Buscar

Avaliação Final Discursiva - Metodologia do Ensino da Arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia do Ensino da Arte (ART19)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:443533) ( peso.:4,00)
	Prova:
	11532138
	Nota da Prova:
	8,25
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A arte é a forma de representar a cultura e expressões de um povo por meio da estética, seja ela manifestada de forma visual, musical ou plástica. A arte também é ressignificada a cada época conforme autores da área. Nesse contexto, disserte sobre o que é arte para Leonardo da Vinci, Fernando Pessoa e Pablo Picasso, descrevendo a visão de cada autor.
	Resposta Esperada:
Para Leonardo da Vinci, a arte expressa o que não é possível traduzir ou entender pela razão, é preciso transcender o imaginário. 
Na visão de Fernando Pessoa, a arte existe para provocar sentimentos, e, ao mesmo tempo, libertar-se deles próprios.
Para Pablo Picasso, a arte é a expressão fantasiosa que leva ao conhecimento da verdade.
	2.
	A música faz parte da cultura humana desde os tempos mais remotos, apresentando diferentes funções de acordo com a cultura, rituais e  tradição de cada povo que apresenta características próprias dos grupos étnicos, de movimentos sociais e religiosos. O trabalho com a diversidade cultural da música é extremamente relevante, pois possibilita o contato com a diversidade musical. No entanto, apenas cantar cantigas de roda ou cantos relacionados a temas ou rotinas da escola não é a forma mais adequada de trabalhar com a música na educação. Com base no exposto, disserte sobre a forma correta de trabalhar a música em sala de aula.
	Resposta Esperada:
O professor precisa oportunizar o trabalho com a sonoridade, a produção musical (criação), oportunizar o contato com instrumentos musicais e se possível o manuseio e a construção. A criança precisa sentir a música, apreciar, compreender e interpretar, lembrando que cada criança tem ou pode ter a sua percepção, que está relacionada ao conhecimento sensível. É atribuição do(a) professor(a) selecionar o repertório musical que será trabalhado, a criança deve ter contato com diferentes gêneros musicais.
Parte inferior do formulário

Outros materiais