Buscar

AV1 Fundamentos Sociais - Prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201902751759)
	As indagações acerca das condições de existência dos seres humanos começaram a adquirir consistência científica no mundo moderno. Tais indagações são a porção mais fascinante ou importante do objeto da sociologia, que se propõe a observar e a explicar os fenômenos sociais. Acerca da formalização do estudo dos fenômenos sociais na disciplina sociologia, assinale a opção correta.
		
	
	Todos os sociólogos estão de acordo cm a ideia de que é necessário mudar, além da natureza humana, também a sociedade em que vivem.
	
	A explicação sociológica deve seguir os padrões de pensamento dominantes na sociedade estudada.
	
	A explicação sociológica exige um estado de espírito que permita entender que a vida em sociedade está submetida a uma ordem decorrente de condições, fatores e produtos da vida social.
	
	Há estreita vinculação entre a psicologia e a sociologia, pois os estados de consciência individual e coletiva têm a mesma natureza.
	
	No plano puramente intelectual, os modos de conceber e de explicar o mundo dos cientistas sociais aliam-se à concepção religiosa para formar as bases objetivas do pensamento sociológico.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201902651436)
	A sociologia comporta diferentes explicações sobre os fenômenos sociais. Assinale a alternativa cujas afirmações correspondem somente a explicações sociológicas sobre o fenômeno da religiosidade.
I - As religiões podem ser compreendidas como instrumentos de regulação e de controle das atividades dos membros da sociedade. Desse modo, elas são dotadas de força coercitiva.
II - Os sistemas religiosos exercem uma função importante no processo de socialização, ou seja, na assimilação pelos indivíduos dos valores e das normas que regem sua sociedade.
III - O fenômeno religioso não pode ser considerado um fenômeno cultural, já que possui leis muito próprias de funcionamento.
IV - De acordo com algumas teorias, as religiões expressam visões ideológicas sobre a vida em sociedade que são fundamentais para a dominação de uma classe social sobre a outra.
		
	
	Estão corretas as proposições II, III e IV.
	
	Estão corretas as proposições I, II e IV.
	
	Estão corretas as proposições III e IV.
	
	Estão corretas as proposições II e III.
	
	Estão corretas as proposições I, II e III.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201902806184)
	A partir dos estudos teóricos sobre a cultura para a antropologia, é correto afirmar que:
		
	
	a etnografia consiste na atividade de campo em que o pesquisador diretamente entra em contato com a cultura objeto de estudo, a fim de coletar dados sobre a mesma.
	
	a antropologia moderna não admite mais a prática etnográfica, uma vez que não existem mais culturas exóticas a serem estudadas.
	
	a etnografia consiste na visão da cultura do outro (observado) como inferior à cultura do observador , a partir de uma hierarquização de valores absolutos.
	
	a etnografia consiste na observação indireta da cultura objeto de estuo, em que o observador não entra em contato direto com a mesma.
	
	a etnografia consiste na análise em gabinete do antropólogo sobre o material coletado por viajantes ou outras pessoas que tenham tido contato com as culturas objeto de estudo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201902584754)
	"A história de todas as sociedades existentes até hoje tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, (...) numa palavra, opressores e oprimidos têm permanecido em constante oposição uns aos outros, envolvidos numa guerra ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária de toda a sociedade, ou pela destruição das duas classes em luta." Karl Marx Segundo Marx, a atual luta de classes, típica da sociedade capitalista se configura entre:
		
	
	Nobreza e Clero
	
	Burguesia e Proletariado
	
	Burguesia e Nobreza
	
	Nobreza e Plebe
	
	Proletariado e Nobreza
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201902584755)
	"Há leis tão determinadas para o desenvolvimento da espécie humana como para a queda de uma pedra". "(...) Na ordem natural que devem seguir para tal fim, ou seja, na ordem do grau maior ou menor de suas relações com o homem. Foi assim que a Astronomia em primeiro lugar, a Física em seguida, mais tarde a Química, e em nossos dias enfim a Fisiologia [Biologia], constituíram-se ciências positivas. Esta revolução encontra-se plenamente efetuada em todos os nossos conhecimentos particulares, e tende, evidentemente, a operar-se agora na Filosofia, na Moral e na Política, sobre as quais a influência das doutrinas teológicas e da metafísica já foi destruída aos olhos de todos os homens instruídos, sem que, todavia, sejam ainda fundadas em observações. É a única coisa que falta ao desenvolvimento espiritual do novo sistema social". (Auguste Comte, em carta a seu amigo Valat, 1820) Baseando-se no texto acima, quais são os "três estados" nos quais Comte afirma que a sociedade pode passar:
		
	
	Estado antigo, medieval e moderno
	
	Estado teológico, transcendental e metafísico
	
	Estado positivo, teológico e metafísico
	
	Estado metafísico, teológico e moderno
	
	Estado teológico, metafísico e positivo
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201903162899)
	Segundo DURKHEIM a divisão do trabalho social nas sociedades complexas tem como resultado:
		
	
	a existência de regras sociais que eliminam a possibilidade de suicídio anômico
	
	o conjunto das regras sociais que eliminam a possibilidade de Anomia Social
	
	a solidariedade mecânica.
	
	a solidariedade orgânica, fortalecida pelos laços de interdependência entre os humanos.
	
	a diminuição das forças produtivas e da consciência de classe.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201902757372)
	A ação de um indivíduo, quando, para atingir um objetivo previamente definido, ele lança mão de meios adequados, avaliados e planejados tão claramente quanto possível de seu próprio ponto de vista é classificada por Max Weber como:
		
	
	Ação tradicional
	
	Ação racional em relação a valores
	
	Ação solidária
	
	Ação racional em relação a fins
	
	Ação afetiva
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201902811303)
	Qual o nome do método de abordagem da vida social, elaborado por Marx, cuja as relações materiais que os homens estabelecem entre si, o modo como produzem os seus meios de vida, formam a base de todas as suas relações?
		
	
	Darwinismo historico.
	
	Metodologia histórica.
	
	Racionalismo histórico.
	
	Materialismo Histórico.
	
	Análise histórica.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201902594393)
	Ao final da década passada, um especialista em assuntos internacionais (Kapstein,1996:16, In: M. A. Santana, op. cit.) escreveu o seguinte acerca dos problemas gerados pela economia global: A economia global está deixando em seu rastro milhões de trabalhadores insatisfeitos. Desigualdade, desemprego e pobreza endêmica têm sido seus companheiros. A rápida mudança tecnológica e o aumento da competição internacional estão pressionando os mercados de trabalho dos principais países industrializados. Ao mesmo tempo, pressões sistêmicas estão reduzindo a capacidade dos governos de responder com novos gastos. No exato momento em que os trabalhadores precisam dos Estados nacionais como uma proteção na economia mundial, eles os estão abandonando. Com referência ao texto acima, julgue os itens seguintes. I A economia global tem levado os governos nacionais à formulação de políticas públicas que protejam seus trabalhadores contra a perda de seus direitos. II A economia global vem dificultando o atendimento dos direitos dos trabalhadores, como os direitos ao emprego e ao salário. III A grande maioria dos trabalhadores tem sido muito beneficiada pelas transformações tecnológicas do capitalismo contemporâneo. IV A desigualdade, o desemprego e a pobreza vêm gerando a exclusão social no atual processo de desenvolvimento capitalista. Estão certos apenas os itens:
		
	
	I e II.
	
	II e IV.
	
	III e IV
	
	II e III.
	
	Ie III.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201903194477)
	As comunidades quilombolas são grupos, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas e com ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida, conforme Decreto nº 4887/03. Essas comunidades possuem direito de propriedade de suas terras consagrado desde a Constituição Federal de 1988. Um levantamento da Fundação Cultural Palmares (FCP) mapeou 3.524 comunidades quilombolas no Brasil. Há outras fontes, no entanto, que estimam cerca de 5 mil comunidades. Partindo dessa perspectiva, foi criada a Agenda Social Quilombola (ASQ). O objetivo é articular as ações no âmbito do Governo Federal, por meio do Programa Brasil Quilombola (PBQ). Fonte:http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/povosecomunidadestradicionais/quilombolas. As comunidades quilombolas acima referidas inserem-se no contexto de criação e reconhecimento de:
		
	
	Novas identidades de classe
	
	Novas identidades regionais
	
	Novas identidades étnicas
	
	Novas identidades de gênero
	
	Novas identidades nacionais

Outros materiais