Buscar

avaliação III discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de História e Geografia (SOC21)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:648681) ( peso.:4,00)
	Prova:
	22513557
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A Base Nacional Curricular Comum - BNCC - aborda aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas na Educação Básica, fundamentadas no desenvolvimento de dez competências gerais que implicam no âmbito pedagógico, direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. Na área de Ciências Humanas, mais precisamente na Geografia, há uma competência que indica o desenvolvimento do pensamento espacial por meio do uso das linguagens cartográficas e iconográficas, contemplando diferentes gêneros textuais e das geotecnologias, voltados para a resolução de problemas. Descreva os motivos de se utilizar a maquete como base para que os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental explorem a projeção do espaço em que vivem. 
FONTE: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: CONSED; UNIDME, 2017.
	Resposta Esperada:
A maquete auxilia na exploração da projeção do espaço vivenciado para o espaço representado. Seria uma forma concreta de se trabalhar os conceitos geográficos, proporcionando a interação do aluno sobre o objeto, promovendo a compreensão do assunto. Quando o aluno constrói sua maquete, necessita analisar a relação espacial do ambiente, sua ordem lógica de organização, planejando como conseguirá aplicar os conceitos identificados subjetivamente na prática.
	2.
	A alteridade diz respeito a saber se colocar o lugar do outro, na ideia de se constituir enquanto o outro. Implica na necessidade de se conhecer e valorizar a diversidade étnica e cultural que forma o povo brasileiro na atualidade. Dessa forma, para se compreender a constituição do povo brasileiro em sua heterogeneidade cultural, há a necessidade de se estudar e entender os conceitos que mediam a africanidade. Disserte sobre a complexidade das relações raciais construídas na sociedade brasileira.
	Resposta Esperada:
A complexidade das relações sociais na sociedade brasileira ocorreu baseada no processo de escravidão dos africanos, o que originou representações sociais e experiências de subalternidade, enquanto um engessamento de posições sociais e da manutenção da hegemonia. As experiências classificatórias atribuíram as denominações branco e negro no nosso país.
Parte inferior do formulário

Outros materiais