Buscar

Processo de Ensino e Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pós Atendimento Educacional Especializado
 CESUMAR Atividade Disciplinar 
OS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA, CONTEÚDOS E SUA ORGANIZAÇÃO Página1
 
Processo de Ensino e Aprendizagem 
A escola tem um novo papel no desenvolvimento das inteligências múltiplas. A criança que vai à escola deve ser vista de maneira diferente. É função da escola ensinar de forma significativa para que ocorra a aprendizagem. E isto só acontecerá se o ato de ensinar passar pelo caminho do prazer e se houver motivação positiva para reencantar a educação e elevar a autoestima de nossas crianças. Isso nos leva a repensar a escola como um espaço prazeroso, onde os alunos podem dizer que são e que se sentem felizes nesse ambiente, e que necessita manter-se com qualidade e que essa seja construída pelas pessoas envolvidas no processo. 
“O professor é um planejador do ensino e da aprendizagem que trabalha no sentido de dar maior produtividade, eficiência e eficácia ao processo, maximizando o desempenho do aluno. O professor, como um analista do processo, procurava criar ambientes favoráveis de forma a aumentar a chance de repetição das respostas aprendidas”. (Mizukami)
A experiência de aprendizagem implica, além da instrução informativa, a reinvenção e construção do conhecimento personalizado e com isso, o aprendizado. A alfabetização ampliará o autoconhecimento, a automotivação e outros processos emocionais. A escola cabe o importantíssimo papel de despertar no aluno o interesse pela vida, essencial para os seres humanos, porém as vezes adormecidos.
O professor que permite aos seus alunos vivenciarem na escola momentos de integração, interação e auto cooperação estará permitindo que, através das experiências, a criança reflita sobre elas e reformule questões diante do problema que ela conseguiu resolver. Também é importante propor momentos em que a criança possa debater seus desempenhos com os colegas, comparando e reavaliando seus atos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes