Buscar

ATIVIDADES Inovação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADES
Momentos de reflexão.
1-Gary Hamel afirma que a gestão não deve estar focada apenas em eficiência, mas deve se reinventar constantemente ao dar, por exemplo, mais liberdade criativa aos funcionários e incentivar que eles se proponham a novos desafios. “Há organizações mais conscientes do que outras. O Google é uma empresa que procura criar uma vantagem competitiva e tenta não se acomodar no status quo de uma empresa de sucesso. A gestão é arrojada e prega que a criação de algo de impacto pode vir de qualquer funcionário, independente do cargo que ele ocupa”, afirmou.
Considerações: Isto nos remete a liberdade criativa que é fundamental para a inovação em gestão porque ela permite aprimorar práticas que deram certo e fomenta o surgimento de novas ideias. Ele diz que os conceitos de gestão que predominam nas empresas hoje devem ser reformulados. “É preciso mudar desde a maneira como os funcionários utilizam o tempo até como fundos são alocados nos projetos. É fundamental também despertar a paixão nas pessoas. Se observarmos uma empresa como a Apple, fica claro que o segredo da empresa é unir design e tecnologia de ponta em algo que as pessoas adoram. E essa paixão não pode existir se os funcionários da empresa não acreditam no que fazem”.
2-  Um grupo de pesquisadores americanos da Universidade de Auburn desenvolveu um produto inovador: trata-se de um aparelho que utiliza a tecnologia GPS para controlar remotamente cães farejadores de bombas e drogas, aumentando as habilidades desses animais.  Os pesquisadores criaram um colete equipado com GPS, sensores espaciais, um processador e um modem, que pode ser acessado sem fio. Através da emissão de vibrações no lado esquerdo ou direito do cão, o animal pode ser direcionado por espaços apertados sem a necessidade de que haja um manipulador por perto. Usando a nova tecnologia, um único manipulador pode orientar vários cães via controle remoto em um aeroporto, por exemplo.
Considerações: conforme pode ser verificado, a inovação neste caso está voltada a multiplicidade de funções de vigilância tecnológica aumentando a eficiência do trabalho de fiscalização, pois num local como aeroporto, pode monitorar vários cães ao mesmo tempo na busca de drogas.
3 – Segundo Druker, inovação é:
“ É o instrumento específico do espírito empreendedor. É o ato que contempla os recursos com a nova capacidade de criar riqueza”.
Considerações: Para Drucker, a inovação através do espirito empreendedor cria mais riqueza.
4 -  Fazer parte do time dos chamados visionários não é tarefa fácil. Em comum, esses empreendores têm alta capacidade de observação, estão sempre estudando o comportamento dos mercados e do consumidor, dominam as tecnologias e têm uma diversificada rede de conexões pessoais. Os especialistas advertem os candidatos, contudo, que se fixar em uma área de franco crescimento não basta. "Os pés devem estar no presente e os olhos no futuro", afirma Marcos Hashimoto, coordenador do Centro de Empreendedorismo do Ibmec-SP. "De nada adianta uma grande inovação se o mercado não for capaz de assimilá-la ou o consumidor não estiver disposto a pagar por ela". É necessário, também, ter fôlego financeiro para alimentar a empresa e não se deixar dominar somente pelo entusiasmo (leia o quadro abaixo). "Para dar continuidade a um negócio de futuro é preciso gerar receita no presente. Um lançamento consolidado no mercado é que deve subsidiar a pesquisa de outro", alerta Wim Vanhaverbeke, um dos criadores do conceito da inovação aberta.
Considerações: Os empreendedores visionários precisam aprender a melhorar suas conexões pessoais para ampliar sua percepção do mercado
Fonte: Revista PEGN – O Globo

Continue navegando