Buscar

RELATÓRIO PIPER ALPHA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO PIPER ALPHA
De acordo com os conhecimentos adquiridos em aula podemos observar diversas falhas para com as normas, essas falhas serão listadas nesse relatório.
Logo no inicio do vídeo podemos perceber que a empresa falhou no planejamento, item 4.3 da norma OHSAS. Os perigos e riscos foram definidos, porem após adaptarem a plataforma petrolífera para a extração de gás, não atualizaram o item 4.3.1 nem os controles de riscos. O segundo erro foi na parte de legislação e requisitos legais, pois os alojamentos e as salas de controle devem estar afastados das áreas de risco, isso deveria constar no item 4.3.2, inclusive durante a reforma (adaptação para extrair gás) a plataforma manteve seu funcionamento com diversas atividades que não estavam contempladas em sua programação de atividades, e, mesmo com vazamentos de gás tendo sido relatados, as atividades prosseguiram.
Não foram seguidos os protocolos de funções, responsabilidades e prestações de conta, como sugere o item 4.4.1, isso fica claro quando o engenheiro assina a ordem de serviço que não era de sua alçada, bem como o desígnio de competência, treinamento e conscientização dos funcionários, como diz o item 4.4.2. 
O engenheiro responsável pela manutenção da bomba A não seguiu as diretrizes de documentação (4.4.4) e a empresa não tinha um controle de documentos bem especificado, nem um local de armazenagem (item 4.4.5 da OHSAS)
O controle operacional falhou por liberar o funcionamento de uma bomba em manutenção (4.4.6) e os procedimentos de resposta a emergência estavam desativados e impossibilitados de funcionar, assim como não havia procedimento de evacuação e abandono (4.4.7)
Falta de organização e monitoramento das atividades (4.5.1), ausência de auditorias para o cumprimento das legislações (4.5.2) e a falta de controle dos registros (4.5.4) levaram a plataforma Piper Alpha a completa destruição e a perda de 165 vidas.
Esses problemas poderiam ser evitados caso houvesse um compromisso com a implantação de um sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional, o que acarretaria em vidas salvas, menos acidentes, e menores prejuízos.

Outros materiais