Buscar

Questões capitulo 10 - Froyen Macroeconomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.Explique o conceito de taxa natural de desemprego. Quais as suas implicações para a efetividade das políticas de estabilização econômica?
R: Os determinantes da taxa natural de desemprego são essencialmente características estruturais do mercado de trabalho e de comoditties de cada país, como: imperfeições do mercado de trabalho; variações estocásticas na oferta ou na demanda; custos de obter informação sobre férias e disponibilidade de mão de obra; custo da mobilidade, entre outros.
2 Explique por que os monetaristas acreditam que a política monetária afeta o produto e o emprego no curto prazo mas não no longo prazo. Qual é a diferença crucial entre o curto e o longo prazo.
R: Na visão monetarista, no curto prazo, uma politica monetaristas expansionistas leva a um aumento da demanda agregada. Como as expectativas demoram para se ajustar, os trabalhadores trabalharão mais e os produtores produzirão mais. Por isso, haverá um aumento do nível de preços, acompanhando por uma queda no desemprego Assim, como no curto prazo, a politica monetária causa deslocamento ao longo da curva de Phillips, já no longo prazo, conforme as expectativas vão se ajustando, a curva de Phillps desloca de modo a trazer o desemprego de volta à sua taxa natural. 
3 Explique o conceito de curva de Phillips. Há alguma diferença entre visões monetarista e keynesiana da curva de Phillips?
R: O Conceito que envolve a curva de Phillips diz que existe um trade-off entre inflação e desemprego, ou seja, uma forte relação inversa entre os dois fatores. A teoria é considerada valida para o curto prazo, onde a economia passa por períodos de expansão ou de recessão, enquanto há p trade-off entre inflação e desemprego. Não a diferenças tanto os keynesianos e monetaristas concordam quanto as posições da curva de Phillips no curto e no longo prazo.
4 Compare as visões monetarista e keynesiana sobre os efeitos da política monetária. 
R: A posição não intervencionistas dos monetaristas é baseada na cresça da estabilidade do setor provado, assim, não devemos esperar que o produto sofra grandes desvios do seu nível natural por motivos relacionados ao setor privado. Já os keynesianos acreditavam não só na instabilidade do setor privado, como também em uma curva IS quase vertical. Logo, as politicas de estabilização do produto no curto prazo eram de suma importância para os keynesianos.

Outros materiais