Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação I -Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais e Saúde Infantil

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em 1961, o IBECC conseguiu trazer para as escolas brasileiras materiais que priorizavam o processo de investigação. Os livros didáticos seriam traduzidos e adaptados para serem utilizados nas escolas como um meio de transformação e renovação no ensino de ciências.
Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA:
a) As editoras brasileiras mostraram grande interesse na publicação desses materiais.
b) Além de materiais curriculares, foram enviados dos Estados Unidos equipamentos para serem aplicados nas práticas de laboratório.
c) Com o financiamento realizado pela Fundação Ford e USAID, a renovação no ensino trouxe grandes problemas para a educação da época.
d) O IBECC firmou um convênio com a United Agency for International Development (USAID), que financiou grande parte da produção desses materiais.

Os anos de 1939 a 1945 foram marcados por conflitos bélicos entre os países do mundo. Esse período conhecido como Segunda Guerra Mundial influenciou na elaboração do currículo das escolas. Quanto ao ensino de ciências oferecido no sistema educacional, assinale a alternativa CORRETA:
a) A Guerra Fria foi considerada um marco histórico para o avanço do ensino de ciências, pois as duas superpotências mundiais, Estados Unidos (EUA) e União Soviética(URSS), disputavam a hegemonia mundial.
b) A Segunda Guerra Mundial não teve nenhuma influência na elaboração de um currículo que apresentasse melhorias no ensino de ciências.
c) Neste período, o Brasil foi o único país preocupado em realizar mudanças no currículo para melhorar o ensino de ciências.
d) Nesta época, o ensino de ciências estava voltado apenas para a memorização dos conteúdos, mas, mesmo assim, o aluno participava ativamente da construção do conhecimento.

Com a chegada da industrialização, o ensino de ciências passa a ser visto de forma mais significativa para o currículo escolar. Isso ocorreu pela crescente utilização de tecnologias nos meios de produção.
Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
a) O lançamento do satélite Sputinik trouxe mudanças apenas para o currículo da União Soviética, que estava em processo de investimento na área da Educação.
b) O Physical Science Study Committe - PSSC - não foi incorporado ao currículo das escolas brasileiras, pois os alunos não estavam preparados para realizar mudanças no currículo.
c) A promulgação da Lei 4024 - Diretrizes e Bases da Educação de 1961 - dificultou ainda mais a participação das ciências no currículo escolar. Com a chegada dela, a carga horária das aulas foi reduzida.
d) Uma das mudanças no currículo foi a formação básica em ciências e não somente a formação técnica profissional.

O Brasil, durante o período da ditadura militar, enfrentou muitas mudanças políticas, as quais também refletiram nas escolas. Com este novo regime repressor, o país realizou reformas institucionais. Uma das reformas foram acordos estabelecidos com a USAID (Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional).
Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um dos objetivos desses acordos foi promover a modernização do país. Para isso, o Brasil deveria seguir os modelos educacionais adotados pelos norte-americanos.
( ) A educação brasileira passou a atender aos interesses capitalistas das multinacionais que aqui se instalaram. Os países subdesenvolvidos deveriam modernizar suas indústrias utilizando mão de obra barata e pouco qualificada.
( ) A finalidade desses acordos visavam à transformação do ensino no Brasil e não a interesses políticos entre esses países.
( ) A formação do indivíduo estava centrada no trabalhador, e a educação voltada para reforçar a estrutura de dominação.
a) F - V - V - V.
b) V - V - F - V.
c) F - V - F - F.
d) V - F - V - F.

A educação passa por grandes incertezas quanto as suas práticas adotadas. Há a necessidade da mudança, pois o excesso de discursos não possibilita o enriquecimento de práticas eficientes para a aprendizagem. Grandes investimentos de recursos humanos e financeiros foram gastos pelo governo norte-americano para modernizar o ensino, a partir da década de 1950. Quanto aos objetivos que foram propostos para o ensino de ciências, assinale a alternativa CORRETA: A) Trazer o ensino experimental com o objetivo de ensinar os professores a fazer ciências. B) Aumentar a carga horária das disciplinas, resolvendo com isso todos os problemas do ensino. C) Incentivar criação dos projetos de 1ª geração para melhorar a formação de todos os professores para atuarem em ciências. D) Investir grandes valores financeiros para alcançar a hegemonia mundial.

Para Freire (1998, p. 25), "não há docência sem discência; é preciso que, desde o começo do processo, vá ficando cada vez mais claro que, embora diferentes entre si, quem forma se forma e reforma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado. É nesse sentido que ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdos, nem formar é a ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado. Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender".
A partir da citação apresentada, analise a situação a seguir:
I- Uma formação inicial de qualidade traz subsídios para o professor elaborar uma prática metodológica que possibilite valorização do trabalho que articula a teoria com a prática para a formação de um professor crítico e reflexivo.
II- Uma formação inicial de qualidade traz subsídios para o professor elaborar uma prática metodológica que possibilite o reconhecimento da importância do futuro professor vivenciar novas experiências que enriqueçam seu saber docente.
III- Uma formação inicial de qualidade traz subsídios para o professor elaborar uma prática metodológica que possibilite a possibilidade de o aluno ter uma aprendizagem que relaciona a teoria com o treino diário, tão necessário para a sua formação docente.
IV- Uma formação inicial de qualidade traz subsídios para o professor elaborar uma prática metodológica que possibilite a vivência cultural do aluno, a qual não representa um fator necessário durante a formação inicial, pois os conteúdos didáticos precisam ser atendidos.
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

Nas últimas décadas, vários segmentos da educação manifestaram suas opiniões quanto à formação de professores, questionando o modelo de currículo adotado nos cursos de licenciatura atualmente. Contudo, diante das dificuldades apresentadas pelos alunos, exige-se um currículo voltado para a formação do educador.
Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O futuro professor precisa ter uma formação inicial que o prepare para a função, focada em "o que ensinar" e "como ensinar".
( ) Somente ter uma base comum nacional para a formação de professores não resolve os problemas do ensino. A necessidade maior é ter um professor fundamentado em conhecimentos.
( ) Para uma formação didática sólida, é necessário valorizar a relação da teoria-prática, com a pesquisa, desde o início do curso.
( ) A elaboração de novas práticas pedagógicas não se adquire com uma boa formação inicial do professor. Estes saberes da docência somente serão adquiridos no dia a dia, em sala de aula.
a) V - F - V - V.
b) V - V - F - F.
c) V - V - V - F.
d) F - V - V - V.

O currículo de ciências exigiu muitas melhorias, tanto na forma de ensinar quanto nas metodologias adotadas em sala de aula. Para que ocorressem determinadas mudanças, era necessário considerar alguns aspectos.
Quanto às mudanças no currículo de ciências, analise as sentenças a seguir:
I- O Brasil não se preocupou em reestruturar seu currículo escolar, pois os materiais eram trazidos prontos de outros países.
II- A forma de ensinar ciências até a década de 50 apresentava uma forma descontextualizada e fragmentada. O aluno assumia um papel passivo durante a aprendizagem.
III- Após a década de 50, grandes movimentos de renovação foram criados para a melhoria no ensino de ciências, principalmente após o lançamento do satélite Sputnik.
IV- Os Estados Unidos se sentiram ameaçados com a superioridade apresentada no ensino soviético. Diante disso, realizaram mudanças em seu currículo.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças I e II estão corretas.

O ensino público oferecido às escolas brasileiras antes da década de 1950 eram traduções e adaptações dos materiais europeus. Além de trazer conteúdos europeus, influíam na metodologia dos professores. A elaboração de um novo currículo escolar iniciou somente em 1946, com a instalação do IBECC (Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura), que liderou a elaboração de novos materiais didáticos.
Sobre o que pode ser destacado como um marco para o ensino de Ciências, considerando as contribuições do IBECC, assinale a alternativa CORRETA:
a) Capital humano estrangeiro especializado.
b) Empréstimos financeiros ao governo brasileiro.
c) Projetos curriculares inovadores.
d) Financiamento para os primeiros exemplares publicados.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em 1961, o IBECC conseguiu trazer para as escolas brasileiras materiais que priorizavam o processo de investigação. Os livros didáticos seriam traduzidos e adaptados para serem utilizados nas escolas como um meio de transformação e renovação no ensino de ciências.
Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA:
a) As editoras brasileiras mostraram grande interesse na publicação desses materiais.
b) Além de materiais curriculares, foram enviados dos Estados Unidos equipamentos para serem aplicados nas práticas de laboratório.
c) Com o financiamento realizado pela Fundação Ford e USAID, a renovação no ensino trouxe grandes problemas para a educação da época.
d) O IBECC firmou um convênio com a United Agency for International Development (USAID), que financiou grande parte da produção desses materiais.

Os anos de 1939 a 1945 foram marcados por conflitos bélicos entre os países do mundo. Esse período conhecido como Segunda Guerra Mundial influenciou na elaboração do currículo das escolas. Quanto ao ensino de ciências oferecido no sistema educacional, assinale a alternativa CORRETA:
a) A Guerra Fria foi considerada um marco histórico para o avanço do ensino de ciências, pois as duas superpotências mundiais, Estados Unidos (EUA) e União Soviética(URSS), disputavam a hegemonia mundial.
b) A Segunda Guerra Mundial não teve nenhuma influência na elaboração de um currículo que apresentasse melhorias no ensino de ciências.
c) Neste período, o Brasil foi o único país preocupado em realizar mudanças no currículo para melhorar o ensino de ciências.
d) Nesta época, o ensino de ciências estava voltado apenas para a memorização dos conteúdos, mas, mesmo assim, o aluno participava ativamente da construção do conhecimento.

Com a chegada da industrialização, o ensino de ciências passa a ser visto de forma mais significativa para o currículo escolar. Isso ocorreu pela crescente utilização de tecnologias nos meios de produção.
Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
a) O lançamento do satélite Sputinik trouxe mudanças apenas para o currículo da União Soviética, que estava em processo de investimento na área da Educação.
b) O Physical Science Study Committe - PSSC - não foi incorporado ao currículo das escolas brasileiras, pois os alunos não estavam preparados para realizar mudanças no currículo.
c) A promulgação da Lei 4024 - Diretrizes e Bases da Educação de 1961 - dificultou ainda mais a participação das ciências no currículo escolar. Com a chegada dela, a carga horária das aulas foi reduzida.
d) Uma das mudanças no currículo foi a formação básica em ciências e não somente a formação técnica profissional.

O Brasil, durante o período da ditadura militar, enfrentou muitas mudanças políticas, as quais também refletiram nas escolas. Com este novo regime repressor, o país realizou reformas institucionais. Uma das reformas foram acordos estabelecidos com a USAID (Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional).
Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um dos objetivos desses acordos foi promover a modernização do país. Para isso, o Brasil deveria seguir os modelos educacionais adotados pelos norte-americanos.
( ) A educação brasileira passou a atender aos interesses capitalistas das multinacionais que aqui se instalaram. Os países subdesenvolvidos deveriam modernizar suas indústrias utilizando mão de obra barata e pouco qualificada.
( ) A finalidade desses acordos visavam à transformação do ensino no Brasil e não a interesses políticos entre esses países.
( ) A formação do indivíduo estava centrada no trabalhador, e a educação voltada para reforçar a estrutura de dominação.
a) F - V - V - V.
b) V - V - F - V.
c) F - V - F - F.
d) V - F - V - F.

A educação passa por grandes incertezas quanto as suas práticas adotadas. Há a necessidade da mudança, pois o excesso de discursos não possibilita o enriquecimento de práticas eficientes para a aprendizagem. Grandes investimentos de recursos humanos e financeiros foram gastos pelo governo norte-americano para modernizar o ensino, a partir da década de 1950. Quanto aos objetivos que foram propostos para o ensino de ciências, assinale a alternativa CORRETA: A) Trazer o ensino experimental com o objetivo de ensinar os professores a fazer ciências. B) Aumentar a carga horária das disciplinas, resolvendo com isso todos os problemas do ensino. C) Incentivar criação dos projetos de 1ª geração para melhorar a formação de todos os professores para atuarem em ciências. D) Investir grandes valores financeiros para alcançar a hegemonia mundial.

Para Freire (1998, p. 25), "não há docência sem discência; é preciso que, desde o começo do processo, vá ficando cada vez mais claro que, embora diferentes entre si, quem forma se forma e reforma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado. É nesse sentido que ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdos, nem formar é a ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado. Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender".
A partir da citação apresentada, analise a situação a seguir:
I- Uma formação inicial de qualidade traz subsídios para o professor elaborar uma prática metodológica que possibilite valorização do trabalho que articula a teoria com a prática para a formação de um professor crítico e reflexivo.
II- Uma formação inicial de qualidade traz subsídios para o professor elaborar uma prática metodológica que possibilite o reconhecimento da importância do futuro professor vivenciar novas experiências que enriqueçam seu saber docente.
III- Uma formação inicial de qualidade traz subsídios para o professor elaborar uma prática metodológica que possibilite a possibilidade de o aluno ter uma aprendizagem que relaciona a teoria com o treino diário, tão necessário para a sua formação docente.
IV- Uma formação inicial de qualidade traz subsídios para o professor elaborar uma prática metodológica que possibilite a vivência cultural do aluno, a qual não representa um fator necessário durante a formação inicial, pois os conteúdos didáticos precisam ser atendidos.
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

Nas últimas décadas, vários segmentos da educação manifestaram suas opiniões quanto à formação de professores, questionando o modelo de currículo adotado nos cursos de licenciatura atualmente. Contudo, diante das dificuldades apresentadas pelos alunos, exige-se um currículo voltado para a formação do educador.
Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O futuro professor precisa ter uma formação inicial que o prepare para a função, focada em "o que ensinar" e "como ensinar".
( ) Somente ter uma base comum nacional para a formação de professores não resolve os problemas do ensino. A necessidade maior é ter um professor fundamentado em conhecimentos.
( ) Para uma formação didática sólida, é necessário valorizar a relação da teoria-prática, com a pesquisa, desde o início do curso.
( ) A elaboração de novas práticas pedagógicas não se adquire com uma boa formação inicial do professor. Estes saberes da docência somente serão adquiridos no dia a dia, em sala de aula.
a) V - F - V - V.
b) V - V - F - F.
c) V - V - V - F.
d) F - V - V - V.

O currículo de ciências exigiu muitas melhorias, tanto na forma de ensinar quanto nas metodologias adotadas em sala de aula. Para que ocorressem determinadas mudanças, era necessário considerar alguns aspectos.
Quanto às mudanças no currículo de ciências, analise as sentenças a seguir:
I- O Brasil não se preocupou em reestruturar seu currículo escolar, pois os materiais eram trazidos prontos de outros países.
II- A forma de ensinar ciências até a década de 50 apresentava uma forma descontextualizada e fragmentada. O aluno assumia um papel passivo durante a aprendizagem.
III- Após a década de 50, grandes movimentos de renovação foram criados para a melhoria no ensino de ciências, principalmente após o lançamento do satélite Sputnik.
IV- Os Estados Unidos se sentiram ameaçados com a superioridade apresentada no ensino soviético. Diante disso, realizaram mudanças em seu currículo.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças I e II estão corretas.

O ensino público oferecido às escolas brasileiras antes da década de 1950 eram traduções e adaptações dos materiais europeus. Além de trazer conteúdos europeus, influíam na metodologia dos professores. A elaboração de um novo currículo escolar iniciou somente em 1946, com a instalação do IBECC (Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura), que liderou a elaboração de novos materiais didáticos.
Sobre o que pode ser destacado como um marco para o ensino de Ciências, considerando as contribuições do IBECC, assinale a alternativa CORRETA:
a) Capital humano estrangeiro especializado.
b) Empréstimos financeiros ao governo brasileiro.
c) Projetos curriculares inovadores.
d) Financiamento para os primeiros exemplares publicados.

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Bruna Jennifer Amaral Carijio (1250660)
	
	Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais e Saúde Infantil (PED79)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:656668) ( peso.:1,50)
	Prova:
	24164624
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em 1961, o IBECC conseguiu trazer para as escolas brasileiras materiais que priorizavam o processo de investigação. Os livros didáticos seriam traduzidos e adaptados para serem utilizados nas escolas como um meio de transformação e renovação no ensino de ciências. Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 7 abr. 2020.
	 a)
	O IBECC firmou um convênio com a United Agency for International Development (USAID), que financiou grande parte da produção desses materiais.
	 b)
	Além de materiais curriculares, foram enviados dos Estados Unidos equipamentos para serem aplicados nas práticas de laboratório.
	 c)
	As editoras brasileiras mostraram grande interesse na publicação desses materiais.
	 d)
	Com o financiamento realizado pela Fundação Ford e USAID, a renovação no ensino trouxe grandes problemas para a educação da época.
	2.
	Os anos de 1939 a 1945 foram marcados por conflitos bélicos entre os países do mundo. Esse período conhecido como Segunda Guerra Mundial influenciou na elaboração do currículo das escolas. Quanto ao ensino de ciências oferecido no sistema educacional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Segunda Guerra Mundial não teve nenhuma influência na elaboração de um currículo que apresentasse melhorias no ensino de ciências.
	 b)
	Nesta época, o ensino de ciências estava voltado apenas para a memorização dos conteúdos, mas, mesmo assim, o aluno participava ativamente da construção do conhecimento.
	 c)
	A Guerra Fria foi considerada um marco histórico para o avanço do ensino de ciências, pois as duas superpotências mundiais, Estados Unidos (EUA) e União Soviética(URSS), disputavam a hegemonia mundial.
	 d)
	Neste período, o Brasil foi o único país preocupado em realizar mudanças no currículo para melhorar o ensino de ciências.
	3.
	Com a chegada da industrialização, o ensino de ciências passa a ser visto de forma mais significativa para o currículo escolar. Isso ocorreu pela crescente utilização de tecnologias nos meios de produção. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A promulgação da Lei 4024 - Diretrizes e Bases da Educação de 1961 - dificultou ainda mais a participação das ciências no currículo escolar. Com a chegada dela, a carga horária das aulas foi reduzida.
	 b)
	O Physical Science Study Committe - PSSC - não foi incorporado ao currículo das escolas brasileiras, pois os alunos não estavam preparados para realizar mudanças no currículo.
	 c)
	Uma das mudanças no currículo foi a formação básica em ciências e não somente a formação técnica profissional.
	 d)
	O lançamento do satélite Sputinik trouxe mudanças apenas para o currículo da União Soviética, que estava em  processo de investimento na área da Educação.
	4.
	A partir da escola tradicional, observamos que as aulas de ciências sempre foram baseadas no desenvolvimento de atividades em que o aluno possui dificuldade em sua compreensão. Dessa maneira, os alunos passam a ter dificuldades na solução de problemas e na compreensão de conceitos básicos, deixando o ensino de ciências fragilizado. Nesse sentido, nos deparamos com a deficiência na formação dos professores, que pode ser percebida ao observar alguns fatores. Sobre esses fatores, analise as sentenças a seguir:
I- Nas aulas desenvolvidas, os alunos são partícipes da ação pedagógica.
II- A avaliação sendo quantitativa e menosprezando a qualitativa.
III- Os professores possuem conhecimento suficiente para a realização das aulas.
IV- O desenvolvimento das aulas são fragilizados pela dependência dos livros didáticos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!
	5.
	O Brasil, durante o período da ditadura militar, enfrentou muitas mudanças políticas, as quais também refletiram nas escolas. Com este novo regime repressor, o país realizou reformas institucionais. Uma das reformas foram acordos estabelecidos com a USAID (Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional). Com esses acordos firmados, o país passou a receber apoio dos EUA, tanto na área industrial quanto educacional. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um dos objetivos desses acordos foi promover a modernização do país. Para isso, o Brasil deveria seguir os modelos educacionais adotados pelos norte-americanos.
(    ) A educação brasileira passou a atender aos interesses capitalistas das multinacionais que aqui se instalaram. Os países subdesenvolvidos deveriam modernizar suas indústrias utilizando mão de obra barata e pouco qualificada.
(    ) A finalidade desses acordos visavam à transformação do ensino no Brasil e não a interesses políticos entre esses países.
(    ) A formação do indivíduo estava centrada no trabalhador, e a educação voltada para reforçar a estrutura de dominação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	A educação passa por grandes incertezas quanto as suas práticas adotadas. Há a necessidade da mudança, pois o excesso de discursos não possibilita o enriquecimento de práticas eficientes para a aprendizagem. Grandes investimentos de recursos humanos e financeiros foram gastos pelo governo norte-americano para modernizar o ensino, a partir da década de 1950. Quanto aos objetivos que foram propostos para o ensino de ciências, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Incentivar criação dos projetos de 1ª geração para melhorar a formação de todos os professores para atuarem em ciências.
	 b)
	Investir grandes valores financeiros para alcançar a hegemonia mundial.
	 c)
	Aumentar a carga horária das disciplinas, resolvendo com isso todos os problemas do ensino.
	 d)
	Trazer o ensino experimental com o objetivo de ensinar os professores a fazer ciências.
	7.
	Para Freire (1998, p. 25), "não há docência sem discência; é preciso que, desde o começo do processo, vá ficando cada vez mais claro que, embora diferentes entre si, quem forma se forma e reforma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado. É nesse sentido que ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdos, nem formar é a ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado. Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender". A partir da citação apresentada, analise a situação a seguir:
A professora Marília do 3º ano do Ensino Fundamental considerou necessário ensinar as noções de medida, utilizando situações do cotidiano. Então, resolveu convidar o pai de um aluno que é pedreiro para trabalhar com as algumas situações que vivencia diariamente. A professora acredita que dessa forma o trabalho pedagógico apresenta uma relação com a vivência cultural dos alunos e possibilita uma aprendizagem significativa. 
Considerando a citação e a situação apresentada, analise as sentenças a seguir: 
I- Uma formação inicial de qualidade traz subsídios para o professor elaborar uma prática metodológica que possibilite valorização do trabalho que articula a teoria com a prática para a formação de um professor crítico e reflexivo.
II- Umaformação inicial de qualidade traz subsídios para o professor elaborar uma prática metodológica que possibilite o reconhecimento da importância do futuro professor vivenciar novas experiências que enriqueçam seu saber docente.
III- Uma formação inicial de qualidade traz subsídios para o professor elaborar uma prática metodológica que possibilite a possibilidade de o aluno ter uma aprendizagem que relaciona a teoria com o treino diário, tão necessário para a sua formação docente.
IV- Uma formação inicial de qualidade traz subsídios para o professor elaborar uma prática metodológica que possibilite a vivência cultural do aluno, a qual não representa um fator necessário durante a formação inicial, pois os conteúdos didáticos precisam ser atendidos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	8.
	Nas últimas décadas, vários segmentos da educação manifestaram suas opiniões quanto à formação de professores, questionando o modelo de currículo adotado nos cursos de licenciatura atualmente. Contudo, diante das dificuldades apresentadas pelos alunos, exige-se um currículo voltado para a formação do educador. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O futuro professor precisa ter uma formação inicial que o prepare para a função, focada em "o que ensinar" e "como ensinar".
(    ) Somente ter uma base comum nacional para a formação de professores não resolve os problemas do ensino. A necessidade maior é ter um professor fundamentado em conhecimentos.
(    ) Para uma formação didática sólida, é necessário valorizar a relação da teoria-prática, com a pesquisa, desde o início do curso.
(    ) A elaboração de novas práticas pedagógicas não se adquire com uma boa formação inicial do professor. Estes saberes da docência somente serão adquiridos no dia a dia, em sala de aula.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	9.
	O currículo de ciências exigiu muitas melhorias, tanto na forma de ensinar quanto nas metodologias adotadas em sala de aula. Para que ocorressem determinadas mudanças, era necessário considerar alguns aspectos. Quanto às mudanças no currículo de ciências, analise as sentenças a seguir:
I- O Brasil não se preocupou em reestruturar seu currículo escolar, pois os materiais eram trazidos prontos de outros países.
II- A forma de ensinar ciências até a década de 50 apresentava uma forma descontextualizada e fragmentada. O aluno assumia um papel passivo durante a aprendizagem.
III- Após a década de 50, grandes movimentos de renovação foram criados para a melhoria no ensino de ciências, principalmente após o lançamento do satélite Sputnik.
IV- Os Estados Unidos se sentiram ameaçados com a superioridade apresentada no ensino soviético. Diante disso, realizaram mudanças em seu currículo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	10.
	O ensino público oferecido às escolas brasileiras antes da década de 1950 eram traduções e adaptações dos materiais europeus. Além de trazer conteúdos europeus, influíam na metodologia dos professores. A elaboração de um novo currículo escolar iniciou somente em 1946, com a instalação do IBECC (Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura), que liderou a elaboração de novos materiais didáticos. Sobre o que pode ser destacado como um marco para o ensino de Ciências, considerando as contribuições do IBECC, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Capital humano estrangeiro especializado.
	 b)
	Empréstimos financeiros ao governo brasileiro.
	 c)
	Financiamento para os primeiros exemplares publicados.
	 d)
	Projetos curriculares inovadores.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina