Buscar

PROVA OBJETIVA II TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Transtornos do Neurodesenvolvimento (LEE04)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:649818) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	23794337
Parte superior do formulário
	1.
	"No Brasil, na última década, foram estabelecidas algumas políticas públicas voltadas aos deficientes intelectuais, inclusive na área da saúde. Contudo, a implementação e a garantia efetiva dos direitos assegurados por lei, a alocação de recursos e o desenvolvimento de redes de assistência e de proteção específicas e efetivas, permanecem como desafios a serem superados" (TOMAZ et al., 2006, p. 169). Sobre os objetivos das intervenções de psicólogos perante pacientes com deficiência intelectual, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Abordagem terapêutica: psicanálise. 
II- Abordagem terapêutica: psicologia cognitiva-comportamental.
III- Abordagem terapêutica: fenomenologia/humanista.
(    ) O trabalho será focado em possibilitar à criança ou ao adulto com deficiência intelectual um lugar como sujeito desejante, com suas singularidades preservadas. Esse "lugar" é simbólico e está na organização social da família. Entende-se que a força principal da psique humana é o inconsciente.  
(    ) Irá possibilitar intervenções para mudar comportamentos no paciente com deficiência intelectual; naturalmente, as mudanças estarão limitadas ao nível de deficiência. Os pacientes com deficiência intelectual leve e grave apresentarão mais resultados em relação aos que apresentam os níveis moderada e profunda.
(    ) O psicólogo buscará trabalhar aspectos do self, visão consciente dos pais. Na deficiência intelectual, o psicólogo orientará e trabalhará com os pais, na sua maior parte do tempo. O objetivo é possibilitar a reflexão sobre os papéis de pai e mãe na deficiência intelectual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: TOMAZ, Rodrigo Victor Viana et al. Políticas públicas de saúde para deficientes intelectuais no Brasil: uma revisão integrativa. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 155-172, jan. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000100155&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 11 mar. 2019.
	
	a) II - III - I.
	
	b) II - I - III.
	
	c) III - II - I.
	
	d) I - II - III.
	 
	 
	2.
	Conforme Lamonica (2011), a síndrome do X Frágil consiste no motivo mais frequente de deficiência intelectual hereditária. Algumas das características gerais deste quadro clínico são: déficit intelectual variado, comportamentos do espectro autístico, alterações de linguagem, convulsões, estrabismo, flacidez articular, pés planos, face estreita, lábios finos, anomalias de pavilhão auricular e malformações cardíacas. A deficiência intelectual influi no desenvolvimento da aprendizagem e interfere no desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Sobre os procedimentos diagnósticos, assinale a alternativa CORRETA:
(    ) No diagnóstico será investigada, através dos relatos dos sintomas (queixas referentes às alterações comportamentais e emocionais) e dos sinais (alterações fisiológicas), qual a patologia que acomete o paciente e a ocorrência ou não de comorbidades. 
(    ) O diagnóstico é realizado por meio da realização de exames físicos e mentais, exames laboratoriais, diagnósticos por imagens e diagnóstico diferencial. 
(    ) A indicação terapêutica ocorre após a realização do diagnóstico, por isso, recomenda-se que o diagnóstico seja feito o mais precocemente possível para oferecer oportunidades terapêuticas específicas. Assim, pode ocorrer a otimização do potencial e a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e de seus familiares.
(    ) Trata-se de uma doença incurável, portanto, sem possibilidades de indicação terapêutica. Assim, não é necessário fazer o diagnóstico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LAMONICA, Dionísia Aparecida Cusin et al . Síndrome do X Frágil com variante de Dandy-Walker: estudo clínico das manifestações comunicativas orais e escritas. J. Soc. Bras. Fonoaudiol., São Paulo, v. 23, n. 2, p. 177-182, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912011000200016&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 7 maio 2018.
	
	a) V - V - V - F.
	
	b) V - F - V - V.
	
	c) F - V - V - V.
	
	d) V - V - F - V.
	3.
	"Dentre as definições mais comumente citadas, encontra-se que o termo 'dificuldade de aprendizagem' está mais relacionado aos problemas de ordem psicopedagógica e/ou sócio-culturais, ou seja, o problema não está centrado apenas no aluno, sendo uma visão mais de cunho preventivo, como os atrasos no desempenho escolar por falta de interesse, inadequação metodológica ou mudança no padrão de exigência na escola. Por outro lado, o termo 'distúrbio' e 'transtorno' de aprendizagem está mais vinculado aos problemas intrínsecos ao aluno, sugerindo a existência de comprometimentos neurológicos, sendo mais utilizado pela perspectiva clínica ou remediativa" (JARDINI; SOUZA, 2006, p 70). No que tange ao papel dos profissionais diante dessa temática, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O trabalho do psicopedagogo/neuropedagogo não substitui em hipótese alguma o acompanhamento do educador especial. Pode-se afirmar que o papel do psicopedagogo/neuropedagogo e do educador especial se complementam. 
(    ) O psicopedagogo pode substituir as intervenções do psicólogo (destinado a verificar o contexto patológico ou, no caso do psicólogo educacional, verificar todo o contexto ao qual se aplicam suas dificuldades).
(    ) O psicopedagogo/neuropsicopedagogo poderá atender aos alunos no consultório ou com intervenções articuladas ao tempo e funcionamento da escola, na psicopedagogia institucional. A intervenção do profissional é a partir da utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras.
(    ) A única diferença entre a atuação do psicólogo e do psicopedagogo é que este último não pode fazer recomendação de medicamentos. O único profissional da saúde habilitado para preencher receituários medicamentosos ainda é o psicólogo. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: JARDINI, Renata Savastano Ribeiro; SOUZA, Patrícia Thimóteo de. Alfabetização e reabilitação dos distúrbios de leitura/escrita por metodologia fono-vísuo-articulatória., Barueri,  v. 18, n. 1, p. 69-78, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872006000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 11 out. 2018.
	
	a) F - V - F - V.
	
	b) V - F - V - F.
	
	c) V - V - V - V.
	
	d) F - F - V - V.
	4.
	Conforme Roman,Rohde e Hutz (2002), o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um dos que mais acomete crianças e adolescentes, atingindo entre 3% a 6% dos sujeitos em idade escolar. Os mesmos autores afirmam que o TDAH consiste em um transtorno heterogêneo clinicamente, cujas causas ainda não são claramente esclarecidas. Em contrapartida, é essencial que mais pesquisas sejam feitas para que seja possível ampliar a compreensão sobre a vulnerabilidade ao TDAH, assim, pode-se desenvolver estratégias de prevenção. Tendo em mente os fatores de risco para o TDAH, analise as afirmativas a seguir:
I- É preciso verificar o histórico familiar, visto que o transtorno apresenta um caráter genético importante.
II- Níveis de estresse familiar e socioeconômicos cultural, não necessitam ser averiguados, pois tratam-se de uma desordem gerada exclusivamente por motivos orgânicos.
III- Crianças advindas de lares conturbados (conflitos parentais, violência doméstica ou necessidades financeiras) possuem maior probabilidade de transtornos neuropsiquiátricos. 
IV- Prematuridade, baixo peso ao nascer e intercorrências perinatais também constituem fatores de risco para TDAH.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ROMAN, Tatiana; ROHDE, Luis Augusto; HUTZ, Mara Helena. Genes de suscetibilidade no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Rev. Bras. Psiquiatr., São Paulo, v. 24, n. 4, p. 196-201, out. 2002.Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462002000400010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 9 maio 2018.
	
	a) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	b) Somente a afirmativa II está correta.
	
	c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	d) Somente a afirmativa I está correta.
	5.
	"Como a égide de ciência é um certificado de competência e validade, é natural que todos reivindiquem tal status e, para tanto, proponham seus critérios de demarcação" (SILVINO, 2007, p. 288). Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Psicologia.
II- Parapsicologia.
(    ) Estuda ideias que não são comprovadas cientificamente.
(    ) Utiliza-se muito dos ensinamentos vinculados ao âmbito da religião.
(    ) Não há comprovações e documentos científicos de diversas teorias e práticas realizadas por ela.
(    ) É uma ciência e seu objeto de estudo é a subjetividade humana.
(    ) Todos os seus estudos, técnicas e conceitos possuem fundamentos e são estudados com profundidade. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SILVINO, Alexandre Magno Dias. Epistemologia positivista: qual a sua influência hoje?. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 27, n. 2, p. 276-289, jun. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932007000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 11 mar. 2019.
	
	a) I - I - I - II - II.
	
	b) II - II - II - I - I.
	
	c) II - II - I - I - I.
	
	d) II - I - II - II - II.
	6.
	Ao pesquisar sobre transtornos do espectro autismo (TEA), à luz da psicanálise, Gonçalves et al. (2017, p. 175) concluem que  "[...] com relação ao tratamento psicanalítico para os TEA, a maioria dos autores associa o manejo da transferência como uma técnica psicanalítica apropriada, sendo que uma parte considerável das publicações destaca a reestruturação psíquica através do desenvolvimento da capacidade simbólica e as demais referem a ênfase no jogo simbólico e na capacidade da linguagem como possibilidades de intervenção. Importante destacar que muitos autores sinalizam a necessidade de adaptar a técnica às características singulares do sujeito". Em muitos casos, o paciente com autismo é submetido à terapêutica farmacológica, associado à terapia. Quais são os medicamentos mais usados no tratamento do autismo?
FONTE: GONCALVES, Amanda Pilosio et al. Transtornos do espectro do autismo e psicanálise: revisitando a literatura. Tempo psicanal.,  Rio de Janeiro, v. 49, n. 2, p. 152-181, dez. 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-48382017000200008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 13 mar. 2019.
	
	a) Anti-histamínicos, barbitúrico, beta-bloqueadores e corticoides.
	
	b) Psicoestimulantes, antipsicóticos, anticonvulsivantes ou antidepressivos.
	
	c) Inibidores da bomba de prótons (IBP), sintéticos, fitoterápicos ou homeopáticos.
	
	d) Antiácido, anfetamina, estatinas e fibratos.
	7.
	"O transtorno da conduta vem sendo entendido, por alguns pesquisadores do campo psiquiátrico, como uma oportunidade para a formulação de estratégias de prevenção, especialmente em função do seu entendimento como possível indicador de risco para o desenvolvimento de transtornos mais graves" (SILVA, 2011, p. 171). Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir: 
I- No acompanhamento psicológico do paciente com transtorno de conduta, as vertentes metodológicas da psicologia procurarão trabalhar a relação pais e filho, entre outros aspectos. 
II- A abordagem psicanalítica não possui técnicas, nem procedimentos metodológicos que possibilitem que o psicanalista atenda crianças/adolescentes com transtorno de conduta, ou os pais desses sujeitos. 
III- Ao atender o paciente, o médico realizará o acompanhamento psicológico e, no segundo momento, utilizará a terapêutica farmacológica, que são remédios da classe dos neurolépticos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SILVA, Luna Rodrigues Freitas. Transtorno da conduta: uma oportunidade para a prevenção em saúde mental?. Interface, Botucatu, v. 15, n. 36, p. 165-173, mar. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832011000100013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 30 abr. 2019.
	
	a) As afirmativas I e III estão corretas.
	
	b) Somente a afirmativa II está correta.
	
	c) As afirmativas I e II estão corretas.
	
	d) Somente a afirmativa III está correta.
	8.
	"O sintoma na infância ou a infância com problemas tem vocação para a segregação, pois realiza uma ordem de alteridade que é repelida e não dispõe de condições ou recursos para combater a exclusão de que é objeto. No caso do autismo e da psicose na infância, o mutismo em que a criança fica enclausurada, os distúrbios de linguagem e fenômenos como as estereotipias são a marca da diferença passível de discriminação" (BASTOS, 2004). Sobre os sintomas do autismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Hiperatividade, desatenção, impulsividade, agressividade, comportamentos autoagressivos e, particularmente, em crianças mais jovens, acessos de raiva.
(    ) Verborragia, apatia (ausência de manifestação de humor, a criança raramente chora ou ri), processo imaginativo sofisticado e pensamento abstrato evoluído.   
(    ) Uma variedade de comportamentos autolesivos pode estar presente (ex.: bater a cabeça ou morder os dedos, mãos ou pulsos). 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BASTOS, Angélica. Segregação, gozo e sintoma. Rev. Mal-Estar Subj., Fortaleza, v. 4, n. 2, p. 251-265, set. 2004. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-61482004000200003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 13 mar. 2019.
	
	a) V - F - F.
	
	b) F - V - F.
	
	c) F - F - V.
	
	d) V - F - V.
	9.
	Ao pesquisarem sobre o tratamento do espectro autista em uma localidade do sudeste brasileiro, Braga e Serralha (2016) observaram que tais atendimentos consistem em acompanhamentos individualizados realizados por especialistas, especialmente fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos, que trabalham com a criança visando ao desenvolvimento de suas competências. Sobre o acompanhamento terapêutico dos pacientes com autismo, conforme a abordagem cognitiva-comportamental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Há um arsenal de técnicas para mudança do comportamento e do pensamento do paciente. O objetivo é proporcionar uma mudança que gere mais qualidade de vida e desenvolvimento de habilidades.
(    ) Uma das técnicas é a modelação comportamental. Trata-se de uma técnica psicológica que modifica o comportamento progressivamente até a realização do comportamento desejado.
(    ) A respiração profunda é a principal técnica. O objetivo dela é desenvolver força, tonificação e alongamento. Ela é conduzida de dentro para fora do corpo, tornando-o fortalecido, elegante e saudável.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRAGA, Nayara Gomes; SERRALHA, Conceição Aparecida. O tratamento do espectro autista em Uberaba (MG): uma análise winnicottiana. Estilos clin., São Paulo, v. 21, n. 3, p. 573-598, dez. 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282016000300002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 13 mar. 2019.
	
	a) F - F - V.
	
	b) V - V - F.
	
	c) F - V - F.
	
	d) V - F - F.
	10.
	A discussão no campo educacional transcende o atendimento às necessidades específicas de alguns ou o diagnóstico frequente de patologias de atenção e memória. Para além desses aspectos, importa discutir como a aprendizagem tem sido estetizada na relação com o saber e com o conhecimento. Nesse âmbito, a psicopedagogia oportuniza reflexões pertinentes (FREITAS, 2016). Sobre o trabalho do psicopedagogo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FREITAS, Ana Beatriz Machado de. A Dimensão Estética na Aprendizagem: desocultando pontos cegos. Educ. Real., Porto Alegre, v. 41,n. 2, p. 575-589, jun. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362016000200575&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 13 mar. 2019.
	
	a) No Brasil, o psicopedagogo só tem habilitação para atuar no âmbito institucional. Já na Argentina, o psicopedagogo também pode atuar na esfera clínica.
	
	b) Conforme a legislação brasileira, o psicopedagogo só pode atuar na área clínica. No Uruguai, ele também pode prestar serviço nas escolas, entre outras instituições.
	
	c) O psicopedagogo auxilia no desenvolvimento educacional dos alunos com transtorno do espectro autista, tanto nas intervenções institucionais quanto nas clínicas.
	
	d) O trabalho na área institucional refere-se exclusivamente ao acompanhamento individualizado a partir de cada dificuldade de coordenação motora.
Parte inferior do formulário

Continue navegando