	 b)
	I, apenas.
	 c)
	II e III, apenas.
	 d)
	III, apenas.
	12.
	(ENADE, 2015) O ambiente organizacional é composto por uma diversidade de pessoas com características diversas de raça, gênero, idade, cultura, formação profissional e intelectual. Apesar de seus pontos positivos, a diversidade pode trazer conflitos interpessoais, falhas de comunicação e mal-entendidos. Surge, portanto, a necessidade de desenvolver comportamentos organizacionais adequados a esse cenário. Nesse sentido, a área de treinamento e desenvolvimento (T&D) pode contribuir na condução de mudança comportamental das pessoas no ambiente de trabalho. Considerando essas informações, avalie as ações a seguir:
I- Desenvolver um processo de treinamento continuado com foco na liderança liberal, tipo mais adequado para lidar com a diversidade.
II- Realizar programas de treinamentos on the job para os gestores com foco na política de resultados.
III- Estimular o desenvolvimento do comportamento social dos empregados com foco na diversidade corporativa.
Adequa(m)-se à gestão da diversidade a(s) ação(es) descrita(s) em:
	 a)
	II e III, apenas.
	 b)
	I e II, apenas.
	 c)
	I, apenas.
	 d)
	III, apenas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Perguntas Recentes