Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Controladoria possui interação com os diversos ramos do saber científico. Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, conforme cada área do conhecimento interage com a Controladoria:
1.Contabilidade 2.Administração 3.Economia 4.Direito 5.Estatística 6.Matemática 7.Psicologia 8.Sociologia ( ) f ixa normas que regulam direitos e deveres individuais e sociais. ( ) auxilia no entendimento do comportamento humano. ( ) fornece conceitos relativos à coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados que servem de estudo e medição dos fenômenos relacionados ao controle organizacional. ( ) fornece a linguagem para a controladoria. ( ) fornece conceitos econômicos que permitem mensurar, monetária e economicamente, todos os processos organizacionais. ( ) fornece a estrutura conceitual referente a símbolos, valores e métricas, para que a controladoria possa materializar suas quantificações monetárias e físicas. ( ) auxilia no entendimento da forma de convivência que as organizações adotam. ( ) presta contas dos resultados obtidos, em função das responsabilidades que decorrem de uma delegação de poder.
A - ( ) 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
B - ( ) 2, 4, 6, 8, 1, 3, 5, 7
C - ( ) 4, 7, 5, 1, 3, 6, 8, 2
D - ( ) 5, 8, 2, 1, 7, 3, 4, 6
E - ( ) 7, 3, 1, 5, 8, 2, 6, 4

A Controladoria tem as organizações como objeto-alvo de estudo, ou seja, qual o seu foco. Desse modo, ela estuda o modelo organizacional como um todo, que pode ser subdividido em:
A - modelo de decisão, modelo de organização e modelo de informação.
B - modelo de gestão, modelo de decisão e modelo de informação.
C - modelo de gestão, modelo de organização e modelo de informação.
D - modelo de informação, modelo de gestão e modelo de acumulação.
E - modelo de mensuração, modelo de decisão e modelo de avaliação.

Em 1987, em um turbulento período de transformações mundial político, econômico e tecnológico, os norte-americanos Johson e Kaplan publicaram a obra Relevance Lost, alegando que a contabilidade Gerencial tinha perdido sua relevância, o que causou uma verdadeira inquietação entre os estudiosos da área.
Com base nesta afirmação, assinale a alternativa correta:
A - Johnson e Kaplan discutiram que na década de 1940 a Contabilidade Gerencial tinha atingido uma situação indesejável porque os acadêmicos estavam ocupados demais desenvolvendo modelos altamente sofisticados, porém em cenários de produção estilizados e simplificados, como considerando que as empresas possuíam uma única linha de produtos, não sendo comparável aos fenômenos organizados reais.
B - Johnson e Kaplan discutiram que na década de 1950 a Contabilidade Gerencial tinha atingido uma situação indesejável porque os acadêmicos estavam ocupados demais desenvolvendo modelos altamente sofisticados, porém em cenários de produção estilizados e simplificados, como considerando que as empresas possuíam uma única linha de produtos, não sendo comparável aos fenômenos organizados reais.
C - Johnson e Kaplan discutiram que na década de 1960 a Contabilidade Gerencial tinha atingido uma situação indesejável porque os acadêmicos estavam ocupados demais desenvolvendo modelos altamente sofisticados, porém em cenários de produção estilizados e simplificados, como considerando que as empresas possuíam uma única linha de produtos, não sendo comparável aos fenômenos organizados reais.
D - Johnson e Kaplan discutiram que na década de 1970 a Contabilidade Gerencial tinha atingido uma situação indesejável porque os acadêmicos estavam ocupados demais desenvolvendo modelos altamente sofisticados, porém em cenários de produção estilizados e simplificados, como considerando que as empresas possuíam uma única linha de produtos, não sendo comparável aos fenômenos organizados reais.
E - Johnson e Kaplan discutiram que na década de 1980 a Contabilidade Gerencial tinha atingido uma situação indesejável porque os acadêmicos estavam ocupados demais desenvolvendo modelos altamente sofisticados, porém em cenários de produção estilizados e simplificados, como considerando que as empresas possuíam uma única linha de produtos, não sendo comparável aos fenômenos organizados reais.

Borinelli após proceder a uma análise crítica das diversas definições e conceitos encontrados na literatura sobre o tema “Controladoria”, chegou a seguinte definição:
A - Controladoria é o conjunto de conhecimentos que se constituem em bases científicas e conceituais de ordens operacional, econômica, financeira e patrimonial, relativas ao controle do processo de gestão organizacional.
B - Controladoria é o conjunto de conhecimentos que se constituem em bases práticas e conceituais de desordens operacional, econômica, financeira e patrimonial, relativas ao controle do processo de gestão organizacional.
C - Controladoria é o conjunto de conhecimentos que se constituem em bases práticas e conceituais de ordens operacional, econômica, financeira e patrimonial, relativas ao controle do processo de gestão patrimonial.
D - Controladoria é o conjunto de conhecimentos que se constituem em bases teóricas e conceituais de ordens operacional, econômica, financeira e patrimonial, relativas ao controle do processo de gestão organizacional.
E - Controladoria é o conjunto de conhecimentos que se constituem em bases teóricas e conceituais de ordens operacional, econômica, financeira e patrimonial, relativas ao controle do processo de gestão patrimonial.

Considerando as definições de Controladoria, assinale a alternativa correta:
A - conjunto de conhecimentos que se constituem em bases teóricas e conceituais de ordens operacional, econômica, financeira e patrimonial, relativas ao controle do processo de gestão organizacional. B - conjunto de crenças, valores e princípios dos proprietários de uma empresa ou dos gestores de uma entidade, conjunto este que norteia a forma como será gerida a organização. C - demonstração contábil que representa o patrimônio de uma entidade, composto pelo conjunto dos seus bens, direitos e obrigações. D - elaboração, implementação e manutenção das informações operacionais, financeiras e contábeis de determinada entidade. E - forma estruturada de gerir a entidade, constituída pelo ciclo formado pelas atividades de planejamento, execução, controle e avaliação.

Borinelli discute que quando se refere ao Controle do Processo de Gestão da Controladoria, enquanto ramo do conhecimento, oferece sustentação teórica para:
A - Propósitos de gerenciamento, ao exercício de controle, à definição de metas, ao atendimento da necessidade dos gestores, à gestão econômica a modelagem de sistema de desinformação, tanto no que tange aos aspectos internos, quanto no que se refere ao processo de gestão que leva em conta o ambiente externo da entidade.
B - Propósitos de gerenciamento, ao exercício de controle, à definição de metas, ao atendimento da necessidade dos gestores, à gestão econômica a modelagem de sistema de informação, tanto no que tange aos aspectos internos, quanto no que se refere ao processo de gestão que leva em conta o ambiente externo da entidade.
C - Propósitos de gerenciamento, ao exercício de controle, à definição de metas, ao atendimento da necessidade dos gestores, à gestão econômica a modelagem de sistema de informação, tanto no que tange aos aspectos internos, quanto no que se refere ao processo de gestão que leva em conta o ambiente interno da entidade.
D - Propósitos de gerenciamento, ao exercício de controle, à indefinição de metas, ao atendimento da necessidade dos gestores, à gestão econômica a modelagem de sistema de informação, tanto no que tange aos aspectos internos, quanto no que se refere ao processo de gestão que leva em conta o ambiente externo da entidade.
E - Propósitos de gerenciamento, ao exercício de descontrole, à definição de metas, ao atendimento da necessidade dos gestores, à gestão econômica a modelagem de sistema de informação, tanto no que tange aos aspectos internos, quanto no que se refere ao processo de gestão que leva em conta o ambiente externo da entidade.

De acordo com Ricahrdson Macdonald, várias razões foram apontadas pelos autores Johnson e Kapaln, para essa perda de relevância. Assim, o Relevance Lost motivou a reflexão sobre o papel da Contabilidade Gerencial, como:
A - Crescimento e complexidade das organizações, influência das informações contábeis para usuários externos, maior importância à mensuração do que à gestão de custos, automação dos sistemas de informação e omissão acadêmica sobre o assunto.
B - Crescimento e complexidade das organizações, influência das informações contábeis para usuários externos, menor importância à mensuração do que à gestão de custos, automação dos sistemas de informação e emissão acadêmica sobre o assunto.
C - Crescimento e complexidade das organizações, influência das informações contábeis para usuários internos, menor importância à mensuração do que à gestão de custos, automação dos sistemas de informação e omissão acadêmica sobre o assunto.
D - Crescimento e simplicidade das organizações, influência das informações contábeis para usuários externos, maior importância à mensuração do que à gestão de custos, automação dos sistemas de informação e omissão acadêmica sobre o assunto.
E - Crescimento e simplicidade das organizações, influência das informações contábeis para usuários internos, maior importância à mensuração do que à gestão de custos, automação dos sistemas de informação e omissão acadêmica sobre o assunto.

Borinelli empreendeu um estudo que resultou na sistematização de uma Estrutura Conceitual Básica de Controladoria:ECBC. Esta estrutura de acordo com o autor, estabelece que a Controladoria precisar ser estudada em três perspectivas:
Após análise das opções, assinale a alternativa correta:
I-Perspectiva Conceitual:diz respeito ao desentendimento da Controladoria enquanto ramo de conhecimento, responsável pelo estabelecimento da estrutura conceitual que cerca o tema.
II-Perspectiva Procedimental:estuda os elementos relativos ao seu funcionamento nas organizações.
III-Perspectiva Organizacional:gera uma reflexão da forma como estão disseminadas as atividades, funções e responsabilidades contempladas na perspectiva anterior pelos vários órgãos ou unidades organizacionais.
A - I
B - I e II
C - I e III
D - II
E - II e III

Qual a importância da controladoria nas etapas do processo de gestão?
A - Desenvolve um papel importante e específico, pois ela é responsável por fazer o processo de gestão como um todo acontecer, desde a fase de planejamento até a fase de controle e avaliação de desempenho.
B - É uma forma estruturada de gerir a entidade, constituída pelo ciclo formado pelas atividades de planejamento, execução, controle e avaliação de desempenho.
C - Fixação de objetivos, identificação das alternativas de ação e escolha das melhores alternativas que viabilizem as diretrizes estratégicas.
D - Serve como elemento de controle dos custos e avaliação de desempenho, com base nas métricas estipuladas e sua comparação entre o orçado e o de fato acontecido.
E - Serve para garantir que os recursos disponibilizados sejam utilizados da melhor forma no objetivo de atingir um determinado resultado.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

A Controladoria possui interação com os diversos ramos do saber científico. Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, conforme cada área do conhecimento interage com a Controladoria:
1.Contabilidade 2.Administração 3.Economia 4.Direito 5.Estatística 6.Matemática 7.Psicologia 8.Sociologia ( ) f ixa normas que regulam direitos e deveres individuais e sociais. ( ) auxilia no entendimento do comportamento humano. ( ) fornece conceitos relativos à coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados que servem de estudo e medição dos fenômenos relacionados ao controle organizacional. ( ) fornece a linguagem para a controladoria. ( ) fornece conceitos econômicos que permitem mensurar, monetária e economicamente, todos os processos organizacionais. ( ) fornece a estrutura conceitual referente a símbolos, valores e métricas, para que a controladoria possa materializar suas quantificações monetárias e físicas. ( ) auxilia no entendimento da forma de convivência que as organizações adotam. ( ) presta contas dos resultados obtidos, em função das responsabilidades que decorrem de uma delegação de poder.
A - ( ) 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
B - ( ) 2, 4, 6, 8, 1, 3, 5, 7
C - ( ) 4, 7, 5, 1, 3, 6, 8, 2
D - ( ) 5, 8, 2, 1, 7, 3, 4, 6
E - ( ) 7, 3, 1, 5, 8, 2, 6, 4

A Controladoria tem as organizações como objeto-alvo de estudo, ou seja, qual o seu foco. Desse modo, ela estuda o modelo organizacional como um todo, que pode ser subdividido em:
A - modelo de decisão, modelo de organização e modelo de informação.
B - modelo de gestão, modelo de decisão e modelo de informação.
C - modelo de gestão, modelo de organização e modelo de informação.
D - modelo de informação, modelo de gestão e modelo de acumulação.
E - modelo de mensuração, modelo de decisão e modelo de avaliação.

Em 1987, em um turbulento período de transformações mundial político, econômico e tecnológico, os norte-americanos Johson e Kaplan publicaram a obra Relevance Lost, alegando que a contabilidade Gerencial tinha perdido sua relevância, o que causou uma verdadeira inquietação entre os estudiosos da área.
Com base nesta afirmação, assinale a alternativa correta:
A - Johnson e Kaplan discutiram que na década de 1940 a Contabilidade Gerencial tinha atingido uma situação indesejável porque os acadêmicos estavam ocupados demais desenvolvendo modelos altamente sofisticados, porém em cenários de produção estilizados e simplificados, como considerando que as empresas possuíam uma única linha de produtos, não sendo comparável aos fenômenos organizados reais.
B - Johnson e Kaplan discutiram que na década de 1950 a Contabilidade Gerencial tinha atingido uma situação indesejável porque os acadêmicos estavam ocupados demais desenvolvendo modelos altamente sofisticados, porém em cenários de produção estilizados e simplificados, como considerando que as empresas possuíam uma única linha de produtos, não sendo comparável aos fenômenos organizados reais.
C - Johnson e Kaplan discutiram que na década de 1960 a Contabilidade Gerencial tinha atingido uma situação indesejável porque os acadêmicos estavam ocupados demais desenvolvendo modelos altamente sofisticados, porém em cenários de produção estilizados e simplificados, como considerando que as empresas possuíam uma única linha de produtos, não sendo comparável aos fenômenos organizados reais.
D - Johnson e Kaplan discutiram que na década de 1970 a Contabilidade Gerencial tinha atingido uma situação indesejável porque os acadêmicos estavam ocupados demais desenvolvendo modelos altamente sofisticados, porém em cenários de produção estilizados e simplificados, como considerando que as empresas possuíam uma única linha de produtos, não sendo comparável aos fenômenos organizados reais.
E - Johnson e Kaplan discutiram que na década de 1980 a Contabilidade Gerencial tinha atingido uma situação indesejável porque os acadêmicos estavam ocupados demais desenvolvendo modelos altamente sofisticados, porém em cenários de produção estilizados e simplificados, como considerando que as empresas possuíam uma única linha de produtos, não sendo comparável aos fenômenos organizados reais.

Borinelli após proceder a uma análise crítica das diversas definições e conceitos encontrados na literatura sobre o tema “Controladoria”, chegou a seguinte definição:
A - Controladoria é o conjunto de conhecimentos que se constituem em bases científicas e conceituais de ordens operacional, econômica, financeira e patrimonial, relativas ao controle do processo de gestão organizacional.
B - Controladoria é o conjunto de conhecimentos que se constituem em bases práticas e conceituais de desordens operacional, econômica, financeira e patrimonial, relativas ao controle do processo de gestão organizacional.
C - Controladoria é o conjunto de conhecimentos que se constituem em bases práticas e conceituais de ordens operacional, econômica, financeira e patrimonial, relativas ao controle do processo de gestão patrimonial.
D - Controladoria é o conjunto de conhecimentos que se constituem em bases teóricas e conceituais de ordens operacional, econômica, financeira e patrimonial, relativas ao controle do processo de gestão organizacional.
E - Controladoria é o conjunto de conhecimentos que se constituem em bases teóricas e conceituais de ordens operacional, econômica, financeira e patrimonial, relativas ao controle do processo de gestão patrimonial.

Considerando as definições de Controladoria, assinale a alternativa correta:
A - conjunto de conhecimentos que se constituem em bases teóricas e conceituais de ordens operacional, econômica, financeira e patrimonial, relativas ao controle do processo de gestão organizacional. B - conjunto de crenças, valores e princípios dos proprietários de uma empresa ou dos gestores de uma entidade, conjunto este que norteia a forma como será gerida a organização. C - demonstração contábil que representa o patrimônio de uma entidade, composto pelo conjunto dos seus bens, direitos e obrigações. D - elaboração, implementação e manutenção das informações operacionais, financeiras e contábeis de determinada entidade. E - forma estruturada de gerir a entidade, constituída pelo ciclo formado pelas atividades de planejamento, execução, controle e avaliação.

Borinelli discute que quando se refere ao Controle do Processo de Gestão da Controladoria, enquanto ramo do conhecimento, oferece sustentação teórica para:
A - Propósitos de gerenciamento, ao exercício de controle, à definição de metas, ao atendimento da necessidade dos gestores, à gestão econômica a modelagem de sistema de desinformação, tanto no que tange aos aspectos internos, quanto no que se refere ao processo de gestão que leva em conta o ambiente externo da entidade.
B - Propósitos de gerenciamento, ao exercício de controle, à definição de metas, ao atendimento da necessidade dos gestores, à gestão econômica a modelagem de sistema de informação, tanto no que tange aos aspectos internos, quanto no que se refere ao processo de gestão que leva em conta o ambiente externo da entidade.
C - Propósitos de gerenciamento, ao exercício de controle, à definição de metas, ao atendimento da necessidade dos gestores, à gestão econômica a modelagem de sistema de informação, tanto no que tange aos aspectos internos, quanto no que se refere ao processo de gestão que leva em conta o ambiente interno da entidade.
D - Propósitos de gerenciamento, ao exercício de controle, à indefinição de metas, ao atendimento da necessidade dos gestores, à gestão econômica a modelagem de sistema de informação, tanto no que tange aos aspectos internos, quanto no que se refere ao processo de gestão que leva em conta o ambiente externo da entidade.
E - Propósitos de gerenciamento, ao exercício de descontrole, à definição de metas, ao atendimento da necessidade dos gestores, à gestão econômica a modelagem de sistema de informação, tanto no que tange aos aspectos internos, quanto no que se refere ao processo de gestão que leva em conta o ambiente externo da entidade.

De acordo com Ricahrdson Macdonald, várias razões foram apontadas pelos autores Johnson e Kapaln, para essa perda de relevância. Assim, o Relevance Lost motivou a reflexão sobre o papel da Contabilidade Gerencial, como:
A - Crescimento e complexidade das organizações, influência das informações contábeis para usuários externos, maior importância à mensuração do que à gestão de custos, automação dos sistemas de informação e omissão acadêmica sobre o assunto.
B - Crescimento e complexidade das organizações, influência das informações contábeis para usuários externos, menor importância à mensuração do que à gestão de custos, automação dos sistemas de informação e emissão acadêmica sobre o assunto.
C - Crescimento e complexidade das organizações, influência das informações contábeis para usuários internos, menor importância à mensuração do que à gestão de custos, automação dos sistemas de informação e omissão acadêmica sobre o assunto.
D - Crescimento e simplicidade das organizações, influência das informações contábeis para usuários externos, maior importância à mensuração do que à gestão de custos, automação dos sistemas de informação e omissão acadêmica sobre o assunto.
E - Crescimento e simplicidade das organizações, influência das informações contábeis para usuários internos, maior importância à mensuração do que à gestão de custos, automação dos sistemas de informação e omissão acadêmica sobre o assunto.

Borinelli empreendeu um estudo que resultou na sistematização de uma Estrutura Conceitual Básica de Controladoria:ECBC. Esta estrutura de acordo com o autor, estabelece que a Controladoria precisar ser estudada em três perspectivas:
Após análise das opções, assinale a alternativa correta:
I-Perspectiva Conceitual:diz respeito ao desentendimento da Controladoria enquanto ramo de conhecimento, responsável pelo estabelecimento da estrutura conceitual que cerca o tema.
II-Perspectiva Procedimental:estuda os elementos relativos ao seu funcionamento nas organizações.
III-Perspectiva Organizacional:gera uma reflexão da forma como estão disseminadas as atividades, funções e responsabilidades contempladas na perspectiva anterior pelos vários órgãos ou unidades organizacionais.
A - I
B - I e II
C - I e III
D - II
E - II e III

Qual a importância da controladoria nas etapas do processo de gestão?
A - Desenvolve um papel importante e específico, pois ela é responsável por fazer o processo de gestão como um todo acontecer, desde a fase de planejamento até a fase de controle e avaliação de desempenho.
B - É uma forma estruturada de gerir a entidade, constituída pelo ciclo formado pelas atividades de planejamento, execução, controle e avaliação de desempenho.
C - Fixação de objetivos, identificação das alternativas de ação e escolha das melhores alternativas que viabilizem as diretrizes estratégicas.
D - Serve como elemento de controle dos custos e avaliação de desempenho, com base nas métricas estipuladas e sua comparação entre o orçado e o de fato acontecido.
E - Serve para garantir que os recursos disponibilizados sejam utilizados da melhor forma no objetivo de atingir um determinado resultado.

Prévia do material em texto

Exercício de Controladoria - Exercício de Fixação 1 
Questão 1 de 10
A Controladoria possui interação com os diversos ramos do saber científico. Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, conforme cada área do conhecimento interage com a Controladoria:
1.Contabilidade
2.Administração
3.Economia
4.Direito
5.Estatística
6.Matemática
7.Psicologia
8.Sociologia
( ) fixa normas que regulam direitos e deveres individuais e sociais.
( ) auxilia no entendimento do comportamento humano.
( ) fornece conceitos relativos à coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados que servem de estudo e medição dos fenômenos relacionados ao controle organizacional.
( ) fornece a linguagem para a controladoria.
( ) fornece conceitos econômicos que permitem mensurar, monetária e economicamente, todos os processos organizacionais.
( ) fornece a estrutura conceitual referente a símbolos, valores e métricas, para que a controladoria possa materializar suas quantificações monetárias e físicas.
( ) auxilia no entendimento da forma de convivência que as organizações adotam.
( ) presta contas dos resultados obtidos, em função das responsabilidades que decorrem de uma delegação de poder.
A - ( ) 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
B - ( ) 2, 4, 6, 8, 1, 3, 5, 7
C - ( ) 4, 7, 5, 1, 3, 6, 8, 2check_circleResposta correta
D - ( ) 5, 8, 2, 1, 7, 3, 4, 6
E - ( ) 7, 3, 1, 5, 8, 2, 6, 4
Questão 2 de 10
A Controladoria tem as organizações como objeto-alvo de estudo, ou seja, qual o seu foco. Desse modo, ela estuda o modelo organizacional como um todo, que pode ser subdividido em:
A - modelo de decisão, modelo de organização e modelo de informação.
B - modelo de gestão, modelo de decisão e modelo de informação.check_circleResposta correta
C - modelo de gestão, modelo de organização e modelo de informação.
D - modelo de informação, modelo de gestão e modelo de acumulação.
E - modelo de mensuração, modelo de decisão e modelo de avaliação.
Questão 3 de 10
Em 1987, em um turbulento período de transformações mundial político, econômico e tecnológico, os norte-americanos Johson e Kaplan publicaram a obra Relevance Lost, alegando que a contabilidade Gerencial tinha perdido sua relevância, o que causou uma verdadeira inquietação entre os estudiosos da área. Com base nesta afirmação, assinale a alternativa correta:
A - Johnson e Kaplan discutiram que na década de 1940 a Contabilidade Gerencial tinha atingido uma situação indesejável porque os acadêmicos estavam ocupados demais desenvolvendo modelos altamente sofisticados, porém em cenários de produção estilizados e simplificados, como considerando que as empresas possuíam uma única linha de produtos, não sendo comparável aos fenômenos organizados reais.
B - Johnson e Kaplan discutiram que na década de 1950 a Contabilidade Gerencial tinha atingido uma situação indesejável porque os acadêmicos estavam ocupados demais desenvolvendo modelos altamente sofisticados, porém em cenários de produção estilizados e simplificados, como considerando que as empresas possuíam uma única linha de produtos, não sendo comparável aos fenômenos organizados reais.
C - Johnson e Kaplan discutiram que na década de 1960 a Contabilidade Gerencial tinha atingido uma situação indesejável porque os acadêmicos estavam ocupados demais desenvolvendo modelos altamente sofisticados, porém em cenários de produção estilizados e simplificados, como considerando que as empresas possuíam uma única linha de produtos, não sendo comparável aos fenômenos organizados reais.
D - Johnson e Kaplan discutiram que na década de 1970 a Contabilidade Gerencial tinha atingido uma situação indesejável porque os acadêmicos estavam ocupados demais desenvolvendo modelos altamente sofisticados, porém em cenários de produção estilizados e simplificados, como considerando que as empresas possuíam uma única linha de produtos, não sendo comparável aos fenômenos organizados reais.
E - Johnson e Kaplan discutiram que na década de 1980 a Contabilidade Gerencial tinha atingido uma situação indesejável porque os acadêmicos estavam ocupados demais desenvolvendo modelos altamente sofisticados, porém em cenários de produção estilizados e simplificados, como considerando que as empresas possuíam uma única linha de produtos, não sendo comparável aos fenômenos organizados reais.check_circleResposta correta
Questão 4 de 10
Borinelli após proceder a uma análise crítica das diversas definições e conceitos encontrados na literatura sobre o tema “Controladoria”, chegou a seguinte definição:
A - Controladoria é o conjunto de conhecimentos que se constituem em bases cientificas e conceituais de ordens operacional, econômica, financeira e patrimonial, relativas ao controle do processo de gestão organizacional.
B - Controladoria é o conjunto de conhecimentos que se constituem em bases práticas e conceituais de desordens operacional, econômica, financeira e patrimonial, relativas ao controle do processo de gestão organizacional.
C - Controladoria é o conjunto de conhecimentos que se constituem em bases práticas e conceituais de ordens operacional, econômica, financeira e patrimonial, relativas ao controle do processo de gestão patrimonial.
D - Controladoria é o conjunto de conhecimentos que se constituem em bases teóricas e conceituais de ordens operacional, econômica, financeira e patrimonial, relativas ao controle do processo de gestão organizacional.check_circleResposta correta
E - Controladoria é o conjunto de conhecimentos que se constituem em bases teóricas e conceituais de ordens operacional, econômica, financeira e patrimonial, relativas ao controle do processo de gestão patrimonial.cancelRespondida
O processo de gestão serve para garantir que a utilização dos recursos disponibilizados seja otimizada a fim de atingir um determinado resultado e cumprir a missão da organização, e é estruturado pelo ciclo composto de:
A - Execução, informação, controle e avaliação de desempenho.
B - Organização, decisão, estruturação e controle.
C - Organização, eficácia, planejamento e execução.
D - Planejamento, controle e avaliação do plano de ação.
E - Planejamento, execução, controle e avaliação de desempenho.check_circleResposta corret
Considerando as definições de Controladoria, assinale a alternativa correta:
A - conjunto de conhecimentos que se constituem em bases teóricas e conceituais de ordens operacional, econômica, financeira e patrimonial, relativas ao controle do processo de gestão organizacional.check_circleResposta correta
B - conjunto de crenças, valores e princípios dos proprietários de uma empresa ou dos gestores de uma entidade, conjunto este que norteia a forma como será gerida a organização.
C - demonstração contábil que representa o patrimônio de uma entidade, composto pelo conjunto dos seus bens, direitos e obrigações.
D - elaboração, implementação e manutenção das informações operacionais, financeiras e contábeis de determinada entidade.
E - forma estruturada de gerir a entidade, constituída pelo ciclo formado pelas atividades de planejamento, execução
Questão 7 de 10
Borinelli discute que quando se refere ao Controle do Processo de Gestão da Controladoria, enquanto ramo do conhecimento, oferece sustentação teórica para:
A - Propósitos de gerenciamento, ao exercício de controle, à definição de metas, ao atendimento da necessidade dos gestores, à gestão econômica a modelagem de sistema de desinformação, tanto no que tange aos aspectos internos, quanto no que se refere ao processo de gestão que leva em conta o ambiente externo da entidade.
B - Propósitos de gerenciamento, ao exercício de controle, à definição de metas, ao atendimento da necessidade dos gestores, à gestão econômica a modelagem de sistema de informação, tanto no que tange aos aspectos internos, quanto no que se refere ao processo de gestão que leva em conta o ambiente externo da entidade.check_circleResposta correta
C - Propósitos de gerenciamento, ao exercício de controle, à definição de metas, ao atendimento da necessidade dos gestores, à gestão econômica a modelagem de sistema de informação,tanto no que tange aos aspectos internos, quanto no que se refere ao processo de gestão que leva em conta o ambiente interno da entidade.
D - Propósitos de gerenciamento, ao exercício de controle, à indefinição de metas, ao atendimento da necessidade dos gestores, à gestão econômica a modelagem de sistema de informação, tanto no que tange aos aspectos internos, quanto no que se refere ao processo de gestão que leva em conta o ambiente externo da entidade.
E - Propósitos de gerenciamento, ao exercício de descontrole, à definição de metas, ao atendimento da necessidade dos gestores, à gestão econômica a modelagem de sistema de informação, tanto no que tange aos aspectos internos, quanto no que se refere ao processo de gestão que leva em conta o ambiente externo da entidade.
Questão 8 de 10
De acordo com Ricahrdson Macdonald, várias razões foram apontadas pelos autores Johnson e Kapaln, para essa perda de relevância. Assim, o Relevance Lost motivou a reflexão sobre o papel da Contabilidade Gerencial, como:
A - Crescimento e complexidade das organizações, influência das informações contábeis para usuários externos, maior importância à mensuração do que à gestão de custos, automação dos sistemas de informação e omissão acadêmica sobre o assunto.check_circleResposta correta
B - Crescimento e complexidade das organizações, influência das informações contábeis para usuários externos, menor importância à mensuração do que à gestão de custos, automação dos sistemas de informação e emissão acadêmica sobre o assunto.
C - Crescimento e complexidade das organizações, influência das informações contábeis para usuários internos, menor importância à mensuração do que à gestão de custos, automação dos sistemas de informação e omissão acadêmica sobre o assunto.
D - Crescimento e simplicidade das organizações, influência das informações contábeis para usuários externos, maior importância à mensuração do que à gestão de custos, automação dos sistemas de informação e omissão acadêmica sobre o assunto.
E - Crescimento e simplicidade das organizações, influência das informações contábeis para usuários internos, maior importância à mensuração do que à gestão de custos, automação dos sistemas de informação e omissão acadêmica sobre o assunto.
Questão 9 de 10
Borinelli empreendeu um estudo que resultou na sistematização de uma Estrutura Conceitual Básica de Controladoria:ECBC. Esta estrutura de acordo com o autor, estabelece que a Controladoria precisar ser estudada em três perspectivas:
I-Perspectiva Conceitual:diz respeito ao desentendimento da Controladoria enquanto ramo de conhecimento, responsável pelo estabelecimento da estrutura conceitual que cerca o tema.
II-Perspectiva Procedimental:estuda os elementos relativos ao seu funcionamento nas organizações.
III-Perspectiva Organizacional:gera uma reflexão da forma como estão disseminadas as atividades, funções e responsabilidades contempladas na perspectiva anterior pelos vários órgãos ou unidades organizacionais. Após análise das opções, assinale a alternativa correta:
A - I
B - I e II
C - I e III
D - II
E - II e III
Questão 10 de 10
Qual a importância da controladoria nas etapas do processo de gestão?
A - Desenvolve um papel importante e específico, pois ela é responsável por fazer o processo de gestão como um todo acontecer, desde a fase de planejamento até a fase de controle e avaliação de desempenho.check_circleResposta correta
B - É uma forma estruturada de gerir a entidade, constituída pelo ciclo formado pelas atividades de planejamento, execução, controle e avaliação de desempenho.
C - Fixação de objetivos, identificação das alternativas de ação e escolha das melhores alternativas que viabilizem as diretrizes estratégicas.
D - Serve como elemento de controle dos custos e avaliação de desempenho, com base nas métricas estipuladas e sua comparação entre o orçado e o de fato acontecido.
E - Serve para garantir que os recursos disponibilizados sejam utilizados da melhor forma no objetivo de atingir um determinado resultado.cancelRespondida

Mais conteúdos dessa disciplina