Buscar

ESTUDO TRANSVERSAL V

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Gestão do Conhecimento vem adquirindo uma importância notória dentro das organizações, tanto públicas quanto privadas. No que se refere a sua implantação na última década, percebemos que diante do contexto atual de globalização e avanços tecnológicos busca-se cada vez mais desenvolver meios para criar, captar disseminar e aplicar o conhecimento nas suas diversas formas de expressão dentro das organizações. A respeito da fundamentação conceitual da Gestão do Conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Gestão do Conhecimento é um processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências, a gestão do capital intelectual, a aprendizagem organizacional, a inteligência empresarial e a educação corporativa.
	 b)
	Na gestão das organizações, a criação do conhecimento se dá pela interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. O diálogo e a reflexão coletiva são características do modo de interação do conhecimento tácito e explícito, denominado combinação.
	 c)
	A gestão do conhecimento considera que a espiral do conhecimento segue a sequência: externalização, internalização, combinação e socialização.
	 d)
	A gestão do conhecimento se tornou obsoleta na administração contemporânea, principalmente pelo advento da sociedade da informação.
	2.
	Atualmente, as empresas precisam se adequar aos avanços tecnológicos. Nossa sociedade está atenta aos avanços tecnológicos e isso implica que as empresas devem se manter informadas e acessar tais tecnologias, a fim de conquistar os clientes. Desse modo, segundo Servin (2005), essas tecnologias podem apoiar a Gestão do Conhecimento em dois pontos principais: primeiro, fornecer meios para que as pessoas possam organizar, armazenar e acessar informações e conhecimento explícito, como em bibliotecas; segundo, conectar as pessoas para que elas possam compartilhar conhecimento. Sobre as ferramentas tecnológicas utilizadas para conectar pessoas com pessoas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SERVIN, Géraud. ABC of Knowledge Management. 2005. Disponível em: http://www.fao.org/fileadmin/user_upload/knowledge/docs/ABC_of_KM.pdf. Acesso em: 29 jun. 2016.
	 a)
	Portais, repositório de dados e intranets.
	 b)
	Wiki, ferramentas de fluxo, portais e motores de pesquisa.
	 c)
	Groupware, intranets, e-mail, fóruns, videoconferência, ferramentas e-learning e ferramentas de trabalho virtual.
	 d)
	Repositórios de dados, videoconferência, portais e groupware.
	3.
	As organizações precisam criar ambientes de troca, que favoreçam e estimulem as pessoas a demonstrar o que sabem, fazendo com que queiram compartilhar informações. O tempo em que reter informações era garantia de mais poder e estabilidade nas empresas já se foi. Sobre os conceitos do compartilhamento do conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Se o funcionário não compartilha conhecimento ele acaba tendo maior reconhecimento nas organizações, pois demonstra ser alguém de maior confiança e centralizador do conhecimento.
	 b)
	Com as mudanças em algumas corporações, compartilhar conhecimento passou a ser um princípio fundamental para reduzir a perca da produtividade e tempo e ainda estimular a ação de novos projetos.
	 c)
	Compartilhar conhecimento pode contribuir para novos projetos e no crescimento profissional. Quando uma pessoa compartilha conhecimento, ela se expõe e os outros a enxergam, logo, sua carreira pode ter um salto muito maior do que se não compartilhasse nada.
	 d)
	A educação corporativa deverá garantir esta cultura de inovação através da disseminação do conhecimento.
	4.
	Segundo Gomes e Braga (2001), a Inteligência Competitiva (IC) é a habilidade e capacidade de usar o conhecimento para buscar uma posição competitiva, considerada um processo sistemático e ético, ininterruptamente avaliado com identificação, coleta, tratamento, análise e disseminação da informação estratégica para a organização, viabilizando seu uso no processo decisório. Sobre as principais funções da inteligência competitiva, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: GOMES, E.; BRAGA, F. Inteligência Competitiva: como transformar informação em um negócio lucrativo. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
	 a)
	Serve para avaliar as oportunidades e as ameaças organizacionais, adotando novos mecanismos de suporte à tomada de decisão e criando políticas e estratégias de qualidade, a fim de atingir maior assertividade e produtividade em todos os projetos organizacionais.
	 b)
	Tem como função orientar toda equipe da organização a avaliar as ameaças dos projetos e aplicar mecanismos para o suporte à tomada de decisão, criando processos e planejando novas estratégias de relacionamentos com os concorrentes no mercado de trabalho.
	 c)
	Definir estratégias de gestão de conhecimento para subsidiar o processo de tomada de decisão, avaliando as tendências e políticas de qualidade, a fim de oferecer novos recursos e ferramentas utilizadas nos processos organizacionais.
	 d)
	Tem como função alertar, com a devida antecipação, para o surgimento de oportunidades e ameaças; subsidiar o processo de tomada de decisão; avaliar e monitorar concorrentes, setores de negócios e tendências sociológicas e políticas; e subsidiar o planejamento estratégico e a estratégia do processo.
	5.
	Diante da era da informação e do conhecimento, ampliar a participação dos colaboradores nas capacitações tem sido um dos principais objetivos das organizações, a fim de contribuir com seu aprimoramento profissional. O Ensino a Distância (EaD) é um recurso tecnológico de grande utilização em treinamentos e na prática da gestão do conhecimento entre diferentes comunidades virtuais de aprendizagem, suprindo as deficiências diárias dos funcionários. Sobre o ensino a distância, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É um ambiente que estabelece relações através de meios de comunicação a distância, caracterizando-se pela aglutinação de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações em ambiente virtual que promove a criação de conhecimento coletivo.
	 b)
	É um sistema capaz de proporcionar integração e comunicação entre especialistas, executivos e demais usuários de uma intranet que permite organizar, compartilhar e disponibilizar as informações de interesse em um único local.
	 c)
	São sistemas que se adaptam de acordo com o perfil de cada usuário (professores, tutores e alunos) através de diversos estilos cognitivos de aprendizagem durante o processo de ensino.
	 d)
	É um instrumento de articulação composto por professores, tutores e alunos em comunidades virtuais de aprendizagem, em que é necessário apresentar uma infraestrutura adequada, profissionais capacitados para a realização das atividades de planejamento, elaboração de materiais, avaliação e serviços de apoio aos alunos e professores.
	6.
	A gestão do conhecimento é uma área de extrema importância nas organizações. Tanto em seus ambientes internos como externos, os processos corporativos são gerados através do conhecimento que está na mente das pessoas e em suas atividades, em que se busca modelar a estrutura das atividades executadas. Sobre os cinco elementos que fazem parte dos processos de gestão do conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	(1) Analisar o conhecimento, (2) armazenar o conhecimento, (3) visualizar o conhecimento, (4) controlar o conhecimento e (5) compartilhar o conhecimento.
	 b)
	(1) Identificar o conhecimento, (2) criar o conhecimento, (3) armazenar o conhecimento, (4) compartilhar o conhecimento e (5) usar o conhecimento.
	 c)
	(1) Identificar o conhecimento, (2) registrar o conhecimento, (3) visualizar o conhecimento, (4) compartilhar o conhecimento e (5) utilizar o conhecimento.
	 d)
	(1) Criar o conhecimento, (2) analisar o conhecimento, (3) registrar o conhecimento, (4) disseminar o conhecimento e (5) controlar o conhecimento.
	7.
	Todos os colaboradores de uma organização e, de forma especial, sua alta administração, vêm utilizandocom mais frequência o conhecimento voltado aos conceitos práticos de que há organizações que utilizam aprendizagem com feedback loop, ciclos de conversão do conhecimento tácito e explícito, entre outros. Sobre os benefícios da gestão do conhecimento em uma organização, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Desenvolver novas capacidades entre os funcionários, tornando-os mais inovadores e competitivos.
	 b)
	Minimizar a colaboração entre os funcionários e seu acesso às fontes de informações e de aprendizagem.
	 c)
	Construir processos organizacionais que possam proteger os ativos da informação e do conhecimento existente na empresa.
	 d)
	Eliminar a realização de atividades burocráticas e de baixo valor, a fim de reduzir custos e retrabalhos.
	8.
	Como o aprendizado faz parte do cotidiano das pessoas, o desenvolvimento de pessoas tem sido um dos temas mais evidenciados na atualidade dentro das organizações. Desse modo, a integração da Gestão do Conhecimento à Universidade Corporativa faz com que o aprendizado organizacional aumente as competências dos seus colaboradores, tornando-os, consequentemente, mais competitivos. Sobre os conceitos e benefícios dos Portais Corporativos, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Através das práticas dos Portais Corporativos, podemos aumentar as competências e qualificações, gerar novos processos, novas tecnologias, novos serviços, ganhando novos clientes e mercados.
	 b)
	Através das práticas dos Portais Corporativos é possível fortalecer a rede de contatos entre os colaboradores, sendo utilizada para divulgação de perfis pessoais e profissionais.
	 c)
	Através das práticas dos Portais Corporativos, podemos controlar o processo de desenvolvimento e, consequentemente, administrar suas metas e estratégias com o objetivo de atingir os conhecimentos inovadores.
	 d)
	Através das práticas dos Portais Corporativos, podemos eliminar as barreiras de distância e tempo para as práticas do aprendizado organizacional, estando disponível 24 horas por dia, 365 dias do ano para as empresas e os seus colaboradores.
	9.
	A Gestão do Conhecimento tem tudo a ver com o Capital Intelectual. Segundo Fleury & Fleury (2001), a sociedade contemporânea, impulsionada pela globalização da economia e pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC), está impondo uma competição entre as organizações sem precedentes. Diante desse cenário de mudanças e complexidade crescente, afirmar que o recurso mais valioso das organizações são as pessoas já se tornou comum. Embora com significados e implicações diferentes, os termos capital humano, capital intelectual, inteligência competitiva e gestão do conhecimento tornaram-se expressões de ordem das empresas. Sobre a definição de capital intelectual, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria Tereza. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 2, n. Especial, p. 183-196, 2001.
	 a)
	O capital intelectual se refere às capacidades técnicas para realizar determinadas tarefas, desenvolvidas a partir de teoria e prática. São as capacidades que nascem com cada um tanto no aprendizado quanto na execução de habilidades.
	 b)
	O capital intelectual é o patrimônio de conhecimento, um ativo intangível em uma organização. A base estratégica para a criatividade, inovação e competitividade, usando o conhecimento para facilitar a tomada de decisões, proporciona maior agilidade ao fluxo de informações e para reduzir custos.
	 c)
	O capital intelectual é a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros e de gerirmos bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.
	 d)
	O capital intelectual é uma expressão que está relacionada com o processo de aquisição de conhecimento através de fatores cognitivos. A cognição envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio etc., que fazem parte do desenvolvimento intelectual.
	10.
	As organizações estão adotando iniciativas para gerenciar o conhecimento em busca de vantagem competitiva sustentável. A gestão do conhecimento pode ser considerada um conjunto de processos que visa à criação, armazenamento, disseminação, utilização e mensuração do conhecimento dentro da organização. Para refletir os resultados estratégicos ou operacionais destas organizações, existem diversos indicadores voltados às iniciativas de gestão de conhecimento e capital intelectual. Sobre os exemplos de indicadores da gestão do conhecimento e capital intelectual, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Quantidade de grupos de discussão existentes, aumento de produtividade, recursos tecnológicos planejados versus realizados no projeto de software, a redução de reclamações dos clientes etc.
	 b)
	Quantidade de recursos tecnológicos integrados para a gestão do conhecimento, quantidade de pessoas certificadas em gestão de projetos e quantidade de pessoas formadas na área de desenvolvimento de software.
	 c)
	Quantidade de pessoas formadas e treinadas em gestão de conhecimento, quantidade de grupos de discussão existentes, quantidade de documentos disponíveis na memória organizacional, aumento de produtividade, redução de reclamações dos clientes etc.
	 d)
	Quantidade de processos organizacionais institucionalizados, qualidade de defeitos registrados, aumento do escopo e custo do projeto, quantidade de pessoas formadas e treinadas em gestão do conhecimento etc.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes