Buscar

cidade partida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Nome: Thaynnah Angelica Bertoldi Nunes
Matricula: 2017201272
 Livro: Cidade Partida do zuenir ventura
O livro é um relato que mostra a cidade do Rio de Janeiro, mas especificamente na favela de Vigário Geral, que ficou famosa pela chacina de 21 pessoas em agosto de 1993, fazendo uma comparação em antes e depois da criação do Viva Rio, sendo destaques com o serviço social os Herbert de Souza, o Betinho e Caio Ferraz. Betinho em 1996 foi enredo da escola de samba Império Serrano com o tema: “E verás que um filho teu não foge à luta” e faleceu em 1997.
Outro personagem indispensável no livro foi o sociólogo Caio Ferraz, que começou a ajudar as pessoas da comunidade, para que ela vissem que sim, era possível, Caio era o próprio exemplo, sendo o primeiro morador do Vigário Geral a concluir um curso de Graduação em universidade publica. Após a chacina ele começou um programa social que em um ano e sete meses, transformou na casa da Paz, onde uma família inteira de evangélicos foi assassinada, em 2000 a casa já atendia mais de 400 adolescentes e crianças, tendo datilografia e estamparia como cursos oferecidos.
Vigário Geral ainda é considerada um dos lugares mais perigosos da cidade maravilhosa, mesmo depois da criação do programa social Viva Rio, ainda é uma luta diária para a segurança do local, tendo como a famosa frase “Para controlar a violência nas favelas não adianta chamar a Polícia; é melhor chamar o Fantástico”.

Outros materiais