Buscar

Desafio colaborativo da disciplina Cozinha Asiática!

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Olá, caros alunos!
Bem-vindos ao Desafio colaborativo da disciplina Cozinha Asiática!
Esta atividade tem como objetivo desafiar cada um de vocês na busca contínua do conhecimento e potencializar o aprendizado de forma colaborativa! Esta é uma ótima oportunidade para você pesquisar um pouco a respeito dos temas que serão abordados ao longo da nossa disciplina, e vivenciar sua aplicação prática. Procure sempre pesquisar em diversas fontes e só depois faça sua postagem. Além disso, não se esqueça de sempre utilizar as regras contra o plágio, para que assim os demais colegas também possam conhecê-las e utilizá-las.
E então, vamos começar nossa aventura?
Leia o texto a seguir:
A fascinante cozinha asiática
A Ásia é um caldeirão cultural com mais de 3 mil anos de história. Sua rica e exótica cozinha, que fascina o mundo ocidental, é resultado de inúmeros fatores. Ou seja, a gastronomia da Ásia vai muito além de sushis, sashimis e yakissoba.
Em primeiro lugar, vem a sua peculiar geografia, que tem desde densas florestas tropicais às planícies desérticas e geladas; tem assombrosas cordilheiras e imensos deltas com seus férteis manguezais; e tem as paradisíacas ilhas banhadas por um mar cor de esmeralda e outras ilhas rochosas circundadas por mares escuros e profundos que são picos de imensas cordilheiras no fundo do mar.
Depois vem sua rica história, cujos costumes sociais e tradições religiosas foram sendo moldados pelas lentas migrações (algumas amistosas e outras agressivas), e pelos períodos de escassez e de outros de fartura.
O resultado é uma fantástica e diversificada gastronomia que tem fascinado o mundo ocidental.
NAGANO. ELCIO. A fascinante cozinha asiática. Disponível em: < https://www20.opovo.com.br/app/colunas/gastronomia/2012/11/03/noticiasgastronomia,2946654/a-fascinante-cozinha-asiatica.shtml>. Acesso em: 03 out. 2018.
Após a leitura, responda os questionamentos a seguir:
Pesquise e compartilhe as diferenças e similaridades da culinária asiática nos diversos países;
Busque respostas nos aspectos culturais e geográficos para explicar a base da culinária asiática;
Por fim, escolha um prato da culinária asiática e fale um pouco sobre o seu preparo. Atenção: nesta etapa você deverá interagir com dois colegas, dizendo se o prato que ele escolheu te interessa e o motivo.
Site: https://www20.opovo.com.br/app/colunas/gastronomia/2012/11/03/noticiasgastronomia,2946654/a-fascinante-cozinha-asiatica.shtml
Maior continente do mundo (43.810.582 km2) e com a maior população (aproximadamente 3/5 da população mundial, 4.462.676.731 habitantes), a Ásia é dividida em seis regiões e 49 países, “entre eles alguns considerados transcontinentais, ou seja, localizados em mais de um continente. Há também no continente asiático territórios dependentes e entidades internacionais reconhecidas, como Hong Kong e Macau”. Devido a sua grande extensão territorial, apresentando as mais diversas características de relevo (desertos, cordilheiras (Cordilheira do Himalaia), vales, grandes rios (Huang-ho (China), Ganges (Índia e Bangladesh), Indo (Paquistão), mares...). Consequentemente, sua fauna e flora é extremamente diversa e rica.
A cozinha da Birmânia é influenciada pelas culinárias chinesa, indiana e tailandesa. Um dos frutos mais tradicionais e populares é o danyin thi, grão que cresce em uma árvore típica do sul da Ásia – a Archidendron pauciflorum – conhecida pelos nomes de Djenkol, Jenkol ou Jering.
Conhecida como cozinha khmer, a culinária do Camboja é formada por muitas frutas tropicais e arroz (empapado, na maioria dos preparos) usados na elaboração de pasta, bebidas, sobremesas e sopas. “As receitas jogam com os sabores, as texturas e a temperatura dos ingredientes”.
Além da cozinha chinesa e japonesa, existem várias outras cozinhas típicas de outros países asiáticos menos conhecidos no Brasil. A cozinha do oriente e do ocidente são notavelmente diferentes.

Outros materiais