Buscar

ATIVIDADE 8 SETIMO ANO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEMAS/CONTEÚDOS:
INTRODUÇÃO AO TERMO ETNOCENTRISMO
OBJETIVOS:
Identificar e reconhecer que as diferenças enriquecem a convivência.
Aprender que ter atitudes pertinentes dentro do grupo social que estamos inseridos, nos ajuda a compreender o nosso papel social, em cada ambiente de convivência: na escola, na família, com os amigos.
Reconhecer que a convivência pacifica entre os seres e uma forma de evitar diversos conflitos, causados por intolerância ao diferente.
Discutir a importância e a necessidade da convivência pacifica, pautada no respeito, e no direito do outro de existir.
 Conceituar e exemplificar o que é valor, moral e ética. (EF07ER23MG)
O QUE É ETNOCENTRISMO?
palavra etnocentrismo designa uma forma de enxergar outra etnia (e suas derivações, como cultura, hábitos, religião, idioma e formas de vida em geral) com base na etnia própria. A visão etnocêntrica de mundo não permite ao observador de uma cultura reconhecer a alteridade e faz com que ele estabeleça a sua própria cultura como ponto de partida e referência para quantificar e qualificar as outras culturas. Disso se resulta, grosso modo, que o observador etnocêntrico vê-se como superior aos demais em aspectos culturais, religiosos e étnico-raciais.
O que é etnocentrismo
A palavra etnocentrismo contém os radicais “etno” (derivado de etnia, que significa, por sua vez, semelhança de hábitos, costumes e cultura) e “centrismo” (posição que coloca algo no centro, como referência central a tudo que está a sua volta). A visão etnocêntrica é aquela que vê o mundo com base em sua própria cultura, desconsiderando as outras culturas ou considerando a sua como superior às demais.
A Ku Klux Klan tinha como uma de suas pautas a manutenção da supremacia branca e do cristianismo.
Everardo Rocha, antropólogo e professor do departamento de Comunicação Social da PUC-Rio e um grande estudioso brasileiro do etnocentrismo, afirma que o: “etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade etc”.
O etnocentrismo pode relacionar-se com o racismo, com a xenofobia ou com a intolerância religiosa, porém esses elementos não são, rigorosamente, as mesmas coisas.
No Brasil o etnocentrismo prevalece ainda hoje, pois o homem branco que aqui vive ainda enxerga o indígena como alguém atrasado socialmente. Também vemos manifestações etnocêntricas por aqui ao percebermos os habitantes dos estados das regiões Sul e Sudeste do país acharem-se mais desenvolvidos cultural ou socialmente que os habitantes das regiões Norte e Nordeste.
Outro exemplo de etnocentrismo que ainda existe em nosso tempo é a visão de que o continente africano é atrasado, devastado por mazelas e pela fome. Se ainda há fome, miséria e doenças na África subsaariana, isso é consequência da exploração europeia que, além de tomar os recursos naturais daquele continente, estabeleceu uma divisão de Estados nacionais que forçou tribos rivais a conviverem juntas, ocasionando guerras civis sangrentas e intermináveis.
Um exemplo marcante de etnocentrismo ocorreu no governo nazista de Hitler, na Alemanha, que julgou existir uma superioridade da suposta raça ariana branca em relação às demais, o que justificava a apreensão, a expulsão e até a morte de povos de outras origens, em especial os judeus. (texto compilado)
REFERÊNCIA: PORFÍRIO, Francisco. "Etnocentrismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/etnocentrismo.htm. Acesso em 11 de agosto de 2020.
Atividade de aprofundamento.
1- A partir do texto acima explique o que é etnocentrismo.
2- A partir de sua compreensão do texto acima explique a charge abaixo:
Fonte: //sarauxyz.blogspot.com.br
Acessado em 11/08/2020
3- O que uma visão etnocêntrica considera?
4- Everardo Rocha, antropólogo e professor do departamento de Comunicação Social da PUC-Rio e um grande estudioso brasileiro do etnocentrismo, afirma que o etnocentrismo é? 
 Com quais preconceitos o etnocentrismo se relaciona? 
1.Alteridade, respeito.
2. lealdade, justiça;
2. prudência e sabedoria.
4. racismo,  xenofobia,  intolerância religiosa
Bons estudos!

Continue navegando